Vinagre de Maçã

Vinagre de Maçã

Benefícios do Vinagre de Maçã

Diversas pesquisas foram feitas, ao redor do mundo, com a finalidade de se descobrir porque uma bebida de nome Vinagre de Maçã fez tanto sucesso na antigüidade.

Sabe-se, por meio de levantamentos arqueológicos, que os antigos ingeriam, diariamente, uma dose de vinagre de maçã para controlar o peso e manter o bem estar.

Os samurais utilizavam-se de um tônico à base de Vinagre de Maçã para garantir-lhes força e poder. Sem falar na Bíblia, o livro sagrado que cita 8 vezes o uso do vinagre.

Atualmente, após inúmeros relatórios científicos com a exposição desses dados é possível saber como uma simples mistura, cujo sabor não é dos mais agradáveis, pode conter tantos poderes curativos e preventivos, quando consumido largamente.

benefícios do Vinagre de Maçã

Ao longo dos tempos foram mais de 70 estudos diferentes realizados para descobris quais são os benefícios do vinagre de maça nas mais poderosas e bem equipadas universidades do mundo, concluindo que o vinagre é mais que um simples líquido, utilizado para incrementar saladas e outros pratos, ele é remédio para o nosso organismo.

O homem com seus estudos sobre o corpo humano já sabe, há um bom tempo, que para manter-se saudável o ser humano precisa ingerir quantidades significativas de compostos essenciais à manutenção de um organismo saudável.

Alguns deles ainda nem foram identificados pela ciência, outros são conhecidos como o cálcio, o ferro, o potássio, o sódio…

Após a avaliação feita com o Vinagre de Maçã, acredita-se que ele puro, ou aliado a outros elementos culinários, é capaz de fornecer ao organismo grande parte dos compostos de que precisa. Como um bom remédio caseiro, o vinagre, mostrou ser anti-inflamatório, de grande eficácia no combate ao reumatismo, à artrite e outras doenças de articulação.

Além disso, os testes mostraram que o Vinagre de Maçã contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais e mais de meia dúzia de vitaminas e aminoácidos essenciais, além de várias enzimas e uma boa dose de pectina, boa para o coração.

Ele sozinho contém mais de 93 componentes que combatem tudo aquilo que faz com que você sofra, ajudando assim a prolongar a vida.

Os adeptos ao uso do vinagre pregam que para prevenir, curar doenças e com isso obter a longevidade, basta ingerir, por dia, uma colher de vinagre de maçã.

O Vinagre de Maçã é um ótimo agente anti-séptico

Segundo especialistas, o Vinagre de Maçã é comprovadamente um excelente anti-séptico.

Estudos e pesquisas recentes comprovaram que os níveis de desinfecção do vinagre é superior ao de quaisquer outros produtos utilizados para esta finalidade.

De acordo com esses estudos, o vinagre de maçã inibe o crescimento dos microrganismos e, quando utilizado por quinze minutos, nas saladas ou em outros alimentos é capaz de destruir os parasitas.

Os especialistas garantem: trata-se do bactericida alimentar que atua mais rápido que qualquer outro já testado.

Acredita-se que apesar de o Vinagre de Maçã ser produzido através de qualquer líquido moderadamente adocicado, o que traz realmente benefícios à saúde é o vinagre extraído da fermentação de maçã, cuja composição contém pectina, betacaroteno e potássio, além de generosas doses de enzimas e aminoácidos, responsáveis pela transformação de proteínas complexas.

Uma alimentação rica em betacaroteno favorece o organismo prevenindo-o da catarata e do câncer.

O interessante durante as pesquisas é que elas revelaram que o betacaroteno não só protege contra o câncer, ele possui a função de aumentar a resistência do organismo para que este possa atacar os radicais livres.

Por todas essas qualidades vitamínicas, anti-sépticas e nutritivas que possui, o vinagre de maçã combate diversas doenças, podendo ser aplicado diretamente sobre a pele, mesmo em lesões graves ou no caso de doenças contagiosas.

A composição exata de um vinagre específico depende muito do material de que é feito. O melhor Vinagre de Maçã para a saúde é o obtido da maçă, sua composição varia dependendo da variedade e do estado da fruta empregada.

Embora os médicos ainda não saibam por que ou como o vinagre de maçã favorece a cura, são obrigados a aceitar que estão diante de um poderoso remédio anti-séptico e antibiótico.

benefícios do Vinagre de Maçã

O Vinagre de Maçã como remédio

Todas as propriedades encontradas no vinagre de maçã lhe conferem poderes extraordinários para lutar contra diversas doenças. Entretanto, embora empregado com a finalidade preventiva, curativa e regeneradora de todo o organismo, a cura com este líquido nutre certas exigências.

Quem deseja curar-se com o vinagre de maçã sem comprometer o organismo, para que não venha, posteriormente, a sofrer com outras doenças derivadas da prisão de ventre, deve consumir largamente alimentos que contenham fibras (pão integral, grandes quantidades de legumes, frutas como o mamão, laranja com bagaço e verduras em geral) abastecendo o organismo com celulose necessária ao bom funcionamento dos intestinos.

Isto porque a maçã e seus derivados causam um ressecamento nas paredes intestinais, podendo levar à prisão de ventre senão alimentar-se como indicado.

O Vinagre de Maçã, em especial o de maçã, possui maravilhosas propriedades que ajudam a curar diversas doenças. Inclusive, está sendo usado para detectar o câncer de colo de útero. Leia e comprove.

Tabela Nutricional do Vinagre de Maçã

Tabela Nutricional Quantidade por 100 gramas
Gorduras Totais 0 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Poliinsaturadas 0 g
Gorduras Monoinsaturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Colesterol 0 g
Sódio 5 mg
Potássio 73 mg
Carboidratos 0,9 g
Fibra Alimentar 0 g
Açúcar 0,4 g
Proteínas 0 g
Vitamina A 0 IU
Vitamina C 0 mg
Cálcio 7 mg
Ferro 0,2 mg
Vitamina D 0 IU
Vitamina B6 0 mg
Vitamina B12 0 µg
Magnésio 5 mg

Benefícios do Vinagre de Maçã no organismo

ANEMIA

Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades.

Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, prontamente, nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.

ARTRITE

Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática. Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite.

Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições, contendo 2 colheres (café) de vinagre.

ASMA

Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçă.

Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.

Vinagre de Maça nos CABELOS

Vinagre de Maça nos Cabelos fazem com que os fios fiquem mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda úmidos

CAIBRAS

Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas.

Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactato de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia

CALOS

Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre.

Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.

CASPA

Após lavar a cabeça normalmente, enxágue os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna.

Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.

CATARATA

O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isto ocorre quando os radicais livres alteram sua estrutura.

Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como o vinagre desta fruta, podem prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença.

Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçă.

COCEIRA NA PELE

Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.

COCEIRA NOS OLHOS

Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água.

COLESTEROL

O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol.

Eliminando o alto nível de colesterol, se reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.

CRAVOS E ESPINHAS

À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçă. A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçă, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas.

Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto. Faça o tratamento 3 vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

DIGESTÃO DIFÍCIL

O vinagre de maçă contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo.

Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo. Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.

DOR DE CABEÇA

Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador. Inale essa mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.

DOR NO ESTÔMAGO

Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.

DOR DE GARGANTA

Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçă e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.

ESQUECIMENTO

Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de uma mente viva por muito mais tempo.

FLATULÊNCIA (gases)

acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos.

FERIMENTOS

Desde os tempos bíblicos o vinagre era utilizado para tratar os ferimentos infecciosos. Durante a guerra civil, nos Estados unidos, ele foi regularmente usado, pois como agente bactericida e antibiótico contribuía para desinfeccionar os ferimentos, evitando infecções mais graves e livrando da morte vários soldados.

Portanto, em ferimentos infecciosos, com pus, vale a pena aplicar o vinagre de maçã e conferir os resultados.

HEMORRAGIA

O vinagre de maçă também tem o poder de restabelecer o fluxo sangüíneo. Portanto, em caso de menstruação excessiva ou quaisquer outros tipos de hemorragia, beba 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água, de duas a três vezes ao dia.

O vinagre de maçã além de restabelecer o fluxo normal, contribui para a formação de glóbulos vermelhos

HIPERTENSÃO ARTERIAL (pressão alta)

Para tratá-la é indicado o uso do potássio. O vinagre de maçă, assim como a banana e a berinjela combate à doença.

Para combater esta doença deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçă em um copo com água.

Beba como remédio no meio das refeições até obter resultado.

INTOXICAÇÕES

Por ser um excelente anti-séptico, os nutricionistas e médicos em geral sugerem que se empregue regularmente o vinagre na alimentação, evitando assim os riscos de intoxicações alimentares e infecções causadas por bactérias ou parasitas que tenham se fixado nos alimentos.

Para evitá-los, recomenda-se que as frutas, legumes e verduras, em especial as que serão ingeridas cruas, que fiquem de molho em água e vinagre por 15 minutos. A mistura deve conter 1 parte de vinagre para 6 partes de água.

MAL DE ALZHEIMER

Caracterizada como doença pré-senil a pior das doenças mentais associadas à velhice. É causada pela carência de cálcio e de substâncias como a tiamina e a niacina aliadas à carência de B-12.

Um tratamento à base de vitamina B-12 e vinagre se revelaram benéficos, em pesquisas, restabelecendo a grande maioria dos pacientes.

MAL ESTAR

Coloque sobre seu estômago um pano embebido em vinagre de maçã morno, quando o pano esfriar troque-o novamente por um outro morno. Isto alivia o mal estar e ainda afasta as náuseas e vômitos.

MANCHAS SENIS

As manchas que aparecem pelo corpo, comum na velhice, podem desaparecer com um tratamento à base de cebola e vinagre de maçã.

Para isso, misture 1 colher (café) de suco de cebola e 2 colheres (café) de vinagre de maçă e, com um chumaço de algodão ou um pedaço de pano, passe a mistura sobre as manchas. Faça o tratamento diariamente e, em algumas semanas, as manchas desaparecerão.

MELHORA O METABOLISMO

Porque atua organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactéria que por ventura tenham driblado as células de defesa.

Sendo assim você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe.. enfim, os benefícios do vinagre de maça provocam uma melhora geral no organismo.

MÚSCULOS CANSADOS

Não há nada melhor para acalmar os músculos fatigados ou distendidos que envolvê-los em tecido embebido em vinagre de maçã. Mantenha a compressa por 3 a 5 minutos no local ou durante o tempo que achar necessário.

OBESIDADE

Beba, antes das principais refeições, um copo de água morna com um colher (café) de vinagre de maçã. Aos poucos seu apetite passará a ser moderado, diminuindo a gordura excessiva.

ODORES NAS AXILAS

Para livrar-se do cheiro desagradável, passe um tecido embebido em vinagre de maçã nas axilas. Use como se fosse um desodorante, após o banho, e em pouco tempo estará livre dos odores.

OSTEOPOROSE

Doença caracterizada por perda óssea, a osteoporose, torna os ossos porosos e frágeis fazendo com que se fraturem com facilidade. A enfermidade é grave levando do paciente a sofrer com dor, deformidade e outras moléstias decorrentes da doença.

Também é uma doença causada pela carência vitamínica, nasce principalmente da aversão à lactose e de seus derivados ricos em cálcio. Para prevenir esta doença deve- se ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, além de muita verdura e doses maciças de vinagre de maçă, devido ao seu teor significativo de cálcio.

PERDA DE MEMÓRIA

Causada, em grande parte, pelo mau hábito alimentar, em especial pela ingestão de álcool, a perda de memória é mais comum em pessoas de longa idade.

As carências nutricionais são o grande problema dos idosos que têm suas taxas de vitaminas e minerais abaixo do normal, contribuindo para a perda das capacidades mentais.

Somente o vinagre de maçã proporciona a essas pessoas o equilíbrio orgânico entre aminoácidos, vitaminas e minerais, essenciais ao cérebro e ao corpo revertendo o quadro da doença.

PÉS CANSADOS

Basta caminhar por 5 minutos em uma banheira com água e meio copo de vinagre de maçã. A água deve encher a banheira até a altura dos tornozelos. Caminhe 5 minutos antes de deitar e 5 minutos ao levantar-se.

PICADAS DE INSETO

Deve-se aplicar, imediatamente, o vinagre de maçã sobre as picadas. Elas serão aliviadas e desinfectadas.

PÉ-DE-ATLETA

Se você tem pé-de-atleta ou se sofre com coceira e descamação dos pés, então deixe suas meias de molho, por meia hora, em água com vinagre, na proporção de um volume de vinagre para 5 de água.

PROBLEMAS DE OUVIDO

Método antigo utilizado por nossas avós para impedir infecções nos ouvidos, agora é recomendado por autoridades médicas.

A Academia Americana de Otorrinolaringologia sugere que se empregue uma mistura de vinagre com álcool para impedir o desenvolvimento daquilo que chamamos de ouvido de nadador.

Um volume de vinagre misturado a igual volume de água fervida serve para usar os ouvidos durante o banho, prevenindo-os de futuras infecções e coceiras.

PROBLEMAS DE PELE

Proteger a pele – acredita-se que o vinagre de maçã misturado ao azeite de oliva a 50%, protege contra os danos que os raios solares provocam na pele. Além disso é capaz de evitar a insolação e as rachaduras na pele.

PROBLEMAS URINÁRIOS

Para prevenir os riscos de infecção nos rins ou bexiga, tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maça ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção.

QUEIMADURAS ALCALINAS

No passado queimaduras alcalinas leves eram tratadas com vinagre de maçã aspergido sobre o local afetado. Até os dias de hoje, o vinagre tem sido de grande utilidade para neutralizar as queimaduras alcalinas

QUEIMADURAS DE MEDUSA

Não se deve ignorar as queimaduras de medusa. Na Austrália um jornal médico recomenda que se jogue imediatamente vinagre sobre a queimadura, considerando isto como etapa essencial de primeiros socorros no tratamento das vítimas de medusas.

Em Massachusets, um Colégio de Farmácia e Ciências médicas aprovou e ratificou o método, abordando que se não houver cuidados imediatos, o veneno da medusa no organismo pode provocar náuseas, dores de cabeça, calafrios, colapso do sistema cardiovascular e até morte.

Somente o vinagre pode neutralizar o veneno sendo aplicado no local imediatamente.

RETARDA O ENVELHECIMENTO

Acredita que o uso prolongado e diário do vinagre, por representar uma melhora geral no.metabolismo, pode prevenir contra o envelhecimento precoce, causado por diversos fatores, dentre os quais, correspondentes ao organismo debilitado.

REUMATISMO

O reumatismo, assim como as cãibras e a artrite, é caracterizado também pela falta de potássio. O vinagre de maçã por conter potássio pode aliviar as dores do reumatis- mo, se for ingerido diariamente.

SOLUÇOS

Beba lentamente um copo de água morna contendo uma colher de café de vinagre de maçã.

TOSSE NOTURNA

Umedeça a fronha do travesseiro em que irá dormir com vinagre de maçã.

TUMORES

Os tumores e feridas purulentas da pele podem melhorar se for aplicada uma bandagem embebida em vinagre de maçã.

ÚLCERAS

Estudos publicados em um jornal de Farmacologia Japonesa indicam que o vinagre pode prevenir a úlcera gástrica causada pelo consumo excessivo de álcool, isto porque o vinagre força o estômago a secretar mais suco gástrico. Esta defesa natural parece proteger o estômago contra os efeitos nocivos do álcool.

VARICOCELE

O vinagre é indicado para tratar quaisquer tipos de veias varicosas (varizes). Na Escócia é antigo o costume de tratar varizes com vinagre de maçã. O vinagre deve ser aplicado, pela manhã e à noite, por toda a extensão das veias varicosas pelo período de um mês.

Não esquecendo de ajudar o tratamento externo, ingerindo diariamente de 2 a 3 copos com água contendo cada um 2 colheres (chá) de vinagre de maçã.

Esse tratamento é útil para tratar a doença que, em determinados casos, necessita de uma intervenção cirúrgica.

VARIZES

Enrole ao redor das pernas e sobre as varizes, um pano umedecido com o vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas com a compressa, por pelo menos 1 hora. Faça isso pela manhã e à noite e ao final de 6 semanas sentirá um alivio impressionante.

Vinagre de Maçã

O uso doméstico do Vinagre de Maçã

O vinagre, além do uso em saladas, tem inúmeras utilizações dentro de um lar, acompanhe:

METAIS

Para desencardir, coloque 1/4 de copo de vinagre em um litro de água. Trata-se de um excelente removedor para limpar objetos metálicos, portas e móveis de alumínio.

ÓCULOS

A água misturada ao vinagre limpa facilmente os óculos deixando-os sem marcas por mais tempo.

MICROONDAS

Fica muito mais fácil limpá-lo se misturar 1/4 de copo de vinagre com um copo de água, coloque essa mistura em uma tigela e leve-a para ferver no forno por 5 minutos. Este procedimento elimina os odores e amolece as manchas de alimentos.

COPOS MANCHADOS

Despeje um jato de vinagre na água de enxágüe dos copos. Este procedimento além de impedir que os copos fiquem manchados, livra-os dos germes.

COBRE

Para limpar peças em cobre, empregue uma mistura de suco de limão e vinagre em partes iguais. Limpe com uma escova e lustre com flanela.

PANELAS DE FERRO

Não há coisa melhor para limpá-las que vinagre e feno.

VIDROS – O vinagre é um excelente limpa-vidros. Misture 1/4 de copo de Vinagre de Maçã em 1 litro d’água coloque a mistura em um vaporizador.

Vaporize a superfície dos vidros e com a ajuda de um pano limpo e seco obtenha resultados maravilhosos. Os vidros ficam brilhosos e resistem mais às marcas de dedos.

TÁBUA DE CARNE

Limpe, desinfete e desodorize sua tábua de carne, uma vez por semana, utilizando-se do seguinte: bicar- bonato de sódio e Vinagre de Maçã puro.

Esfregue-a com o bicarbonato de sódio e, em seguida, espalhe nela o vinagre de maçă puro. A mistura química provocará a formação de bolhas de espuma, depois é só enxaguar normalmente com água e você verá como sua tábua de carne jamais esteve tão limpa.

MANCHAS NO TAPETE

A melhor maneira de removê-las é l com uma pasta feita à base de sal e Vinagre de Maçã. Dissolva 2 colheres (sopa) de sal em 1/2 copo de vinagre. Esfregue a mancha com a mistura, deixe secar e passe o aspirador.

INOX

Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã.

Obs.: estas soluções devem ser testadas, antes de serem utilizadas. Faça o teste sobre um local escondido do tapete, de roupas ou outros, pois como qualquer produto de limpeza, a mistura com Vinagre de Maçã, também pode manchar ou estragar os objetos se forem utilizados de qualquer maneira.

A vantagem que se tem sobre os produtos industrializados, é que os produtos feitos em casa, por você, saem mais barato, não agridem o meio ambiente e muito menos a sua saúde.

Como obter Vinagre de Maçã

Apesar de todo Vinagre de Maçã ter a sua fermentação produzida pela bactéria acetobacter aceti, gerando, naturalmente, o ácido acético, no vinagre de maçă, uma vez concluído o processo, a predominância será do ácido málico (C4 H6 O5), conforme afirme Emily Thacker em seu livro O Vinagre, editado pela Pacific Post Comercial Ltda.

O Vinagre de Maçā é produzido à partir da sidra (vinho de maça, não confundir com a fruta cidra), possuindo extraordinário teor de potássio, além de fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, flúor e silício.

A presença do ácido málico e de todos componentes minerais é que faz do Vinagre de Maçã um alimento com virtudes medicinais incomparáveis.

O vinagre de vinho, em especial o branco, contém muito ácido acético, o qual destrói os glóbulos vermelhos, causa anemia, retarda a digestão e pode colaborar para a cirrose hepática ou formação de úlceras.

Por isso, o vinagre de vinho deve ser usado com moderação, somente como tempero de alguns alimentos.

Como fazer o Vinagre de maçã

Um bom Vinagre de Maçã será feito como descrito à seguir. Embora não pretendamos ensinar um processo industrial, vamos mostrar como produzir Vinagre artesanalmente, em pequena quantidade.

Faça um lote com maçãs doces, maçãs ácidas e algumas verdes. Aumentando o número de maçãs doces, mais forte ficará o vinagre; as maçãs ácidas determinam o sabor picante, mas somente a prática no fabrico pode adeqüar a quantidade delas ao gosto de cada um.

As maçãs verdes, contendo menos açúcar que as maduras, ajudam a contrabalançar o teor do vinagre, não o deixando exageradamente forte.

Repetindo, não estamos ensinando um método de produção industrial, mas um meio de se obter puríssimo Vinagre de Maçã, que algumas poucas pessoas poderão tentar e necessitarão de várias experiências para ajustar teor e acidez ao seu gosto.

Um Vinagre se faz através de duas fermentações distintas: fermentação alcoólica e fermentação ácida.

01 – Fermentação Alcoólica

É a primeira etapa, na qual o açúcar das maçãs vai se transformar em álcool. As maçãs devem ser cortadas em pedaços e deixadas ao ar livre até que escureçam. Em seguida, devem ser prensadas para se obter o sumo, que será colocado em uma garrafa muito limpa. Apenas o suco é usado, pelo que não se deve utilizar o liqüidificador: o processo é de prensagem, esmagamento até a obtenção do suco.

Nesta garrafa, o suco de maça vai se transformar em álcool. Aparentemente poderia ser mais fácil comprar suco de maçã industrializado, mas, em geral, são sucos contendo conservantes ou pasteurizados, não se adequando para a fermentação correta.

Não tampe a garrafa onde está o suco de maçã, mas coloque no gargalo uma bola de aniversário. Assim, o suco ficará protegido de bactérias nocivas, mesmo quando o gás carbônico, no interior da vasilha, escapar. A bola irá crescendo aos poucos.

Atenção Como exemplo, uma garrafa deve conter, no máximo, 1/4 de seu volume tomado pelo suco. Do contrário, o excesso de gás carbônico fará a bola de aniversário arrebentar.

Em regiões quentes, com temperaturas acima de 25°C, o suco de maça se transformará em Sidra (vinho de maçã) em pouco mais de uma semana.

Em locais frios, pode demorar até 6 semanas. Nenhum dos livros consultados informa qual o aspecto do suco ao se tornar vinho, o que exigirá do fabricante algumas experiências.

Supomos que, quando a bola de aniversário parar de crescer, também terá terminado o processo. O ideal seria aguardar, a partir daí, mais dois dias para iniciar a próxima fase.

02 – Fermentação Ácida

Examine o aspecto da Sidra (antes, era suco de maçã) se notar uma espuma cinza na superfície, trate dentro da vasilha;, se notar uma espuma cinza na superfície, trate de retirá-la; embora inofensiva, não ajudará na etapa seguinte.

Despeje a sidra em um tacho grande, para que o líquido fique o mais possível em contato com o ar. Cubra o tacho com um pano limpo, que impedirá a passagem de poeira e insetos, mas não a do ar necessário ao processo.

O tempo necessário para que a sidra se transforme em Vinagre de Maçã vai depender da temperatura ambiente. A manutenção de 26°C seria ideal para o processo, cuja duração seria de 2 a 4 meses.

Temperaturas excessivamente baixas deixariam inativas as bactérias atuantes, altas demais poderiam matá-las. Apenas a experiência adquirida pela prática pode levar quem fabrica vinagre de maçã a saber todos os pontos certos.

Quando a sidra se toma vinagre, surge uma película viscosa, grudenta, flutuando por sobre o líquido. Tal substância, chamada de mãe do vinagre, é o acúmulo de acetobactérias e servirá para acelerar o processo de transformação de outras quantidades de sidra em vinagre.

A mãe do vinagre só tem valor se estiver flutuando. Se houver afundado, em função de sacudidelas na vasilha ou por qualquer outro motivo, terá perdido seu poder de fermentação.

Assim, quando se deseja acelerar a transformação da sidra em Vinagre de Maçã, passa-se um pouco da substância (mãe do vinagre) em um pedaço de pão, colocando-o, a seguir, cuidadosamente para flutuar sobre o líquido, dentro do tacho.

A mãe do vinagre também pode surgir no vinagre estocado, principalmente se for em tonéis. Muitos estudiosos recomendam usar essa substância misturada ao mel (proporção de 50%) para ingestão de uma colher de café, duas vezes ao dia, como proteção contra doenças infecciosas e parasitárias.

Depois de alguns meses de árduo trabalho, aí estará você produzindo um genuíno vinagre de maçã, totalmente natural e capaz de ser usado como remédio fabuloso. Com a experiência adquirida, tendo agora a mãe do vinagre, novas produções serão mais rápidas, aconselhando-se o uso de maçãs cultivadas sem agrotóxicos.

A história do Vinagre de Maçã

O Vinagre de Maçã teve sua origem há mais de 10.000 anos. Conta-se que um chefe de família preparou um suco fresco, levemente adoçado e o fechou em uma jarra de pedra. Algum tempo depois ali esquecido, o suco fermentado para dar origem ao líquido ligeiramente inebriante da época: o vinho.

Todavia, esta jarra ficou esquecida por bastante tempo, acabando por se transformar em uma bebida ácida, diferente do i nho conhecido. Teria sido esse barril, à moda antiga, de vinho que ficou ali por certo tempo, acabando por se transformar em outro tipo de bebida?

O que realmente aconteceu ninguém sabe, mas o importante é que o Vinagre de Maçã havia feito sua entrada triunfal no mundo; um acontecimento tão importante para o mercado quanto as especiarias durante o século XII. A palavra vinagre surgiu da combinação do latim: Vinus acrem, que significa vinho acre.

À partir de sua utilização descobriu-se, em pouco tempo, que o vinagre era um excelente conservante. Os legumes e frutas submersas no vinagre conservavam-se mais frescas e mantinham a consistência por mais tempo. O peixe conservado com vinagre resistia melhor ao rápido apodrecimento.

Além do que, as pessoas que começaram a usá-lo para curar feridas acabaram descobrindo u m remédio quase universal. Basicamente o Vinagre de Maçã não passa de um líquido ácido obtido pela fermentação acética do vinho, da cerveja (ou da maior parte das bebidas alcoólicas) e, também, de alguns cereais e frutas como a maçã.

Durante a fermentação o álcool entra em mistura com o oxigênio do ar e se transforma água. E este ácido que dá ao vinagre este sabor acre e picante.

A fermentação acética do vinagre é devida a uma bactéria de nome acetobacter aceti normalmente presente no ar. Muitos mitos e práticas inúteis foram utilizadas durante séculos para o preparo do vinagre, especialmente quando passaram a acreditar que a complicada arte de fazer vinagre era desnecessária e que o sucesso das receitas primitivas estava na contaminação acidental por microorganismos necessários à fermentação, ou seja, o que originou o Vinagre de Maçã foi sua exposição ao ar.

Gostou? Então Compartilhe a Matéria

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*
E-mail*