Tamarindo, o que é, quais seus Benefícios e como Consumir

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Tamarindo, o que é, quais seus Benefícios e como Consumir

O tamarindo é um tipo de fruta tropical.

É usado em muitos pratos em todo o mundo e pode até ter propriedades medicinais.

Este artigo informa tudo o que você precisa saber sobre o tamarindo, incluindo o que é, como ele beneficia a saúde e como usá-lo.

O que é tamarindo?

O tamarindo é uma árvore de madeira conhecida cientificamente como Tamarindus indica .
É nativo da África, mas também cresce na Índia, no Paquistão e em muitas outras regiões tropicais.
A árvore produz vagens em forma de feijão cheias de sementes rodeadas por uma polpa fibrosa.
A polpa da fruta de tamarindo jovem é verde e azeda. À medida que amadurece, a suculenta polpa se torna pastosa e mais doce-azeda.
Curiosamente, o tamarindo é por vezes referido como a “data da Índia”.

O tamarindo é uma árvore tropical que cresce em várias regiões ao redor do mundo. Produz vagens cheias de fruta doce e azeda.

Como o tamarindo é usado e consumido?

Esta fruta tem muitos usos. É usado para cozinhar, saúde e propósitos domésticos.

Usos do tamarindo na Culinária

A polpa de tamarindo é amplamente usada para cozinhar no sul e no sudeste da Ásia, no México, no Oriente Médio e no Caribe. As sementes e folhas também são comestíveis.

É usado em molhos, marinadas, chutneys, bebidas e sobremesas. É também um dos ingredientes do molho Worcestershire.

Usos Medicinais do tamarindo

Tamarindo tem desempenhado um papel importante na medicina tradicional.

Em forma de bebida, era comumente usado para tratar diarréia, constipação, febre e úlceras pépticas. A casca e as folhas também foram usadas para promover a cicatrização de feridas.

Pesquisadores modernos estão agora estudando esta planta para potenciais usos medicinais.

Os polifenóis no tamarindo possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estes podem proteger contra doenças como doenças cardíacas, câncer e diabetes.

O extrato da semente também pode ajudar a baixar o açúcar no sangue, enquanto o extrato da polpa pode ajudar a perder peso e reverter a doença hepática gordurosa.

O tamarindo também é bom para:

  • Prisão de ventre.
  • Resfriados
  • Febre
  • Problemas no fígado e na vesícula biliar.
  • Distúrbios do estômago
  • Náusea relacionada à gravidez
  • Vermes intestinais

Usos Domésticos do tamarindo

A polpa de tamarindo também pode ser usada como um polidor de metal. Contém ácido tartárico, que ajuda a remover manchas de cobre e bronze.

O tamarindo é usado como aromatizante em muitos pratos. Ele também tem propriedades medicinais e pode ser usado como um removedor de manchas.

Tamarindo é rico em nutrientes

Tamarindo é rico em nutrientes

O tamarindo é rico em muitos nutrientes. Um único copo (120 gramas) da polpa contém:

  • Magnésio: 28% do IDR.
  • Potássio: 22% do IDR.
  • Ferro: 19% do RDI.
  • Cálcio: 9% do IDR.
  • Fósforo: 14% do IDR.
  • Vitamina B1 (tiamina): 34% do IDR.
  • Vitamina B2 (riboflavina): 11% do IDR.
  • Vitamina B3 (niacina): 12% do IDR.
  • Vestígios de vitamina C, vitamina K, vitamina B6 (piridoxina), folato, vitamina B5 (ácido pantotênico), cobre e selênio.

Também contém 6 gramas de fibra, 3 gramas de proteína e 1 grama de gordura. Isso vem com um total de 287 calorias , quase todas do açúcar.

De fato, uma xícara única de tamarindo contém 69 gramas de carboidratos na forma de açúcar, o que equivale a 17,5 colheres de chá de açúcar.

Apesar de seu teor de açúcar, a polpa de tamarindo é considerada uma fruta, não um açúcar adicionado – o tipo que está ligado à síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

No entanto, tamarindo tem muitas calorias em comparação com muitas outras frutas, o que pode ser um problema para as pessoas que estão tentando controlar a ingestão de calorias .

Também contém polifenóis, compostos naturais de plantas que trazem benefícios para a saúde. Muitos deles atuam como antioxidantes no organismo.

O tamarindo contém vitaminas, minerais, aminoácidos e compostos vegetais benéficos. Também tem muito açúcar.

Diferentes formas de tamarindo

Tamarindo está disponível em formas preparadas, como doces, sucos e xarope adoçado.
Você também pode encontrar a fruta pura em três formas principais:

  • In Natura: essas vagens são a forma menos processada de tamarindo. Eles ainda estão intactos e podem ser facilmente abertos para remover a polpa.
  • Bloco prensado: Para fazer isso, a casca e as sementes são removidas e a polpa é comprimida em um bloco. Esses blocos estão muito próximas do tamarindo cru.
  • Concentrado: concentrado de tamarindo é a polpa que foi fervida. Conservantes também podem ser adicionados.

O tamarindo puro vem em três formas principais: vagens cruas, blocos prensados ​​e concentrado. Também está disponível como doce e xarope.

O tamarindo possui antioxidantes que podem aumentar a saúde do coração

Esta fruta pode aumentar a saúde do coração de várias maneiras.

Ele contém polifenóis como flavonóides, alguns dos quais podem ajudar a regular os níveis de colesterol.

Um estudo na Universidade da Malaya em um hamsters com colesterol alto descobriu que o extrato de frutas de tamarindo reduziu o colesterol total, LDL (“ruim”) colesterol e triglicérides

Os antioxidantes presentes nessa fruta podem ajudar a reduzir o dano oxidativo ao colesterol LDL, que é um fator-chave para doenças cardíacas.

A polpa de tamarindo contém compostos vegetais que podem proteger contra doenças cardíacas e danos oxidativos.

O tamarindo é rico em magnésio benéfico

O tamarindo também tem bastante magnésio.

28 gramas, ou um pouco menos de 1/4 xícara de polpa, fornece 6% do RDI.

O magnésio tem muitos benefícios para a saúde e desempenha um papel em mais de 600 funções do corpo. Também pode ajudar a baixar a pressão arterial e tem efeitos anti-inflamatórios e anti-diabéticos.

No entanto, 48% das pessoas em alguns países não recebem magnésio suficiente.

O tamarindo contém uma boa quantidade de magnésio, um mineral importante que desempenha um papel em mais de 600 funções no corpo.

O tamarindo pode ter efeitos antifúngicos, antivirais e antibacterianos

O tamarindo pode ter efeitos antifúngicos, antivirais e antibacterianos

O extrato de tamarindo contém compostos naturais que possuem efeitos antimicrobianos.

De fato, estudos mostram que esta planta pode ter atividade antifúngica, antiviral e antibacteriana.

Também tem sido usado na medicina tradicional para tratar doenças como a malária.

Um composto chamado lupeol é creditado com efeitos antibacterianos do tamarindo.

Como a resistência a antibióticos está aumentando nos dias de hoje, os pesquisadores estão particularmente interessados ​​em usar plantas medicinais para combater bactérias.

Vários estudos mostram que o tamarindo pode combater muitos micróbios diferentes. Pode ajudar a matar bactérias, vírus, fungos e parasitas.

Doces de tamarindo podem ter níveis inseguros de chumbo

A exposição ao chumbo é perigosa, especialmente para crianças e mulheres grávidas. Pode danificar os rins e o sistema nervoso.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) citaram o doce de tamarindo como uma causa de intoxicação por chumbo em vários casos em 1999. Ele ainda é considerado uma fonte potencial de exposição ao chumbo para crianças.

Embora tenha menos calorias e menos açúcar que muitos outros tipos de doces, ainda é doce, tornando-o a forma menos saudável de tamarindo.

Doces de tamarindo podem conter quantidades inseguras de chumbo. Por essa razão, crianças e mulheres grávidas devem evitá-lo.

Como comer tamarindo

Você pode apreciar esta fruta de várias maneiras. Uma delas é simplesmente comer a fruta das vagens cruas.

Você também pode usar pasta de tamarindo na culinária. Você pode prepará-lo nos potes ou comprá-lo como um bloco.

A pasta é muitas vezes misturada com açúcar para fazer doces. O tamarindo também pode ser usado para fazer condimentos como compotas.

Além disso, você pode usar a polpa congelada, sem açúcar ou xarope de tamarindo adoçado para cozinhar.

Você também pode usar essa fruta para adicionar uma nota amarga a pratos salgados, em vez de limão .

Existem várias maneiras de aproveitar o tamarindo. Pode ser usado em pratos doces e salgados, ou comido diretamente da vagem.

Tabela nutricional do tamarindo

Tabela nutricional % VD (*)
Calorias (valor energético) 5,52 kcal 0,28
%
Pontos* 0
Carboidratos 1,45 g 0,48
%
Proteínas 0,06 g 0,09
%
Gorduras totais 0,01 g 0,02
%
Gorduras saturadas 0 g 0,01
%
Fibra alimentar 0,13 g 0,51
%
Sódio 0 mg 0
%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400
kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades
energéticas.

Leve o tamarindo para casa

Tamarindo é uma fruta popular agridoce usada em todo o mundo. Embora tenha muitos nutrientes benéficos, também é muito rico em açúcar.

A maneira mais saudável de comer esta fruta é crua ou como ingrediente em pratos salgados.

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