Veja como as Sementes pode Ajudar a Emagrecer e Ganhar mais Saúde

  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 17
  •  
    19
    Shares
Veja como as Sementes pode Ajudar a Emagrecer e Ganhar mais Saúde

A máxima popular “tamanho não é documento” serve bem para demonstrar o valor das sementes. Apesar do tamanho discreto, guardam importantes benefícios para o organismo. Fornecem substâncias antioxidantes e são ricas em fibras, essenciais para a eliminação de resíduos e toxinas.

Integrais ou trituradas, elas incrementam o cardápio ao serem usadas no preparo de massas, carnes, peixes, saladas, em conversas ou temperos. Não descarte as sementes e descubra o que podem oferecer à sua saúde.

Semente de abóbora para manter o coração protegido

Semente de abóbora para manter o coração protegido

As sementes de abóbora são riquíssimas em fibras, fundamentais para o bom funcionamento do intestino. Sua generosa quantidade de gorduras mono e poli-insaturadas, associada a uma dieta saudável, auxilia no controle do colesterol e triglicérides, prevenindo problemas cardiovasculares.

Minerais como magnésio, zinco e potássio, que auxilia no controle da pressão arterial, são encontrados nas sementes assim como as vitaminas A, do complexo B e E. Um destaque é a cucurbitacina, substância anti-inflamatória, útil em problemas da próstata e do sistema urinário. Ainda são indicadas para manter a saúde da visão, mucosas e cabelo.

Como consumir a semente de abóbora

Consuma: 10 sementes ao dia, inteiras ou trituradas.

Semente de girassol, Força e beleza

Semente de girassol, Força e beleza

As sementes de girassol garantem muitos benefícios nutricionais. Ricas em boas gorduras, as que regulam os níveis de colesterol no sangue, também contém fibras, que ajudam no combate à prisão de ventre.

Potássio, magnésio, ferro e fósforo são minerais encontrados no alimento, além de cálcio, que fortalecem os ossos e dentes. Fonte de ácido linoleico e vitamina E, colaboram com a beleza de unhas, cabelos e aumenta a elasticidade da pele, prevenindo o surgimento de rugas.

Como consumir a semente de girassol

Consuma: 1 colher (sopa) ao dia, inteiras ou trituradas

Semente de gergilim, Aumente a imunidade e emagreça

Semente de gergilim, Aumente a imunidade e emagreça

Usadas na antiguidade como talismã, as sementes de gergelim trazem boas novas para o organismo. Fonte de gorduras benéficas ao coração, elevam os níveis do bom colesterol (HDL), prevenindo doenças decorrentes do acúmulo de lipídios no sangue. Sua vitamina E é um poderoso antioxidante, que protege da ação dos radicais livres (substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce).

Com generosa quantidade de cálcio, ajuda no controle da obesidade, inibindo o armazenamento de gordura nas células.

Como consumir a semente de gergilim

Consuma: 1 colher (chá) ao dia.

Com muitas variedades, as sementes são porções nutritivas de saúde

Semente de mostarda para combater o câncer

Semente de mostarda para combater o câncer

Inteiras ou moídas, as sementes de mostarda podem ser utilizadas em conservas, na preparação de carnes, peixes, saladas e molhos. Podem prevenir alguns tipos de câncer, pois são ricas em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Com elevadas concentrações de compostos fenólicos, atua contra os radicais livres. Outros nutrientes fornecidos pelas sementes são proteínas, fibras, ácidos graxos, fósforo, ferro, zinco, selênio, cálcio e vitaminas do complexo B.

O consumo deve ser evitado por crianças menores de 1 ano e pessoas com estômago sensível.

Como consumir a semente de mostarda

Consuma: 1/4 de colher (chá) em dias alternados da semana.

Semente de amaranto para reduzir o colesterol

Semente de amaranto para reduzir o colesterol

Conhecido como feijão dos Andes, a semente de amaranto é um alimento com alto valor biológico. Além de ser rico em proteínas, contém nutrientes como cálcio, ferro, zinco, magnésio e fibras.

Pesquisas apontam as sementes como moderadoras de apetite. Sua principal qualidade é auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL), além de atuar como antioxidante, combatendo os radicais livres. Em substituição ao trigo, é indicado para indivíduos que apresentam doença celíaca, por não ter em sua composição o glúten.

Como consumir a semente de amaranto

Consuma: 1 colher (sopa) ao dia, sob forma flocos ou farinha.

Apesar do tamanho discreto, as sementes guardam importantes benefícios para o organismo

Outras Sementes que emagrecem e trazem saúde a seu organismo

  • Semente de Alcarávia: digestivas e diuréticas, eliminam toxinas do organismo, combatendo inchaços.
  • Semente de Cominho: parte do curry, são diuréticas e melhoram incômodos gastrointestinais como: flatulência, diarréia e gastrite.
  • Semente de Erva-doce: além do sabor e aroma agradável, facilitam o trabalho do sistema digestivo, combatendo azia, má digestão, cólicas e náuseas.
  • Semente de Maracujá: riquíssimas em ácidos graxos, equilibram a pressão arterial, regula os níveis de colesterol no sangue, desde que sejam consumidas com moderação.
  • Semente de Pinhão: contribuem para saúde do sangue, dos ossos e fortalecem as defesas do organismo. Atuam nas contrações musculares e amenizam a retenção de líquidos.
  • Semente de Pinoles: originárias da cozinha árabe, são ricas em carboidratos gorduras mono e poli-insaturadas, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.
  • Semente de Urucum: ricas em carotenoides, vitamina A, B2 e C, amenizam problemas respiratórios como asma e bronquite. Possuem propriedades anti-inflamatórias e antibiótica.

Coma as cememtes com moderação

Embora não existam contraindicações, vale ressaltar que, por serem ricas em gorduras (ainda que excelentes para a saúde), as sementes têm alto teor calórico, portanto, devem ser consumidas com cautela.

Em casos específicos, indivíduos podem apresentar sensibilidade aos compostos, sofrendo irritações e alergias. Crianças e idosos devem introduzir as sementes aos poucos na alimentação. Procure variar as sementes durante a semana. =

=

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *