Semente de Linhaça, Veja 8 Nutrientes que Você Pode Encontrar Juntos Nesta Única Semente

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 2
  •  
    2
    Shares
Semente de Linhaça, Veja 8 Nutrientes que Você Pode Encontrar Juntos Nesta Única Semente

Alimento que já conquistou quem busca saúde e qualidade de vida a semente de linhaça é uma pequena prodígio. Apesar do tamanho modesto, contém vários nutrientes fundamentais para o organismo. Confira quais são e como podem colaborar com seu bem-estar.

2 colheres de sopa de linhaça ao dia é o que você precisa para garantir uma boa porção de valiosos nutrientes

11 benefícios da semente de linhaça

Veja 11 nutrientes que você encontra na semente de linhaça

Ômegas 3 e 6

Fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6, gorduras essenciais não produzidas pelo organismo, diminui o colesterol ruim e o triglicérides através da inibição de enzimas produtoras desses compostos.

Essas gorduras boas também atuam diretamente sobre as artérias, favorecendo o fluxo sanguíneo, reduzindo a pressão arterial, prevenindo a formação de placas lipídicas (aterosclerose) e processos inflamatórios.

Outras fontes: bacalhau, nozes, salmão e óleos vegetais.

Fibras

Solúveis e insolúveis, são encontradas em abundância na semente. Auxilia o controle da glicose, na redução do colesterol ruim no sangue, diminuem a fome e deixam as fezes mais macias e volumosas, combatendo a prisão de ventre.

Outras fontes: cereais integrais, frutas, verduras e legumes.

Lignana

Encontrada na linhaça, protege contra vários tipos de câncer, além de auxiliar no tratamento de problemas no cólon e redução dos sintomas da menopausa. “Os benefícios estão relacionados ao fato de a lignana ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona, que influenciam nos níveis de estrogênio determinante nos quadro citados conta.

Outras fontes: cenoura, brócolis e outras sementes.

A semente de linhaça tem ação anti-inflamatória, reforça o sistema imunológico, protege contra o câncer, previne doenças cardiovasculares e diabetes, regulariza o intestino, ajuda a emagrecer, fortalece os ossos, combate a depressão e previne contra o mal de Alzheimer Mariana Zogaib, nutricionista

Vitamina A

Antioxidante poderosa, previne contra os danos causados pelos radicais livres no organismo. Melhora a saúde dos olhos e ameniza os sintomas da bronquite. Ainda contribui com a regeneração da pele, diminui manchas na pele e auxilia no tratamento da acne.

Outras fontes: manga, abóbora, espinafre e fígado.

Vitaminas do complexo B

A linhaça possui três tipos de vitaminas desse complexo: B1, B6 e B12. Também chamada de tiamina, a B1 melhora o humor, diminui o estresse, evita a fadiga e a perda de memória. A piridoxina, ou B6, também influencia o humor, ameniza depressão e cansaço e ainda protege contra o cåâncer.

Já a B12 é fundamental para formação das hemácias no sangue e manutenção dos tecidos nervosos, Geralmente encontrada em alimentos de origem animal, também está na poderosa semente de linhaça.

Outras fontes: leguminosas, atum, aves, ovos, leite e derivados.

Vitamina E

O nutriente combate a ação dos radicais livres (causadores de envelhecimento precoce), amenizando os processos de oxidação nas células. Também fortalece o sistema imunológico e diminui os riscos de problemas respiratórios.

Outras fontes:ovo, óleos vegetais, castanhas e peixes.

Potássio

Essencial para as contrações musculares, o mineral ainda protege contra hipertensão arterial, aumentando a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Outras fontes: água de coco, carne, leite e vegetais crus.

Magnésio

Encontrado também em amêndoas, nozes e farelo de trigo, o mineral participa do controle dos batimentos cardíacos e da coagulação do sangue. Desta forma, diminui os riscos de infarto e aterosclerose. Seu efeito vasodilatador ainda ameniza dores de cabeça.

Outras fontes: amêndoa, farelo de trigo, frutos do mar e nozes.

Fósforo

Junto com outro mineral (o cálcio), compõe o esqueleto, protegendo contra a osteoporose e outras perdas de massa óssea. Além disso, participa das ligações neurais, favorecendo o aprendizado e preservando a memória.

Outras fontes: castanhas, cereais, laticínios e legumes.

Cálcio

Além de participar da formação de ossos e dentes, está envolvido na coagulação do sangue, na regulação dos batimentos cardíacos e na transmissão de impulsos nervosos entre os neurônios.

Outras fontes: amêndoas, ostra, sardinha, tofu, leite e derivados.

Cobre

Importante na prevenção da anemia, o mineral também tem efeito antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres. Como combustível celular, reforça as defesas do organismo. Ainda turbina a memória e ajuda a manter a elasticidade da pele.

Outras fontes: cereais integrais, nozes, ostras e frutas secas.

Tabela Nutricional da Linhaça

Tabela nutricional % VD (*)
Calorias (valor energético) 52 kcal 2,6%
Pontos* 1
Carboidratos 2,8 g 0,93%
Proteínas 2 g 2,67%
Gorduras totais 4 g 7,27%
Gorduras saturadas 0,42 g 1,91%
Fibra alimentar 2,8 g 11,2%
Sódio 3,4 mg 0,14%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400
kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades
energéticas.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *