Semente de Chia, Veja os Benefícios que esta Semente Traz a Saúde

  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 2
  •  
    4
    Shares
Semente de Chia, Veja os Benefícios que esta Semente Traz a Saúde

Podendo ser consumida de inúmeras formas, desde polvilhadas em caldos e sopas, até misturada com iogurtes e sucos, a Chia tem o poder de proteger o organismo contra vários problemas, como doenças do coração e diabetes. De quebra, ela ainda é capaz de estimular a perda de peso saudável e favorecer o ganho de massa magra, também conhecida como músculos.

Os benefícios da Semente de Chia é muito importante para a imunidade, pois limpa o corpo de toxinas no intestino e previne inflamações. Por ser fonte riquíssima de ômega-3, torna-se um alimento protetor do coração e do cérebro.

Composição poderosa da chia

Nos grãos em geral são encontradas as fibras, que são carboidratos não digeríveis importantes para a regularização do trânsito intestinal. Elas também contêm ômega-3 em sua composição, uma gordura benéfica essencial para o bom funcionamento de órgãos como cérebro e coração.

A chia ainda apresenta zinco, mineral apontado como protetor cardiovascular e essencial para a produção de enzimas; potássio, importante para contração muscular, regulação da acidez sanguínea, entre outros fatores; e cálcio, importante no fortalecimento de ossos e dentes

Conheça outras substâncias importantes para o organismo que estão presentes na chia

Conheça outras substâncias importantes para o organismo que estão presentes na semente de chia

Manganês

1 colher (sobremesa) da chia supre, em média, 60% das necessidades diárias desse mineral, que é importante na estimulação do crescimento de ossos e tecido conjuntivo, além de participar da síntese das reações enzimáticas.

Cobre

Possui importante papel na absorção de ferro, formação de hemoglobina e fortalecimento do sistema imunológico.

Vitamina A

1 colher (sobremesa) da chia possui, aproximadamente, 10% da necessidade diária de vitamina A, que é importante fortalecedor do sistema imunológico, além de proteger a pele e a visão

Vitaminas do complexo B

A niacina, a riboflavina e a tiamina são vitaminas do complexo B encontradas na chia e que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e do metabolismo celular.

Pequena notável, apesar do seu tamanho, a Chia é capaz de conferir os mais diversos benefícios ao organismo

Mantenha seu Sistema imunológico blindado consumindo Semente de Chia

Os grãos de chia são ricos em compostos bioativos, macro nutrientes como carboidrato e proteínas, fibras e ácidos graxos poli-insaturados (ômega-3). Além de ser possível encontrar nesse alimento grandes quantidades vitaminas do complexo b (niacina, riboflavina e tiamina) e minerais como zinco, fósforo, cobre e cálcio.

Dessa forma, é considerado um ingrediente rico em compostos que fortalecem a imunidade celular, garantindo saúde imunológica. A presença de alguns antioxidantes (ácido clorogênico, ácido cafeico, miricetina, quercetina e flavonóides) torna a semente de chia um alimento com potencial anti-inflamatório, podendo ser utilizado em situações caracterizadas pela inflamação crônica.

Estudos epidemiológicos indicam que um consumo adequado de flavonoides pode atuar positivamente na prevenção de algumas doenças, como as cardiovasculares, embolia e câncer de pulmão e de estômago.

A Chia mantém seu Intestino regulado

A Chia apresenta uma boa quantidade de fibras em sua composição, substâncias que formam um gel no intestino auxiliando na sua regularização. Porém, para obter esse benefício, é preciso ingerir bastante líquido na rotina alimentar.

A recomendação é de 1 a 2 colheres (sobremesa) ao dia da semente, o que deve fornecer entre 15% e 30% das necessidades diárias de fibras.

Conheça as Duas versões de Chia

Existem duas variedades de cores da Chia: a branca (cuja cor pode variar de cinza a amarelo) e a preta (que, por sua vez, pode ter coloração variável entre marrom e cinza). Em geral, a cor influencia pouco na composição nutricional, diferente do solo de plantio, que exerce grande influência sobre a quantidade de nutrientes.

A Chia é fonte de antioxidantes, substâncias importantes no combate aos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento do organismo e favorecem o surgimento de doenças.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *