Saiba Usar a Quantidade Correta de Sal e Açúcar nas Refeições

Saiba Usar a Quantidade Correta de Sal e Açúcar nas Refeições

Não precisa abolir de vez o sal e o açúcar da alimentação! basta ter uma ingestão moderada desses ingredientes para evitar o inchaço e o aumento de peso.

Além disso, sal e açúcar em excesso podem causar doenças como hipertensão e diabetes.

É interessante consumi-los em pouca quantidade ou, então, substituí-los por outros produtos naturais, que trarão benefícios para o organismo. saiba mais!

Sal

Sal

Presente na maioria dos pratos, o sal é rico em sódio, um nutriente essencial para o organismo, pois controla o volume sanguíneo, mantendo o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Porém, em demasia, ele sobrecarrega os rins, causando a retenção de água e o aumento da pressão arterial (hipertensão). Outra desvantagem ao exagerar no sal é o risco de desencadear infarto, isquemia cerebral e insuficiência renal.

Para diminuir o consumo de sal durante o dia, ele deve ser retirado da mesa como medida preventiva. Coloque no saleiro uma mistura de ervas e especiarias do seu gosto e também deixe sempre pedaços de limão à mesa.

Além disso, substitua o sal por temperos naturais, como salsinha, cebola, alho, orégano, hortelã, limão e coentro no preparo dos pratos.

Outras dicas da especialista são sempre ler os rótulos dos alimentos para saber quais possuem altos índices de sódio e ingerir mais vegetais e frutas.

Açúcar

Açúcar

Sua versão refinada é um perigoso ingrediente para a saúde, porque é facilmente liberado no sangue, elevando o nível de glicose, caso seja consumido em doses pouco equilibradas.

Quando isso acontece, o organismo precisa liberar insulina para remover o excesso da substância, processo que, se repetido por muitas vezes, pode gerar o quadro de pré-diabetes ou causar o diabetes tipo 2.

Seu consumo também favorece o aparecimento de doenças como pressão alta e uma série de distúrbios gastrointestinais, além de problemas relacionados à obesidade.

Dessa forma, todo cuidado é pouco com essa substância. Por ser considerado um dos vilões da alimentação, o ideal é que o açúcar do tipo refinado seja substituído por mel, açúcar mascavo ou adoçantes à base de estévia, que não agridem a saúde e ajudam a deixar as preparações mais saudáveis.

A ingestão exagerada de açúcar provoca fome, aumenta o peso, eleva o nível dos triglicerídeos e, consequentemente, gera o entupimento de vasos sanguíneos.

Como promove acidez, pode causar uma série de doenças já que quanto mais ácido o alimento, mais chances de determinados micro-organismos (vírus, bactérias e fungos) se proliferarem, desencadeando enfermidades.

Saber usar a quantidade correta do sal e açúcar é importante para preservar a saúde

Alguns alimentos que contém açúcar e sal em excesso e não devem ser consumidos

Não se engane! Alguns alimentos, tidos como saudáveis por muitas pessoas contêm açúcar e sal em excesso em sua composição. Isso pode estragar a dieta e ajudar no ganho de peso. Conheça alguns deles:

  • Refrigerante zero
  • Peito de peru
  • Suco de caixinha
  • Bebidas alcoólicas
  • Molho pronto para salada
  • Barra de cereal
  • Ketchup
  • Macarrão instantâneo

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *