Saiba Identificar os Tipos de Fome e Controle a Compulsão Alimentar

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 22
  •  
    23
    Shares
Saiba Identificar os Tipos de Fome e Controle a Compulsão Alimentar

Todos nos sentimos fome, mas você sabia que existem várias formas pelas quais ela pode manifestar-se no organismo? O importante é saber identificar a fome real e a compulsão alimentar.

Nem sempre aquela pontada na boca do estômago significa que você necessita realmente comer e, se for o caso, é preciso entender o que o corpo está pedindo e focar em uma alimentação balanceada a fim de conter possíveis exageros.

Primeiro é preciso identificar se você realmente está com fome, reconhecer as sensações e evitar ficar muito tempo sem comer, por isso, a importância frequente de se alimentar de três em três horas e de maneira saudável.

Saiba diferenciar entre os vários tipos de fome

O que consumimos no dia a dia está diretamente relacionado com o controle da fome. Isso porque certos alimentos são capazes de garantir mais saciedade.

Quando os alimentos passam do estômago para o intestino ocorre a liberação de um hormônio chamado PYY, que age no cérebro, controlando a vontade de comer.

Porém, saber identificar o tipo de fome que você está sentindo é fundamental para não errar nas suas escolhas. Confira:

Fome fisiológica

É aquela onde o organismo manda o comando para órgãos (cérebro e/ou estômago) da hora certa de se alimentar e demanda as necessidades diárias do nosso organismo.

Fome emocional

É desencadeada através de sentimentos como angústia, tristeza, insegurança, perdas inesperadas, e em certos casos, por euforia extrema.

A comida, principalmente carboidratos e açúcares, traz um sensação de prazer e relaxamento e, com isso, uma tentativa de compensar esses sentimentos.

Isso pode desencadear a compulsão alimentar, o que gera sobrepeso, obesidade, anorexia, bulimia, evoluindo para baixa autoestima e até quadros depressivos.

Fome celular ou nutricional

É preciso ter uma alimentação balanceada para que seu corpo fique nutrido. Se isso não ocorrer, o organismo sente falta desses nutrientes e pode começar a não funcionar de maneira correta, gerando sintomas como dor de cabeça, dores no estômago e irritabilidade.

Ou seja, pode até parecer que você está.com fome, no entanto, é seu corpo está pedindo uma alimentação adequada.

Sede que se confunde com fome

Isso pode parecer mentira, mas é possível! Se você estiver negligente com o consumo hídrico e sentir fome, antes de atacar o alimento, beba um copo de água e aguarde 15 minutos. Assim, você pode verificar se estava mesmo com fome ou era necessidade de líquidos.

Alimentos que saciam por mais tempo sua fome e são aliados a sua saúde

Alimentos que saciam por mais tempo sua fome e são aliados a sua saúde e não deixam você ter compulsão alimentar

As fibras exercem um papel importante na saúde, pois ajudam a prevenir e tratar diversas doenças, como o controle e a diminuição de colesterol, do diabetes, da prisão de ventre e do aumento de saciedade.

Para desfrutar deste último benefício, as pessoas devem optar pelo consumo de fibras solúveis que, quando em contato com a água, formam um gel no estômago, aumentando a sensação de saciedade.

Porém, elas devem ser evitadas por pessoas que possuam algum tipo de alergia ou doenças inflamatórias intestinais, pois o seu consumo em excesso pode causar constipação ou gases.

Além disso, é imprescindível que o paciente aumente sua ingestão de água.

Coma de 3 em 3 horas para se manter por mais tempo saciada

Você com certeza já ouviu falar que devemos comer de três em três horas para evitar a fome. Isso acontece porque nosso organismo tem uma necessidade diária de ingestão de vitaminas, proteínas, minerais, carboidratos e gorduras boas.

A ingestão desses nutrientes garante um bom e adequado funcionamento do nosso organismo, principalmente o equilíbrio de hormônios e neurotransmissores importantes para controle de fome e da saciedade.

Dica para você se manter saciada por mais tempo

Dica para você se manter saciada por mais tempo e não ter compulsão alimentar

Separamos 8 dicas para quem quer controlar a fome, mas não sabe por onde começar. Confira:

  • Realize refeições de 3 em 3 horas
  • Invista nas fibras
  • Consuma, no mínimo, 2 litros de água por dia
  • Não deixe frutas, legumes e verduras fora do cardápio
  • Dê preferência aos alimentos integrais
  • Evite o consumo de alimentos industrializados
  • Faça uma auto avaliação e se pergunte: é fome ou estou descontando ansiedades na comida
  • Organize, planeje e se possível prepare todas as refeições.
  • Tenha consciência do que está comendo e evite distrações (celular, TV e computador)

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *