Rótulos de Alimentos: Saiba como Ler e Interpretar

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Rótulos de Alimentos: Saiba como Ler e Interpretar

Nos rótulos dos alimentos, as informações em letras miúdas fazem muita diferença quando assunto é saúde e emagrecimento. A hora de comprar um alimento, existem alguns itens que devem ser levados em conta além do preço, validade e quantidade. Listamos e explicamos, de acordo com o Manual de orientação aos consumidores, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, o que você precisa entender da tabela nutricional. Lista de ingredientes: começa com o alimento que está presente em maior quantidade, seguindo a ordem decrescente. Se começar com açúcar ou sal, fuja dele! Veja como interpretar os rótulos dos alimentos Porção: é a quantidade média que deve ser consumida para que a alimentação seja saudável. %VD: quanto o produto possui de energia e nutrientes, baseado em uma dieta de 2. 000 calorias, valor indicado para um adulto. Se um produto apresenta, por exemplo, 60 % de VD, significa que seu consumo representa mais da metade indicada para um dia. Carboidratos: tem como principal função fornecer energia ao corpo. Proteínas: são componentes necessários para construção e manutenção dos órgãos, tecidos e células. Gorduras totais: é a soma das gorduras saturadas, insaturadas e trans. Gorduras saturadas: estão presentes em alimentos de origem animal. Se consumidas em excesso, aumentam o…

Nos rótulos dos alimentos, as informações em letras miúdas fazem muita diferença quando assunto é saúde e emagrecimento.

A hora de comprar um alimento, existem alguns itens que devem ser levados em conta além

do preço, validade e quantidade.

Listamos e explicamos, de acordo com o Manual de orientação aos consumidores, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, o que você precisa entender da tabela nutricional.

Lista de ingredientes: começa com o alimento que está presente em maior quantidade, seguindo a ordem decrescente. Se começar com açúcar ou sal, fuja dele!

Veja como interpretar os rótulos dos alimentos

Veja como interpretar os rótulos dos alimentos

  • Porção: é a quantidade média que deve ser consumida para que a alimentação seja saudável. 
  • %VD: quanto o produto possui de energia e nutrientes, baseado em uma dieta de 2. 000 calorias, valor indicado para um adulto. Se um produto apresenta, por exemplo, 60 % de VD, significa que seu consumo representa mais da metade indicada para um dia. 
  • Carboidratos: tem como principal função fornecer energia ao corpo. 
  • Proteínas: são componentes necessários para construção e manutenção dos órgãos, tecidos e células. 
  • Gorduras totais: é a soma das gorduras saturadas, insaturadas e trans. 
  • Gorduras saturadas: estão presentes em alimentos de origem animal. Se consumidas em excesso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares. 
  • Gorduras insaturadas: são as chamadas gorduras boas, que colaboram com a redução do colesterol ruim, prevenindo doenças do coração. 
  • Gorduras trans: típica de produtos industrializados, são adicionadas para dar sabor, textura e durabilidade aos alimentos. 
  • Fibra alimentar: elas auxiliam no bom funcionamento do intestino. Quanto mais artificial o produto for, menos fibra ele tem. 
  • Sódio: usado como conservante e para realçar o sabor, ele está presente em quase todos os produtos industrializados. Deve ser consumido com atenção, já que, em excesso, causa a retenção hídrica e o aumento da pressão arterial.

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