Refluxo e Azia em Crianças, veja Perguntas e Respostas para Lidar com este Problema

Refluxo e Azia em Crianças, veja Perguntas e Respostas para Lidar com este Problema

É possível afirmar que as crianças hoje sofrem mais desse problema que há 20, 30 anos? Por quê? 

O aumento do número de casos é nitidamente crescente em consultas pediátricas. Provavelmente, pelas mudanças no estilo de vida que toda a população vem implementando, especialmente, as crianças. 

Mudanças no padrão alimentar: horários irregulares, falha frequente de uma ou duas refeições diárias, composição da dieta (muito sódio, gordura e refrigerantes e pouca fibra alimentar) também refeições rápidas, pouca mastigação associada ao estresse. 

Cada vez mais atendemos problemas comuns no adulto que agora também se tornam comuns na infância. 

O que causa gastrite em criança e a partir de qual idade começam a aparecer os primeiros sintomas? 

Dieta inadequada, medicamentos, estresse infecção pelo Helicobacter pylori. Principalmente a partir do segundo ano de vida, mas especialmente nos escolares e adolescentes. 

Como a criança costuma relatar a dor causada pela gastrite? Como os pais podem identificar que se trata mesmo deste problema? 

Dor abdominal na parte alta da “barriga ou boca do estômago, que pode acontecer logo  após as refeições ou mesmo no jejum e período noturno. 

A gastrite em criança também pode ser provocada pela bactéria H. pylori? Como se dá a contaminação? 

A bactéria Helicobacter pylori é muito especial na história da Humanidade. Ela se aloja no estômago em um ambiente muito ácido e produz uma inflamação crônica no estômago. Foi a responsável durante muito tempo pelas úlceras de estômago e duodeno, sem que a medicina soubesse desta relação. 

Qual a diferença entre azia e gastrite? 

A azia é uma manifestação clínica da gastrite. É a queimação no estômago e o gosto amargo na boca. 

Quando as crianças se queixam de dor ou queimação no estômago, os pais podem dar remédios como antiácidos

Quando as crianças se queixam de dor ou queimação no estômago, os pais podem dar remédios como antiácidos? Como saber quando não é apenas um incômodo comum no estômago e é preciso procurar ajuda médica? 

O tempo e a repetição dos sintomas são os mais importantes. Quando os sintomas são crônicos e recorrentes, a criança deve ser avaliada por um pediatra que tem a capacidade de discernir os casos que somente um medicamento pode resolver o caso ou ela precisa de uma investigação clínica para definição da causa da dor no estômago. 

A endoscopia é um exame indicado para crianças? 

Sim, porém em poucos casos é necessário fazer uso deste exame incômodo. 

É importante testar os alimentos que causam desconforto gástrico e assim retirá-los da alimentação, pois cada organismo pode apresentar uma reação diferente ao consumo do alimento. Entretanto quando bem indicado ele deve ser realizado. 

Além da gastrite, que outros problemas do trato digestivo podem acometer os pequenos? 

Principalmente o refluxo gastroesofágico, a constipação intestinal (maior causa de consulta em serviços especializados de gastroenterologia pediátrica), os vômitos crônicos, as doenças do fígado e principalmente as alergias alimentares. 

Como a gastrite em criança é tratada? 

Com dieta, inibidores da secreção ácida do estômago, medicamentos que melhoram a motilidade do estômago e no caso da infecção pelo Helicobacter Pylori, o uso de uma combinação de antibióticos e inibidores da secreção ácida do estômago. 

Fast food deve ser banido do cardápio de quem tem esse problema? 

Banido é uma situação muito difícil para o convívio social das crianças do mundo de hoje. Entretanto pode- se ensiná-las a escolher o melhor lanche que se adapte ao seu tipo de problema do estômago. 

Criança geralmente toma muito leite. Esse alimento pode piorar os sintomas da gastrite? Se sim, como substituí-lo? 

O açúcar do leite, ou seja, a lactose pode estar implicada na origem ou na piora de problemas digestivos da criança. Existem alternativas como aos leites com baixo teor de lactose e as bebidas lácteas de soja. 

Como deve ser a alimentação da criança com gastrite? 

Horários regulares (seis refeições por dia), bem balanceada (sem excesso de calorias, rica em Fibra alimentar, vitaminas e minerais) com uma boa mastigação, e sem excesso de líquidos durante a refeição.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *