4 Receitas Caseiras para Acabar com a Acne, Cravos e Espinhas

4 Receitas Caseiras para Acabar com a Acne, Cravos e Espinhas

A puberdade é um período de mudanças no corpo humano. Os ossos crescem, a voz fica mais grossa e os jovens começam a amadurecer.

Contudo, uma consequência comum na maioria dos adolescentes é o surgimento de acne, cravos e espinhas, especialmente na região facial.

Com o passar dos anos e a chegada da fase adulta, o problema com a acne, cravos e espinhas costumam sumir, mas há quem continue sofrendo com esse empecilho.

A acne, cravos e espinhas são consideradas pelos médicos uma doença inflamatória crônica, que surge principalmente em áreas onde existem acúmulos de folículos pilosos, ou seja, áreas no rosto, no dorso e no tórax.

Existem dois tipos de acne, cravos e espinhas: a primária e a secundária. A primeira, também chamada de vulgar, acontece graças à predisposição genética e à produção hormonal em adolescentes e jovens adultos. Já a segunda ocorre por conta de problemas isolados que não dependem de causas naturais, como ingerir algum alimento.

Alimentos que causam acne, cravo e espinha e devem ser consumidos com moderação

Alimentos que causam acne, cravo e espinha e devem ser consumidos com moderação

Frituras

Ricos em gordura, alimentos como batata frita e frango empanado são vilões não só do coração e do colesterol, como também das glândulas responsáveis pela produção da acne no corpo humano.

Ovo

Apenas metade desse alimento causa espinhas: a gema. O motivo? Seu alto teor de gordura desestabiliza a gordura no corpo humano e amplia o sebo produzido.

Sódio

Esse componente (sal e sódio) ajuda a reter líquido, o que deixa a pele ainda mais suscetível ao surgimento de acne, cravos e espinhas.

Leite e derivados

Alimentos feitos de leite contêm precursores de testosterona, hormônio que em excesso pode causar alterações nas glândulas sebáceas.

Refrigerantes e doces

Ricos em açúcar, esse tipo de alimento passa com mais facilidade na corrente sanguínea e resulta em um descontrole hormonal.

Carnes Vermelhas

Por serem de difícil digestão, ficam presas com mais facilidade nos poros do corpo, resultado em espinhas e comedões.

Quais os maiores causadores da acne, cravos e espinhas

  • Alimentos com alto índice glicêmico: doces e derivados de leite, em geral, são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea. Isso afeta os níveis hormonais e aumenta a produção do sebo.
  • Estresse: segundo um estudo da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, o hormônio responsável por liberar a corticotropina (substância associada ao estresse) afeta a liberação de óleos na pele.
  • Cremes e cosméticos: alguns produtos contêm óleos gordurosos que, ao invés de hidratar, ajudam a ampliar a acne.
  • Suplementos com anabolizantes: muitos desses produtos são responsáveis por aumentar o nível de hormônios masculinos, resultando no aumento de cravos e espinhas.
  • Excesso de vitamina B: caso haja consumo excessivo de alimentos como fígado, peixes e queijos, o corpo pode produzir mais do que o desejado e sobrecarregar as glândulas sebáceas.
  • Medicamento como antidepressivos e alguns anti-inflamatórios: não só aumentam as chances de se ter acne na fase adulta como também podem piorar as espinhas já existentes.

4 Receitas caseira para acabar e ajudar a combater o surgimento da acne, cravos e espinhas na pele

4 Receitas caseira para acabar e ajudar a combater o surgimento da acne, cravos e espinhas na pele

Tratamento natural – Apenas uso tópico

  • 100 ml de extrato fluído de calêndula
  • 100 ml de extrato fluído de pata-de-vaca
  • 100 ml de extrato fluído de hamamelis
  • 100 ml de extrato fluído de babatimão

Modo de preparo

Misture todos os extratos e aplique no local com um algodão embebido no líquido. Faça duas vezes ao dia, uma de manhã e outra pela noite. Lave o rosto com um sabonete à base de aroeira antes de aplicar a solução.

Levedo de cerveja

Esse composto é vendido em cápsulas e pode ser encontrado em farmácias. Entre seus ingredientes há vitaminas que ajudam no controle sebáceo. A recomendação é tomar duas cápsulas por dia: uma após o almoço e outra após o jantar.

Extrato fluido – Apenas uso oral

  • 100 ml de extrato fluído de velame do campo
  • 100 ml de extrato fluído de caroba
  • 100 ml de extrato fluído de salsaparilha
  • 100 ml de extrato fluído de tília
  • 100 ml de extrato fluído de moringa

Modo de preparo

Faça uma mistura com os cinco extratos e diariamente, tome uma colher de sobremesa da mistura diluída em água antes das refeições.

Creme reparador – Apenas uso tópico

250 g de creme de aloe vera . Uma colher de sopa de óleo de moringa . Uma colher de sopa de óleo de copaíba Misture os componentes e use no rosto antes de se deitar.

Chocolate causa espinhas?

Alvo número um dos nutricionistas quando o assunto é surgimento de espinhas, o chocolate até hoje divide a opinião de especialistas em relação a sua contribuição para uma pele sebosa.

Os trabalhos e pesquisas são inconclusos em relação ao chocolate, mas atualmente há evidências de piora da acne, cravos e espinhas em dietas que aumentam o índice glicêmico, principalmente carboidratos.

O que se sabe até então é que estudos recentes comprovaram que alimentos de alto teor glicídico (açúcares), leite e seus derivados, estão ligados ao aparecimento da acne, cravos e espinhas.

Portanto, chocolates com 100% cacau ou alfarroba são alternativas válidas para evitar o aparecimento de espinhas e consumir a sobremesa sem culpa.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *