Proteja seu sistema Circulatório com a Berinjela

Proteja seu sistema Circulatório com a Berinjela

As fibras da berinjela ajudam a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias, favorecendo o coração! O coração precisa estar funcionando bem para que toda a estrutura trabalhe corretamente, pois ele é o responsável por bombear o sangue para as demais áreas e órgãos do corpo. Algumas atitudes, entretanto, podem comprometer esse equilíbrio, como o consumo de alimentos gordurosos e a falta de exercício físico. Muitas doenças cardiovasculares estão relacionadas à má alimentação e, por isso, uma dieta rica em ingredientes saudáveis é essencial para cuidar da saúde do órgão, como é o caso da berinjela. Fonte de fibras, antioxidantes, ácidos fólicos e magnésio, o vegetal, quando consumido corretamente e combinado com outros alimentos benéficos, mostra-se um grande aliado da manutenção dos níveis de colesterol. Confira! Colesterol ruim e colesterol bom Na verdade, não existem dois tipos de colesterol mas, sim, um tipo apenas. O que faz dele bom ou mau é a lipoproteína que o conduz pelo nosso corpo, que são o HDL e o LDL. O HDL faz a limpeza das artérias, removendo as partículas de colesterol e conduzindo-as para o fígado, onde será eliminado, fazendo dele o bom colesterol. Já o LDL faz o inverso: retira do…

As fibras da berinjela ajudam a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias, favorecendo o coração!

O coração precisa estar funcionando bem para que toda a estrutura trabalhe corretamente, pois ele é o responsável por bombear o sangue para as demais áreas e órgãos do corpo.

Algumas atitudes, entretanto, podem comprometer esse equilíbrio, como o consumo de alimentos gordurosos e a falta de exercício físico.

Muitas doenças cardiovasculares estão relacionadas à má alimentação e, por isso, uma dieta rica em ingredientes saudáveis é essencial para cuidar da saúde do órgão, como é o caso da berinjela.

Fonte de fibras, antioxidantes, ácidos fólicos e magnésio, o vegetal, quando consumido corretamente e combinado com outros alimentos benéficos, mostra-se um grande aliado da manutenção dos níveis de colesterol. Confira!

Colesterol ruim e colesterol bom

Na verdade, não existem dois tipos de colesterol mas, sim, um tipo apenas. O que faz dele bom ou mau é a lipoproteína que o conduz pelo nosso corpo, que são o HDL e o LDL.

O HDL faz a limpeza das artérias, removendo as partículas de colesterol e conduzindo-as para o fígado, onde será eliminado, fazendo dele o bom colesterol. Já o LDL faz o inverso: retira do fígado e leva para as artérias, por isso é chamado de mau colesterol.

Complicações do colesterol

Complicações do colesterol

Colesterol alto está fortemente associado às doenças cardiovasculares. Ele se aloca nas paredes das artérias, estreitando-as e reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração.

Essa diminuição no fluxo sanguíneo acarreta na falta de oxigênio no coração, causando dores no peito e podendo, até, levar ao infarto. Também está relacionado à incidência de insuficiência cardíaca.

O papel da alimentação contra o colesterol

A má alimentação, baseada no consumo excessivo de alimentos calóricos, gordurosos e açucarados, é responsável pelo aumento do nível do colesterol ruim no sangue, além de acarretar em outros problemas de saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e déficit de nutrientes.

Por isso, é importante adotar hábitos alimentares saudáveis, evitando esses alimentos e optando por refeições balanceadas ricas em frutas, legumes, vegetais e alimentos integrais, para suprir as necessidades nutricionais.

Respeitar o horário das refeições e evitar o hábito de beliscar lanchinhos fora desses períodos é essencial para seguir uma rotina regrada, sem cometer deslizes de ingerir ingredientes pouco saudáveis.

Berinjela contra o colesterol

A berinjela é um dos alimentos que contribui para a diminuição do colesterol ruim por ter ação antioxidante.

Uma forma de obter o máximo de benefícios que a berinjela pode oferecer é fazer um suco do legume, sem retirar a casca, batendo com outros ingredientes saudáveis.

Algumas opções de alimentos benéficos no combate ao colesterol são os ricos em fibras alimentares, que diminuem a absorção da substância, como aveia, linhaça, frutas e legumes.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parabéns 😍 Você Ganhou Este E-Book 👇

Clique Aqui e pegue seu Presente