Proteínas que Emagrecem

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 2
  •  
    3
    Shares
Proteínas que Emagrecem

Muito associadas as carnes, as proteínas também são encontradas em alimentos de origem vegetal, como a quinoa e os cogumelos. mas você sabe para que elas servem? São essenciais para o crescimento e a manutenção dos componentes do organismo.

Todos os tecidos, nervos, músculos, órgãos internos, pele, cabelos e unhas são dependentes de proteína. além disso, alguns hormônios também são feitos desse nutriente, como a insulina, que ajuda a regularizar a glicose do sangue, e a tiroxina, que auxilia no controle do metabolismo.

Os anticorpos do nosso sistema imunológico também precisam de proteína para serem produzidos, e, para aumentar ainda mais sua importância, o consumo do nutriente também está relacionado ao emagrecimento, sabia?

Acabe com a Gordura corporal consumindo proteínas

Como já foi dito, as proteínas são fundamentais para o organismo, justamente por participar de diversos processos internos. Por conta disso, ela não é armazenada sob a forma de gordura, ou seja, com o consumo da quantidade ideal os músculos crescem e o metabolismo aumenta, o que é ótimo para a perda de peso saudável.

Mas como saber o quanto comer? Um cálculo é feito para cada pessoa, levando em consideração o peso, a altura, o tipo e a intensidade de cada treino e tem como base uma média de 0,8 a 1,5g por quilo.

Além desse fator, o nutriente também favorece a construção da massa magra – também conhecida como músculos. Como eles precisam de mais calorias para sua manutenção, acabam queimando a gordura guardada no corpo.

A escolha das fontes certas de proteína também é fundamental para conquistar esse objetivo. O ideal é dar preferência às proteínas magras, que estão no peito de frango ou no filé de peixe e em carnes vermelhas como coxão duro e patinho.

Os laticínios devem ser escolhidos na sua forma desnatada, no caso de leite e iogurte. Esse nutriente tornou-se aliado de quem quer eliminar os quilinhos extras e definir a silhueta

Descubra alguns alimentos ricos em proteínas e acrescente ao cardápio!

Carne Vermelha

proteína da carne vermelha

Por conter diversos nutrientes, torna-se importante para o crescimento e desenvolvimento do organismo. E uma das opções mais ricas em proteínas, ferro e vitamina B12, prevenindo anemia. Também contém as vitaminas A, D, E e K e todos os aminoácidos essenciais.

100g de carne (1 bife) = 30g de proteínas

Aves

proteína da carne branca

Possui vitaminas do complexo B, como a niacina (B3)-importante para o sistema nervoso e a circulação dos vasos sanguíneos-e a vitamina B6 que auxilia na saúde do coração.

Também apresenta digestão mais fácil que a carne bovina e tem uma quantidade de gorduras saturadas menor no corte do peito.

100g de frango (1 filé) = 25g de proteínas

Frutos do Mar

proteína dos Frutos do Mar

Embora não seja tão consumidos como a carne vermelha ou a posta de peixe, esse alimento também é rico em proteínas e possui grande quantidade de iodo, essencial para o funcionamento correto da tireoide.

De quebra, os frutos do mar ainda são aliados da dieta, uma vez que não apresentam altos índices de gorduras, ou seja, são fontes de poucas calorias.

100g de mexilhão = 12g de proteínas

Ovos

proteína do ovo

Muito mais do que proteínas, esse alimentos é repleto de vitaminas e minerais. Por exemplo, a vitamina A, encontrada na gema, ajuda a afastar problemas nos olhos, enquanto o ácido fólico e a colina, vitaminas do complexo B, são necessários para a formação e bom funcionamento do sistema nervoso.

Por ter origem animal, é rico em aminoácidos essenciais, que ajudam a dar a sensação de saciedade. Dessa forma, ao ingerir um ovo no café da manha, a fome fica reduzida ao longo do dia.

100g de ovo (2 unidades) = 13g de proteínas

Quinoa

proteína da quinoa

Essa semente apresenta maior quantidade de fibras e proteínas que os outros alimentos do mesmo tipo (semestres e oleaginosas). E é por esse motivo que torna-se uma aliada da boa forma, pois contribui para a sensação de saciedade, fazendo com que a ingestão de calorias seja reduzida.

Além disso, possui aminoácidos essenciais lisina e metionina), sendo considerada completa do ponto de vista nutricional.

100g de quinoa = 12g de proteínas

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *