Principais vitaminas que contém nos alimentos

Principais vitaminas que contém nos alimentos

Conheça algumas das propriedades presentes nos alimentos do dia a dia. Cálcio Um dos minerais mais abundantes no organismo é essencial para a formação e manutenção da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos. Também é importante para a coagulação sanguínea e a liberação de hormônios. Apesar de logo pensarmos em leite e derivados como maiores fontes de cálcio, folhas verde-escuras, sardinha, gergelim e algumas oleaginosas entram na disputa. Fósforo Parte da estrutura das membranas das células, é essencial à transmissão de impulsos nervosos e armazenamento e liberação de energia. Também participa da reparação de tecidos e da contração muscular. Carnes, gema de ovo, leite, queijo, cereais integrais e castanhas são ricos em fósforo. Ferro Ajuda no armazenamento e transporte de oxigênio dentro das células, revigorando todos os órgãos. O ferro melhor disponível, ou seja, que é mais facilmente absorvido pelo organismo, está nas carnes e na gema de ovo, nas leguminosas, feijão e lentilha. Vegetais verde-escuros também são fontes. Vale dizer que sua deficiência no organismo pode levar à anemia. Proteína Cuida de toda a estruturação do corpo, assumindo funções como contrair músculos (permitindo os movimentos), constituir hormônios (regulando o funcionamento de…

Conheça algumas das propriedades presentes nos alimentos do dia a dia.

Cálcio

Um dos minerais mais abundantes no organismo é essencial para a formação e manutenção da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos.

Também é importante para a coagulação sanguínea e a liberação de hormônios. Apesar de logo pensarmos em leite e derivados como maiores fontes de cálcio, folhas verde-escuras, sardinha, gergelim e algumas oleaginosas entram na disputa.

Fósforo

Parte da estrutura das membranas das células, é essencial à transmissão de impulsos nervosos e armazenamento e liberação de energia.

Também participa da reparação de tecidos e da contração muscular. Carnes, gema de ovo, leite, queijo, cereais integrais e castanhas são ricos em fósforo.

Ferro

Ferro

Ajuda no armazenamento e transporte de oxigênio dentro das células, revigorando todos os órgãos. O ferro melhor disponível, ou seja, que é mais facilmente absorvido pelo organismo, está nas carnes e na gema de ovo, nas leguminosas, feijão e lentilha.

Vegetais verde-escuros também são fontes. Vale dizer que sua deficiência no organismo pode levar à anemia.

Proteína

Cuida de toda a estruturação do corpo, assumindo funções como contrair músculos (permitindo os movimentos), constituir hormônios (regulando o funcionamento de vários órgãos), defender contra agentes agressores, metabolizar alimentos, construir massa magra, entre outras.

Carnes, leite, ovo, leguminosas, cereais integrais e oleaginosas são exemplos de fontes de proteína que devem ser incorporados no dia a dia.

Zinco

Ativa as papilas gustativas, auxilia na construção de tecidos e no sistema imunológico. Também é essencial para a reprodução, cicatrização e crescimento saudável de unhas e cabelos.

Entre as principais fontes estão as ostras, carnes, leite e cereais integrais.

Vitamina D

Nutriente especialmente ativado com devida exposição solar, ajuda na liberação do cálcio dos alimentos para que seja aproveitado pelo organismo. Com isso, colabora com a formação de dentes e ossos, se mostrando muito importante para crianças, gestantes e mães que estão em fase de amamentação.

A vitamina D está presente na manteiga, gema de ovo, leite, salmão e atum.

Vitamina K

Presente em folhas verde-escuras leite, iogurte, gema de ovo, trigo integral e aveia, é essencial para a coagulação do sangue. Tanto que sua carência aumenta o risco de hemorragias.

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