Pratique Pilates em Casa, Ganhe Saúde e Emagreça

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Pratique Pilates em Casa, Ganhe Saúde e Emagreça

Chegou a hora de praticar pilates!!!

Quem ainda não conhece os benefícios do pilates e tudo que ele oferece à saúde e não é praticante do método, está abrindo mão de ter dias de qualidade.

Isso porque o exercício ajuda a regular a respiração, contribui para o relaxamento da mente e do corpo, permite a perda de peso saudável e muito mais! E quer saber o que é melhor? o pilates pode ser feito na sua própria casa, desde que você tenha alguns acessórios básicos.

Para descobrir os motivos de inserir a atividade ao seu dia a dia e conhecer algumas posições simples.

Pilates sem mistério

Quem inventou este método foi Joseph Humbertus Pilates que se motivou a buscar maneiras de melhorar seu físico e sua saúde.

A técnica criada por ele engloba a crontologia, que nada mais é do que a coordenação completa e harmoniosa entre todo o corpo.”O pilates é único e tem por objetivo promover a saúde integral, agindo no âmbitos físico, mental e espiritual”.

Pratique Pilates em Casa, Ganhe Saúde e Emagreça

Os princípios do pilates

Para criar a prática, Pilates se baseou em seis conceitos básicos e entenda sobre o método que define o corpo e favorece a saúde do organismo.

Centralização: segundo esse princípio, a força do corpo não está nos membros (braços e pernas, mas sim nos músculos do abdômen do quadril e da região pélvica. Essa região forma a estrutura muscular e esquelética, capaz de dar sustentação a todo o corpo e irradiar energia para braços e pernas realizarem exercícios mais harmoniosos, por isso a técnica fortalece os músculos.

Controle: é referente à coordenação motora. Na técnica, os movimentos têm de ser lentos, mantendo um padrão de força e velocidade para que possam ser observados não só os músculos que estão em ação, como também aqueles que realizam uma força contrária ao que se pretende.

Respiração: é por meio dela que acontece a oxigenação do sangue, proporcionando aos músculos a energia exigida. A respiração completa renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios.

Concentração: para trabalhar o físico, é necessário estar em harmonia com a mente, pois ela é responsável por comandar a ação. Por isso, fundamental prestar atenção aos movimentos executados e observar como os músculos respondem, favorecendo a concentração.

Fluidez: cada exercício deve partir do centro de força e ser realizado em ato contínuo, sem interrupções, mas de forma suave e controlada. Os impactos devem ser absorvidos, pois, assim, evita-se o desperdício de energia quando há algum choque do corpo com o solo.

Precisão: nenhum movimento deve ser realizado sem um propósito. Poucos exercícios precisos são mais proveitosos do que muitos realizados aleatoriamente e sem a devida vontade.

Pratique Pilates em Casa, Ganhe Saúde e Emagreça

Faça pilates para relaxar

O pilates também serve para aliviar as tensões do dia a dia.

Por trabalhar com uma consciência corporal um dos efeitos do pilates é o melhor controle de sintomas como a ansiedade e o nervosismo para obter esse benefício é importante separar um horário mais tranquilo do dia para a prática (e não aquela horinha do almoço para praticar com pressa e preocupado com o momento de voltar ao trabalho, por exemplo).

Entender que é um momento dedicado somente a você, para cuidar do corpo e da mente. “Embora a atividade física canse o corpo, ela tem efeito inverso nas horas seguintes, pois aumenta o nível de adrenalina no organismo, dando mais disposição.

Por outro lado, também proporciona uma boa noite de sono, motivada pela endorfina (neurotransmissor que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar) liberada durante os exercícios.

Cuidado ao praticar pilates

Na hora de praticar o pilates, não se esqueça da importância de manter uma respiração intensa, devagar e regrada, contraindo a musculatura e preocupando-se com o equilíbrio do método.

E, antes de iniciar a atividade física, é necessário procurar um profissional qualificado para orientar sobre os exercícios.

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