Enxaqueca veja o Melhor Medicamento para Acabar com a Dor de Cabeça

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 7
  •  
    8
    Shares
Enxaqueca veja o Melhor Medicamento para Acabar com a Dor de Cabeça

Quem não tem um analgésico sempre à mão? Comprimido para enxaqueca e dor de cabeça é quase um acessório básico. Basta procurar na bolsa ou na primeira gaveta da mesa de trabalho.

E se, faltar, é só pedir “emprestado” para o colega mais próximo. Embora pareça uma solução eficaz e inofensiva para as dores, a alta popularização do analgésico pode ser perigosa.

Se utilizado frequentemente e em quantidades excessivas, separadamente ou em combinação, os analgésicos podem perpetuar a cefaleia, tornando-a um problema crônico diário.

Isso acontece porque os analgésicos em geral aliviam a dor mas não tratam dela.

Os tratamentos indicados vão desde medicamentos preventivos, ou para a crise de dor, a acupuntura, eletroestimulação, exercícios RPG e até alimentação saudável

Os melhores medicamentos para controle de cefaleia têm perfil anti-inflamatório (cetorolaco de trometamina, cetoprofeno, naproxeno, entre outros) e vasoconstritor, como os triptanos (sumatriptano, rizatriptano, naratriptano etc). Todos eles devem ser receitados por especialista.

No entanto, soluções não medicamentosas para o tratamento da dor,como a acupuntura, por exemplo são boas alternativas.

Dor de cabeça e a enxaqueca é uma dor que perturba

Dor de cabeça é uma dor que perturba

A enxaqueca apresenta uma dor atormentadora, que, em geral, se concentra em um lado da cabeça e às vezes se irradia para face, têmporas ou nuca, em episódios semanais ou mensais.

Seu aparecimento tem origem genética; fisiologicamente, caracteriza-se por uma tendência à hiperatividade do ramo superior do nervo trigêmeo e sensibilização dos núcleos espinhais desse nervo no tronco cerebral, tálamo e córtex cerebral.

Os perigos da automedicação para acabar com a dor de cabeça e a Enxaqueca

A dor de cabeça e a enxaqueca é uma das afecções mais frequentes nos consultórios médicos. Isso reflete o alto acometimento dos sintomas entre a população.

Por ser um problema corriqueiro, é comum as pessoas buscarem tratamentos populares e que estejam ao alcance das mãos para solucionar a dor, como os analgésicos.

O analgésico, além de não ser o melhor remédio, pode atrapalhar no diagnóstico, agravar o quadro a longo prazo, causar dependência e efeitos colaterais.

Busque ajuda especializada e, identificadas as causas, adotar tratamentos não farmacológicos, que podem ser bastante eficazes.

Além da via medicamentosa, existem caminhos terapêuticos para o tratamento dessa dor de cabeça, e um dos mais conhecidos é a acupuntura.

Ela confere mais analgesia ao encéfalo, porque, com o estímulo de alguns dos pontos de acupuntura sistêmicos e auriculares, proporciona a formação de endorfinas, enquanto outros pontos têm o efeito de inibir o processo inicial da dor periférica ou visceral, já que a dor é miofacial, emocional e vascular, segundo a medicina oriental.

O abuso de analgésicos pode fazer a dor evoluir para cefaleia crônica diária

Tenha hábitos saudáveis para acabar com a dor de cabeça

Tenha hábitos saudáveis para acabar com a dor de cabeça

Excesso de medicamentos acarreta o agravamento das crises. Devido à possibilidade de evoluir para cefaleia crônica diária pelo abuso de analgésicos, deve-se dar preferência às terapias não farmacológicas, ante as farmacológicas, no tratamento de dor de cabeça.

Ter hábitos saudáveis em relação à alimentação, evitando alguns tipos de alimentos e privilegiando outros (isso é individual), é aconselhável.

A prática de atividade física de forma regular e prazerosa, com outros familiares ou amigos, de preferência supervisionada por especialista, é outra orientação.

Evitar situações e atividades que gerem ansiedade ou irritabilidade também é uma forma de livrar-se das dores.

E manter higiene do sono, com a devida duração e qualidade adequados, é uma atitude que influenciam nos tratamentos das dores de cabeça.

As dores de cabeça do tipo tensional episódicas acometem 87% da população geral. Já a dor de cabeça do tipo tensional crônica atinge 3% da população adulta

O efeito do movimento

O objetivo principal dos exercícios físicos no controle da dor de cabeça é reduzir a atividade do sistema nervoso autônomo, principalmente o sistema simpático, que é responsável pela liberação de adrenalina gerando vasoconstrição e contração da musculatura.

O relaxamento por meio de atividades físicas favorecem a reversão das mais diversas respostas físicas exibidas pelo corpo, especialmente quando existem as situações gatilhos para cefaleia.

Exercícios aeróbicos,principalmente os que intensificam o tempo inspiratório, e aumentam o volume de oxigênio trocados pelos pulmões, mostram benefícios, por expandir a quantidade de oxigênio disponível para o cérebro e a musculatura, proporcionando mais tolerância à dor.

Em paralelo às terapias não farmacológicas, os profissionais dedicados ao tratamento de dor de cabeça aconselham procurar avaliação com um médico especialista para diagnóstico do tipo de cefaleia, bem como para a obtenção de orientações.

Dessa forma, você poderá receber o tratamento mais adequado ao seu tipo de dor.

Super acupuntura contra a enxaqueca

Contra a enxaqueca, existe a eletro acupuntura. A prática diminui a sensibilização dos quadros de enxaqueca com a produção e liberação de substâncias orgânicas que inibem a dor, como também desativa os pontos de gatilho e da memória da dor.

A eletro acupuntura é a estimulação elétrica nos pontos de acupuntura. Com o aparelho elétrico, além de obtermos maior precisão e constância temos 300% a mais de estímulo do que manualmente.

Um aparelho de eletro acupuntura possibilita estimular dezesseis pontos ao mesmo tempo em vez de somente dois, o que necessitaria de oito médicos manipulando as 16 agulhas ao mesmo tempo para conseguir o mesmo estímulo de um aparelho de eletro acupuntura de oito canais.

Acupuntura, ameniza a dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

Acupuntura, ameniza a dor de cabeça, enxaqueca e cefaleia

As áreas destacadas em vermelho correspondem aos pontos estimulados pela eletro acupuntura.

A técnica libera algumas endorfinas produzidas por estimulação elétrica em diferentes frequências

A técnica estimula o nervo ligado à mandíbula, olhos e maxilar. Alcança ainda núcleos espinhais, tronco cerebral, tálamo (núcleo de neurônios no centro do cérebro) e córtex (camada mais externa do cérebro).

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não Perca nossos  SORTEIOS , Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e além de participar dos sorteios que estamos preparando, receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail :-)
Cadastre-se 
Não perca esta chance!!!
close-link