Hibisco, Perca Peso de Forma Saudável

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 11
  •  
    11
    Shares
Hibisco, Perca Peso de Forma Saudável

Natural de regiões quentes e úmidas, no qual predominam os climas subtropical e tropical o Hibisco é uma das flores mais comuns no brasil pois o chá de hibisco e os benefícios do hibisco fazem com que ele seja cada vez mais consumido.

Por causa das suas centenas de espécies e variações, o hibisco também é conhecida também como flor da Jamaica e rosa da china. No Havaí, sua flor tornou-se um símbolo nacional.

O Hibisco é um dos tipos de chás mais populares do mundo e em algumas localidades é utilizado, até mesmo, como bebida medicinal. Ele pode ser ingerido quente ou frio, tem baixas calorias e não possui cafeína, ao contrário da maior parte dos chá.

A espécie mais usada para fins medicinais é a hibiscus sabdariffa. O chá é popularmente usado para fins de emagrecimento, porém seus benefícios vão além.

Por causa da presença de flavonoides, que combatem os radicais livres, tem ação antioxidante, além de ter cálcio, magnésio, fósforo e potássio, importantes para a saúde dos nossos ossos, contração muscular e produção de força.

Indiferente a maneira que você irá consumir o hibisco, vários pesquisas relacionam o hibisco, no momento em que associado a um regime de emagrecimento saudável, com a redução das taxas de colesterol, triglicérides e dextrose, e o controle da hipertensão, além de ajudar para a queima de gordura do corpo e a prevenção de doenças por causa de sua ação antioxidante.

pote com folhas de hibisco

Principais nutrientes do hibisco

O Hibisco é abundante em fósforo, magnésio, potássio e vitaminas B1, B2 e C.

A vitamina C auxilia na absorção de ferro pelo corpo, e também de antioxidantes, que combatem os causadores de envelhecimento e doenças, como o câncer.

Já as vitaminas B1 e B2 contribuem para a saúde da pele, do cabelo e dos ossos. Na maneira de chá, o hibisco é cheio de flavonoides polifenóis, ácidos orgânicos e vitamina que também neutralizam os radicais livres: e existentes em exagero atacam células sadias e aceleram o processamento de envelhecimento.

O chá também tem boas quantidades de ferro, que previne complicações como anemia, dor de cabeça e cansaço; vitamina a, necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea; e vitamina c, que protege o corpo corpo quando está com imunidade baixa, doenças cardiovasculares, oculares e até envelhecimento da pele.

Emagrecimento saudável com hibisco

São muitos os indivíduos que procuram auxílio do Hibisco para perder peso. E isto não ocorre por acaso: os antioxidantes existentes na flor contém ação termogênica, que pode ajudar para a queima de gordura.

Além disso, pesquisas demonstram que, por causa da presença dessas substâncias fitoquímicas, pode diminuir o colesterol ruim ldl) e reforçar o colesterol bom (hdl), então, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, ajudar para aumentar o fluxo sanguíneo, afastar infecção na bexiga e a regular o trabalho do intestino.

A grande concentração da antocianina combate as inflamações das células, fazendo com que as mesmas exerçam suas funçõe corretamentes impedindo o acúmulo de toxinas no corpo.

A bebida também possui resultado diurético, ajudando para a eliminação dos líquidos em abundância e combatendo o inchaço.

Quais são os tipos de hibisco

Como várias outras ervas, o hibisco tem muitas versões: cápsulas, saquinhos e folhas secas, porém a mais indicada é a infusão de folhas secas da flor.

Em saquinhos, a biodisponibilidade será menor, dessa maneira os efeitos serão reduzidos.

Como fazer chá de hibisco

Aqueça um litro de água até alcançar ebulição. No momento em que as primeiras bolhas aparecerem, adicione duas colheres ( sopa ) de pétalas secas de hibisco. Desligue o fogo, tampe e deixe de 8 a 10 minutos.

Em seguida é só você colocar em um jarra preferencialmente, de vidro. Tome ao longo do dia, quente ou gelado.

Para não enjoar do gosto, você pode escolher outras receitas. É possível acrescentar frutas ou condimentos, como canela e cravo-da-índia. Dessa maneira, você também potencializa os benefícios do Hibisco e melhora seu sabor.

Acrescentar raspas de cascas de limão, é uma ótima dica para tomar seu chá de hibisco!

Dica 1 – ao escolher as frutas para variar o chá, de preferência para aquelas com propriedades diuréticas e que auxiliam a eliminar as toxinas. Maçã, abacaxi e limão são boas opções.

Dica 2 – como há duas espécies de Hibisco (ornamental e medicinal) para garantir que está comprando a versão correta procure pelo nome científico na embalagem (hibiscus sabdariffa) opte também por adquirir em casas de itens naturais.

Onde comprar hibisco

Hibisco é um dos tipos de chás mais populares do mundo. E você já descobriu que ele oferece inúmeras benefícios para a saúde, como redução do colesterol controle da hipertensão, prevenção de doenças e claro, queima de gordura do corpo.

Porém você sabia que dá para manter toda as características e nutrientes da bebida em várias outras formas de uso? A planta pode ser usada também no preparo de outras bebidas geladas, geleias, temperos e até em bolos.

As sementes, levemente amargas, também são capazes de ser moídas para preparação de farinhas ou torradas e usadas como adjunto do café.

Na momento de adquirir a planta, opte constantemente a versão natural: a alta seca. Evite o forma em pó ou o chá acabado, já que este último em maior parte já vem adoçado e pode ter as funções que executa no corpo comprometidas. O extrato seco da alta de hibisco pode ser achado fácil em lojas de itens naturais

Como escolher o hibisco

A melhor maneira de utilizar a planta é com folha secas. Isto por que elas garantem a conservação das características, uma vez que não sofrem nenhuma forma de processamento. É fundamental enfatizar também a necessidade de usar adiado com o repartição da anvisa (agência nacional de vigilância sanitária), que precisa estar na embalagem.

Qual a porção correta que pode ser consumida de hibisco

A recomendação para a maior parte dos indivíduos é somente uma taça de chá por dia, o que corresponde a 6g da planta. Essa pequena porção tem quantidades satisfatórias de magnésio, cálcio, potássio e fósforo para o corpo.

Porém, antes de começar a ingerir o chá de hibisco todos os dias, o ideal é passar por uma avaliação médica. Isso tudo porque a porção liberada para uso do Hibisco pode ser maior caso você esteja tomando remédios diuréticos.

Por ter este resultado, ele precisa ser ingerido com moderação, para não eliminar nutrientes essenciais para o desempenho do corpo por meio da urina.

Ele pode acarretar um resultado colateral, no momento em que ingerido em exagero. Para cada xícara (200ml) de água, o ideal é acrescentar mais ou menos uma colher (chá) da flor seca.

Quem não pode consumir hibisco e seus efeitos colaterais

Veja agora quais pessoas que não deveriam consumir chá de hibisco

Nunca use Hibisco se você tiver um desses problemas de saúde, descubra as contra indicações e seus efeitos colaterais.

O chá de hibisco está se tornando cada vez mais popular entre as pessoas que desejam emagrecer, pois ele é um potente diurético que ajuda a desinchar estimulando a produção de urina e eliminando as toxinas do corpo.

Além disso ele contribui para os seguintes casos, controle do colesterol, ajuda emagrecer, evita o acúmulo de gordura.

Um estudo recente com 65 pacientes com diabetes concluiu que o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim e aumento do colesterol bom apesar de ser um produto natural é preciso saber que o consumo do chá de hibisco em excesso pode causar efeitos colaterais.

E além disso ele não pode ser consumido por todas as pessoas, antes de incluir o chá de hibisco na sua alimentação, saiba se você realmente pode consumir esse chá sem nenhum risco e conheça alguns efeitos colaterais que ele pode causar.

Veja agora quais pessoas que não deveriam consumir chá de hibisco

Mulheres grávidas não devem consumir chá de hibisco

A bebida pode alterar o equilíbrio dos hormônios podemos desenvolver complicações durante a gravidez e até mesmo aborto espontâneo, portanto gestantes devem evitar o chá de hibisco durante todo o período de gravidez.

Mulheres que estão amamentando não devem consumir chá de hibisco

Durante amamentação é melhor evitar o chá de hibisco este chá em excesso pode ser tóxico, estudos envolvendo seres humanos acerca da toxicidade e dosagem segura de consumo ainda é escasso, por isso evite consumir esse chá durante amamentação.

Pessoas que sofrem de pressão baixa não devem consumir chá de hibisco

Hibisco possui efeito anti-hipertensivo ele possui substâncias que em conjunto com seu efeito diurético reduzem a pressão arterial portanto se você normalmente já tem a pressão muito baixa utilize o chá de hibisco com cautela para não causar quedas acentuadas de pressão.

Pessoas com pressão alta não devem consumir chá de hibisco

Remédios para hipertensão Hibisco não combinam, pois os remédios que tratam a hipertensão nos auxiliam no controle da pressão arterial, tomar o chá de hibisco junto com os medicamentos podem ocorrer uma queda de pressão além do necessário devido ao seu efeito anti-hipertensivo da ação diurética, mesmo sendo um produto natural uso contínuo e em grande quantidade do chá de hibisco pode causar alguns efeitos colaterais.

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Aumenta o risco de infertilidade

Estudos comprovam que o Hibisco tem componentes que interferem nos níveis de estrogênio, essa alteração hormonal inibe a ovulação o que provoca infertilidade de caráter passageiro. Portanto o chá de hibisco pode causar piora e até dificuldade para engravidar ao interferir no processo de ovulação.

Pode causar mal-estar

Devido à situação diurético o consumo exagerado pode fazer com que pessoa elimine nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo podendo sentir enjoo tontura sensação de fraqueza e escurecimento da visão e até desmaio.

Os especialistas ainda não entraram em consenso em relação ao limite de ingestão diária do chá de hibisco mas o recomendado varia entre 200 ml por dia até de 3 a 4 xícaras de chá meia hora antes das principais refeições.

Para cada caso a quantidade específica o que você deve evitar é o excesso para não gerar problemas de saúde.

Receitas com hibisco

Hibisco, Perca Peso de Forma Saudável
Veja a seguir algumas receitas bastante saudáveis e saborosas de sucos e chás de hibisco que serão bem-vindas na sua cotidiano!

Para fazer o chá, ingrediente básico da maior parte das receitas abaixo, aqueça um litro de água até o ponto de fervura. Quando aparecerem as primeiras bolhas, adicione duas colheres ( sopa ) de pétalas secas de Hibisco. A seguir, desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 8 a 10 minutos. Em seguida é só coar e colocar em um jarra de vidro.

Mousse de hibisco

Tempo de preparo: 1h (+20min de relaxamento ) (+3h40 de geladeira)rendimento: 8 porções

Ingredientes

  • 2 copos (400ml) de água fervente
  • 1/4 de xícara (chá) de adiado de hibisco desidratadas;
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 1 envelope de gelatina branco em pó sem gosto
  • 3 claras de ovo
  • 3/4 de xícara (chá) de nata de leite light fresco gelado

Forma de preparo

Em uma tigela, misture a água com o hibisco, tampe e deixe descansar por 20 minutos. Coe e adoce com três colheres ( sopa ) de açúcar demerara e deixe esfriar. Em uma tigela pequena, dissolva e hidrate a gelatina de acordo com as instruções da embalagem.

Misture-a com a infusão de Hibisco. Leve para gelar por 40 minutos, mexendo às vezes, até conquistar a consistência similar à de clara de ovo crua. Na batedeira, bata as claras como açúcar restante até conquistar consistência forte.

Em outra tigela, bata o creme de leite até conquistar consistência forte e homogênea. Misture o creme de leite ao merengue de claras e, em seguida, à gelatina de hibisco (reserve 1/2 xícara). Em oito taças, distribua a gelatina reservada e, por cima, despeje a mousse. Leve para gelar por três horas antes de servir.

Suco contra inchaço abdominal de hibisco

rendimento: 2 porções • tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes

  • 1 taça (250ml) de chá de hibisco pronto
  • 1/2 pepino japonês sem casca picado
  • Suco puro de 2 limões

Forma de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se necessário, adoce a gosto e beba em seguida.

Chá de hibisco com limão

rendimento: 1 porção • tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de adiado secas de hibisco
  • 1 xícara (200ml) de água fervente
  • Gotas de limão a gosto

Forma de preparo

Em uma xícara (chá), coloque as flores de hibisco. Em seguida, adicione a água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Acrescente gotas de limão a gosto. Tome 1 xícara (chá) de 1 a 3 vezes ao dia.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não Perca nossos  SORTEIOS , Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e além de participar dos sorteios que estamos preparando, receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail :-)
Cadastre-se 
Não perca esta chance!!!
close-link