Gordura no Fígado, O que é, Como Tratar, Quais os Sintomas

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 33
  •  
    33
    Shares
Gordura no Fígado, O que é, Como Tratar, Quais os Sintomas

Você já deve ter conhecido alguém que já recebeu esse diagnóstico de gordura no fígado ou até mesmo você já tem essa doença e não sabe como é, não sabe do que se trata e está na luta para saber como acabar com a gordura no fígado e o que ela pode causar. E a justamente sobre isso que vamos falar hoje. A gordura no fígado ela é muito prevalente na população do mundo inteiro, vocês sabiam 25% da população do mundo possui gordura no fígado? E ela sim, é uma doença e deve ser muito bem investigada e tratada. A gordura no fígado pode gerar graves consequências porque ela é uma doença silenciosa, a doença no fígado a chamada gordura no fígado, ela pode aparecer através do álcool de quem ingere bebida alcoólica, mas ela pode acontecer também em pessoas que nunca colocaram uma gota de álcool na boca que é chamada a esteatose hepática não alcoólica. Esteatose hepática não alcoólica pode ser de três tipos: Grau 1Grau 2Grau 3 Existem pessoas com doenças no fígado já em grau avançado, mas também pessoas que estão no início, o que é chamada grau 1, e ela tem praticamente não tem…

Você já deve ter conhecido alguém que já recebeu esse diagnóstico de gordura no fígado ou até mesmo você já tem essa doença e não sabe como é, não sabe do que se trata e está na luta para saber como acabar com a gordura no fígado e o que ela pode causar.

E a justamente sobre isso que vamos falar hoje.

A gordura no fígado ela é muito prevalente na população do mundo inteiro, vocês sabiam 25% da população do mundo possui gordura no fígado? E ela sim, é uma doença e deve ser muito bem investigada e tratada.

A gordura no fígado pode gerar graves consequências porque ela é uma doença silenciosa, a doença no fígado a chamada gordura no fígado, ela pode aparecer através do álcool de quem ingere bebida alcoólica, mas ela pode acontecer também em pessoas que nunca colocaram uma gota de álcool na boca que é chamada a esteatose hepática não alcoólica.

Esteatose hepática não alcoólica pode ser de três tipos:

  • Grau 1
  • Grau 2
  • Grau 3

Existem pessoas com doenças no fígado já em grau avançado, mas também pessoas que estão no início, o que é chamada grau 1, e ela tem praticamente não tem sintomas.

Como ela não tem sintomas do início, a pessoa vai convivendo com essa gordura no fígado mais lá na frente ela vai ter consequências sérias.

A esteatose hepática não alcoólica a chamada gordura no fígado está muito relacionado com a questão da obesidade, diabetes, quem tem colesterol alto e quem tem triglicerídeos alto.

Certeza que você conhece alguém que tem problema de triglicerídeos alto na família, pessoas que estão com a circunferência abdominal, aquela pança bem avantajado, pessoas obesas com diabetes.

Então são essas pessoas que são as maiores candidatas a ter gordura no fígado e elas devem ser investigadas.

Então se você foi diagnosticado com gordura no fígado quer saber se dá algum sintoma o que que eu posso sentir o que que pode acontecer comigo, vamos falar sobre alguns sintomas da gordura no fígado básicos e clássicos que pode acontecer quem tem esta doença.

Quais são os sintomas da gordura no fígado?

Quais são os sintomas da gordura no fígado?

Náuseas enjoos

Um deles bastante comum são náuseas enjoos, pessoas que tudo que vão comer fica um pouco nauseado, come a comida mais gordurosa sente aquela náusea e vontade de vomitar.

Isso é um sinal de alerta para a presença de gordura no fígado.

Dor no fígado

O fígado ele se localiza no lado direito do corpo, logo aqui abaixo da costela

Pessoas que sente uma dor do lado direito, perto da costela e senti um pouco de distensão abdominal de empachamento, é uma queixa muito comum, dor no lado direito, o que pode ser do fígado, mas também pode ser da vesícula.

E aquela sensação de empachamento, a pessoa come, para que a comida não desceu, a comida fica pesando no estômago

Isso é um sinal, pode ser um sinal de gordura no fígado.

Pele amarelada

A pele amarelada em estágios mais avançados da doença a pele pode ficar amarelada pelo acúmulo de icterícia, que é uma pigmento amarelado da bile que se acumula na pele e nas mucosas principalmente no olho, a pessoa fica com aquela pele amarelada.

A pessoa pode sentir também tremores nas mãos, prurido que é coceira no corpo todo, que também está relacionado a icterícia. São sinais e sintomas que quem tem deve ficar alerta deve procurar um médico, deve procurar um profissional para auxiliar no diagnóstico e tratamento da gordura no fígado.

Cirrose

Algumas pessoas com doença hepática gordurosa desenvolvem complicações, incluindo cicatrizes hepáticas. A cicatriz hepática é conhecida como fibrose hepática. Se você desenvolver fibrose hepática grave, isso é conhecido como cirrose.

A cirrose pode causar sintomas como:

  • perda de apetite
  • perda de peso
  • fraqueza
  • fadiga
  • hemorragias nasais
  • comichão na pele
  • pele e olhos amarelos
  • aglomerados de vasos sanguíneos em forma de teia sob a pele
  • dor abdominal
  • inchaço abdominal
  • inchaço das pernas
  • aumento de mama em homens
  • confusão

O que a gordura no fígado pode causar?

A gordura no fígado ela pode evoluir para uma cirrose hepática sem você nunca ter colocado uma gota de álcool na boca.

A cirrose hepática é Irreversível, as células do fígado quando ela se enchem de gordura e elas vão morrendo cada vez mais, elas não conseguem se regenerar.

O fígado ele responsável por inúmeras funções do nosso corpo, principalmente a produção de hormônios, o acúmulo de vitaminas acontece no fígado, vitamina A vitamina B12, vitamina K, vitamina E, todas as vitaminas elas se acumulam no fígado.

Então quando o fígado ele está cheio de gordura o metabolismo ele não consegue funcionar direito e as suas funções vitais ficam prejudicadas.

Quem toma muito remédio fica se auto medicando também prejudica ainda mais essa função do fígado, um fígado entupido cheio de toxinas e com muita gordura acumulada ele fica um fígado lento transforma o seu metabolismo no metabolismo super lentificado.

Você não consegue nem queimar gordura, a pessoa com gordura no fígado vai cada vez mais ficar com sobrepeso, cada vez mais com excesso de peso.

Quais as doenças que a gordura no fígado pode causar?

Quem tem gordura no fígado são fortes candidatos a terem problemas sérios de saúde como:

  • Doenças cardiovasculares
  • AVC
  • Diabetes
  • Resistência à insulina
  • Infarto
  • Problema cardíaco

A pessoa que tem gordura no fígado é uma verdadeira bomba ambulante, a qualquer momento ela pode explodir e pode complicar, por isso que ela é uma doença que precisa se olhado com bastante cautela e tem que ter o tratamento correto.

Como diagnosticar a gordura no fígado?

Como diagnosticar a gordura no fígado?

Mas algumas pessoas devem estar perguntando, como que eu faço para saber se eu tenho gordura no fígado?

Primeiro você tem que olhar para você mesmo, como é que você está o seu estado de saúde hoje, você tá com sobrepeso, está um pouquinho de acesso de açúcar no sangue, você tem colesterol alto, tem triglicerídeos alto, você tem a circunferência abdominal um pouco avantajado, batendo direto cansaço, náuseas.

Se você se enquadra um pouco nesse perfil você deve ficar atento e procurar um profissional para fazer o seu diagnóstico de gordura no fígado, um possível diagnóstico.

Para fazer o diagnóstico correto você deve fazer um ultrassom de abdômen, o médico vai lá e passa um gelzinho na sua barriga para localizar enxergar o seu fígado e analisar se tem ou não gordura no fígado.

Não dói, é um exame super tranquilo e o médico vai analisar se tem ou não, às vezes quando é no estágio muito inicial da gordura no fígado principalmente no grau 1, as vezes o médico não consegue localizar, ai precisa sr feito uma ressonância magnética do fígado ou então uma tomografia.

É também feito exames de sangue para avaliar a função do fígado, que é chamado de:

  • TGO ( AST ou SGOT ou GOT)
  • TGP (ALT ou SGPT ou GPT)
  • Gama GT (GGT)

Com esses exames o médico avalia se a função do fígado está alterado.

Outros exames bem característico que também pode indicar que o fígado está prejudicado é a Ferritina, você também conhece algumas pessoas que tem a Ferritina alta.

A ferritina alta tá caracterizando destruição de células do fígado. O fígado ele armazena o ferro dentro dele na forma de ferritina, quando essa Ferritina está alta no sangue significa que tá tendo destruição das células do fígado, aí quando você vai lá fazer o exame a ferritina tá alta

Então esse é um sinal também dia que você está fazendo coisas erradas para acumular gordura no seu fígado.

Agora que você já sabe do que se trata gordura do fígado, que ela é uma doença séria, e como que você faz para diagnosticar gordura no fígado, deve estar se perguntando, e agora que eu eu faço? Como me livrar dessa gordura no fígado urgente?

Se você quer ser uma pessoa saudável e que viver muitos anos, vou te dizer que é super simples, não existe nenhum medicamento mirabolante que vai tratar gordura no fígado, mas ao mesmo tempo é um desafio.

A gordura no fígado para tratar ela é basicamente alimentar, os remédios eles vêm alguns remédios fitoterápicos para ajudar nessa perda da gordura no fígado mas se você não mudar alimentação a gordura no fígado não vai sair.

Umas coisas principais e que elas funcionam de verdade é você parar de ingerir frutose, a fruta ela tem fibras mas o suco de fruta ele é um dos principais causadores da gordura no fígado, porque quando você ingere o suco de frutas sem as fibras da fruta, essa glicose ela vai direto para o fígado aumentando de cada vez mais a quantidade de gordura que tem no fígado.

O ideal é que você elimine da sua vida sucos de frutas, principalmente os de caixinha, elimine também açúcar, o açúcar em excesso também vai causar mesma coisa, aumentar insulina e aumentar o depósito de gordura no fígado, carboidratos refinados, como os biscoitos, bolos, massas os refrigerantes, tudo isso você deve abolir a sua vida.

Não adianta nada você vir colocar alimentos saudáveis, alimentos que vão fazer um detox com seu fígado se você não tirar na sua vida os alimentos que estão causando essa gordura no fígado.

E de consequência Você mudando a sua alimentação Você ainda vai conseguir emagrecer, vai sair da zona de risco, vai melhorar a sua sensibilidade à insulina e vai conseguir tratar essa gordura no fígado.

Quais alimentos melhoram a gordura no fígado?

Esta lista de alimentos para a gordura no fígado são todos os alimentos super fáceis de achar no supermercado, você deve pegar a sua listinha leva para o supermercado faz as suas compras e coloca isso na sua prática diária.

Sua saúde vai agradecer a gordura no fígado vai desaparecer e você vai ser uma pessoa que vai conseguir viver melhor.

  • Tomate
  • Cenoura
  • Espinafre
  • Toranja ou Laranja
  • Repolho
  • Nozes
  • Cúrcuma
  • Abacate
  • Maçã
  • Alho

10 melhores alimentos para o fígado

1. Tomate

Primeiro alimento bastante comum contra a gordura no fígado é a tomate, é um alimento assim super comum que é rico em glutationa um antioxidante que ajuda as enzimas do seu fígado a trabalhar melhor e a eliminar essa gordura.

2. Cenoura

Outro alimento contra a gordura no fígado é a cenoura. Também bastante comum no supermercado rica em glutationa, que é um antioxidante

3. Espinafre

Espinafre que também é rico do antioxidante chamado glutationa, um sistema de antioxidante que existe dentro do nosso corpo que faz um verdadeiro detox então consumir espinafre diariamente ou semanalmente vai te ajudar a limpar esse fígado.

4. Toranja ou Laranja

Toranja, mas também pode ser a laranja, que elas são ricas em vitamina C. Vitamina C também é um poderoso antioxidante para o seu fígado.

Na realidade todos os alimentos que são ricos em antioxidantes eles vão agir causando a detoxificação do seu fígado.

5. Repolho

Repolho é outro vegetal bastante comum no supermercado você pode consumir todos os dias que vão te ajudar a desintoxicar esse fígado.

6. Nozes

Nós temos nozes também bastante comum. Ela é rica em arginina e arginina também estimula as enzimas do fígado a trabalhar em melhor e a desintoxicar esse fígado.

7 Açafrão ou Cúrcuma

A especiaria preferida do fígado é a cúrcuma, também chamada de açafrão você deve colocar na sua alimentação todos os dias. A cúrcuma além de ser um antioxidante desintoxicar o fígado ela protege você do câncer, ela é anti câncer principalmente o câncer de mama.

E você deve usar cúrcuma de preferência associada com alguma pimenta, para melhorar absorção da curcuma no seu estômago você deve associar a pimenta.

8. Abacate

O abacate também bastante comum nos supermercados rico também na enzima glutationa que vai causar um detox no seu fígado.

9. Maçã

A maçã que é outro alimento também bastante comuns em supermercados e ela é rica em pectina que ajuda também na desintoxicação do fígado.

10. Alho

O alho é rico em enxofre, o enxofre também estimula enzimas do fígado a trabalharem melhor.

Piores alimentos para o fígado

  • Álcool – O álcool é a principal causa de doença hepática gordurosa, bem como de outras doenças hepáticas.
  • Açúcar adicionado – Fique longe de alimentos açucarados, como doces, biscoitos, refrigerantes e sucos de frutas. O alto nível de açúcar no sangue aumenta o acúmulo de gordura no fígado.
  • Alimentos fritos – Estes são ricos em gordura e calorias.
  • Sal – Comer muito sal pode fazer seu corpo reter o excesso de água. Limite o sódio a menos de 1.500 miligramas por dia.
  • Pão branco, arroz e macarrão – Branco geralmente significa que a farinha é altamente processada, o que pode aumentar o açúcar no sangue mais do que grãos inteiros devido à falta de fibras.
  • Carne vermelha – As carnes bovinas e deliciosas são ricas em gordura saturada.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *