Gastrite e Úlcera, O que são, Riscos que Causam, Como Curar

Gastrite e Úlcera, O que são, Riscos que Causam, Como Curar

Ambos considerados problemas que merecem atenção redobrada a gastrite e a úlcera precisam ser diagnosticados o quanto antes e tratados com todo o cuidado. Dessa maneira, a possibilidade de evoluírem para algo mais grade é baixa. 

Pensando nisso, conheça mais sobre as doenças e algumas indicações de como controlá-las. Mas lembre-se: se sentir qualquer desconforto no estômago fora do comum, procure um especialista e siga à risca suas indicações!

Cuidado! O uso de antiácidos melhora, por um curto prazo, o sintoma da azia. Mas o consumo indiscriminado pode resultar em sintomas como diarreia, alterações no metabolismo do cálcio (um elemento importante para os ossos) e retenção de magnésio (que pode levar a complicações graves em pacientes com problemas renais).

O que é a gastrite? 

Ela se trata de uma inflamação que ocorre na parede do estômago. Os sintomas mais comuns são azia e má digestão, com sangramento ou não do tubo digestivo. Os alimentos em si não causam gastrite, mas alguns devem ser evitados no caso do indivíduo ter histórico desta doença ou durante a crise. 

A maioria dos casos crônicos não apresenta sintomas. Já na gastrite aguda, quando existem queixas, são muito variadas: 

  • Azia
  • Dor em queimação no abdômen 
  • Perda do apetite
  • Náuseas
  • Vômitos 
  • Sangramento digestivo

Nos casos complicados, demonstrado pela evacuação de fezes pretas e vômitos com sangue (hematêmese).

A gastrite é a inflamação da camada mais interna do estômago

Durante a endoscopia do paciente com gastrite é possível identificar vermelhidão e presença de lesões em números variados na parede do estômago.

Úlcera tem tratamento?

Úlcera tem tratamento?

A úlcera péptica gástrica ou duodenal ocorre em muitas pessoas, e pode ser identificada por meio do exame chamado endoscopia. Atualmente, sabe-se que a Helicobacter Pylori (gastrite) é a grande vilã causadora da maioria das úlceras. 

Após seu diagnóstico, é preciso tomar a medicação indicada pelo gastroenterologista e evitar a ingestão de café, chá mate, chá preto, bebidas à base de cola, alimentos com muito tempero, gorduras, frituras e frutas ácidas como laranja, limão, entre outras, por que aumentam a secreção ácida do estômago. 

O leite ajuda ou piora a gastrite?

O leite, logo assim que ingerido, normalmente reduz os sintomas gerados pela gastrite, pois, como seu PH é elevado, reduz a acidez estomacal, Entretanto, essa situação se inverte quando o organismo começa a fazer a sua digestão. 

Ele possui proteínas que estimulam a liberação de suco gástrico e, com isso, piora o quadro geral de gastrite. Se a pessoa apresentar qualquer reação negativa ao consumo de leite, como, por exemplo, a intolerância à lactose, o quadro pode ser agravado.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *