Freekeh: O Super Grão que não Pode Faltar em sua Alimentação

Freekeh: O Super Grão que não Pode Faltar em sua Alimentação

O trigo verde é um supergrão que chegou para potencializar sua alimentação. o Freekeh não é bem uma novidade, pois já existe há muitos anos. Ele já é conhecido no Líbano, Síria, Jordânia e Egito a mais de 4 mil anos. Mas apareceu por aqui recentemente e já está fazendo sucesso nos pratos de quem quer ter uma alimentação saudável e, de quebra, perder alguns quilinhos. Como surgiu o Freekeh O nome Freekeh nasceu de seu processo de preparo. Ele começa com a colheita de trigo ainda jovem, suave e verde. Em seguida, é seco ao sol antes de ser assado em fogo aberto. Uma vez torrado, o trigo passa por um processo de debulha e fricção proporcionando uma cor uniforme, textura e sabor. É esse processo que se chama 'freekeh' derivado da palavra árabe Tariki que significa esfregou. O super grão Um dos motivos para esse alimento está em ascensão e começar a aparecer em diversos restaurantes e pratos é ele ser considerado um superalimento. Possui alto teor de proteína quando comparado com outros cereais, tem pelo menos quatro vezes mais fibra do que alguns cereais semelhantes, e principalmente em fibra insolúvel. Possui também um baixo índice glicêmico. O…

O trigo verde é um supergrão que chegou para potencializar sua alimentação.

o Freekeh não é bem uma novidade, pois já existe há muitos anos. Ele já é conhecido no Líbano, Síria, Jordânia e Egito a mais de 4 mil anos.

Mas apareceu por aqui recentemente e já está fazendo sucesso nos pratos de quem quer ter uma alimentação saudável e, de quebra, perder alguns quilinhos.

Como surgiu o Freekeh

O nome Freekeh nasceu de seu processo de preparo. Ele começa com a colheita de trigo ainda jovem, suave e verde. Em seguida, é seco ao sol antes de ser assado em fogo aberto.

Uma vez torrado, o trigo passa por um processo de debulha e fricção proporcionando uma cor uniforme, textura e sabor.

É esse processo que se chama ‘freekeh’ derivado da palavra árabe Tariki que significa esfregou.

como consumir o Freekeh

O super grão

Um dos motivos para esse alimento está em ascensão e começar a aparecer em diversos restaurantes e pratos é ele ser considerado um superalimento. Possui alto teor de proteína quando comparado com outros cereais, tem pelo menos quatro vezes mais fibra do que alguns cereais semelhantes, e principalmente em fibra insolúvel.

Possui também um baixo índice glicêmico. O Freekeh Também é uma boa fonte de zinco e ferro. Por possuir uma grande quantidade de fibras em sua composição, o Freekeh pode ser considerado um bom aliado na dieta, pois a ingestão de fibras promove uma absorção mais lenta do alimento, dá saciedade e ainda melhora o trânsito intestinal.

Além disso, o trigo verde também apresenta um índice Glicêmico bem baixo, o que também auxilia no emagrecimento, por não gerar altos picos de glicemia.

O novo queridinho tem alto teor de proteínas, grande quantidade de fibras alimentares e baixo Índice glicêmico. Além disso, o Freekeh possui amido resistente, sendo considerado um prebiótico.

Como consumir o Freekeh

O trigo verde é um alimento bem versátil e pode ser incrementado de diversas formas na alimentação. A medida é colocar 1 xícara de chá dele para 2 e meia de água. Espere ferver e amolecer.

Esse tempo varia entre 15 e 20 minutos. Pode ser misturado às saladas, risoto, sopa, como acompanhamento e até como trigo integral em receitas.

Uma ótima dica para o consumo, torrar o Freekeh em uma frigideira, para ser consumido descascado como se fosse um amendoim.

Qual a quantidade que posso consumir de Freekeh

A quantidade diária vai variar de pessoa e de objetivo, mas ele pode ser consumido diariamente em substituição ao arroz, quinoa, macarrão e arroz integral.

A quantidade consumida diariamente pode variar de 40 a 60g/dia. Por conter glúten, o Freekeh não pode ser consumido por quem tem doença celíaca.

Quanto é possível emagrecer comendo Freekeh

Ele é muito bom pra auxiliar na saciedade. Se você utilizar o Freekeh como substituto do arroz integral ou do arroz branco, por ele conter mais fibras e conter índice Glicêmico menor, é possível perder de 1-2kg e com certeza terá um aumento da massa magra e redução de gordura por diminuir pico de insulina.

Para emagrecer de forma saudável é necessário mudar seus hábitos, aumentar a atividade física e escolher um plano alimentar saudável.

Estima-se que com a adoção de exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis, a perda de peso pode ser entre 2-5 kg dependendo do tipo de tratamento, idade e sexo.

Receitas com freekeg

Receitas com freekeg

Sopa de trigo verde

ingredientes

  • 1 xícara de chá freekeh cozido (grão inteiro ou rachado)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola bem picadinha
  • 150 g de frango desfiado
  • 1 colher de chá de alho
  • 1,5 l de caldo de legumes ou galinha
  • 2 xícaras de chá de espinafre
  • 1 colher de sopa de limão
  • 1 tomate em cubos
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

modo de preparo

Aqueça o óleo em uma panela e grelhe as cebolas e o alho. Acrescente o frango e deixe dourar. Adicione o freekeh e mexa bem.

Lentamente, adicione caldo de galinha e cozinhe por 20 minutos ou até que os grãos estejam macios.

Quando estiver pronto para servir, adicione o tomate, o suco de limão, folhas de espinafre e tempere a gosto. Cozinhe por mais 5 minutos. Sirva quente em tigelas de sopa.

Salada de freekeh com salmão

ingredientes

  • 1 xícara de freekeh cozido
  • 1 filé de salmão grelhado e desfiado
  • 2 tomates médios
  • ½ pepino médio
  • 1 cebolinha
  • ½ pimentão vermelho pequeno
  • salsa fresca a gosto
  • ¼ de xícara de chá de hortelã fresca

molho

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • suco de 1 limão
  • 1 colher de chá de mostarda francesa
  • 1 dente de alho esmagado
  • sal marinho e pimenta-preta a gosto

modo de preparo

Pique todos os legumes e ervas. Em uma tigela grande, acrescente todos os ingredientes e misture bem. Misture os ingredientes do molho e despeje sobre a salada.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *