Farinha de Grão de Bico, Veja o Poder desta Farinha na sua Dieta

Farinha de Grão de Bico, Veja o Poder desta Farinha na sua Dieta

Já sabemos que a tapioca é ótima para quem deseja chapar a barriga. Mas, se você procura uma alternativa tão boa quanto e que também não contenha glúten, pode apostar nas panquecas feitas com a Farinha de Grão de Bico!

A farinha de grão de bico lhe traz bem estar

A Farinha de Grão de Bico além de ser uma boa fonte de proteína, nutriente importante para a formação muscular e de enzimas, o grão-de-bico fomece zinco, magnésio, ferro e potássio. É também rico em triptofano, um aminoácido essencial que deve ser adquirido pela alimentação, que atua em conjunto a outros nutrientes na produção da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar e satisfação, além de auxiliar no sono.

Estudos demonstram que níveis normais de serotonina causam saciedade precoce e redução na necessidade de consumir açúcar, o que pode auxiliar na dieta.

A farinha de grão de bico dá mais saciedade

Os alimentos com alto índice glicêmico (IG), como é o caso da tapioca, são absorvidos rapidamente pelo organismo, dando uma sensação de saciedade temporária.

O índice glicêmico da tapioca é 115, enquanto do grão-de-bico cozido é apenas 31. E isso quer dizer que o grão-de-bico contém mais fibras e aminoácidos, enquanto a tapioca, em sua maior parte é carboidrato e, por isso, eleva a glicemia mais facilmente.

Portanto, o grão-de-bico é perfeito para quem quer emagrecer, já que as fibras alimentares ajudam a regular o intestino e mantêm a fome longe por mais tempo. Lembrando que, para reduzir o índice glicêmico da tapioca, basta adicionar a chia!

Farinha de grão de bico com chia

Farinha de Grão de Bico, Veja o Poder desta Farinha na sua Dieta

Com tantos benefícios, é impossível não se apaixonar pela panqueca de grão-de-bico, não é mesmo? Mas lembre-se que, embora ela surpreenda pelo elevado teor de proteínas, a tapioca, que é feita com a Farinha de Grão de Bico, é boa fonte de carboidratos, portanto, as duas opções se complementam e devem fazer parte do seu cardápio!

Receita com farinha de grão de bico

Panqueca de grão-de-bico

Tempo de preparo: 10 minutos

ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de Farinha de Grão de Bico temperada com salsinha, sal, coentro ou outros temperos de sua preferência
  • 3/4 de xícara (150ml) de água
  • Óleo para untar a frigideira

modo de preparo

Misture em uma tigela a farinha com a água, mexendo até que forme uma massa homogênea. Unte uma frigideira antiaderente com óleo e aqueça. Com uma concha, modele os discos de panqueca. Depois, acrescente o recheio de sua preferência, cubra com molho e volte ao forno para aquecer. Sirva em seguida.

Como preparar a farinha de grão de bico

Além da panqueca, a farinha do grão-de-bico também pode ser consumida de diferentes maneiras como no preparo de hambúrguer, quiche, sopas e até para substituir a tradicional farinha de trigo em algumas receitas.

Para preparar, é simples: deixe o grão-de-bico de molho de 8 e 12 horas, trocando a água algumas vezes. Escorra e leve-os para assar em forno preaquecido a 180oC por 40 minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para não queimar. Deixe esfriar e bata no liquidificador até virar uma farinha.

Passe pela peneira e volte ao forno baixo por 15 minutos para secar totalmente (mexa a cada 5 minutos com uma espátula). Espere esfriar e guarde em um vidro bem fechado.

Tabela nutricional da farinha de grão de bico

Quantidade por 100 gramas
Calorias 338
Gorduras Totais 7g
Gorduras Saturadas 0,7g
Gorduras Poliinsaturadas 3g
Gorduras Monoinsaturadas 1,5g
Colesterol 0 mg
Sódio 64 mg
Potássio 846 mg
Carboidratos 58g
Fibra Alimentar 11g
Açúcar 11g
Proteínas 22g
Vitamina A 41 IU
Cálcio 45 mg
Vitamina D 0 IU
Vitamina B12 0 µg
Vitamina C 0mg
Ferro 4,9mg
Vitamina B6 0,5mg
Magnésio 166mg
Gostou? Então Compartilhe a Matéria

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*
E-mail*