Efeito Sanfona, o que é, como Evitar, suas Causas e Efeitos

Efeito Sanfona, o que é, como Evitar, suas Causas e Efeitos

Quer evitar o efeito sanfona, aprenda a Comer com prazer e sabedoria, este é o segredo Sabe aquela escapadinha da dieta, o pedaço de  pizza que comeu a mais ou a feijoada do almoço de domingo? Na verdade, não são essas atitudes responsáveis pelos quilos a mais na balança, mas sim a forma como você encara isso.  E a ciência explica: alimentar-se com prazer e consciência é o caminho mais fácil para ficar de bem com o corpo! Coma Sem culpa para acabar com o Efeito Sanfona Segundo uma pesquisa da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, que avaliou 300 voluntários, a maneira como as pessoas encaram os alimentos é o que influencia no aumento de peso.  No estudo, aqueles que se sentiam culpados tinham menos controle na hora de comer e falharam em manter o peso, enquanto os que sentiam prazer ao se alimentarem se mantinham bem mais saudáveis.  A ciência mostra que comer com culpa nos faz comer mais. Portanto, na hora de montar o prato, o com portamento é tão importante quanto o peso das calorias. Ao fazer as pazes com a comida e redescobrir o prazer de comer sem culpa e sem medo, é possível resgatar…

Quer evitar o efeito sanfona, aprenda a Comer com prazer e sabedoria, este é o segredo

Sabe aquela escapadinha da dieta, o pedaço de  pizza que comeu a mais ou a feijoada do almoço de domingo? Na verdade, não são essas atitudes responsáveis pelos quilos a mais na balança, mas sim a forma como você encara isso. 

E a ciência explica: alimentar-se com prazer e consciência é o caminho mais fácil para ficar de bem com o corpo!

Coma Sem culpa para acabar com o Efeito Sanfona

Segundo uma pesquisa da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, que avaliou 300 voluntários, a maneira como as pessoas encaram os alimentos é o que influencia no aumento de peso. 

No estudo, aqueles que se sentiam culpados tinham menos controle na hora de comer e falharam em manter o peso, enquanto os que sentiam prazer ao se alimentarem se mantinham bem mais saudáveis. 

A ciência mostra que comer com culpa nos faz comer mais.

Portanto, na hora de montar o prato, o com portamento é tão importante quanto o peso das calorias. Ao fazer as pazes com a comida e redescobrir o prazer de comer sem culpa e sem medo, é possível resgatar o equilíbrio do organismo e ficar de bem com a balança.

Perder peso de maneira sustentável é a consequência disso, e pode ser um processo lento com altos e baixos.

Coma melhor, não menos

Coma melhor, não menos 

Em vez de cortar alimentos da dieta, procure diversificar e privilegiar alimentos menos processados, e cuidado com a adesão de um cardápio restritivo e monótono.

A ciência mostra que 80 a 95 % de quem fez uma dieta restritiva voltou a engordar

Esse tipo de dieta, são aquelas que reduzem quantidades ao ponto de a pessoa passar fome, ou as que eliminam grupos alimentares inteiros, como os carboidratos, e levam ao temido efeito sanfona.

Pesquisas apontam que os adeptos das dietas restritivas acabam aumentando o apetite e modificam o seu metabolismo, deixando-o lento.

Porém, como são insustentáveis de serem seguidas por muito tempo, na pausa, as pessoas voltam ao peso anterior ou até ultrapassam. E isso acontece porque parte do corpo não entende essa mudança repentina na alimentação como algo benéfico.

O seu cérebro não percebe a perda de peso como um sucesso de beleza, percebe como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteger você.

Dicas para perder peso com sucesso

  • Evite dietas restritivas, opte pela reeducação alimentar a longo prazo
  • Faça as pazes com a comida, saboreie sem culpa
  • Coma alimentos verdadeiros, ou com o mínimo de processamento
  • Invista na culinária familiar , organize sua cozinha e coloque a mão na massa

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *