Dieta do Arco Íris: Cardápio, Benefícios, Como fazer, Alimentos

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Dieta do Arco Íris: Cardápio, Benefícios, Como fazer, Alimentos

Você provavelmente já conhece a frase "coma o arco-íris". Mas você já ouviu falar sobre a dieta do arco-íris? Aqui está um guia para iniciantes deste plano alimentar que combina alimentos variados. O que é uma dieta arco-íris? Criada pela nutricionista Dra. Deanna Minich, a dieta do arco-íris é "um sistema colorido, inteligente e intuitivo para reunir sua comida e sua vida de uma maneira holística que lhe traz vitalidade, energia e paz de espírito". Frutas e verduras obtém sua cor dos micronutrientes que contêm. Vitaminas e fitonutrientes responsáveis ​​por fornecer esses tons coloridos variam em todas as fontes vegetais. É por isso que é tão importante para você comer todas as cores do arco-íris. Portanto, uma "dieta arco-íris" é abundante em todas as cores nutricionais essenciais para a saúde ideal. Como funciona a dieta do arco íris?  Bem, é isso - não é exatamente uma abordagem única. A dieta promove “alimentos integrais coloridos e suplementos naturais” e defende os benefícios de comer uma variedade de frutas e legumes de cores vivas. Mas exatamente quais alimentos você deve comer depende de qual dos sete sistemas de saúde em que você está trabalhando. O que você quer dizer com “sistemas de…

Você provavelmente já conhece a frase “coma o arco-íris”. Mas você já ouviu falar sobre a dieta do arco-íris? Aqui está um guia para iniciantes deste plano alimentar que combina alimentos variados.

O que é uma dieta arco-íris?

Criada pela nutricionista Dra. Deanna Minich, a dieta do arco-íris é “um sistema colorido, inteligente e intuitivo para reunir sua comida e sua vida de uma maneira holística que lhe traz vitalidade, energia e paz de espírito”.

Frutas e verduras obtém sua cor dos micronutrientes que contêm. Vitaminas e fitonutrientes responsáveis ​​por fornecer esses tons coloridos variam em todas as fontes vegetais. É por isso que é tão importante para você comer todas as cores do arco-íris. Portanto, uma “dieta arco-íris” é abundante em todas as cores nutricionais essenciais para a saúde ideal.

Como funciona a dieta do arco íris? 

Bem, é isso – não é exatamente uma abordagem única. A dieta promove “alimentos integrais coloridos e suplementos naturais” e defende os benefícios de comer uma variedade de frutas e legumes de cores vivas. Mas exatamente quais alimentos você deve comer depende de qual dos sete sistemas de saúde em que você está trabalhando.

O que você quer dizer com “sistemas de saúde?” Segundo Minich (que diz que usa as tradições das Índias Orientais e antigas como estrutura), existem sete sistemas que representam todos os órgãos do corpo e cada sistema corresponde a uma cor de o arco-íris. 

Por exemplo, o “sistema de incêndio” governa seu sistema digestivo e inclui estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e intestino delgado. Para nutri-lo, você deve comer alimentos amarelos como bananas, gengibre, limão e abacaxi. 

O “sistema da verdade” está posicionado nas glândulas supra-renais e corresponde à cor vermelha (ou seja, alimentos como toranja, beterraba, cerejas, tomates e melancia).

Quais são os alimentos que posso comer na dieta do arco íris

Quais são os alimentos que posso comer na dieta do arco íris? 

Todos os alimentos recomendados na dieta do arco-íris são frutas e legumes saudáveis. 

E embora Minich possa sugerir a incorporação de certas cores mais do que outras para ver qual sistema de saúde está fora de controle, ela diz que é importante incluir cada uma das sete cores de o arco-íris em sua dieta diariamente, o que nos parece bastante inteligente. 

Quem precisa de uma dieta arco-íris?

TODOS nós devemos prestar atenção à cor de nossos alimentos, especialmente se sabemos que não estamos recebendo variação suficiente em nossa dieta e queremos expandir a maneira como encaramos a incorporação de uma variedade de alimentos nutritivos em nossa dieta.

“Comer o arco-íris” é um passo na direção certa, especialmente considerando o foco em produtos frescos.

Não está claro o quanto de ciência e pesquisa está por trás do plano alimentar. Por exemplo, o gengibre é conhecido por aliviar a náusea, mas comer mais realmente ajudará alguém com dores crônicas na barriga? 

E o que dizer de outros alimentos (sem a cor do arco-íris), como carne, pão e, mais importante, chocolate? 

Essa dieta permite muitos nutrientes e fitoquímicos, que vários estudos mostram que está associado a um menor risco de algumas doenças.

Até agora, tudo bem. Mas ela também nos diz que, embora definitivamente recomende adicionar mais cor à sua rotina alimentar, ela não recomendaria seguir uma dieta específica baseada apenas em cores. 

E quanto a nós? Até que mais pesquisas estejam disponíveis, basta adicionar uma dessas saladas à rotação diária.

A dieta do arco íris é saudável?

Embora não exista um alimento ou nutriente saudável em particular que nos dê tudo o que precisamos, da mesma forma, nenhuma cor fornece todo o poder nutricional disponível.

A maravilha de tudo é que todas as cores encontradas nos alimentos, quer se trate de laranjavermelho, amarelo, verde, roxo/azul, e até mesmo branco, revela algo nutricionalmente bastante singular.  

Ao escolher uma variedade de cores em sua dieta, de preferência em cada refeição, você pode ter certeza de desfrutar de um rico e variado espectro de nutrientes e poderosos benefícios à saúde de antioxidantes.

6 Cores e alimentos que não podem faltar no cardápio da dieta do arco íris

6 Cores e alimentos que não podem faltar no cardápio da dieta do arco íris

1. Alimentos laranjas

  • Nutriente: curcuminóides
  • Boa fonte: açafrão, gengibre

Benefícios para a saúde: as propriedades antioxidantes da curcumina podem ajudar a combater as respostas negativas do corpo a alimentos ricos em gordura, ajudar a diminuir os radicais livres e combater invasores estrangeiros. Ele também fornece poderosas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e anticâncer.

  • Nutriente: beta-criptoxantina
  • Boas fontes: mamão, tangerina, pimentão, abóbora, laranja

Benefícios para a saúde: esse carotenóide fornece altas fontes de vitamina A e desempenha um papel importante na visão, aumenta o crescimento ósseo e celular e ajuda a evitar danos causados ​​pelos radicais livres no seu DNA.

  • Nutriente: alfa-caroteno
  • Boas fontes: batata doce, cenoura, abóbora, melão, tomate

Benefícios para a saúde: este poderoso anti-idade, que se converte em vitamina A no organismo, ajuda a impulsionar o sistema imunológico e é conhecido por prevenir vários tipos de câncer, incluindo câncer de pele e mama.

2. Alimentos Vermelhos

  • Nutriente: resveratrol
  • Boas fontes: vinho tinto, uvas vermelhas, amoras, mirtilos, cranberries

Benefícios para a saúde: o polifenol que faz maravilhas neutraliza os radicais livres e pode inibir a inflamação, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e promover também efeitos antienvelhecimento e anticâncer.

  • Nutriente: capsaicina
  • Boa fonte: chili peppers

Benefícios para a saúde: coisas quentes, de fato: isso ajuda a combater a fome e até queima algumas calorias, além de reduzir os níveis de insulina, o que ajuda a diminuir o risco de diabetes tipo 2. Também alivia a dor quando usado como uma pomada.

  • Nutriente: licopeno
  • Boas fontes: tomate, melancia, toranja rosa, pimentão vermelho, mamão, manga

Benefícios para a saúde: uma dieta rica em carotenóide pode reduzir o risco de muitos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, em até 35%. Também previne doenças cardíacas, diminuindo o colesterol ruim e oferece benefícios antienvelhecimento.

3. Alimentos amarelos

  • Nutriente: bromelina e papaína
  • Boa fonte: abacaxi, mamão

Benefícios para a saúde: as enzimas proteolíticas, bromelina e papaína, ajudam a aliviar a indigestão, reduzem a inflamação e o inchaço e podem aliviar alergias devido à alta resposta histamina.

  • Nutriente: limonóides
  • Boas fontes: citros

Benefícios para a saúde: estes são poderosos antioxidantes ricos em vitamina C, que podem ajudar a desintoxicar , diminuir o colesterol e proteger contra câncer de mama, pele, pulmão e estômago.

  • Nutrientes: luteína e zeaxantina
  • Boas fontes: milho, abóbora amarela

Benefícios para a saúde: esta dupla mantém os olhos fortes, protegendo a retina e reduzindo o risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade.

4. Alimentos Verdes

  • Nutriente: clorofila
  • Boas fontes: agrião, alho-poró, rúcula, salsa, folhas verdes escuras, couve, endro, coentro

Benefícios para a saúde: presente em praticamente todos os alimentos vegetais (mesmo pistácios!), Esse superalimento desintoxica todo o corpo, incluindo o fígado, promove a perda de peso, melhora a digestão e reduz o risco de muitos tipos de câncer.

  • Nutriente: apigenina e luteolina
  • Boas fontes: aipo, salsa, tomilho, alcachofra, espinafre, hortelã-pimenta

Benefícios para a saúde: as propriedades neuroprotetoras deste par podem combater doenças como a doença de Alzheimer, relaxam o sistema nervoso central e diminuem a pressão arterial. Também pode reduzir o risco de câncer de próstata, mama, estômago e bexiga, além de leucemia.

  • Nutriente: catequinas
  • Boa fonte: chá verde, maçãs verdes, peras verdes

Benefícios para a saúde: o consumo de folhas recém-fabricadas pode reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar a perda de peso e o metabolismo devido ao alto teor de EGCG (epigalocatequina-3-galato). 

Pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas ou condições neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

  • Nutriente: isotiocianatos
  • Boas fontes: couve, couve de Bruxelas, brócolis, couve chinesa e agrião 

Benefícios para a saúde: encontrados em muitos vegetais crucíferos, ajudam a eliminar o corpo de possíveis agentes cancerígenos, neutralizando-os e reduzindo seus efeitos negativos. Os isotiocianatos também exibiram atividades antioxidantes e anti-inflamatórios.

5. Alimentos roxos / azuis 

  • Nutriente: indóis
  • Boas fontes: couve-flor roxa, couve roxa, couve roxa

Benefícios para a saúde: todos os vegetais crucíferos são ricos em enxofre e indol-3-carbinol (IC-3), o que pode induzir dramaticamente efeitos benéficos no metabolismo do estrogênio. Este efeito benéfico tem o poder de reduzir bastante o risco de cânceres relacionados ao estrogênio, como câncer de mama, ovário e próstata.

  • Nutriente: ácido elágico
  • Boas fontes: mirtilos, sementes de romã, uvas roxas 

Benefícios para a saúde: este potente fitoquímico fornece alta atividade antioxidante para neutralizar os radicais livres, ajuda a diminuir os efeitos dos cânceres de mama relacionados ao estrogênio e pode interromper o crescimento de células cancerígenas e reduzir infecções virais e bacterianas.

  • Nutriente: antocianinas
  • Boas fontes: berinjela, uvas de concórdia, mirtilos, framboesas pretas, sabugueiro

Benefícios para a saúde: este antioxidante notável melhora muitas condições de saúde relacionadas a problemas urinários, pedras nos rins, distúrbios hepáticos, pressão alta, resfriados, gripes, doenças cardíacas, degeneração macular relacionada à idade e cataratas, além de muitos cânceres e muito mais.

6. Alimentos brancos

  • Nutriente: Alicina
  • Boas fontes: alho cru, cebola, cebolinha, cebolinha, alho-poró

Benefícios para a saúde: um poderoso medicamento natural contendo um composto de enxofre usado para tratar infecções, inflamação e hipertensão.  Verificou-se que os vegetais de Allium reduzem o risco de muitos cânceres, como câncer de estômago, esôfago, mama e próstata.

  • Nutriente: Beta Glucanos
  • Boas fontes: cogumelos (shiitake, reishi e maitake)

Benefícios para a saúde: uma fonte de fibra solúvel fortemente ligada à manutenção e redução dos níveis de colesterol, o que a torna extremamente eficaz na proteção contra doenças cardíacas. 

Os beta-glucanos  são usados ​​para impulsionar o sistema imunológico e são úteis no tratamento de condições como fadiga crônica, doença de Lymes, HIV / AIDS e muitos tipos de câncer.

  • Nutriente: Lignanas
  • Boas fontes: milho branco, castanha de caju, sementes de girassol, sementes de gergelim, feijão

Benefícios para a saúde: presentes em uma variedade de alimentos vegetais que fornecem uma alta fonte de fibra alimentar, beneficiando a saúde geral, incluindo as funções digestiva e cerebral .

 As lignanas bloqueiam os efeitos de cânceres relacionados ao hormônio, como câncer de mama, uterino, ovário e próstata.

Cardápio da dieta do arco íris

Cardápio da dieta do arco íris

Café da manhã

  • Verdes e azuis – Smoothie de abacate, agrião e mirtilo
  • Vermelhos, laranjas e amarelos – Fatias de banana, mamão e manga, cobertas com sementes de romã frescas

Almoço

  • Vermelhos, laranjas e amarelos – Sopa de cenoura, tomate e pimenta vermelha, com batata-doce assada e salada de radicchio
  • Folhas verdes – Salada de espinafre e alface, com abacate, sementes de abóbora, pepino picado, courgette fatiada e azeitonas verdes

Lanche

  • Hummus de feijão branco com flor de couve-flor crua
  • Verde – envoltórios de algas Nori cheios de abacate fatiado, alfafa e pepino fatiado

Jantar

  • Branco e roxo – salteados de cebola, alho, cogumelos, brócolis roxo, couve roxa e repolho branco, com feijão branco misto e kedney
  • Uma refeição completa do arco-íris – Salada verde frondosa de alface, agrião e chicória, coberta com abacate, pepino, pimenta vermelha e amarela, cenoura, abobrinha, tomate. . . e guarnecido com tiras de algas marinhas, flocos Nori, hortelã picada e sementes de romã.

Sobremesa

  • Azul – Figos roxos cortados em fatias com sorvete de mirtilo e amora

Alimentos permitidos na dieta do arco íris e seus benefícios

Alimentos nas cores vermelha

Frutas e legumes vermelhos ajudam a combater o câncer, reduzem o risco de diabetes e doenças cardíacas, melhoram a qualidade da pele e muito mais.

Dicas de alimentos de cor vermelha

  • pimentas vermelhas
  • Tomates
  • Morangos
  • Framboesas
  • Melancia
  • Maçãs
  • Cranberries
  • Cerejas
  • Uvas
  • Cebolas vermelhas
  • Romã
  • Beterraba

Alimentos nas cores amarela

Frutas e legumes alaranjados e amarelos melhoram a função imunológica, reduzem o risco de doenças cardíacas, promovem a saúde ocular e muito mais.

Dicas de alimentos de cor amarela

  • Laranjas
  • Toranja
  • Limões
  • Mangas
  • Mamão
  • Cenouras
  • Batatas doces
  • Abóbora (butternut, kabocha, delicata, bolota)
  • Abóbora amarela
  • Milho
  • Cantalupo
  • Pimentas laranja e amarelas
  • Beterraba dourada
  • Abacaxi
  • Pêssegos

Alimentos nas cores vermelha

Frutas e vegetais verdes estimulam o sistema imunológico, ajudam a desintoxicar o corpo, restauram energia e vitalidade e muito mais.

Dicas de alimentos de cor vermelha

  • Brócolis
  • Couve
  • alface romana
  • Couve
  • Couve de Bruxelas
  • Uvas verdes
  • Maçãs verdes
  • Espargos
  • Espinafre
  • acelga
  • Rúcula
  • Vagem
  • Ervilhas
  • Abobrinha
  • Kiwis
  • Abacate
  • Edamame

Alimentos nas cores azul e roxo

Frutas e legumes azuis e roxos combatem o câncer e inflamações indesejadas e ajudam a mantê-lo jovem

Dicas de alimentos de cor azul e roxo

  • Amoras
  • Amora silvestre
  • Uvas vermelhas (roxas)
  • Repolho roxo (roxo)
  • Berinjela
  • Ameixas
  • Ameixas secas
  • Figos

Alimentos nas cores branco e marrom

Frutas e legumes brancos e marrons protegem contra certos tipos de câncer, mantêm os ossos fortes e são uma escolha saudável para o coração.

Dicas de alimentos de cor branco e marrom

  • Couve-flor
  • Alho
  • Cebolas
  • Cogumelos
  • Batatas
  • Parsnips
  • Rabanete branco
  • Jicama

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