Dieta Cetogênica, Emagreça Rápido e com Saúde

Dieta Cetogênica, Emagreça Rápido e com Saúde

Vamos falar hoje de Dieta Cetogênica, você saberá o que é dieta cetogênica, dá para emagrecer com dieta cetogênica? Dá para ganhar músculo com dieta cetogênica? Como fazer dieta cetogênica e nesta matéria você verá pratos cetogênicos, como é que você pode fazer isso na prática, saberá sobre as origens, os benefícios da dieta cetogênica e as contra-indicações.

O que é a dieta cetogênica

Tem muita informação na internet, e foi pensando nisso que nessa matéria você verá somente assuntos baseado em evidência. A Dieta Cetogênica é muito simples é caracterizada pelo consumo bem baixo de carboidratos de forma que seu corpo começa a produzir corpos cetónicos e não mais depender das fontes de energia somente da glicose no sangue

Corpos cetónicos são metabolizados são criados no fígado através de ácidos graxos que a sua gordura estocado no corpo a gordura que você ingere também é quando seu corpo está utilizando basicamente a gordura estocada no corpo como fonte de energia e não mais dependendo somente no açúcar no sangue da glicose.

Muitas pessoas acham que carboidratos são as únicas fontes de energia para o corpo, carboidrato não são a maior fonte de energia do corpo.

Existem duas coisas na verdade, a primeira é que carboidratos exógenos ou seja, carboidrato que você ingere através da alimentação não são necessários para a vida humana, existem três macronutrientes, proteína, gordura e carboidrato existe em proteínas aminoácidos essenciais e sem gorduras assistenciais mas não existe no mundo carboidratos essenciais, resumindo, sua vida não depende do consumo de carboidratos.

O corpo precisa de glicose para funcionar o cérebro precisa de glicose, é verdade essa segunda coisa, o cérebro precisa de um pouco de glicose no corpo, mas o corpo tem uma super habilidade de criar a própria glicose que ele precisa através de processos como gliconeogênese.

Então você não precisa ingerir necessariamente carboidratos de forma externa, pois teu corpo ele foi desenhado para conseguir produzir carboidratos a quantidades que ele necessita, isso está comprovado na ciência, é simplesmente um fato.

Dieta Cetogênica, Emagreça Rápido e com Saúde

O que são corpos cetônicos e para que servem

Os dois principais corpos cetônicos são o Betahydroxybutirate e o Acetoacetate, nomes complicados né? mas continue lendo pois é importante entender isso caso esteja fazendo a Dieta Cetogênica.

Muitos estudos de importantes dizem que esses corpos cetônicos quando o corpo começa utilizados como fonte de energia, corpos cetónicos são como fosse um combustível de alta octanagem por seu corpo, onde seu corpo performa de forma melhor.

Existem estudos que quando o corpo se alimenta de Corpos cetónicos ele funciona de forma turbinado , o que não acontece com a glicose.

Outra coisa importante mencionar é que o nosso corpo está evolutivamente programado para fabricar corpos cetônicos, isso é uma coisa normal, todo corpo fábrica no dia a dia corpos cetônicos, é uma quantidade pequena e não é só quem faz a Dieta Cetogênica, mas todo corpo consegue fabricar, é um processo natural do corpo.

A dieta cetogênica é alguma dieta da moda e sem casos de estudo?

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar da Dieta Cetogênica, mas na verdade ela já vem sendo usada a muito e muito tempo.

A dieta cetogênica já era usada para fins terapêuticos na década de 20 para tratamento de epilepsia, como você pode ver se tratava de epilepsia com jejum completo.

Só que com o passar do tempo e começaram a pensar e viram que a dieta cetogênica que é bem baixo em carboidrato, bem alta em gorduras e moderada em proteínas comente.

Ela basicamente simula muitos benefícios do jejum completo é muito mais fácil as pessoas continuarem comendo de forma cetogênica do que fazer o jejum completo e ainda sim obter benefícios semelhantes então para epilepsia em particular a Dieta Cetogênica vem sendo usada há muito muito tempo.

A dieta cetogênica é caracterizada principalmente pelo aumento de produção do corpo de corpos Corpos cetónicos.

Temos aqui uma tabela que mostra a quantidade de Corpos cetónicos que seu corpo produz de acordo com vários estilos alimentares que variam em carboidratos.

Ketones
(mmol/L)
Moderate-carbohydrate diet
(fed state)
<0.1
Moderate-carbohydrate diet
(fed state)
0.1 to 0.3
Fasting
(weeks)
5 to 7
Very low-carbohydrate diet
(<50 g/day)
0.5 to 3.0
Very low-carbohydrate diet
(post-exercise)
1.0 to 5.0
Keto-acidosis
(insulin insufficiency)
10 to 20+

A direita estão os corpos cetônicos em quantidade e você percebe uma dieta moderada em carboidratos, o corpo basicamente não produz corpos cetônicos. A outra e uma dieta moderada de carboidratos, porem você comeu faz tempo e já está no estado de jejum, 0.1 a 0.3 é muito pouco, agora se você faz o jejum por semanas imagina uma duas três semanas de jejum prolongado, os corpos cetônicos aumentam bastante, de 5 a 7 aqui em milimol por litro.

Depois de uma dieta bem baixa em carboidrato tipo cetogênica -50 gramas de carboidrato por dia, de 0.5 a 3 milimol por litro de Corpos cetônicos que é uma quantidade razoável, e depois se você faz uma dieta bem baixa em carboidrato e você vai se exercitar depois exercícios você tem entre 1 e 5 milimol por litros de Corpos cetônicos são produzidos pelos o corpo.

A dieta cetogênica causa cetoacidose?

Muita gente fala de cetoacidose que é uma situação ruim, isso não tem a ver com o que estamos falando, não tem risco documentado que a Dieta Cetogênica causa cetoacidose.

Cetoacidose é um problema causado por outros fatores, e no caso olha as quantidades na tabela de Corpos cetônicos que precisa se caracteriza como cetoacidose, é mais do que o dobro da dieta cetogênica pós exercícios, de 10 a 20 ou mais milimols por litro, então não tem nada a ver uma coisa com a outra

Muita gente falar da dieta cetogênica e de Cetoacidose, e realmente a Cetoacidose é ruim, porém não é a Dieta Cetogênica o causador.

Como a dieta cetogênica funciona na prática

Em termos mais práticos, a dieta cetogênica é caracterizada pelo consumo mais alto de gordura, uma ingestão moderada de proteínas e o consumo bem baixo de carboidrato basicamente, basicamente assim, -75% gordura, -15% proteína e -5% de carboidrato, variações desse tipo de proporção mais ou menos.

Outra coisa que leva a cetose natural é o jejum, quanto você faz jejum o corpo consome os estoques de glicogênio que são a glicose estocada, ele consome tudo aquilo, nós temos muita gordura do corpo estoca, então o corpo começa a usar energia da sua gordura estocada através dos corpos cetônicos.

O corpo começa a metabolizar esta gordura estocada que temos por um bom motivo, as vezes na correria do dia a dia não comemos nos horários corretos, logo o corpo começa a pegar essa gordura estocada e utilizar ela, então você entra também cetose dessa forma. Em termos mais práticos, você pode imaginar que a Dieta Cetogênica tem um consumo mais alto em gorduras boas como o consumo de óleo de coco

, azeite de oliva, manteiga, abacate e nozes.

Tem um consumo moderado de gorduras de proteínas de qualidade, peixes, carnes e frutos do mar, frango e um consumo muito baixo de carboidrato, principalmente carboidratos vindo de folhas e legumes de baixo índice glicêmico, os carboidratos fibrosos.

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A dieta cetogênica emagrece?

A resposta é bem simples, sim, a dieta cetogênica emagrece. Está documentado claramente e muitos estudos que dieta cetogênica emagrece, pois a dieta cetogênica coloca em xeque um hormônio muito importante chamado insulina.

A insulina é um hormônio que estimula o armazenamento de gordura, então quando se consome poucos carboidratos, você acabar dando uma folguinha para a sua insulina que começa a funcionar de forma normal, melhorando e muito a Metabolização da gordura que está estocado no corpo.

E claro quando você faz Dieta Cetogênica focando a filosofia da alimentação saudável que é baseada em alimentos de verdade, você acaba se desintoxicando das substâncias comestíveis como, processados, e refinados e artificiais.

Existe um estudo atual, um ensaio Clínico randomizado, alto nível de evidência, onde randomizaram 25 pessoas obesas com diabete tipo 2 em 2 grupos durante 32 semanas. O primeiro grupo ia receber acesso a um programa online que iria guiar essas pessoas por uma dieta low carb (cetogênica) e dicas de estilo de vida.

O segundo grupo ia receber acesso a um programa online ensinando as pessoas um tratamento do padrão para diabéticos baseado na ideia de baixa gordura e com hábitos alimentares e estilos de vida de acordo com as diretrizes alimentares Americanas.

O resultado desse estudo que dividiu as pessoas em dois grupos, pessoas diabéticas tipo 2, dois grupos online recebendo informação, um iria fazer a Dieta Cetogênica e outro tratamento padrão para diabetes. Os resultado foi que mais da metade das pessoas do grupo do programa da dieta cetogênica abaixaram a hemoglobina glicada para menos de 6.5% , enquanto 0% das pessoas do grupo das diretrizes fez isso.

Hemoglobina glicada um grande marcador de saúde metabólica, quanto mais alta a pior para você então ele conseguirá baixar bastante no grupo da dieta cetogênica e nada no outro grupo que seguiu o tratamento padrão que no caso era com baixa gordura e alto consumo de carboidratos.

As pessoas do programa cetogênica perderam de 9.2 kg a 12.7 kg nesse tempo de estudo enquanto grupo das diretrizes perder 3 kilos ou até que ganhou 1.3 kg, a perder peso com a dieta cetogênica foi muito grande comparada a outra. Impressionante ainda você pode dizer: Mas é difícil seguir a dieta cetogênica!!! Veja oque este estudo mostrou.

A porcentagem das pessoas que desistira da intervenção cetogênica foi de 8% do grupo, enquanto do outro grupo que comia de acordo com as diretrizes foi de 46%, quase Metade das pessoas desistiram. É muito mais difícil seguir uma dieta baixa em gordura e alta em carboidratos, grãos e estas soluções que não trazem resultado do que seguir uma dieta cetogênica bem feita.

O que acontece com o corpo quando se faz dieta cetogênica?

  • o HDL sobe tipicamente
  • o colesterol total cai drasticamente
  • o triglicerídeos cai rapidamente, triglicerídeo é muito bom ter barco ele o marcador de problema quando é muito alto
  • o LDL baixou a razão entre colesterol total e HDL baixo
  • A glicose do sangue baixa muito

São muitos marcadores metabólicos que melhoraram bastante com a filosofia da dieta cetogênica bem feita, seguindo a filosofia da alimentação saudável que é baseada em alimentos de verdade.

Não adianta fazer Dieta Cetogênica comendo alimentos ruins pois você não vai terá os mesmos resultados.

Dá para ganhar músculos fazendo dieta cetogênica?

A resposta é sim, dá para ganhar músculo com dieta cetogênica, inclusive existem evidências interessantes mostrando o efeito anti-catabólico de preservação de músculo com é dieta cetogênica, e os corpos cetônicos e também tem evidências do estímulo anabólico da Dieta Cetogênica ou seja um efeito de construção de proteína construção de massa muscular.

Ainda assim tem muitos outros benefícios do uso da dieta cetogênica que vão Muito Além do Peso na verdade, como descrito anteriormente, epilepsia em grande parte melhorada pelos Dieta Cetogênica bem feito uma terapia nesse sentido, diabetes tipo 2 pode ser revertida com dieta cetogênica, melhoras cognitivas as pessoas têm problema mental ou tem até a pessoas com Alzheimer pode ter grande benefício, autismo, existe documentação na ciência sobre isso.

Corpos cetônicos são o combustível de alta octanagem para o corpo, são muito os benefícios.

Esse tipo de alimentação é feita pela NASA para os astronauta, também os Navy Seals, as pessoas que precisam mergulhar por grande período de tempo, exército americano também tem grandes estudos com o doutor D’Agostino que trabalha nesse nesse Campo que é muito interessante.

Tem grandes benefícios relacionados ao tratamento de câncer o Doutor Thomas Seyfried que é um grande pesquisador nas áreas têm ótima documentação sobre isso.

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Eu preciso seguir a dieta cetogênica por um grande período?

Não existe uma resposta para isso, algumas pessoas acham que sim, tem gente acha que não, tem gente que prefere fazer um ciclo, o importante é você testar e ver se se adapta bem a Dieta Cetogênica.

Como fazer a dieta cetogênica

Se você acha que é difícil seguir a dieta cetogênica se enganou, basicamente você tem que priorizar o consumo de gorduras naturais, tem que ter essas proteínas de forma moderada, reduzir bastante o consumo de carboidratos refinados e densos, você precisa priorizar carboidratos fibrosos como as folhas como os legumes.

Existem outros tipos de dieta cetogênica?

Existe dieta cetogênica e existe Dieta Cetogênica terapêutica para gente que tem câncer ou epilepsia, nestes casos é preciso tomar cuidado também com alto consumo de proteína porque, se você fazer uma dieta cetogênica com menos gordura e mais proteína o seu corpo consegue transformar proteína em glicose daí a produção de corpos cetônicos não é mais a mesma através da gliconeogênese.

Então se você vai fazer uma dieta terapêutica claro com acompanhamento médico, Ele irá possivelmente controlar sua ingestão de proteínas justamente para não estimular o corpo a produzir glicose e diminuir os corpos cetônicos, logo você irá ingerir muito mais gordura ao invés de proteína. Saiba mais no site da AFAB.

Veja quais os alimentos da dieta cetogênica são proibidos ou permitidos

Permitidos Proibidos
Carnes, peixes e ovos Arroz, macarrão, milho
Embutidos como presunto, linguiça e bacon Feijão, soja, ervilha, grão-de-bico
Azeite, óleos, manteiga, margarina Farinha de trigo, aveia
Queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcar Pão, torradas
Amendoim, noz, avelã, castanha Batata
Frutas Bolos, doces, biscoitos, chocolate
Legumes e verduras Açúcar e adoçantes
Sementes como linhaça, chia, girassol Achocolatado em pó, leite
Molhos como maionese e mostarda Pizza, lasanha, iogurtes com adição de açúcar

Cardápio da dieta Cetogênica

Esta tabela traz o exemplo de um cardápio completo de 3 dias da dieta cetogênica:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1 copo de chá verde + 2 ovos fritos na manteiga + 1 fatia de queijo coalho ou minas omelete feito com 2 ovos e recheio de legumes + 1 copo de suco verde 1 copo de abacate batido com iogurte natural e chia
Lanche da manhã 10 castanhas de caju 10 morangos + 2 col de sopa de creme de leite 2 fatias de mamão + 1 col de pasta de amendoim
Almoço/Jantar 200g de carne + salada verde + 3 col de sopa de abacate + azeite 200 g de frango com pele + 20 castanhas de caju + salada de legumes com azeite e gergelim 2 postas de peixe ao forno com legumes e azeite + molho 4 queijos
Lanche da tarde 1 copo de abacate batido leite de coco ou amêndoas + 1 col de farinha de linhaça 2 ovos fritos na manteiga + 1 fatia de queijo coalho ou minas 2 ovos mexidos com cogumelos e chia + 1 copo de chá verde
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