Urticária – 10 Dicas para Controlar a Comichão

Urticária – 10 Dicas para Controlar a Comichão

A urticária é a maneira da pele reagir às alergias, à irritação física, ao estresse, às emoções. Certas células especiais começam a liberar histamina, que provoca o extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos nas camadas mais profundas da pele. 

As placas urticadas, pruriginosas, que daí decorrem podem desaparecer em minutos ou horas, e muitas vezes em questão de dias. Mas com elas, talvez você não queira aparecer em público toda inchada e se coçando. 

Veja o que fazer para controlar a urticária

Como em tantos casos, o que funciona para uma pessoa pode não dar certo para outra. É preciso experimentar. 

Anti-histamínicos

Mesmo sem prescrição, se pode usar algum.O Benadryl (difenidramina) e outros como o Alergotox são muito usados em casos de resfriados e afecções com fundo alérgico. Advertência: os anti-histamínicos vão lhe deixar sonolento. 

Compressas frias

Ou banhos frios, são os melhores e não passam de tratamentos tópicos. Outra opção: esfregar cubos de gelo sobre as placas urticadas. A pele contrai os vasos e impede que inchem, evitando liberação de histamina. 

Embora o efeito seja temporário. E se a sua urticária decorre de tempo frio ou água fria, está sem sorte. Pois a água quente vai agravar. 

Solução de calamina

Esse adstringente é famoso por aliviar o prurido e tratar sintomaticamente a urticária. Como os adstringentes reduzem as secreções, podem impedir a saída dos vasos de líquido e histamina. Outras opções: aveleira e óxido de zinco.

Experimente a reação alcalina 

Tudo o que é alcalino pode ajudar a aliviar o prurido. Experimente leite de magnésia sobre a urticária. É menos espesso que a calamina, e para alguns médicos talvez funcione melhor. 

Hidrocortisona

Se as placas são poucas, experimente algum creme de hidrocortisona para aliviar o prurido, recomenda o dermatologista Jerome Z. Litt, de Ohio. 

Prevenção.

São muitas as causas de urticária. É preciso ser detetive para descobri-las. Algumas mais comuns são os medicamentos, certos alimentos, o frio, picadas de inseto, certas plantas e as emoções. 

Ao descobrir a causa, procure evitar a exposição. Se tiver urticária por qualquer razão, tome antes um anti-histamínico que talvez consiga prevenir o caso. 

Remédio caseiro contra a urticária

Remédio caseiro contra a urticária

Para quem quer experimentar uma coisa diferente, aqui vão as opções.

 Chás

Se você desconfia que a sua urticária tem a ver com problemas emocionais e dos anti-histamínicos, siga este conselho. Tome chá de hortelã ou maracujá. Outros: chá de camomila valeriana ou gatária. 

Cataplasma

De folhas esmagadas de alsina. Outro: de pasta d’água e creme de tártaro, trocando a aplicação quando ressecar a pasta. 

Folhas e casca de amieiro

As folhas e a casca do amieiro (vermelho), em infusão, ajudam nos casos de urticária, diz Varro E. Tyler, da Universidade de Purdue. Servem para aplicação local e uso interno (duas colheres, de sopa). 

Repetir até aliviar a urticária. O amieiro contém tanino. As folhas do meimendro negro podem também ajudar. Lave e ferva em água, coloque-as sobre um pano e aplique-as como cataplasma sobre a urticária. 

Acupressão

Massagem profunda sobre o trapézio (o músculo entre o pescoço e o ombro), a meia distância, na região posterior de sua saliência. Se não doer um pouco, você não terá encontrado o ponto certo.

O perigo da urticária

A urticária pode matar se obstruir as vias respiratórias. Se você tiver urticária na boca ou na garganta, chame imediatamente um serviço de emergência. Se souber que é propenso a esse tipo de reação deve você deve ir ao médico e ter acesso a um suprimento de adrenalina. 

As pessoas com urticária crônica (por mais de seis semanas) ou com casos agudos e severos, também devem consultar um médico. 

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *