20 Dicas para Você Acabar com a Obesidade e Emagrecer com Saúde

20 Dicas para Você Acabar com a Obesidade e Emagrecer com Saúde

Concentre-se no ato de comer, evitando fazer alguma outra atividade paralela, tal como assistir TV ou falar ao telefone.

Pratique atividades que dão prazer, descanse dance, leia, ouça boa música tudo é válido para reduzir os hormônios negativos do stress que, se produzidos em excesso, contribuem para a obesidade.

Com as atitudes certas, é possível afastar o problema ganhar qualidade de vida. Confira 20 dicas que irão mudar a sua vida.

Lista com 20 dicas para você acabar de vez com a obesidade

Prefira as escadas

Por menor que seja a escada, o esforço físico realizado no ato de subi-las já é muito válido. São essas pequenas ações que têm o poder de transformar o dia a dia e a saúde, já que nenhum objetivo é alcançado mudar pequenas atitudes na rotina.

Desça um ponto antes

Se costuma andar de ônibus, que tal descer um pouco antes do ponto habitual para estender a caminhada diária? Assim, por cinco minutos que sejam, o corpo trabalhará mais e, certamente, este esforço se somará ao resultado final.

O mesmo vale para o carro; chegar mais cedo e estacionar um pouco mais longe é uma ótima ideia para aproveitar o tempo e se exercitar.

Vá de bicicleta

Esta é outra saída para afastar o sedentarismo da rotina. Além da questão da sustentabilidade e da otimização do tempo (já que o trânsito ocupa grande parte dele), o corpo inteiro agradece os ótimos efeitos ganhos com uma boa pedalada.

Livre o armário e a geladeira das guloseimas

Livre o armário e a geladeira das guloseimas

Esta é uma atitude que deve ser tomada imediatamente. De nada adianta se controlar o dia inteiro e, ao chegar em casa, encontrar comidas cheias de gorduras, açúcares e calorias desnecessárias.

É preciso ser consciente: para levar a dieta a sério, as tentações não devem permanecer dentro de casa. Se você quer cair na tentação de comer algum doce, prefira os doces mais saudáveis.

Leve uma marmita

Outro ponto importante é saber controlar a vontade de comer na rua, já que os atrativos são muitos. Salgados, refrigerantes, lanches e até mesmo massas cheias de queijo são opções encontradas em todo lugar.

Por isso, se houver planejamento no dia anterior para que uma marmita com alimentos leves (como saladas e grelhados) possa lhe acompanhar diariamente, toda a saúde será beneficiada.

Faça lanches leves

Ficar muito tempo sem comer não é uma boa ideia, já que desta maneira, o metabolismo é prejudicado, armazenando as gorduras por mais tempo a fim de obter uma reserva, para utilizar energia no momento em que precisar.

Por isso, os nutricionistas recomendam a ingestão de algum alimento leve e rico em fibras (que colaboram para o bom funcionamento do intestino) a cada três horas.

Seja uma fruta, uma barra de cereal saudável ou qualquer outro lanche prático e nutritivo, o importante mesmo é se esforçar para não atacar a primeira padaria que estiver pela frente em busca de um lanche calórico.

Tenha um bichinho de estimação

Além da ótima companhia, outro ponto se destaca quando o assunto é ter um mascote. Os bichinhos têm muita energia, o que contribuirá para que mais esforço físico seja adicionado no dia a dia.

Passeios, brincadeiras e uma boa dose de diversão passam a fazer parte da vida de quem toma esta decisão.

Evite aceitar todos os convites para sair

Basta o final de semana chegar para que inúmeros programas diferentes apareçam.

Sair vez em quando é indispensável para que o lazer faça parte da rotina, entretanto, o consumo frequente de petiscos gordurosos, bebidas gaseificadas e alcoólicas pode ser considerado uma verdadeira bomba calórica.

Em vez disso, que tal propor um programa caseiro, com petiscos mais saudáveis? Alternando as atividades nos finais de semana, fica mais fácil manter-se longe da obesidade e dos riscos que ela oferece.

Intensifique as atividades físicas

Intensifique as atividades físicas

Desde que respeitando os próprios limites, é importante não fazer todos os dias a mesma quantidade de atividades físicas.

Semana a semana, o ideal é testar cada vez mais desafios, por exemplo, aumentando 10 minutos na caminhada ou andando um pouco mais rápido desta maneira, o corpo ficará cada vez mais preparado para os próximos desafios.

Explore o hortifrúti

Se na geladeira só é possível encontrar couve, alface e tomate, chegou a hora de ousar um pouco mais. Existe uma grande variedade de legumes e verduras muito saborosos e saudáveis que podem passar a fazer parte da rotina e, certamente, cada um deles trará um benefício especial para a saúde.

Por isso, abuse das cores! Assim, a alimentação não cai na rotina e o paladar passa a se acostumar com outro tipo de alimentação: aquela que só faz bem.

Leia os rótulos

Esta deve ser uma regra indispensável nas visitas ao supermercado. Antes de adquirir um produto, é muito importante saber quais são os seus ingredientes, além dos valores nutricionais que possui.

Uma dica especial é que, em todas as embalagens os ingredientes estão por ordem de quantidade. Por isso, se o primeiro item da lista for farinha branca ou açúcar, por exemplo é melhor fugir!

Vá a um nutricionista

Com o acompanhamento adequado aumentar a força de vontade será mais fácil, já que isso permitirá acompanhar todo o progresso que a saúde ganhará pouco a pouco.

Outro ponto positivo é o esclarecimento de dúvidas que poderá ser realizado frequentemente, para que não restem inseguranças acerca da alimentação.

Faça atividades ao ar livre

Fugir um pouquinho dos ambientes fechados e passear em lugares diferentes pode ser uma atitude renovadora. Seja de bicicleta, de patins ou a pé, entrar em contato com a natureza sempre é uma ótima ideia.

Leia histórias inspiradoras

Seja por meio de revistas, livros ou na internet, é possível encontrar facilmente relatos de pessoas que sofriam com a obesidade e conseguiram superar o problema.

Acompanhando essas histórias, fica mais fácil se inspirar e começar a mudança de vida, já!

Inove nas receitas

Inove nas receitas para acabar com a obesidade

Ao contrário do que muitos pensam, não é porque a receita é saudável que ela não pode ser deliciosa. Também não é preciso deixar de comer o prato favorito para ingerir apenas variações de saladas.

Existem diversas opções de receitas que substituem o alimento calórico pelo saudável; tem bolo funcional, tapioca recheada e até brigadeiro! As possibilidades são enormes; basta manter a força de vontade e aproveitá-la ao máximo.

Livre-se da ansiedade

Este pode ser um problema e tanto quando se trata da compulsão alimentar. Por isso, quando a ansiedade bater, procure manter-se longe da comida; as atividades físicas têm o poder de liberar no organismo substâncias responsáveis pelas sensações de prazer, que colaboram para deixar o meu-humor e o estresse para trás.

Estabeleça metas

Prometer entrar em uma calça que não serve mais pode ser um ótimo estímulo para perder os quilos a mais.

Entretanto, nada de metas exageradas, o grande estímulo que se ganha quando o estilo de vida é mudado é justamente por meio das pequenas vitórias alcançadas a cada dia.

Saia para dançar

Além de divertida, essa atividade ainda queima muitas calorias! Por isso, sair de vez em quando para realizar este tipo de programa faz bem não só para o corpo, mas também alivia o estresse do dia a dia.

Aceite sua própria imagem

Este é um passo muito importante para alcançar os objetivos.

Estar bem consigo mesmo é indispensável para conseguir trilhar o caminho da vitória e não desistir, já que os resultados serão a soma das pequenas atitudes do dia a dia unidas à força de vontade.

Por isso, o lado emocional também deve permanecer saudável.

Acredite em si mesmo

Em primeiro lugar, é importante destacar que a saúde vem em primeiro lugar, e este é o bem mais preciso de todas as pessoas.

A satisfação estética, que virá como consequência, será um estímulo a mais para não desistir.

Para evitar a obesidade ou sair dela, além de foco e força de vontade, é preciso sentir orgulho de cada conquista e comemorá-la com uma dose extra de saúde e determinação!

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