Couve, guia definitivo de como consumir e seus benefícios para a saúde

Couve, guia definitivo de como consumir e seus benefícios para a saúde

A couve é um alimento que não deve faltar em seu prato pois com muitas vitaminas ela aumenta suas defesas e melhora sua imunidade.

A couve atua em diversos aspectos do corpo, como na visão, no sistema nervoso e no sangue. “Ela é uma excelente fonte de vitaminas A, C, K, B1, B3, B5, B6, Cálcio, Zinco, Potássio, Cloro, Enxofre, Luteína, ácido Fólico, Ferro e Magnésio, então continue lendo a matéria e conheça os benefícios de todas estas propriedades e quais as suas funções no organismo, e comece a adicionar a couve no seu dia a dia.

A couve possui Polifenóis que são muito importantes pois são potentes anti-oxidantes. A concentração de potássio melhora toda a circulação sanguínea, sendo assim previne doenças gástricas e cardíacas, já a vitamina K é um coagulante por isso o consumo de couve ajuda no processo de cicatrização, além de fazer bem ao fígado graças aos Glicosinolatos, uma substância que combate a proliferação de bactérias, e comparada com outras verduras, a couve é a que tem mais proteínas pois 100g de couve possui 2,9g de Proteínas.

proteína da couve

Conheça os benefícios da couve e seus nutrientes e vitaminas

Além da versão refogada, a hortaliça crua se tornou bastante famosa como essencial elemento do suco verde

. Começando a listagem de benefícios, seus nutrientes e vitaminas são responsáveis pela ótima saúde do coração, protegem o estômago, auxiliam a reforçar os ossos e até ajudam você a emagrecer, desintoxicando o corpo.

Com muitas fontes de fibras, a couve auxilia também a preservar a saciedade e o desempenho do intestino e, com este órgão trabalhando bem, há um benefício a, absorção dos nutrientes, beneficiando, dessa maneira, pele, unhas e cabelos.

Cada 100g de couve contém
Valor energético 27kcal
Proteínas 2,9g
Carboidratos 4,3g
Fibras 3,1g
Cálcio 131mg
Magnésio 35mg
Fósforo 49mg
Ferro 0,5mg
Potássio 403mg
Zinco 0,4mg

Ferro

O ferro é um dos benefícios da couve que atua na formação da hemoglobina e de reações enzimáticas (que aceleram a velocidade das reações químicas). Também auxilia na transferência de oxigênio e na respiração Celular, protege o organismo contra infecções e exerce desempenho cognitivo (atenção, memória e aprendizado).

A couve é bastante lembrada no momento em que o assunto é anemia, já que é um alimento com muito ferro e clorofila, fundamentais para favorecer o oxigênio e o número de células vermelhas no sangue. Além disso, o ferro contribui para produção de força no corpo e amplifica a imunidade.

Fósforo

Sua essencial função é prevenir a redução de massa óssea. Isto ocorre, uma vez que o fósforo trabalha em dupla com o cálcio na construção do esqueleto. Dessa maneira, age protegendo contra a osteoporose. Outros benefícios do fósforo é conservar a memória e diminuir o estresse.

Magnésio

Contribui para o bom desempenho dos neurotransmissores, que são responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor. O magnésio também é responsável por participar de atividades neuromusculares que controlam as batidas do coração, além de ter ação na coagulação sanguínea.

Flavonoides

Você já deve ter usado vários flavonoides, porém sabe o que eles são? Também conhecidos como vitamina P são uma classe de compostos fenólicos com alta quantidade antioxidante, capazes de comportar-se contra a ação dos radicais livres, prevenindo envelhecimento prematuro, agindo como anti-inflamatório e até reduzindo o perigo de tumores.

Zinco

O zinco ativa as papilas gustativas, ajuda na construção de tecidos e do sistema imunológico, que é a defesa do corpo. Também é primordial para a cicatrização e o desenvolvimento de unhas e cabelos. Além disso, como é um dos componentes da gustina, proteína relacionada à percepção de gosto, sua carência diminui o sabor e o fome.

Vitamina C

O ácido ascórbico outro nome dado a essa vitamina é um rico antioxidante, contribuindo a neutralizar os radicais livres. Além disso, esta vitamina diminui os danos ocasionados pelo raios solares à pele, combate o envelhecimento prematuro, amplifica a absorção de ferro pelo corpo prevenindo a anemia benefício a resistência do corpo a infecções e favorece o emagrecimento saudável.

Vitamina A

A vitamina A encontrada na couve é responsável pela adaptação da visão ao escuro e pelo crescimento e desenvolvimento dos tecidos. Possui capacidade antioxidante e é essencial para o funcionamento dos órgãos reprodutores. “Além disso, pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, mostraram que a vitamina A ajuda no combate ao câncer de próstata”.

A vitamina A encontrada na couve ajuda a prevenir doenças do coração, gripe, fraqueza muscular e infecções, ajuda no sistema imunológico e na respiração celular.

Você ingerindo a vitamina A diariamente melhora a saúde das artérias que, livres de oxidação, deixam o sangue correr sem obstáculos. Também por seu resultado antioxidante, a vitamina A contribui para a regeneração da pele, a diminuição de manchas e o tratamento de espinhas.

Vitamina K

A vitamina K encontrada na couve é essencial para a coagulação sanguínea. Participa do metabolismo de minerais como cálcio e ferro. É importante também para a coagulação do sangue.
Esta vitamina amplifica a produção de protrombinas, substâncias capazes de parar hemorragias. Além disso, a vitamina K previne males relacionados ao envelhecimento, como derrame e infarto.

Fibras

Este grupo está presente em grande porção na hortaliça. Depois de digeridas, as fibras passam pelo intestino sem ser absorvidas, ajudando no controle do pH intestinal, promovendo a sensação de saciedade e contribuindo para diminuir a colesterol ruim (LDL) no sangue.

Cálcio

O Cálcio é outro benefícios da couve e é essencial para a constituição de ossos e dentes, para a contração muscular e para a condução de impulsos nervosos. Ela é ótima contra dores nas juntas, como artrite, artrose e osteoporose. Além disso, o cálcio da couve se caracteriza por ser mais absorvido pelo organismo do que o do leite.

Em cada 100g de couve você pode obter 131mg de cálcio. Este mineral é primordial para a manutenção da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos. O cálcio também é fundamental para a coagulação sanguínea e liberação de hormônios, sendo o esqueleto o essencial reservatório de cálcio no corpo.

Caso a alimentação diária seja pouco rica em cálcio, há mais chance de ter um alto índice de massa do corpo (MC), além do progresso de doenças perigosas, como a osteoporose. De acordo com recomendações médicas, a porção diária de cálcio para mulheres de 19 a 50 anos e homens de 19 a 70 é de 1.000 mg/dia. Já mulheres com mais de 50 anos e homens acima de 70 requerem 1.200 mg/dia.

Vitamina B6

A vitamina B6 encontrada na couve desempenha papel no sistema nervoso central e no metabolismo das proteínas e dos glóbulos vermelhos.  Atua também no transporte de aminoácidos (partes da proteína) através da membrana.

A folha verde-escura possui boas concentrações de magnésio e cálcio e, no momento em que consumidos acompanhados, melhoram o sono e ajudam na redução de peso

Como higienizar a Couve

Antes de ingerir a couve é importantíssimo a higienização de todas as folhas, mesmo que a couve seja orgânica pois ela pode estar intoxicada por vários motivos. Lave as mãos em uma pia com sabão e veja a seguir como higienizar a couve antes do consumo.

  • Lave as folha debaixo da torneira;
  • Coloque as folhas em uma tigela com água limpa e deixe de molho durante 3 minutos;
  • Após três minutos coloque uma solução clorada (pode ser água sanitária) 1 colher (sopa) para cada litro de água, ou você pode usar uma solução com hipoclorito de sódio e deixe por mais 5 minutos;
  • Enxague novamente em água, verifique as folhas e consuma como desejar.

Como conservar a Couve por mais tempo

como conservar couve congelada

A couve tem uma durabilidade muito pequena, sendo assim caso o consumo não seja em poucos dias, a melhor solução é congelar em cubos para que você possa fazer seu suco detox depois.

  • Coloque no liquidificador as folhas da couve com o talo
  • Coloque um pouco de água e bata até fazer um caldo grosso
  • Coe o caldo e coloque em forminhas de gelo
  • Coloque filme plástico

Como consumir a Couve

A quantidade ideal é mais ou menos 5 folhas por dia, e se você quiser aproveitar o máximo dos seus nutrientes, a melhor alternativa e comer crua, porém caso você deseje refogar, o ideal é não passar de 5 minutos.

A maioria das pessoas consome a couve em forma de salada, por ser mais facil e rapido de fazer, fica bem mais rápido acrescentar a couve no seu dia a dia.

Em forma de suco ultimamente tem sido bem usada para fazer sucos detox juntamente com outras frutas.

Como fazer suco detox de Couve

suco detox com couve

Suco detox além de ser muito bom para sua dieta detox, é extremamente eficaz na eliminação de toxinas do corpo, alem disso o suco detox de couve ajuda a emagrecer

Suco detox de couve com gengibre

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes do suco detox de couve com gengibre

  • 3 a 4 folhas de couve
  • gengibre
  • maça
  • limão
  • água natural ou água de coco
  • adoçante

Preparo do suco detox de couve com gengibre

  • Corte a maçã em pedaços, junte com a couve, o gengibre e a água e bata no liquidificador
  • Coe o suco e reserve
  • Pegue o limão, esprema e reserve
  • Agora pegue o suco e junte com o suco de limão
  • Adoce a gosto com o adoçante

Suco detox de couve com abacaxi

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes do suco detox de couve com abacaxi

  • 1 colher (sopa) de salsinha
  • 1 folha de couve
  • 1 fatia de abacaxi Folhas de hortelã a gosto
  • Suco puro de 1/2 limão
  • 1 copo (250ml) de água de coco

Preparo do suco detox de couve com abacaxi

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba 30 minutos antes das refeições.

Suco detox de couve com chá verde

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes do suco detox de couve com chá verde

  • 1 folha de couve
  • 2 rodelas de abacaxi
  • 2 xícaras (400ml) de chá verde pronto
  • Folhas de hortelã a gosto
  • 1 pedaço pequeno (cerca de 1cm) de gengibre

Preparo do suco detox de couve com chá verde

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva

Suco detox de couve com limão

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes do suco detox de couve com limão

  • 1 copo (250ml) de suco puro de lima-da-pérsia
  • 2 gelinhos de couve
  • Suco puro de 1 limão
  • 1/2 maçã sem casca
  • 1 colher (chá) de lasca de gengibre

Preparo do suco detox de couve com limão

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva

Tabela Nutricional Da Couve

Tabela Nutricional Da Couve

Que a couve tem bastante nutriente isso ficou claro, mas você sabe a quantidade de cada um? Veja a Tabela nutricional da couve e os benefícios que ela pode lhe trazer.

Valores Nutricionais da Couve Couve crua Couve Refogada
Energia 27 Calorias 90 Calorias
Proteínas 2,9 g 1,7 g
Gorduras 0,5 g 6,6 g
Carboidratos 4,3 g 8,7 g
Fibras Alimentares 3,1 g 5,7 g
Cálcio 131 m 177 mg
Ferro 0,5 mg 0,5 mg
Ácido fólico 78 mcg 38 mcg
Sódio 6 mg 11 mg
Potássio 403 mg 315 mg
Magnésio 35 mg 26 mg
Vitamina C 96,7 mg 76,9 mg

Receitas com Couve

A couve é um alimento indispensável no dia a dia, porém, além dos sucos de couve e a maneira refogada que já conhecemos, é possível ingerir esta verdura de forma diferente e saudável, deixando suas refeições mais saborosas e nutritivas.

Couve refogada

rendimento: 2 porções tempo de preparo: 20min

ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho em lascas
  • 1 maço de couve picada finamente
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite, o alho e leve ao fogo médio até dourar acrescente a couve, sal, pimenta e deixe refogar mexendo de vez em quando até estar macia. retire do fogo e sirva acompanhando feijão tropeiro.

Sopa de couve

rendimento: 4 porções tempo de preparo: 40min

ingredientes

  • talos de 1 maço de couve
  • 1 litro de água
  • 1 xícara (chá) de caldo de carne
  • 1 xícara (200ml) de couve em tiras
  • 2 batatas médias em cubos
  • tempero a gosto
  • 750g de batata espremida

modo de preparo

No liquidificador, bata os talos de couve com 1 xícara (chá) de água e reserve. em uma panela, adicione o caldo de carne na água restante, mexendo bem.

Acrescente os talos batidos reservados, a couve cortada, a batata e leve ao fogo médio até a batata cozinhar. acrescente tempero a gosto e a batata espremida e misture, retire do fogo e sirva.

Gostou? Então Compartilhe a Matéria

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*
E-mail*