Couve, guia definitivo de como consumir e seus benefícios para a saúde

Couve, guia definitivo de como consumir e seus benefícios para a saúde

A couve é um alimento que não deve faltar em seu prato pois com muitas vitaminas ela aumenta suas defesas e melhora sua imunidade.

A couve atua em diversos aspectos do corpo, como na visão, no sistema nervoso e no sangue. “Ela é uma excelente fonte de vitaminas A, C, K, B1, B3, B5, B6, Cálcio, Zinco, Potássio, Cloro, Enxofre, Luteína, ácido Fólico, Ferro e Magnésio, então continue lendo a matéria e conheça os benefícios de todas estas propriedades e quais as suas funções no organismo, e comece a adicionar a couve no seu dia a dia.

A couve possui Polifenóis que são muito importantes pois são potentes anti-oxidantes. A concentração de potássio melhora toda a circulação sanguínea, sendo assim previne doenças gástricas e cardíacas, já a vitamina K é um coagulante por isso o consumo de couve ajuda no processo de cicatrização, além de fazer bem ao fígado graças aos Glicosinolatos, uma substância que combate a proliferação de bactérias, e comparada com outras verduras, a couve é a que tem mais proteínas pois 100g de couve possui 2,9g de Proteínas.

proteína da couve

Conheça os nutrientes e vitaminas que a couve oferece e seus benefícios

Ferro

o ferro que tem na couve atua na formação da hemoglobina e de reações enzimáticas (que aceleram a velocidade das reações químicas). “Também auxilia na transferência de oxigênio e na respiração Celular, protege o organismo contra infecções e exerce desempenho cognitivo (atenção, memória e aprendizado)”

Vitamina A

A vitamina A encontrada na couve é responsável pela adaptação da visão ao escuro e pelo crescimento e desenvolvimento dos tecidos. Possui capacidade antioxidante e é essencial para o funcionamento dos órgãos reprodutores. “Além disso, pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, mostraram que a vitamina A ajuda no combate ao câncer de próstata”.

A vitamina A encontrada na couve ajuda a prevenir doenças do coração, gripe, fraqueza muscular e infecções, ajuda no sistema imunológico e na respiração celular.

Vitamina K

A vitamina K encontrada na couve é essencial para a coagulação sanguínea. Participa do metabolismo de minerais como cálcio e ferro. “É importante também para a coagulação do sangue.

Cálcio

O Cálcio encontrada na couve é essencial para a constituição de ossos e dentes, para a contração muscular e para a condução de impulsos nervosos. Ela é ótima contra dores nas juntas, como artrite, artrose e osteoporose. Além disso, o cálcio da couve se caracteriza por ser mais absorvido pelo organismo do que o do leite.

Vitamina B6

A vitamina B6 encontrada na couve desempenha papel no sistema nervoso central e no metabolismo das proteínas e dos glóbulos vermelhos. “Atua também no transporte de aminoácidos (partes da proteína) através da membrana.

Como higienizar a Couve

Antes de ingerir a couve é importantíssimo a higienização de todas as folhas, mesmo que a couve seja orgânica pois ela pode estar intoxicada por vários motivos. Lave as mãos em uma pia com sabão e veja a seguir como higienizar a couve antes do consumo.

  • Lave as folha debaixo da torneira;
  • Coloque as folhas em uma tigela com água limpa e deixe de molho durante 3 minutos;
  • Após três minutos coloque uma solução clorada (pode ser água sanitária) 1 colher (sopa) para cada litro de água, ou você pode usar uma solução com hipoclorito de sódio e deixe por mais 5 minutos;
  • Enxague novamente em água, verifique as folhas e consuma como desejar.

Como conservar a Couve por mais tempo

como conservar couve congelada

A couve tem uma durabilidade muito pequena, sendo assim caso o consumo não seja em poucos dias, a melhor solução é congelar em cubos para que você possa fazer seu suco detox depois.

  • Coloque no liquidificador as folhas da couve com o talo
  • Coloque um pouco de água e bata até fazer um caldo grosso
  • Coe o caldo e coloque em forminhas de gelo
  • Coloque filme plástico

Como consumir a Couve

A quantidade ideal é mais ou menos 5 folhas por dia, e se você quiser aproveitar o máximo dos seus nutrientes, a melhor alternativa e comer crua, porém caso você deseje refogar, o ideal é não passar de 5 minutos.

A maioria das pessoas consome a couve em forma de salada, por ser mais facil e rapido de fazer, fica bem mais rápido acrescentar a couve no seu dia a dia.

Em forma de suco ultimamente tem sido bem usada para fazer sucos detox juntamente com outras frutas.

Como fazer detox com Couve, maça, gengibre e limão

suco detox com couve

Suco detox além de ser muito bom é extremamente eficaz na eliminação de toxinas do corpo, o suco detox ajuda a emagrecer

Ingredientes para fazer o suco detox

  • 3 a 4 folhas de couve
  • gengibre
  • maça
  • limão
  • água natural ou água de coco
  • adoçante

Modo de preparo do suco detox

  • Corte a maçã em pedaços, junte com a couve, o gengibre e a água e bata no liquidificador
  • Coe o suco e reserve
  • Pegue o limão, esprema e reserve
  • Agora pegue o suco e junte com o suco de limão
  • Adoce a gosto com o adoçante

Tabela Nutricional Da Couve

Que a couve tem bastante nutriente isso ficou claro, mas você sabe a quantidade de cada um? Veja a Tabela nutricional da couve e os benefícios que ela pode lhe trazer.

Valores Nutricionais da Couve Couve crua Couve Refogada
Energia 27 Calorias 90 Calorias
Proteínas 2,9 g 1,7 g
Gorduras 0,5 g 6,6 g
Carboidratos 4,3 g 8,7 g
Fibras Alimentares 3,1 g 5,7 g
Cálcio 131 m 177 mg
Ferro 0,5 mg 0,5 mg
Ácido fólico 78 mcg 38 mcg
Sódio 6 mg 11 mg
Potássio 403 mg 315 mg
Magnésio 35 mg 26 mg
Vitamina C 96,7 mg 76,9 mg
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