10 minutos de Exercícios Físicos Podem te Livrar do Sedentarismo

10 minutos de Exercícios Físicos Podem te Livrar do Sedentarismo

Você está buscando exercícios para perder peso ou para amenizar os efeitos do sedentarismo? Tenho uma ótima notícia para você.  Uma pesquisa da Universidade de Boston concluiu que 10 minutos de exercícios físicos, duas vezes por dia, são suficientes para reduzir os riscos de doenças cardíacas, ligados à vida sedentária.

A pesquisa se baseou em mais de 2 mil pessoas com idade média de 47 anos. Cerca de 1.000 dessas pessoas estavam acima do peso e todas eram, por assim dizer, adeptas do sedentarismo. Eles passaram a praticar 30 minutos de atividade física diariamente, sendo que desses 30 minutos, 20 eram preenchidos com atividades normais do dia a dia.

A diferença entre a doença e a saúde são 10 minutos de exercícios físicos

Quando se fala em exercícios físicos, nos vem à cabeça um ambiente de academia, com música alta e filas para usar os aparelhos. Esse cenário não é regra, mas é bem comum. Principalmente para boa parte da população, que precisa se exercitar nos horários noturnos das academias. Essa situação que pode causar mais mal do que bem, devido ao estresse que gera. Mas, é possível sair do sedentarismo ou até praticar exercícios para perder peso, sem sair de casa.

Voltando à pesquisa, note que ela considerou como atividade física tanto tarefas leves, como limpar a casa e caminhar rapidamente, quanto mais pesadas, como jogar futebol ou tênis. Essas atividades deveriam preencher apenas 20 minutos do dia (todos os participantes foram monitorados com sensor de movimento durante todo o período da pesquisa)

O resultado que chamou a atenção dos pesquisadores é que as pessoas que incluíram aos 20 minutos de atividades rotineiras, 10 minutos de exercícios físicos vigorosos, influenciaram favoravelmente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. E isso numa população de meia idade. .

A conclusão da pesquisa foi que “surtos continuados e mais curtos de atividade física estão relacionados com a saúde cardiovascular

O resultado é animador, seja com relação a exercícios para perder peso ou apenas para deixar a vida sedentária no passado.

Exercícios físicos para sair do sedentarismo

A diferença entre a doença e a saúde são 10 minutos de exercícios físicos

Os exercícios físicos listados abaixo são sugestões para pessoas que convivem diariamente com o sedentarismo, seja por força do trabalho, seja por alguma outra limitação. São fáceis e não dispendem muito tempo.

É importante esclarecer que se a sua intenção é praticar exercícios para perder peso, a orientação será diferente e está no final do artigo.

Subir e descer escadas

Subir escada traz um esforço em ritmo acelerado para o coração e isso faz muito bem. Com o tempo o seu coração vai ficando condicionado e você pode optar por outro exercício ou simplesmente aumentar o ritmo.

Fazer prancha

Prancha é um exercício que se faz sem se movimentar. Sim, é isso mesmo! É um excelente exercício para melhorar as condições físicas do núcleo do corpo. Para fazer a prancha, primeiro deite-se de bruços no chão.

Eleve o tronco e faça um apoio em L com os cotovelos. Agora, eleve o abdômen e as pernas do chão, alinhando pernas e nádegas com o resto do corpo. Seus apoios serão os pés e os cotovelos em L. Mantenha-se nessa posição por 30 segundos. A prática desse exercício 3 vezes por semana vai fortalecer toda a região central, composta por músculos profundos que conectam a parte inferior e superior do corpo.

A prancha é benéfica para o estômago, para a postura e para a coluna. Tente chegar ao tempo de 1 minuto, 3 vezes por semana.

Passar aspirador na casa ou lavar o carro

Fazem parte das atividades rotineiras, que embora não sejam considerados exercícios para perder peso, vão aumentar os batimentos cardíacos, fortalecendo a musculatura do coração. O coração é um órgão de musculatura muito forte. Se esses músculos não forem exercitados, a tendência é que tornem-se rígidos, inelásticos.

Numa situação emergencial, em que o coração precise receber mais sangue do que está habituado, essa rigidez não aguentará o fluxo maior de sangue, ocasionando os infartos. A necessidade de exercitá-lo é para que seus músculos ganhem elasticidade e correspondam, quando necessário, ao trabalho intenso de “bombear” o sangue.

Escrever o alfabeto no ar com as pernas

Enquanto você assiste a sua novela, jornal, ou futebol, sente-se e levante uma das pernas. Desenhe as letras do alfabeto no ar com o dedo do pé. Repita com a outra perna. Apesar de simples, é um exercício que, embora não seja eficiente como exercício para perder peso, pode tirá-lo do sedentarismo.

Caminhar ou ficar em pé por 5 minutos, a cada hora

Pesquisas revelam que ficar sentado por um longo período de tempo diminui a expectativa de vida. Ao contrário, ficar em pé com certa regularidade, melhora a saúde. E convenhamos: 5 minutos em pé a cada hora, não é uma coisa impossível de se faze . E a prática desse exercício vai tirar você do sedentarismo.

Exercícios para perder peso

Sair da faixa sedentária é um objetivo bem possível de se alcançar. Todos os exercícios propostos são bem plausíveis.

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