Como Fazer Pilates em Casa

Como Fazer Pilates em Casa

Não tem mais desculpa para não praticar pilates em casa.

Fazer aulas de pilates em casa, só traz benefícios, você modela seu corpo e ganha mais saúde na hora que quiser e sem gastar com academia!

Fazer exercícios físicos regularmente é fundamental para manter o corpo bem disposto e a mente saudável, mas com a correria diária pode ser difícil encontrar tempo e ânimo para se exercitar.

Movimentos mais simples, como o hundred, podem ser facilmente feitos em casa, mas antes de iniciar a prática de pilates em casa é importante ter conhecimento sobre o que se está fazendo e ter o material adequado para a execução de cada movimento, caso contrário, a prática não apresentará resultado e até algumas lesões musculares poderão acontecer.

Por isso, antes de começar fazer pilates em casa, é recomendável procurar um profissional que oriente sobre os exercícios adequados que podem ser feitos sem acompanhamento.

Vantagens de fazer pilates em casa

Vantagens de fazer pilates em casa

Graças aos seus resultados rápidos, o pilates em casa tem acolhido vez mais adeptos. E não é para menos, já que a prática proporciona inúmeros ganhos à saúde.

Veja uma lista de benefícios de se praticar o pilates em casa

  • Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória
  • Aumenta o condicionamento físico e mental
  • Alivia os problemas relacionados ao estresse, diminuindo tensão e fadiga
  • Aperfeiçoa o desempenho sexual
  • Propicia um corpo mais firme e flexível, com uma força maior
  • Amplia a força, a elasticidade muscular e a mobilidade articular
  • Beneficia a postura, eliminando maus hábitos e levando ao correto alinhamento corporal
  • Fortalece a musculatura abdominal
  • Fortifica os músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas
  • Mantém a mente alerta
  • Melhora o estado geral de saúde
  • Otimiza o desempenho desportivo
  • Promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da autoestima.

Como fazer pilates em casa

Para a realização da prática, Pilates baseou-se em seis princípios básicos. São eles:

  • Centralização: a força do corpo não está nos membros (braços e pernas), mas sim na power house, que se localiza nos músculos do abdômen, do quadril e da região pélvica. Essa região fornece toda a estrutura para braços e pernas realizarem exercícios, tornando os movimentos do corpo mais harmônicos
  • Concentração: durante os exercícios, deve-se manter atenção exclusiva, em cada músculo, e esquecer as preocupações, a fim de sentir a parte do corpo que está em funcionamento
  • Controle: a coordenação motora deve manter padrões de força e velocidade ideais, eliminando movimentos e contrações musculares desnecessárias. Isso é essencial para evitar lesões e estresse muscular.
  • Respiração: é por meio da respiração que acontece a oxigenação do sangue, proporcionando aos músculos a energia necessária. Esse método mereceu, especialmente a atenção de Pilates, pois a maioria das pessoas respira a forma errada durante os exercícios.
  • Fluidez: cada movimento deve partir do centro de força e ser realizado em um ato contínuo, sem interrupções, porém de forma suave. Os impactos devem ser absorvidos, evitando-se o desperdício de energia quando há algum choque do corpo contra o solo.
  • Precisão: poucos movimentos precisos são mais proveitosos do que muitos sem o devido empenho. O equilíbrio deve ser perfeito para que o alinhamento da coluna seja o melhor possível .

Recomendações antes de iniciar o pilates em casa

Procure um médico para avaliar suas condições clínicas e um fisioterapeuta para fazer uma avaliação física.

Para quem tem patologias de coluna ou precisa recuperar lesões, algumas atividades deverão ser adaptadas por um profissional.

No caso de dor ou desconforto, pare imediatamente a atividade. O mais indicado é a prática com um profissional responsável, pelo menos uma vez na semana, para adquirir consciência corporal, cuidados com a postura e com a respiração.

Aparelhos necessários para fazer pilates em casa

Por mais simples que seja, ter aparelhos corretos para praticar pilates em casa é importante para que você evite desconforto ou lesões, sendo assim você irá precisar dos seguintes aparelhos para praticar pilates em casa:

  • Colchonete apropriado para praticar exercícios
  • Almofada ou bola
  • Faixa elástica
  • Cadeira resistente
  • Roupas leves e confortáveis
  • Um lugar calmo e ventilado

Pratique pilates em casa de duas a três vezes por semana, realizando de 10 a 15 repetições de cada exercício para obter os benefícios esperados e para que o corpo se adapte à prática

Exercícios de pilates para fazer em casa

como praticar pilates em casa

Para definir e eliminar a barriguinha, os músculos da região abdominal precisam ser trabalhados de forma correta e eficiente é aí que entra o pilates em casa.

A seguir, confira quatro movimentos para tonificar o abdômen, favorecer o equilíbrio e garantir mais bem-estar. E atenção para potencializar a perda de calorias, alie essas sequências com, pelo menos, 20 minutos de atividade aeróbica, como corrida, bicicleta ou caminhada.

Exercícios de pilates PRANCHA

TEMPO A – Em quatro apoios, alinhe as mãos com os ombros, os joelhos com o quadril e deixe a coluna na posição neutra.

TEMPO B – Ativando a força no centro do corpo, estenda uma das pernas e apoie o pé no solo. Na sequência, suba a outra perna, sem que esse movimento altere a posição da coluna e do quadril. Mantenha essa posição durante alguns segundos.

Exercícios de pilates THE HUNDRED

Deite-se com a barriga virada para cima e prepare-se para desencostar a parte superior do tronco e a cabeça do chão. Eleve as pernas, deixando-as esticadas, mantenha essa postura e mova os braços para cima e para baixo rapidamente, sem tocá-los no chão.

Exercícios de pilates ROLLING BACK TEMPO

TEMPO A – Deite-se e eleve o corpo até ficar na posição de sentar, com os pés fora do chão. Faça isso até conseguir o equilíbrio e assumindo formato de bola.

TEMPO B Com o queixo voltado na direção do peito, inicie o rolamento para trás e para frente, pressionando o umbigo em direção à coluna. Cuidado para não jogar a cabeça para trás. Mantenha sempre a mesma posição. Inspire ao rolar para trás e expire ao retornar.

Exercícios de pilates TEASER COM BOLA

Deite-se de barriga para cima, segurando a bola sobre o corpo. Depois, eleve o tronco e as pernas formando um posicionando a bola em frente aos tornozelos.

Qual a melhor opção, fazer pilates em casa ou no estúdio

Existem algumas mudanças quando o assunto praticar pilates em casa ou no estúdio. isso porque, para maior aproveitamento da técnica, locais especializados como o uso de aparelhos profissionais. Porem os benefícios do pilates podem ser conseguido tanto em casa quanto em um estúdio.

Entretanto, também é possível utilizar os próprios móveis e alguns acessórios em casa que potencializam os resultados do exercício.

Aproveite as dicas a seguir e escolha qual é o melhor lugar para você!

Benefícios de fazer pilates no estúdio

praticar pilates em estudio

Apoio de especialista com um professor observando o aluno, de modo a auxiliá-lo quando necessário, os movimentos são executados com maior segurança.

Outro ponto a favor é a exploração da técnica pouco a pouco, já que, quanto mais resistência e aprendizagem, maior a possibilidade de explorar e dificultar as aulas para que o corpo seja desafiado cada vez mais.

Além disso, algumas aulas são realizadas em grupo, proporcionando um incentivo a mais, ja que todo esporte quando e praticado entre amigos rende resultados mais satisfatórios.

O estúdio oferece várias vantagens as principais são a fidelidade à filosofia método, a segurança na execução dos do exercícios, a personalização das aulas voltadas aos objetivos específicos respeitando os limites individuais a qualidade e a manutenção dos equipamentos, bem como a competência do instrutor e a sua constante atualização na área

Benefícios de fazer pilates em casa

A opção é ideal para quem deseja praticar algum exercício físico, mas que necessita otimizar o tempo da rotina.

Existem aqueles que já fizeram a prática do pilates em um estúdio e conhecemos movimentos para praticar o pilates em casa, tem também os que preferem aprender os exercícios com o auxílio de revistas, vídeoaulas, dentre outras ferramentas.

O importante mesmo é manter a disciplina e não desistir ja que nao existira a supervisão de um profissional que em um estúdio de pilates oferece.

Tapetes,rolos e demais acessórios próprios para praticar pilates em casa são encontrados facilmente em lojas especializadas em artigos esportivos e o investimento certamente vale a pena.

Também é indispensável contar com um espaço amplo e seguro para se sentir à vontade e praticar os exercícios corretamente: vale afastar os móveis e utilizar o espaço da sala, quarto ou até mesmo da garagem.

Quando o aluno é praticante de pilates há mais tempo, possuindo boa consciência corporal, controle do corpo e movimento, é comum que ele comece a realizar a sequência de exercícios de mat (solo) em casa.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*
E-mail*