A banana verde ajuda a manter a glicemia no nível ideal, evitando o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
O diabetes pode ser classificado em dois tipos, 1 e 2
No primeiro caso, o pâncreas deixa de produzir insulina — hormônio responsável por converter o açúcar em energia para o corpo – e atinge principalmente crianças e adolescentes.
É um processo autoimune, em que o próprio organismo destrói as células beta do pâncreas, produtoras de insulina.
Por isso, a pessoa necessita tomar várias doses do hormônio por dia para manter sua taxa de açúcar no sangue em níveis adequados. Compreende menos de 10% dos casos de diabetes.
No segundo caso, o pâncreas produz insulina, no entanto, ela não é aproveitada da forma correta pelo organismo. Os fatores mais comuns para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 são o sedentarismo e a obesidade.
Em ambos os casos, os cuidados com a alimentação são fundamentais para manter os níveis ideais de glicemia. Para isso, incluir a banana verde nesse processo é uma ótima opção. Confira os motivos:

Banana verde possui muitas fibras e ajuda no combate ao diabetes
As fibras presentes na banana verde são responsáveis por diversos benefícios. Em especial para combater o diabetes tipo 2. Elas regulam a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos, evitando os picos de glicemia no organismo.
Quando há o excesso de açúcar no sangue, o pâncreas é forçado a liberar maior quantidade de insulina para manter os níveis ideais. Quando isso acontece com frequência, alguns órgãos criam resistência ao hormônio, fator que pode se tornar um gatilho para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Além disso, o excesso de insulina no corpo pode se tornar gordura visceral, aquela que se acumula no abdômen e é responsável pelo desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC).
Banana verde possui amido resistente e ajuda no combate ao diabetes
Este nutriente é mais um trunfo da banana verde para os diabéticos. Assim como as fibras, o amido resistente não é digerido pelas enzimas da digestão, facilitando a eliminação pelo organismo.
Nesse processo, ele ajuda a diminuir a absorção de glicose e gorduras pelo organismo, fatores que beneficiam o paciente com diabetes. Além do mais, a substância aumenta a sensação de saciedade, evitando os ataques contínuos à geladeira, ajudando quem quer emagrecer.
Dica: Para que o amido resistente apresenta todas essas características citadas acima, é necessário que ele seja aquecido ou cozido. As propriedades químicas são tão ativas em altas temperaturas.
Tenha hábitos alimentares
Engana-se quem pensa que o diabético deve apenas excluir o açúcar do cartão. Para controlar a glicemia e evitar como conseqüências da doença, é necessário adotar também uma alimentação equilibrada.
Os diabéticos, assim como os indivíduos que buscam uma alimentação mais saudável, devem dividir as refeições e se alimentar algumas vezes ao dia.
Beber bastante água, comer frutas, verduras e legumes, dar preferência a alimentos mais saudáveis, evitar frituras e alimentos gordurosos, abusar dos alimentos ricos em fibras, evitar alimentos ricos em açúcar e fazer atividade física moderada são as principais indicações.
Fugir de vícios como o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro são outras etapas importantes para se manter saudável.
Quais os níveis ideais de taxa de açúcar?
Para saber se o seu nível de açúcar no sangue está no dia, um exame de glicemia no jejum pode ajudar. O resultado é dado em miligramas de glicose por decilitro de sangue.
Confira os resultados:
- Até 99mg / dl: normal De 100 a 126mg / dl: glicemia em jejum alterado, ou pré-diabetes
- Acima de 126mg / dl: diabetes, sendo os outros testes para confirmar a suspeita
Alimentos com digestão lenta e baixo índice glicêmico (que liberam glicose lentamente no organismo) têm sido associados como melhor controle do diabetes e banana verde possui esses recursos.
16 respostas
Sim achei muito interessante e esclarecedor
Gostei
Maia como fazer o uso da banana verde
Gostei sim,mas tive 2 cirurgias de câncer intestino ,hoje muita restrição alimentar ,já faço dietas e uso diversas mediações ,cardíaca e hipertensa também, hoje com 66 chegando ,e sequelas porém viva.obrigada gostei mas não posso me arriscar ,tenho pouco intestino
Muito interessante mesmo.
sim, para quem tem diabetes, ficar de olho nos picos de glicemia é muito importante
Gostaria de saber se a farinha da banana verde é eficiente para tratar a diabetes?
Obrigado mesmo temos que nos cuidar.tenho 45 anos e estou abrinbo a mente pra me cuidar melhor pois antes não tinha nenhum cuidado alimentar, mas acho que estou progredindo em relação ao abto alimentar.
Achei muito valido a dica obrigafo
Tô usado a farinha de banana versa a um mês mas não vejo resultado queria saber porque.
A banana verde reduz a diabete mesmo.
Gostaria de saber como fazer a farinha da banana verde
Ola, da uma olhada nesta matéria https://dietaedietas.com.br/farinha-emagrecedora-que-seca-a-barriga/ lá tem um tópico que explica como fazer a Farinha de banana verde
Otimo assunto, interessante e benéfico…
Muito bom.gostei com faz com a banana ? Tem q ser uso diário?
Não sei como usar a banana verde. Poderia me dar sugestões?
Onde encontro farinha banana verde.
Como usa banana verde pode ser qual uma não é farinha de banana verde me desculpa…..é para minha mãe tem diabetes tipo 2