Colesterol Alto, Infarto e Outras Doenças, Podem ser Prevenidas com Semente de Chia

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 2
  •  
    3
    Shares
Colesterol Alto, Infarto e Outras Doenças, Podem ser Prevenidas com Semente de Chia

Colesterol alto, infarto e outras doenças podem ser prevenidas com o consumo regular de semente de chia, uma vez que seus minerais e vitaminas podem blindar o coração.

Essa semente é uma boa opção para aumentar as fontes de ômegas 3 e 6, de fibras e de aminoácidos na alimentação, principalmente se for consumida alternando-a com a semente de linhaça. A chia fornece boas gorduras ao organismo que, junto a demais hábitos saudáveis, melhora o perfil lipídico no sangue.

Contudo, vale a ressalva: ela não deve ser considerada um remédio milagroso, mas sim um alimento que fará parte de uma dieta equilibrada, junto a exercícios físicos regulares, longe do fumo e do abuso de álcool.

A semente de chia e os benefícios para o coração

O que chama atenção na semente de chia é sua estabilidade dos ácidos ômega-3, que é resultado dos antioxidantes naturais (ácido clorogênico, ácido cafeico, quercetina e flavonoides) que contêm as sementes, sendo uma aliada em casos de inflamação crônica, útil em patologias como o câncer, doenças cardiovasculares e cataratas.

O equilíbrio entre os ômegas 3 e 6 promove regulação da resposta inflamatória, imunidade e atividade cerebral. O ômega-6 está envolvido no armazenamento de gorduras, na coagulação sanguínea e nas respostas às inflamações. Já ômega-3 pode ser encontrado em tecidos dos olhos e do cérebro, participa no metabolismo da glicose e reduz condições de inflamação.

Além disso, as sementes de chia são fontes vegetais de boas gorduras e não possuem colesterol. Estudos científicos vêm relacionando a semente de chia com a prevenção e o controle do colesterol, pois é um dos únicos alimentos que diminui o LDL (o colesterol ruim) e aumenta o HDL (o bom colesterol).

A chia apresenta características capazes de proteger o coração contra diversos males

Potencialize o resultado da semente da chia com outros alimentos

Potencialize o resultado da semente da chia com outros alimentos

Para potencializar os efeitos da chia, é indicado que ela seja combinada a outros alimentos nutritivos. Então, prepare-se para descobrir boas escolhas que protegem ainda mais o coração e o organismo como um todo.

Chia + uva roxa

As cascas das uvas estão repletas de resveratrol, substância que atua não só como antioxidante, como também tem a capacidade de reduzir a coagulação do sangue, diminuir a oxidação de LDL e aumentar o HDL, sendo destaque na prevenção de doenças cardiovasculares.

Sugestão de consumo Suco de uva integral ou grãos de uva com semente de chia

Chia + espinafre + peixe

Principais fontes de ômega-3, os peixes são destaque como alimento cardio protetor. Uma alimentação deficiente em nutrientes essenciais, como zinco, ferro, vitamina B12 e ácidos graxos ômega-3, tendem a ter níveis elevados de homocisteína no sangue e diminuição dos níveis do bom colesterol, fatores de risco para doenças cardíacas.

Já o espinafre é amigo do coração, melhorando a circulação sanguínea, é rico em clorofila e carotenoides como a luteína, além de ácido fólico, potássio, magnésio e fibras. Os minerais presentes no espinafre contribuem para manter a pressão arterial em valores ideais.

Sugestão de consumo O espinafre refogado pode ser salpicado com sementes de chia e servido acompanhado de filé de peixe.

Chia + aveia + castanha do pará

As gorduras insaturadas das castanhas auxiliam na redução dos triglicerídeos, colesterol LDL e no aumento do HDL. A oleaginosa ainda contém grande quantidade de selênio, mineral que participa de inúmeras funções no organismo, sendo que uma castanha por dia fornece proteção antioxidante, blindando o organismo contra danos causados por radicais livres.

Além disso, as fibras contidas na aveia, principalmente as solúveis chamadas de beta glucanas, diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, reduzindo o nível de LDL.

Sugestão de consumo consumir 1 pote de iogurte desnatado com 1 colher (sopa) de chia e 1 castanha-do-pará.

A semente de chia melhora o desempenho de atletas

Um estudo feito no Alabama, Estados Unidos, objetivou determinar se o ômega-3 de sementes de chia é uma opção viável para melhorar o desempenho desportivo em eventos com duração acima de 90 minutos e permitir que os atletas possam diminuir a sua ingestão de açúcar.

A conclusão desse estudo foi que, embora não tenha havido melhora no desempenho, parte dos carboidratos pode ser substituída pelo ômega-3 da chia. Assim, a alimentação torna-se mais saudável, melhorando a saúde geral.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *