18 Melhores Chás para Diabetes, Colesterol e para Baixar a Glicose no Sangue

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 16
  •  
    16
    Shares
18 Melhores Chás para Diabetes, Colesterol e para Baixar a Glicose no Sangue

Embora existam medicamentos que ajudam a controlar o seu diabetes, existem verdadeiros remédios naturais como os Chás para Diabetes que também podem controlar os níveis de açúcar no sangue e outros males que cercam Quem sofre com a doença. É o caso do chá, essa bebida incrível e segundo registros históricos surgiu na China há cinco mil anos atrás de forma bem inusitada. O Imperador Shen Nung costumava ferver a água antes de bebe-lá, um belo dia folhas de uma árvore próxima da figura caíram na panela, o Imperador decidiu então experimentar o resultado dessa infusão acidental dando origem ao chá. O que Shen Nung não poderia prever é que sua descoberta ganharia o mundo seja pelo sabor ou por seus inúmeros benefícios, sendo a segunda bebida mais consumida no planeta. Vamos falar dos 10 melhores chás para diabéticos Os 10 melhores Chás para Diabetes, Colesterol e para Baixar a Glicose no Sangue 1. Chá verde Preparado a partir da planta camellia sinensis, o chá verde ganhou muita popularidade no Brasil, seu consumo é associado a melhora da circulação sanguínea, ajudando a controlar a pressão arterial criando um verdadeiro escudo contra infartos e derrames. Estudos recentes apontam o chá verde…

Embora existam medicamentos que ajudam a controlar o seu diabetes, existem verdadeiros remédios naturais como os Chás para Diabetes que também podem controlar os níveis de açúcar no sangue e outros males que cercam Quem sofre com a doença.

É o caso do chá, essa bebida incrível e segundo registros históricos surgiu na China há cinco mil anos atrás de forma bem inusitada.

O Imperador Shen Nung costumava ferver a água antes de bebe-lá, um belo dia folhas de uma árvore próxima da figura caíram na panela, o Imperador decidiu então experimentar o resultado dessa infusão acidental dando origem ao chá.

O que Shen Nung não poderia prever é que sua descoberta ganharia o mundo seja pelo sabor ou por seus inúmeros benefícios, sendo a segunda bebida mais consumida no planeta.

Vamos falar dos 10 melhores chás para diabéticos

Os 10 melhores chás para diabéticos

Os 10 melhores Chás para Diabetes, Colesterol e para Baixar a Glicose no Sangue

1. Chá verde

Preparado a partir da planta camellia sinensis, o chá verde ganhou muita popularidade no Brasil, seu consumo é associado a melhora da circulação sanguínea, ajudando a controlar a pressão arterial criando um verdadeiro escudo contra infartos e derrames.

Estudos recentes apontam o chá verde é um poderoso aliado para combater os picos de glicose no sangue, graças à sua alta quantidade de polifenóis, que são compostos antioxidantes que podem favorecer a ação da insulina nas células.

Evite tomar o chá verde muito muito próximo do horário de suas refeições, pois ele pode atrapalhar a absorção do ferro pelo organismo, evite também que tomar o chá verde no período da noite, já que ele é rico em cafeína e pode prejudicar o sono de pessoas mais sensíveis à estas substâncias.

Há quem diga que o melhor é consumir o chá verde logo depois do preparo ainda quente, mas se preferir gelado existem evidências de que e ele não perde suas propriedades antioxidante, sendo assim você ainda terá todos os benefícios do chá verde.

Chá de canela

2. Chá de canela

Outro excelente Chás para Diabetes é o chá de canela de preferência em sua versão em pau.

Além de controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade a insulina, a canela possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção do envelhecimento precoce e o tratamento de doenças degenerativas como alzheimer e tumores.

3. Chá de camomila

Diversas pesquisas já relacionaram a falta de sono com o ganho de peso e diabetes tipo 2.

Novo estudo explica por que isso acontece, de acordo com os cientistas da Universidade de Chicago, que dorme menos de 5 horas por noite pode sofrer uma elevação do nível dos ácidos graxos, que reduzem a ação da insulina no organismo.

A curto prazo quem sofre de insônia pode apresentar um quadro de pré-diabetes temporária e a longo prazo pode desenvolver diabetes.

Essa privação do Sono promove o aumento de estresse e isso leva à resistência à ação da insulina e aumento da glicose é exatamente nesse momento que o chá de camomila pode ajudar.

O chá de camomila é muito usado como um chá calmante que pode ajudar a relaxar, e a dormir devido a ausência de cafeína.

Além disso trata-se de um chá capaz de ajudar na digestão, prevenir náuseas, proteger a pele, reduzir o stress, aliviar cólicas, prevenir cãibras e tratar problemas como diarreia e inchaço.

4. Chá de carqueja

A carqueja possui uma série de propriedades digestivas, entre as principais que podemos destacar são as relacionadas aos flavonóides e saponina, que ajudam na diminuição dos níveis de colesterol no organismo.

Sua ação se concentra na proteção do estômago, prevenindo úlceras ou no alívio da dor de quem já sofre com o problema, já que possui um efeito analgésico.

O chá de carqueja é boa para os diabéticos porque ajuda a diminuir a absorção dos carboidratos ingeridos durante alimentação, já que são estes carboidratos os principais responsáveis pela elevação da glicose no sangue.

5. Chá de Pitanga

Pesquisas mostram que a pitante tem melatonina, um hormônio produzido naturalmente pelo corpo para regular o sono.

A presença de níveis adequados de melatonina permite que tenhamos uma noite de sono tranquila e revigorante, porém pessoa que sofrem de insônia e outros distúrbios do Sono podem não produzir melatonina o suficiente, sendo essencial ingerir alimentos ricos nessa substância.

Assim em alguns casos um dos benefícios do chá de Pitanga e o de ajudar pessoas que estão com problemas para dormir, estudos mostram que as antocianinas presentes no chá de pitanga, pode aumentar os níveis de insulina no organismo.

Chá de hibisco

6. Chá de hibisco

O chá de hibisco é normalmente associado a pessoas que fazem dieta, e essa fama não é à toa, diversas pesquisas afirmam que este já é capaz de reduzir o acúmulo de gordura no corpo, por esse é o único fator já seria um tremendo aliado da saúde, já que a obesidade é uma condição diretamente associada a doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

O Hibisco também é capaz de inibir a produção de amilase pelo organismo, a amilase é uma enzima que transforma o amido em açúcar.

O consumo do chá de hibisco também ajuda na diminuição dos níveis de colesterol e o chá de hibisco não deve ser consumido por gestantes e nem durante o período de amamentação.

São atribuídos ao seu consumo possíveis alterações no equilíbrio hormonal da futura mamãe e também alterações na musculatura do útero, que em casos extremos pode ocasionar até mesmo um aborto espontâneo.

O chá de hibisco pode também interferir na eficácia de outros medicamentos principalmente os anti-hipertensivos utilizados por quem sofre de pressão alta.

É fundamental uma consulta com seu médico antes de consumir o chá de hibisco.

7. Chá branco

O chá branco é um poderoso aliado contra osteoporose, pois ajuda a aumentar a força e densidade dos Ossos.

Ajuda também no rejuvenescimento, pois contém diversas substâncias antioxidantes como flavonóides, polifenóis e catequinas que ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres evitando o envelhecimento precoce das células.

Estudos recentes também atribuem ao chá branco propriedades capazes de proteger o corpo contra Alzheimer e Parkinson, os polifenóis presentes no chá branco, auxiliam quem sofre de diabetes tipo 2 pois ajuda não o organismo a receber e aproveitar melhor a insulina produzida pelo pâncreas.

Chá preto

8. Chá preto 

Algumas pesquisas ainda em período de análise sinalizam os benefícios do chá preto em ajudar a reduzir a sobrevivência de células cancerígenas.

O chá preto contém cafeína e um aminoácido chamado L-teanina, que aumenta a atividade Alfa do cérebro, resultando em um maior relaxamento e melhor foco, pode ser por isso e muitas pessoas relatam energia mais estável depois de consumir o chá preto em comparação com outras bebidas com cafeína como café por exemplo.

Isso faz o chá preto uma ótima bebida que você deseja melhorar a energia e concentração sem muita cafeína.

De toda forma evite consumir o próximo do seu horário de dormir, o chá preto é bom para diabéticos porque ajuda a diminuir a velocidade de absorção da glicose na corrente sanguínea.

9. Chá de hortelã

O sabor da hortelã é bem conhecido do nosso paladar, você já deve ter experimentado em chicletes, balas e pirulitos, pasta de dente, enxaguante bucal e até mesmo em alguns drinks como o morrido por exemplo.

O que muita gente não sabe são os benefícios que essa planta pode oferecer, são eles:

  • alivia náuseas 
  • alivia dor de cabeça 
  • alivia sintomas de gripes e resfriados 
  • ajuda na redução do colesterol alto

A hortelã é rica em vitamina A, essa vitamina é excelente para a visão dos diabéticos pois protege a córnea a baixa ingestão desse nutriente pode fazer com que a córnea tem a cada vez mais dificuldade em processar a luz que entra nos olhos, principalmente ao final do dia quando ocorre a cegueira noturna nos diabéticos.

10. Chá de capim cidreira

O chá de capim cidreira ou erva cidreira possui inúmeros benefícios e os principais são:

  • alivia as dores de cabeça
  • suaviza cólicas menstruais
  • prevenir distúrbios digestivos 

Muitas pessoas com diabetes apresentam dificuldades na cicatrização, isso ocorrem por causa de complicações cardiovasculares e impede o bom fluxo sanguíneo devido ao excesso de glicose.

A boa notícia é que o chá de capim cidreira possui muitas substâncias antioxidantes e em conjunto são capazes de agir contra micróbios e bactérias, reduzindo as chances de proliferação de doenças e também ajudam a acelerar o processo de cicatrização, entrando assim para nossa lista dos Chás para Diabetes.

Aviso importante 

Quem sofre com diabetes não deve adotar o chás como um remédio milagroso mas sim como um auxílio extra no controle da glicemia não substituindo jamais a medicação prescrita pelo seu médico.

11. Chá de alecrim 

O chá de alecrim possui propriedades capazes de aumentar a insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue, o que é muito bom para quem sofre de diabetes.

Além disso o alecrim é um excelente chá para ser tomado logo após as refeições, pois ele ajuda no processo de digestão combatendo a azia e o excesso de gases.

O chá de alecrim também é utilizado como auxílio no tratamento de doenças no fígado depressão, cansaço físico e mental, asma, tosse e também a insônia.

Mas atenção, este chá não pode ser consumido por menores de 12 anos, gestantes ou durante a fase de amamentação.

12. Chá de amora branca 

O chá de amora branca contém minerais e nutrientes essenciais que o corpo precisa para manter os ossos saudáveis.

O cálcio e o magnésio entre outros são encontrados em boa boas quantidades neste chá, fazendo dele um poderoso aliado contra a osteoporose.

O chá da folha da amora branca é utilizado pelos diabéticos para diminuir a absorção do açúcar pelo organismo, evitando assim os picos glicêmicos.

13. Chá de anis estrelado

O anis estrelado ja ven sendo usado na medicina tradicional chinesa há centenas de anos, mas só agora a ciência moderna passou de fato a comprovar se os benefícios.

O chá de anis estrelado é repleto de antioxidantes que auxiliam o nosso corpo contra o envelhecimento precoce, e também fortalecem o sistema imunológico.

O anis-estrelado também tem sido usado para aumentar a libido em mulheres. O chá de anis-estrelado é muito recomendado para pessoas resfriadas ou com gripe por conta de suas propriedades antibacterianas que limpam as vias respiratórias e alivia os demais sintomas.

Muitos remédios xaropes são feitos a partir desta planta como o tamiflu por exemplo, por ser rico em fibras o chá de anis-estrelado ajuda na diminuição da velocidade de absorção do açúcar na corrente sanguínea.

Devido ao seu efeito estrogênico o anis-estrelado não é recomendado para pessoas com câncer de ovário, câncer de mama, câncer de fígado, câncer de útero e endometriose.

O chá de anis estrelado deve ser evitado por menores de 10 anos de idade gestantes e durante todo o período de amamentação.

14. Chá de graviola 

Graviola ou também conhecida como jaca do Pará é uma fruta rica em vitaminas e fibras e são justamente essas fibras que impedem que o açúcar aumente rapidamente no sangue.

Também ajuda a prevenir a osteoporose e anemia já que aqui em cálcio e ferro, o chá da graviola também é bom para o tratamento de doenças do estômago como a gastrite e úlcera, pois possui propriedades anti-inflamatórias, diminuindo a dor.

15. Chá de jambo

O jambo é da mesma família das Pitangas, é rico em vitamina B1 e B2, fósforo, calcio, vitamina C, antioxidante e pectina.

Essa substância pectina formam uma espécie de gel que forra toda a parede do estômago e ajuda a liberar mais lentamente a glicose no sangue.

16. Chá de louro

O chá de louro é utilizado para diversos fins medicinais e os principais deles são:

  • previne gripes e resfriados 
  • alivia dores musculares e cólicas
  • aumenta a produção de células sanguíneas

O louro é rico em vitamina A, vitamina C e riboflavina, além dos minerais zinco, potássio e selênio.

A vitamina A presente na folha do louro é excelente para a visão evitando assim problemas degenerativos oculares, quem possui diabetes descontrolada possuem maiores chances de desenvolver problemas nos olhos e o chá de louro é mais um poderoso aliado nesse aspecto sendo um ótimo Chás para Diabetes.

Mais atenção, não exagere no seu consumo, quatro folhas de louro em meio litro de água é o consumo máximo recomendado por dia, diminuindo assim os riscos de superdosagem e  intoxicação.

17. Chá de oliveira

O chá de oliveira auxiliar em diversas desordens estomacais, como azia ,gastrite, indigestão e prisão de ventre, também ajuda a acalmar a tosse seca e dores de garganta.

Este chá possui diversas propriedades antioxidantes que juntas ajudam a combater os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce das células.

Embora seja raro em algumas pessoas o chá de oliveira pode causar queda da pressão e diarreia por isso é fundamental uma consulta com seu médico antes de consumir esse chá.

18. Chá de pata de vaca 

Pata de vaca é apenas o nome da planta que tem nas suas folhas o formato da pata do animal e seu nome pode variar de acordo com cada região do Brasil, mão de vaca, unha de vaca, pata de boi e suas variações trata-se da mesma planta.

O chá de pata de vaca vem ganhando cada vez mais adeptos por conta dos seus benefícios já comprovados no tratamento da diabetes, já que atua na diminuição do açúcar na corrente sanguínea.

Além disso o chá de pata-de-vaca ajuda a controlar os níveis de colesterol e auxilia o organismo no combate os radicais livres prevenindo também o envelhecimento precoce.

Este post tem um comentário

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *