3 Chás e Ervas que Evitam Gordura no Fígado

  • 178
  • 123
  •  
  •  
  • 146
  •  
    447
    Shares
3 Chás e Ervas que Evitam Gordura no Fígado

O caminho é prevenir obesidade, triglicérides, colesterol alto e diabetes

Esteatose hepática não alcoólica, mais conhecida como gordura no fígado, é uma das disfunções mais comuns entre a população mundial. No Brasil, estima-se que 30% tenham esse problema.

A faixa etária prevalente da doença vai dos 40 aos 60 anos, mas pessoas de qualquer idade estão sujeitas, inclusive crianças obesas.

Sobrepeso, diabetes, sedentarismo, perda brusca de peso (acima de 1,5kg por semana), são os principais fatores de risco para a gordura no fígado. A principal causa é a síndrome metabólica, que consiste no aumento da resistência insulínica no organismo.

O fígado é um órgão sensível à insulina. Esses pacientes apresentam um desequilíbrio na entrada e saída de gorduras, que acabam se acumulando dentro da célula.

Então, quando se fala da esteatose hepática, indiretamente está se perguntando das causas da síndrome metabólica, que consistem em diabetes, hipertensão, obesidade e aumento de triglicerídeos com HDL baixo.

Sintomas de gordura no fígado

Dor, cansaço excessivo, fraqueza, perda de apetite e aumento do fígado são alguns dos sintomas que o paciente pode apresentar quando o caso já está mais avançado.

Nos estágios críticos: ascite, acúmulo anormal de líquido na cavidade abdominal, encefalopatia, confusão mental, hemorragias, queda no número de plaquetas e icterícia.

Chás e ervas para aliviar a gordura no fígado

Algumas ervas podem ajudar no alívio natural dos sintomas da gordura no fígado

Hibisco

O chá de hibisco é um potente antioxidante e auxilia na perda de peso, pois além de eliminar radicais livres e ser diurético, estudos demonstraram que ele evita o acúmulo de gordura.

Contraindicação Atenção com as pessoas que usam diuréticos (medicamentos), pois pode piorar o quadro.

Boldo

Possui substâncias que estimulam a eliminação das gorduras retidas no tecido hepático, além de ser anti-inflamatório e antioxidante.

Contraindicação Crianças, alérgicos, grávidas, mulheres amamentando e pessoas com doenças no fígado, vesícula biliar ou pâncreas

Casca de limão

Rica em vitamina C, cálcio, potássio e antioxidantes. O chá ativa o metabolismo e permite a queima de gorduras.

Contraindicação A casca do limão possui oxalato. Por isso, quem tem doenças renais devem consultar um especialista.

Tratamento contra gordura no fígado

Tratamento contra gordura no fígado

Exige mudar de hábitos. A base do tratamento contra gordura no fígado é o emagrecimento por meio de mudanças na dieta e prática de exercícios.

Os três pilares desse processo são: estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.

Como não existe um remédio específico, as duas opções mais utilizadas são a vitamina E, suplemento de ação antioxidante, e a Pioglitazona, que diminui as taxas de açúcar no organismo.

Sem controle, a esteatose pode resultar em cirrose e câncer de fígado.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *