Chá Verde: Benefícios, Como Fazer, Tabela Nutricional, Dieta e Cardápio

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 95
  •  
    95
    Shares
Chá Verde: Benefícios, Como Fazer, Tabela Nutricional, Dieta e Cardápio

Você já deve ter ouvido falar no chá verde, certo? Contudo, o que pode não saber é que essa bebida é potencializada quando misturada a outros alimentos. Assim, consumi-la com limão, gengibre, mel e outros ingredientes protege ainda mais a saúde e auxilia na perda de peso. Pensando nisso, listamos os principais benefícios do chá verde e os alimentos que vão enriquecê-lo! Pronto para conferir? Pesquisas e novidades sobre o chá verde Novidades da ciência sobre o chá verde e seus efeitos no organismo. O chá verde é comprovadamente um forte aliado da saúde. Além do famoso potencial emagrecedor, a erva ainda previne doenças e é capaz de dar mais disposição. Confira alguns estudos envolvendo a Camellia Sinensis, podendo se convencer ainda mais de incluí-la na sua rotina. Aproveite! Chá verde desaceleraram o crescimento de células cancerosas e diminui o risco de você desenvolver Câncer e alzhipmer Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, comprovaram que o chá verde é bem mais eficaz do que se pensava. Graças a uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano, o estudo comprovou que as propriedades da bebida são assimiladas integralmente mesmo após a digestão, o que nem sempre acontece com outros alimentos.…

Você já deve ter ouvido falar no chá verde, certo? Contudo, o que pode não saber é que essa bebida é potencializada quando misturada a outros alimentos.

Assim, consumi-la com limão, gengibre, mel e outros ingredientes protege ainda mais a saúde e auxilia na perda de peso.

Pensando nisso, listamos os principais benefícios do chá verde e os alimentos que vão enriquecê-lo! Pronto para conferir?

Pesquisas e novidades sobre o chá verde

Novidades da ciência sobre o chá verde e seus efeitos no organismo.

O chá verde é comprovadamente um forte aliado da saúde. Além do famoso potencial emagrecedor, a erva ainda previne doenças e é capaz de dar mais disposição.

Confira alguns estudos envolvendo a Camellia Sinensis, podendo se convencer ainda mais de incluí-la na sua rotina. Aproveite!

Chá verde desaceleraram o crescimento de células cancerosas e diminui o risco de você desenvolver Câncer e alzhipmer

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, comprovaram que o chá verde é bem mais eficaz do que se pensava.

Graças a uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano, o estudo comprovou que as propriedades da bebida são assimiladas integralmente mesmo após a digestão, o que nem sempre acontece com outros alimentos.

Dois dos compostos presentes no chá, o peróxido de oxigênio e a proteína beta-amiloide, têm papel na prevenção do Alzheimer.

As simulações conduzidas pelos cientistas também constataram que os polifenóis do chá desaceleraram de forma significativa o crescimento de células cancerosas.

O chá verde diminui o risco de desenvolver Câncer de cólon

O chá verde diminui o risco de desenvolver Câncer de cólon

Um estudo publicado no periódico norte-americano American Journal of Clinical Nutrition fornece mais argumentos para as fãs do chá verde. O relatório acompanhou, durante 11 anos, mais de 69 mil mulheres chinesas, 19 mil delas consumidoras da bebida mais de três vezes por semana.

Pelas análises, o segundo grupo (que consumia o chá) apresentou menores riscos de desenvolver câncer de cólon, de estômago e de garganta.

No entanto, é preciso lembrar que era, um grupo também mais jovem e que cuidava melhor da alimentação e da saúde, o que foi levado em conta pelos pesquisadores. Mesmo assim, trata-se de um indício que pode abrir caminhos para futuros estudos.

Vantagens e Benefícios do chá verde para a saúde

Saiba como o chá verde atua em benefício do seu organismo!

Nada como preparar um delicioso chá e saboreá-lo antes de dormir, não é mesmo? A variedade de ervas existentes para consumo, assim como suas diferentes propriedades, é imensa!

Mas, a erva em destaque nesta é aquela que resulta no delicioso chá verde, um poderoso aliado do organismo, que promove bem-estar e outra série de melhorias. quer saber mais?

Benefícios e vantagens de tomar o chá verde

Embora ele seja mais conhecido por conta do potencial emagrecedor, não se pode esquecer que o chá verde também é um aliado da saúde em geral.

A planta do chá verde é a Camellia sinensis. Seu alto teor de catequinas (polifenóis) traz uma série de benefícios para a saúde.

Entre tais vantagens, estão o fortalecimento do sistema imunológico, a ação anticancerígena e a prevenção de doenças cardiovasculares, além do caráter energizante, desintoxicante e termogênico.

Contraindicações do chá verde

Lembre-se: apesar de todos os benefícios oferecidos pelo chá verde, é preciso seguir algumas orientações em relação ao seu consumo. veja:

  • Hipertensos e portadores de arritmia cardíaca devem evitar o chá verde em excesso, pois ele contém cafeína, que promove a contração dos vasos sanguíneos, e por ser termogênico também acelera os batimentos cardíacos.
  • De efeito estimulante, a bebida deve ser evitada por gestantes e lactantes.
  • Portadores de hipotireoidismo não devem exagerar no consumo do chá, pois, em excesso, ele reduz a função da peroxidase, enzima responsável pela colocação de iodo na glândula
Como fazer o chá verde

Como fazer o chá verde

O melhor é ferver a água em separado e não acrescentar o chá durante o processo de ebulição. Sendo assim, primeiro espere a água ferver, retire-a do fogo e só então coloque 1 colher (sopa) de folhas secas para cada xícara (200ml) de água.

Chá verde emagrece e acelera o metabolismo

Quer diminuir os ponteiros balança? Então, que tal um chá verde?

Devido sua fama muitas pessoas veem no chá verde a oportunidade de eliminar os quilinhos extras.

E não é para menos! Nesse chá, estão presentes substâncias como as xantinas (cafeína, teofilina e teobromina), que agem no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal.

Algumas bebidas, como o chá verde, têm substâncias que ajudam a aumentar a temperatura do corpo provocando uma aceleração no metabolismo. Quanto maior a capacidade de produzir calor, mais calorias são gastas.

Chá verde turbina seus exercícios

Um estudo realizado pela School of Sport and Exercise Sciences, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, mostrou que o Consumo de chá verde antes da atividade física pode ajudar na queima de gorduras.

A pesquisa acredita que os efeitos do chá sobre a oxidação da gordura acontece por meio da inibição da catecolamina-O-metil-transferase, uma enzima que degrada o hormônio no-radrenalina.

De acordo com os pesquisadores, esse efeito é positivo para atletas que desejam aumentar a queima de gordura, assim como pessoas obesas ou diabéticas.

Dica especial para fazer o chá verde ficar com um gosto agradável

Quem não gosta do sabor amargo do chá verde pode prepará-lo com outros ingredientes, como capim-limão, hortelã e gengibre. Acrescentar algumas gotas de limão ou de laranja também dá um toque especial à bebida.

Se for tomá-lo gelado, experimente bater no liquidificador com pedacinhos de maçã, abacaxi ou pêssego.

As propriedades do chá verde são anti envelhecimento

Já imaginou, em um único aumento, obter propriedades emagrecedoras, detoxificantes e, ainda, antioxidantes? Pois com o chá verde, isso já é possível!

Com 1 xícara (200ml) por dia você consegue turbinar a saúde, dar uma forcinha extra, na dieta e ajudar no rejuvenescimento do próprio como. confira a seguir como a erva atua nesses quesitos!

Detoxificação do organismo

Algumas impurezas presentes no corpo são responsáveis pela retenção de líquidos e o desconforto abdominal, dando a sensação de inchaço.

Incluir o chá verde no cardápio é uma ótima opção para se livrar desses incômodos. Além disso, a bebida é capaz de combater outros males digestivos.

Os polifenóis do chá verde também tem efeito anti-infeccioso e podem ajudar, especialmente, em infecções do tudo digestivo – essas substâncias dificultam a formação da parede celular de bactérias como o staphylococcus – que explica o uso milenar do chá verde no tratamento de diarreias agudas.

O chá verde mantém você jovem

A fórmula para a juventude eterna ainda não foi encontrada, mas existem alimentos que podem contribuir para retardar o envelhecimento.

Esse é o caso do chá verde, que funciona como antioxidante, combatendo os radicais livres que são responsáveis pelas alterações na pele como descoloração, ressecamento, perda de elasticidade e formação acelerada de rugas.

Estudos com uso local mostraram que o extrato de chá verde ajuda também a proteger a pele contra raios ultravioleta.

Afaste o estresse e a ansiedade com o chá verde

Afaste o estresse e a ansiedade com o chá verde

Difícil não sofrer com a ansiedade no mundo atual, onde são grandes as cobranças e as preocupações. O sentimento, até certo ponto, é algo normal.

Porém, é preciso saber dosar a energia que se gasta com isso para que não se torne algo crônico. Acessos de raiva, úlceras estomacais, enxaqueca, ataques do coração, queda de cabelo, ansiedade, entre outras doen-ças, têm como grande causador o estresse.

Porém, essas doenças são apenas a ponta do iceberg. Para que a preocupação diária não se transforme em algo maior, é preciso estar sempre atento ao comportamento e procurar um especialista quando perceber que a ansiedade está dominando seu comportamento, a ponto de viver sempre estressado e sem paciência.

Tome chá diariamente

Muitas infusões têm o poder de relaxar e acalmar os ânimos, evitando o estresse e a ansiedade. O chá verde melhora o humor graças a uma substância chamada L-teanina que melhora os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores que promovem sensação de bem-estar.

A L-teanina, juntamente com a vitamina C (presente em pouca quantidade no chá), regula os níveis de cortisol (hormônio liberado no estresse)

Chá verde e camomila, uma Combinação poderosa

Conhecida por seu poder sedativo, a camomila é eficiente em situações de estresse e irritabilidade. Se unida ao chá verde, pode promover grande melhora no humor. O chá verde e a camomila melhoram o humor e promovem relaxamento.

Combine o chá verde com outras substância e turbine seus benefícios

Combine o chá verde com outras substância e turbine seus benefícios

Confira opções que, quando unidas ao chá verde, detoxificar o organismo e turbinam o seu corpo!

Existem alimentos que, quando combinados, fazem um grande bem à saúde. O chá verde, por sua vez, pode ser adicionado tanto à sucos como em pratos do dia a dia, fazendo com que suas propriedades sejam ainda mais aproveitadas.

Os alimentos abaixo são algumas das opções que podem ser unidas à erva, deixando-a ainda mais saudável e turbinada. Confira!

13 Combinações que turbinam os benefícios do chá verde

Laranja com bagaço – O ideal é aproveitar até o bagaço dessa fruta, já que é nele que se concentra a maior fonte de fibras, o que ajuda o intestino a funcionar regularmente e eliminar as impurezas.

A laranja é mais do que fonte de vitamina C. Quando consumida com bagaço, também auxilia no bom funcionamento do intestino, no controle da glicemia e do colesterol.

Além disso, o potássio presente na fruta é responsável pela contração muscular, o que auxilia na manutenção da pressão arterial.

Aveia – A grande concentração de fibras faz da aveia um potente desintoxicante, pois ajuda em todo o trabalho digestivo.

Além disso, consumi-la regularmente pode auxiliar no controle da glicemia e da pressão sanguínea, mantendo as artérias saudáveis e controlando o diabetes. Suas fibras também evitam a absorção de açúcares e gorduras dos alimentos.

Gengibre – A raiz de gosto particular é um potente termogênico, isto é, faz com que o orga-nismo acelere o metabolismo, inclusive a queima de calorias. Devido às substâncias gingerol e sogaol presentes no gengibre, o alimento pode aumentar em até 10% o gasto calórico.

Mel – Presente em muitas dietas detox, o mel é o melhor substituto do açúcar da cana-de-açúcar, por ser 100% natural. Apesar de ser fonte de açúcar, o que pede moderação no consumo, o tipo de adoçante do alimento não influencia no metabolismo da queima de calorias, podendo ajudar até na digestão.

Limão – Famoso nas dietas de emagrecimento pelo seu poder desintoxicante, o limão também pode ser aproveitado por inteiro, já que a casca conta com uma substância chamada limoneno, que tem a capacidade de penetrar com facilidade nos tecidos e nas células do organismo, agindo como um poderoso solvente.

Depois de higienizada, use raspas da casca em suas receitas.

Abacaxi – Optar por essa fruta nos dias em que o estômago pesa é a melhor opção. Isso acontece porque o abacaxi tem muita bromelina, uma enzima capaz de quebrar as proteínas dos alimentos.

Além disso, dispõe de boa quantidade de fibras solúveis, outras aliadas do processo digestivo.

Maçã – Rica em fibras, essa fruta é uma grande auxiliar do emagrecimento. Além disso, traz outros benefícios. A maçã é rica em pectina, fibra solúvel que auxilia na excreção de ácidos biliares, aumentando a conversão de colesterol sérico nesses ácidos, reduzindo, assim, os níveis hepáticos e sanguíneos de colesterol.

Antiácida, a maçã também ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, que retém os líquidos no organismo.

Mamão – Além de deliciosa, essa fruta possui uma substância chamada papaína, que atua como a pepsina, enzima do estômago, transformando as proteínas dos alimentos em aminoácidos, o que melhora o funcionamento do órgão.

Melancia – A concentração de água presente na melancia ajuda a saciar e limpar (com ação diurética) o organismo. Aliada às baixas calorias, a fruta contribui para a perda de peso.

Melão – Com grande quantidade de fibras, o melão tem alto teor de água. Combinado com a ação do potássio e levemente laxante do magnésio, contribui para o bom funcionamento intestinal.

Kiwi – Originária da China, essa fruta é rica em fibras. No seu país de origem, o kiwi é usado tradicionalmente pela medicina para o tratamento de câncer de mama e estômago.

Além disso, é um poderoso antioxidante contra os radicais livres, prevenindo tumores.

Anis – Originária da China, essa planta de aroma agradável pode ser acrescentada ao chá verde para proteger ainda mais a saúde. Isso porque ela é eficaz para aliviar problemas digestivos e fortalece a imunidade, prevenindo gripes.

Canela – Com um sabor bastante marcante, esse ingrediente é uma ótima pedida para enriquecer seu chá. O poder termogênico da canela contribui para a perda de peso e, de quebra, ajuda a controlar o diabetes. Então, aposte sem medo!

Chá verde e a dieta para emagrecer

Chá verde e a dieta para emagrecer

Perca até 4kg em 30 dias seguindo um cardápio saudável e muito saboroso com o chá verde.

Rico em substâncias que aceleram o metabolismo, o chá verde é um ótimo aliado do emagrecimento.

Mas é importante lembrar que nenhum alimento faz milagres, portanto, a bebida deve ser incluída em uma alimentação equilibrada, pobre em produtos industrializados que têm gordura, sódio e açúcar em excesso.

O chá verde age no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo e elevando a temperatura corporal, além de aumentar a mobilização de gorduras estocadas.

Para não sabotar o efeito emagrecedor, evite acrescentar açúcar ou mel à bebida, que pode ser consumida quente ou gelada.

Cardápio para a dieta do chá verde

As três opções de cardápio diário a seguir podem ser consumidas por 30 dias, mas sempre variando os alimentos durante a semana, para que o organismo receba todos os nutrientes de que necessita. Bom apetite!

Cardápio 01

Café da manhã

  • 1 copo (250ml) de leite de soja batido com 5 morangos e 1 colher (sopa) de granola light
  • 1 torrada integral com 1 colher (café) de requeijão light

Lanche na manhã

  • 1 pera
  • 1 xícara (200ml) de chá verde com hortelã

Almoço

  • 1 prato (sobremesa) de salada verde
  • 1 filé de frango grelhado
  • 2 colheres (sopa) de arroz integral
  • ½ concha de feijão colheres (sopa) de abobrinha refogada
  • 1 fatia de abacaxi

Lanche da tarde

  • 2 nozes al xícara (200ml) de chá verde

Jantar

  • 1 prato (sobremesa) de salada de brócolis e couve-flor
  • 1 bife grelhado
  • 2 colheres (sopa) de arroz integral
  • 2 colheres (sopa) de cenoura picada e refogada
  • ½ banana assada com canela

Ceia

  • 1 pote (170ml) de iogurte light de fruta
  • 1 xícara (200ml) de chá verde

Cardápio 02

Café da manhã

  • 1 copo (250ml) de leite desnatado com café descafeinado
  • 1 fatia de pão integral com 1 fatia grossa de queijo de minas light
  • ½ mamão papaia com 1 colher (sobremesa) de farelo de aveia

Lanche na manhã

  • 1 barrinha de cereais light
  • 1 xícara (200ml) de chá verde

Almoço

  • 1 prato (sobremesa) de salada de alface, escarola e pepino com 1 ovo cozido fatiado
  • 1 filé médio de peixe
  • 2 colheres (sopa) de abóbora picada e refogada
  • 2 figos

Lanche da tarde

  • 1 banana amassada com 1 colher (sobremesa) de aveia e 1 colher (chá) de mel
  • 1 xícara (200ml) de chá verde

Jantar

  • 1 Salada de alface e tomate à vontade com 1 laranja-lima
  • 1 prato (fundo) de sopa de abóbora com agrião
  • 3 torradas integrais light com 3 fatias finas de queijo de minas light

Ceia

  • 2 cookies integrais
  • 1 xícara (200ml) de chá verde

Cardápio 03

Café da manhã

  • 1 pote (170ml) de iogurte light com 1 colher (sobremesa) de farelo de trigo
  • 1 fatia de pão integral light com 1 fatia de queijo de minas light
  • 1 fatia média de melão

Lanche na manhã

  • 1 maçã
  • 1 xícara (200ml) de chá verde

Almoço

  • 1 prato (sobremesa) de salada de palmito e tomate seco com 1 fatia de queijo de minas light
  • 2 panquecas recheadas com 2 fatias grossas de queijo de minas light e 4 colheres (sopa) de espinafre refogado
  • 1 fatia de melancia

Lanche da tarde

  • 1 colher (sopa) de amendoim torrado
  • 1 xícara (200ml) de chá verde

Jantar

  • 1 prato (sobremesa) de salada de rótula com erva-doce e tomate seco
  • 1 batata assada recheada com 2 colheres (sopa) de atum e cogumelo
  • 3 colheres (sopa) de vagem refogada e 2 fatias de melão

Ceia

  • 1 fatia de mamão papaia com 1 colher (sobremesa) de aveia
  • 1 xícara (200ml) de chá verde
Dicas para melhorar a sua saúde

Dicas para melhorar a sua saúde

Encare a dieta como uma reeducação alimentar – Não vale seguir um cardápio saudável durante um mês e depois abusar de doces, por exemplo.

O ideal é se alimentar de forma equilibrada sempre – assim, até um docinho de vez em quando é válido.

Pratique exercícios regularmente – Falta de tempo não pode ser desculpa: separe pelo menos meia hora do dia para caminhar, nadar, dançar, enfim, fazer alguma atividade de que goste.

Faça modificações simples, como trocar o arroz branco pelo integral, reduzir o açúcar do café, retirar a pele do frango e a gordura aparente das carnes. No final, isso faz diferença tanto ao peso como à saúde.

Receitas com Chá Verde

Chá verde calmante

Ingredientes

  • 1 copo (250ml) de água
  • 1 colher (chá) de chá verde
  • 1 colher (chá) de flores secas de maracujá
  • 1 colher (chá) de flores e folhas secas de camomila

Modo de preparo

Coloque o chá verde, as flores de maracujá e a camomila em uma xícara. Leve a água ao fogo e desligue antes de ferver. Despeje a água sobre o conteúdo da xícara. Abafe por 10 minutos, coe e beba 30 minutos antes de se deitar.

CUIDADO! A camomila pode causar náuseas e dermatite de contato em pessoas sensíveis. Se consumida acima das quantidades recomendadas, pode ser tóxica.

Vitamina de banana e chá verde pró saciedade

Rendimento: 2 porções Tempo de preparo: 15min

Ingredientes

  • bananas-nanicas maduras picadas
  • 2 colheres (sopa) de fibra de trigo
  • 1 xícara (200ml) de chá verde gelado coado
  • 1 xícara (200ml) de leite desnatado
  • 1 pote (170g) de iogurte natural desnatado
  • Adoçante a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador as bananas, a fibra, o chá, o leite e o iogurte até homogeneizar. Adoce a gosto, despeje em copos altos e sirva em seguida.

Chá verde gelado com maçã

Ingredientes

  • 3 xícaras (600m1) de água
  • 2 colheres (sopa) de chá verde
  • 1 maçã tipo fuji ou verde

Modo de preparo

Coloque a água numa chaleira e leve ao fogo até quase começar a ferver. Retire do fogo imediatamente, derrame sobre as folhas de chá em bule de vidro ou porcelana e deixe em infusão por 5 minutos.

Em seguida, coe o chá, deixe esfriar, tampe e leve à geladeira por 2 horas ou até gelar. Parta a maçã ao meio, elimine as sementes e o miolo. Pique e coloque no liquidificador. Acrescente o chá gelado e o mel e bata por 1 minuto. Beba durante o dia.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *