Chá de Hibisco, Benefícios, Contra Indicações, Como Fazer e Onde Comprar

Chá de Hibisco, Benefícios, Contra Indicações, Como Fazer e Onde Comprar

Vamos falar de um dos queridinhos da atualidade que é o hibisco e muitas pessoas perguntam para que serve o hibisco, como é que eu faço o chá de hibisco, como é que eu tomo o chá de hibisco, e realmente o hibisco tem todos aqueles benefícios que as pessoas falam?

Algumas pessoas ainda tem um pouco de receio em tomar o chá de hibisco pois acham  pode fazer mal ou que tem alguma contra-indicação.

Continue lendo a matéria que você saberá tudo sobre o hibisco, qual é o melhor horário para tomar, será que é melhor tomar a noite antes depois das refeições, se tem diferença daqueles que você faz em casa ou do chá em pó que você compra em cápsula.

Tem muita coisa legal aqui para você sobre hibisco.

O que é o chá de hibisco?

O chá de hibisco vem sendo usado há milênios como chá medicinal na África na Ásia e no Caribe e ele vem sendo descoberto pelo resto do mundo  por causa de todos os efeitos benéficos que ele traz a saúde.

O chá de hibisco é super rico em antioxidantes ele tem uma ação diurética bem pronunciada e por isso ele pode ser é um bom aliado para perda de peso e o emagrecimento.

O chá de hibisco ele tem uma coloração meio rosa parecida com a coloração de framboesa, tem um saber que lembra framboesa e o mais curioso é que ao contrário da maioria dos chás normalmente a gente bebe o chá de hibisco frio.

Quais as vitaminas e minerais que o chá de hibisco tem?

O chá de hibisco não é calórico como normalmente qualquer outro chá, geralmente consideramos os chás como zero calorias pois não são calóricos, mas ele tem muitos nutrientes essenciais à saúde.

O chá de hibisco tem muitos antioxidante dentre eles os flavonoides que são as antocianinas e as quercetina  são responsáveis por boa parte dos benefícios que o hibisco tem.

Além disso ele tem outros minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo, cálcio, ele também tem vitamina A, vitamina C, algumas do complexo B, e alguns ácidos orgânicos como málico, tartárico e o cítrico.

Deu para notar que o hibisco é super rico em nutrientes, principalmente antioxidante e o mais interessante é que ele não é fonte de cafeína, então a amplitude de uso do hibisco acaba sendo um pouquinho maior.

Saiba os 6 principais benefícios do chá de hibisco

Saiba os 6 principais benefícios do chá de hibisco

Hoje você vais descobrir o 6 benefícios do chá de hibisco, e sem dúvida um dos melhores é a perda de peso e é um dos benefícios que mais faz as pessoas tomarem o chá de hibisco.

Dica 1 – o chá de hibisco emagrece

O chá de hibisco tem ganhado cada vez mais os holofotes os famosos tomam muito chá de hibisco para emagrecer perto do verão e eu vou te explicar que realmente faz sentido

Teve um estudo que foi conduzido no Japão que eles usaram o extrato do chá de hibisco durante 12 semanas eles perceberam que as pessoas que usaram chá de hibisco tiveram uma redução do peso no IMC que aquele esse de massa corporal e na quantidade de gordura abdominal na circunferência abdominal.

Isso foi um estudo estatisticamente comprovado e aí os pesquisadores descobriram que o consumo do hibisco ajuda na redução da alfa amilase que é aquela enzima que quebra o amido e transforma ele possível de ser absorvido pelo nosso organismo pela boca para intestino.

Então se você consome o chá de hibisco entre as refeições você consegue diminuir a quantidade de carboidrato que você vai absorver naquele momento. Lembrando também que não existe milagres, porque não adianta tomar o chá de hibisco e comer um pratão de macarrão.

Por esse benefício que ele tem com relação a absorção de carboidrato algumas pessoas que são pré-diabética ou diabéticas elas acabam consumindo chá de hibisco buscando um pouco essa diminuição na absorção de carboidrato e glicose.

Então o chá de hibisco pode ajudar como coadjuvante no tratamento mas nunca depositando todas as fichas no tratamento de um diabético que é uma doença séria em um chá.

Dica 2 – o chá de hibisco é bom para o coração

O chá de hibisco é super bom para o coração, como falamos, o chá de hibisco tem vários antioxidantes, e a gente sabe que a melhor maneira de você conseguir controlar a saúde cardiovascular é você e reduzindo o colesterol.

Os antioxidantes bioflavonóides que estão presentes naturalmente do hibisco faz efeito muito legal eles abaixam LDL que é o colesterol ruim em que é o colesterol que causa a formação de placas de ateroma entupimento de artérias e aumentam o HDL que o colesterol bom que age limpando o nosso sangue.

Existem algumas pesquisas que falaram que o consumo do chá de hibisco como alimentação equilibrada e dieta pode usar até a quantidade de triglicerídeo a concentração de triglicerídeo do soro do sangue.

É bem interessante você consumir o chá de hibisco principalmente se você tem problemas cardiovasculares.

Dica 3 – o chá de hibisco reduz a pressão arterial

O chá de hibisco ajuda a reduzir a pressão arterial, isso porque ele tem um grande efeito diurético, então ele acaba estimulando a eliminação de líquido em excesso, de sódio em excesso pelo seu rim, o que ajuda contrabalancear sua pressão arterial favorecendo assim o controle dela

Isso é interessante para quem tem pressão arterial ou para quem quer evitar ter pressão arterial

Dica 4 – o chá de hibisco é diurético

O chá de Hibisco é super diurético, ele é antagonista da aldosterona que é o hormônio que controla a retenção de sódio e de líquido no nosso organismo e a eliminação de potássio, então ele vai contribuir para a manutenção do equilíbrio hídrico e fluidos nosso organismo estimulando o excesso de sódio que tem no nosso organismo e de líquido.

O Hibisco acaba sendo super diurético e bom até para quem está na TPM, está com excesso de inchaço, retenção de líquido, ele ajuda nesse sentido também.

Dica 5 – o chá de hibisco é laxante

O chá de hibisco é levemente laxante, então se você sofre com constipação intestinal uma boa dica é você tomar o chá de hibisco gelado de manhã em jejum, e sim gelado, porque quando a gente consome qualquer líquido em jejum de manhã com estômago completamente vazio a gente dá um susto no piloro que é uma válvula que tem entre o estômago e intestino estimulando a peristalse intestinal.

E como como o chá de hibisco é levemente laxante, essa combinação do líquido gelada de manhã em jejum sendo o chá de hibisco vai ajudar você a evacuar melhor durante o dia.

Dica 6 – o chá de hibisco é antioxidante

Um dos benefício mais importantes do chá de hibisco é que ele é um super potente antioxidante, a gente sabe que os antioxidantes tem papel muito importante na regeneração do oxigênio, na prevenção de radicais livres. 

Lembrando que os radicais livres estão eles estão relacionados ao envelhecimento precoce,  envelhecimento da pele e questões mais sérias como câncer em outras diversas doenças 

Então o consumo regular de antioxidantes contribui para uma saúde mais fortalecida e por isso o chá de hibisco também pode te ajudar neste sentido.

O chá de hibisco emagrece? Veja 5 motivos para começar a tomar no seu dia a dia

O chá de hibisco emagrece? Veja 5 motivos para começar a tomar no seu dia a dia

O chá de hibisco tem passado por muitos estudados fazendo uma correlação com perda de peso e já se sabe que ele tem alguns papéis, alguns mecanismos que agem favorecendo o emagrecimento fazendo com que você consiga emagrecer mais rapidamente e tenha menos facilidade para engordar de novo.

Dica 01 – O chá de hibisco diminui a inflamação

O chá de hibisco tende a diminuir a inflamação. A inflamação não é só aquela inflamação da  unha que machucou o joelho que tá doendo a inflamação sistêmica acontece muito no nosso organismo principalmente quando consumimos alimentos ruins.

Quanto mais esses alimentos ruins são consumidos, mais inflamado a gente fica e quanto mais inflamada a gente fica mais dificuldade de emagrecer a gente tem, então chá de hibisco pode ajudar nesse sentido por ser um grande anti inflamatório.

Dica 02 – A antocianina contida no chá de hibisco reverte o ganho de peso

O chá de hibisco contém antocianinas que já foi comprovado em alguns estudos científicos que ajudam a reverter o ganho de peso em indivíduos obesos, então se você tem mais tendência a acumular gordura o chá de hibisco pode ajudar você a não acumular mais gordura mais facilmente então acaba sendo uma ótima opção.

Dica 03 – o chá de hibisco absorve o amido

O chá de hibisco  também tem papel super interessante na absorção do amido. O amido vocês sabem que ele vem das fontes de carboidratos de uma maneira geral do macarrão do bolo do arroz, todos eles são fontes de amido e a gente tem uma molécula na nossa nossa boca que se chama amilase salivar que haje quebrando. 

A gente tem a glade salivar e amilase gástrica que agem quebrando esse amido em partículas menores e vão ser servidas em forma de glicose lá no nosso intestino, lá embaixo depois da absorção no processo digestivo.

O chá de hibisco ajuda a diminuir a produção de enzima da amilase salivar e estomacal, então com isso ele não consegue quebrar essa molécula maior de amido que vai fazer com que ele passe pelo intestino sem ser absorvido.

Óbvio, que não vai ser 100% e isso não te dá um passe livre para comer quando você quiser disso tudo que eu falei, mas diminuindo a absorção do amido vai favorecer também no controle do peso.

Sempre se lembra que o ideal é você tomar o chá de hibisco antes das refeições para você ter feito com relação a amilase, mas a melhor coisa e maneirar na quantidade do amido e preferir as fontes de menor índice glicêmico dos carboidratos integrais, frutas, verduras legumes e alimentos mais saudáveis.

Dica 04 – o chá de hibisco ajuda na digestão

O chá de hibisco também ajuda na digestão de uma maneira geral e na retenção de líquidos que como a gente tá bebendo chá de hibisco umas duas vezes por dia é mais líquido que você consome, então você vai estimular diurese a excreção desse excesso de líquido, de sódio pelo seu rim favorecendo e desinchando seu organismo o que também contribui para uma diminuição do peso. 

Só para deixar claro, estamos falando da diminuição de peso, e não de calorias.

Dica 05 – o chá de hibisco não tem calorias

Outro ponto interessante com relação ao emagrecimento é que o chá de hibisco praticamente não tem caloria. Então se você for usar o chá de hibisco antes da refeição durante a ingestão ao invés de tomar um suco um refrigerante ou alguma coisa que tenha caloria de fato, vai ser uma ótima substituição.

Trocar bebidas calóricas pelo chá de hibisco ajuda indiretamente no emagrecimento.

Contra indicações do chá de hibisco

O chá de hibisco não é indicado para quem em pressão baixa

O chá de hibisco tem contra indicações, por exemplo, se você já tem pressão baixa evite consumir o chá de hibisco porque como eu falei ele é diurético e regulando a pressão para baixo então você pode passar mal se eu tomar chá de hibisco várias vezes ao longo do dia.

O chá de hibisco não é indicado para gestantes e quem está amamentando

Ele também é contra indicado para gestante, por que tem indícios que ele pode estimular a menstruação e nesse caso obviamente ninguém quer menstruar, então não tome o chá de hibisco se você estiver grávida ou amamentando, por que as substâncias dele passam pelo leite e não é interessante para bebêzinho.

O chá de hibisco não é indicado para quem está fazendo terapia hormonal

O chá de hibisco ele pode reduzir os níveis de estrogênio, então se você está passando por terapia de reposição hormonal não é muito legal que você consumir o chá de hibisco.

O chá de hibisco não é indicado para quem está querendo engravidar

Em alguns estudos que foram feitos na Índia que correlacionam o uso do chá de hibisco com uma leve diminuição da fertilidade feminina, diminuindo a concepção, então se você tá naquela fase da vida que está tentando ou querendo engravidar talvez não seja melhor momento da sua vida para você consumir o chá de hibisco.

Não é indicado substituir outros líquidos pelo chá de hibisco

Tem pessoas que fala que o chá de hibisco é alucinatório ou pode causar confusão mental, quase como se fosse uma droga, porém isso somente pode acontecer  se você tomar doses altíssimas e concentrado ao longo do dia.

Tem pessoas que pegam e substituem todos os líquidos e água por chá de hibisco, nesse caso pode ter intoxicação, então a minha dica para você é que: faz um chá e tome ele no lugar do outro chá que você tomaria, não é para você substituir leite, suco, água ou outras bebidas do dia só por causa de hibisco, porque aí sim você pode ter intoxicação por hibisco 

Se você tomar o chá de hibisco da maneira certa não tem problema algum.

O chá de hibisco corta o efeito do anticoncepcional?

Alguns anticoncepcionais podem ser interferidos pelo consumo do chá de hibisco sim, se você tiver uma dúvida com relação a isso a melhor coisa a fazer é perguntar para o seu ginecologista que prescreveu seu anticoncepcional se a interferência de acordo com a medicação específica.

Mais uma dica que eu já te dou é que se você tomar em horários diferentes possivelmente não terá grande efeito no anticoncepcional, para explicar melhor se você tomar anticoncepcional de manhã não toma o chá de hibisco junto, se você toma anticoncepcional antes de dormir, não tomar chá de hibisco junto, isso ja deve ajudar muito, mas para ter certeza absoluta pergunta para o seu ginecologista.

Como tomar o chá de hibisco?

Como tomar o chá de hibisco?

Como geralmente todo mundo tem uma vida corrida, as pessoas optam por comprar o chá de hibisco em pó ou em cápsula para tomar, mas infelizmente não é a mesma coisa que tomar o chá de hibisco sem ser industrializado.

Quando a pessoa faz o chá para vender comercialmente em forma de pó ou em forma de cápsula, obviamente ele vai botar adoçante, corante, flavorizantes e acaba não sendo a  mesma coisa que você fazer o chá para beber naquele momento que ele está puro e concentrado.

Se você puder opte sempre por fazer o chá em casa e tomar ele mais natural possível.

Como se faz o chá de hibisco corretamente?

Como é que você faz o chá de hibisco? Como qualquer outro chá, a gente tem que fazer uma infusão, algumas pessoas fervem a folha, o que é um erro, então você pega meio litro de água, ferve e depois que a água ferver você desliga o fogo e coloca a quantidade novamente uma colher de sopa de folha seca do hibisco, é o ideal para você fazer uma boa proporção, então você tampa com um pires ou prato com uma tampa e deixa ela descansando por 5 a 10 minutos.

Depois disso você pode coar. Você vai ter duas porções que é segura de tomar e saudável para você consumir ao longo do dia. Pode tomar uma dose de amanhã e um à tarde.

Enfim no horário que fica melhor para você essa quantidade é uma quantidade boa segura e tranquila para você introduzir o chá de hibisco na sua vida.

Receita de chá de hibisco

Ingredientes

  • Folhas de hibisco
  • Água

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver
  2. Após a água ferver desligue o fogo e coloque as folhas de hibisco
  3. Tampe por 5 ou 10 minutos
  4. Beba o chá de hibisco frio

Combine o chá de hibisco e turbine seus efeitos

  • Chá de hibisco + gengibre =  é um ótimo termogênico
  • Chá de hibisco + cavalinha = ambos tem ação diurético e vai fazer você desinchar

Onde comprar e quanto custa o chá de hibisco?

Como falamos existem várias formas de você fazer seu chá de hibisco, existem os mais práticos que são industrializados e existe a folha que você pode comprar, dá um pouco mais de trabalho, porém não se perde tantos nutrientes.

O chá de hibisco industrializado você pode comprar pela internet na Natue, e já vem com vários sabores. Você pode escolher de limão, frutas vermelhas, zero açúcar, etc… Em média você irá pagar entre R$4,00 a R$44,00 reais.

Já a folha do hibisco para fazer o chá de hibisco mais natural você também pode comprar na Loja Bem Natural, o valor em média é uns R$4,00 reais.

Como melhorar o sabor do chá de hibisco

O chá de hibisco possui um ótimo sabor, mas se você ainda não está satisfeita ou já enjoou do sabor, você pode fazer o chá normalmente e espremer um pouco de suco de limão no chá de hibisco que fica bem refrescante.

Ou você pode fazer o chá junto com gengibre e você pega umas duas rodelinhas de gengibre e joga junto com as folhas para fazer com chá.

Voce pode tambem botar um pouquinho de canela junto com o gengibre e do hibisco e fazer o chá da mesma forma.

Você pode acrescentar o que você quiser em temos ervas especiarias para melhorar ou modificar o sabor, tem pessoas que até botam pedaços de morango para puxar mais o doce  que fica bem legal.

Informações nutricionais do chá de hibisco

Tabela nutricionalQuantidade por 100 gramas
Calorias37
Gorduras Totais0,7 g
Gorduras Saturadas0,3 g
Gorduras Poliinsaturadas0 g
Gorduras Monoinsaturadas0,1 g
Colesterol0 g
Sódio3 mg
Potássio9 mg
Carboidratos7 mg
Fibra Alimentar0,3 g
Açúcar6 g
Proteínas0,4 g
Vitamina A296 IU
Vitamina C18,4 mg
Cálcio1 mg
Ferro8,6 mg
Vitamina D0 IU
Vitamina B60 mg
Cobalamina0 µg
Magnésio1 mg

Então me fala nos comentários qual é a forma que você costuma tomar o seu chá de hibisco em casa e se tem algum outro chá que você tem curiosidade de conhecer melhor.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *