Celulite: Quais as Causas e Como Tratar para Realmente se Livrar Dela

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 11
  •  
    11
    Shares
Celulite: Quais as Causas e Como Tratar para Realmente se Livrar Dela

O que causa a celulite e o que realmente fazer para se livrar dela. Essa aparência de "casca de laranja" é um mal que acomete a maioria das mulheres e parece não ter salvação. Mas fique calma, porque tem. Celulite é a alteração da substância líquida que envolve as células da pele, tornando-a mais densa e modificando o metabolismo local, causando compressão, alteração circulatória, edema, entre outros problemas. O resultado acaba sendo a pele com o aspecto de "casca de laranja", que aparece nas coxas, culotes e, principalmente, no bumbum. Se o surgimento da celulite se concentrar nos membros superiores (abdômen e braços), pode indicar um aumento excessivo de peso. Além disso, seu aparecimento pode estar relacionado a outro problema de saúde: as varizes, que são resultados da compressão vascular. Principais causas da celulite Os furinhos desagradáveis são decorrentes, muitas vezes, de fatores como obesidade, sedentarismo e efeito sanfona, além de ser consequência de pouca ingestão de água e mau funcionamento intestinal, são indicadores determinantes para o surgimento da celulite. A má alimentação também contribui para que a inflamação apareça, já que o excesso de toxinas proveniente de alimentos industrializados precisa ser diluído ser diluído e necessita de antioxidantes para…

O que causa a celulite e o que realmente fazer para se livrar dela.

Essa aparência de “casca de laranja” é um mal que acomete a maioria das mulheres e parece não ter salvação. Mas fique calma, porque tem.

Celulite é a alteração da substância líquida que envolve as células da pele, tornando-a mais densa e modificando o metabolismo local, causando compressão, alteração circulatória, edema, entre outros problemas.

O resultado acaba sendo a pele com o aspecto de “casca de laranja”, que aparece nas coxas, culotes e, principalmente, no bumbum. Se o surgimento da celulite se concentrar nos membros superiores (abdômen e braços), pode indicar um aumento excessivo de peso.

Além disso, seu aparecimento pode estar relacionado a outro problema de saúde: as varizes, que são resultados da compressão vascular.

Principais causas da celulite

Os furinhos desagradáveis são decorrentes, muitas vezes, de fatores como obesidade, sedentarismo e efeito sanfona, além de ser consequência de pouca ingestão de água e mau funcionamento intestinal, são indicadores determinantes para o surgimento da celulite.

A má alimentação também contribui para que a inflamação apareça, já que o excesso de toxinas proveniente de alimentos industrializados precisa ser diluído ser diluído e necessita de antioxidantes para sua eliminação.

É necessário que seja ingerida urna grande quantidade de água para eliminar essas substâncias tóxicas porque, caso isso não ocorra, elas ficarão retidas e irão se acumular no tecido gorduroso, surgindo a celulite.

Outro fator crucial para o aparecimento dos furinhos é o sedentarismo, uma vez que a falta de exercícios físicos faz mal para a saúde e tende a contribuir para o armazenamento de gordura.

Celulite é hereditária?

É comum as pessoas pensarem que porque a mãe ou a avó tem celulite elas terão também, mas não é bem assim. Existe, sim, a predisposição ao aparecimento, mas não é regra. O fator hereditário é predisponente, mas não significa que a pessoa estará fadada a ter celulite, porque muito irá depender do estilo de vida adotado, como hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, tabagismo etc.

Mitos e verdades sobre a celulite

Mitos e verdades sobre a celulite

As perguntas mais frequentes sobre o que realmente funciona e o que é mito para se livrar da celulite de vez.

Bebidas gaseificadas agravam o quadro de celulite?

Sim. Porque são industrializadas, pobres em nutrientes e ricas em sal, que favorecem a retenção de líquidos.

Esses produtos possuem muito sódio e elementos que intoxicam nosso organismo, dificultando a circulação e o sistema linfático.

Café e chá-mate causam celulite?

sim. A cafeína, presente nas duas bebidas, quando ingerida após as refeições, pode impedir que o organismo absorva os nutrientes dos alimentos. Se a ingestão desses líquidos acontecer todos os dias, aliado ao sedentarismo, haverá uma piora da pele e, consequentemente, o aumento da celulite.

Pílulas anticoncepcionais colaboram para o aparecimento de celulite?

Sim. Pois elas tendem a fazer com que o corpo retenha líquidos, piorando a circulação sanguínea e prejudicando os tecidos da pele.

Ficar na mesma posição causa celulite?

Sim. Pois ficar horas sentada dificulta a circulação sanguínea e impede a liberação de toxinas do organismo, o que contribui para a deformação da pele e tecidos. Dica: levantar-se a cada 50 minutos para dar uma volta favorece a circulação.

Esfoliação combate a celulite?

Pode ajudar. A esfoliação é um procedimento superficial que retira as células mortas da pele, renovando os tecidos e auxiliando a boa circulação.

Celulite se agrava com a idade?

Também. Com a idade, a pele tende a perder colágeno, diminuindo a absorção natural de água e comprometendo a textura das células.

Mas elas se agravam com o tempo principalmente por causa de hábitos alimentares incorretos e ausência de exercícios físicos.

Álcool favorece o surgimento da celulite e os furinhos na pele?

Sim. Porque o excesso de bebida alcoólica intoxica o fígado, órgão muito importante no processo de desintoxicação.

Graus da celulite

Graus da celulite

Ela é classificada em graus um, dois, três e quatro. Cada um exige diferentes tratamentos para minimizar as deformações na pele. Descubra abaixo em qual grau você se encaixa e veja algumas alternativas para cuidar da pele.

Grau 1 da celulite

O estágio inicial, em que os furinhos so aparecem quando a pele é pressionada ou os músculos comprimidos. Geralmente surgem primeiro na região do bumbum. Se a celulite for tratada nesse grau, a possibilidade de melhora é de 100%.

Grau 2 da celulite

A má circulação começa a comprometer a epiderme, camada superficial da pele, favorecendo o aparecimento da celulite. Também começa a formação dos edemas. Surgem vasinhos arroxeados na região da celulite e não é preciso comprimir a pele para notar os furinhos. Nesse caso, a chance de melhora é de até 80%.

Grau 3 da celulite

As fibras de sustentação da pele, como o colágeno e a elastina estão endurecidos nessa fase, favorecendo a acentuação dos furinhos.

O acúmulo de líquidos acaba inchando algumas partes do corpo, que ressaltam a celulite, passando a ser sentida ao toque. Geralmente, nesse estágio, a celulite vem acompanhada por flacidez e gordura localizada.

Grau 4 da celulite

Nessa fase a celulite está bem aparente, sendo vista através de depressões na pele e furos profundos, de provocar cansaço e dores nas pernas.

As fibras formam nós e as células de gordura se agrupam até criarem nódulos, prejudicando a circulação. Os nervos podem ser comprimidos, o que faz a região ficar endurecida e dolorida ao toque.

Alimentos que acabam com a celulite

Alimentos que acabam com a celulite

Conheça os alimentos que ajudam no combate a celulite e mantém a saúde, o corpo e a beleza em dia.

Boro

Ajuda na renovação das células e mantém alinhamento da fibra elástica na pele.

Onde encontrar o boro?

  • Vegetais verdes escuros: ricos em ácido fólico, cálcio e potássio, elas agem contra os efeitos da idade. São eles: espinafre, couve, rúcula, brócolis.
  • Pepino: composto por muita água, que faz com que o intestino e os rins funcionem corretamente, melhorando a aparência da pele.
  • Beterraba: boa fonte de pectina, um tipo de fibra que age no combate à constipação.
  • Rabanete: pouco calórico, ele contém sulforafano, um antioxidante que protege de câncer do estômago.

Vitamina C

Com efeito antioxidante, atenua a ação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento da pele e dos tecidos.

Onde encontrar vitamina C?

  • Alcachofra: rica em fibras, a combinação dela com água ajuda no trabalho do intestino, desinchando.
  • Gengibre: termogênico, ele acelera o metabolismo e a queima de gordura localizada.

Silício

Fundamental para a formação de vasos e artérias e para manter a elasticidade da pele.

Onde encontrar o silício?

  • Aveia: repleta de fibras solúveis, auxilia na redução do colesterol ruim e também ajuda a combater a prisão de É um cereal energético, famoso por aumentar a resistência física. Por ser hipoglicemiante, regula a taxa de açúcar do sangue. Também reorganiza as fibras de sustentação da pele, importante para minimizar a celulite.
  • Banana: além de auxiliar na prevenção à celulite, contém ferro, potássio e triptofano, que diminuem a compulsão por comida.
  • Salsa: rica em vitamina C, ajuda a eliminar toxinas e metais pesados do corpo, favorecendo a desintoxicação.
  • Cevada: por ser fonte de fibras, auxilia também no bom funcionamento do intestino, eliminando inchaços e melhorando a aparência da pele.
  • Feijão: oferece proteínas, nutrientes essenciais para a manutenção dos músculos.
  • Alho: fonte de aliina e alicina, ele tem também poder antioxidante, que afasta impurezas e toxinas do organismo.
  • Nabo: prolonga a sensação de saciedade e tem poucas calorias. Centeio: proporciona maior elasticidade nas artérias, favorecendo a circulação. Já as fibras colaboram no combate à prisão de ventre.
  • Avelã: por conter ômega 3, reduz o acúmulo de gordura abdominal, favorecendo a diminuição da barriga.

Antioxidantes

Favorecem a renovação das células e da pele, garantindo aparência mais jovem.

Onde encontrar antioxidante?

  • Nabo: prolonga a sensação de saciedade e tem poucas calorias.
  • Centeio: proporciona maior elasticidade nas artérias, favorecendo a circulação. Já as fibras colaboram no combate à prisão de ventre.
  • Avelã: por conter ômega 3, reduz o acúmulo de gordura abdominal, favorecendo a diminuição da barriga.
  • Tomate: combate à oxidação do colesterol ruim (LDL), que causa aglomeração de placas de gordura. O licopeno, presente no legume, também previne o envelhecimento precoce. Ao contrário de outros alimentos que perdem os nutrientes quando expostos a altas temperaturas, o tomate tem os benefícios potencializados. Melancia: rica em água, mantém o corpo hidratado e proporciona mais disposição.
  • Cúrcuma ou açafrão da terra: estimula a circulação e diminui a retenção de líquidos.
  • Bardana: no intestino, absorve as toxinas e as elirnïna do corpo
  • Ágar-Ágar: Gelatina proveniente da mïstura de várias algas marinhas, teor baixo teor calórico, após ingerida, absorve uma grande quantidade de água, transformando-se em um gel que reduz o apetite

Tratamento contra celulite, veja aqui os 4 Melhores Tratamentos

Tratamento contra celulite, veja aqui os 4 Melhores Tratamentos

Fique por dentro das últimas novidades nas clínicas de estética que prometem acabar com a celulite em pouco tempo. A disponibilidade dos tratamentos e dos preços varia de acordo com cada região e a quantidade de sessões depende de cada caso. Consulte um profissional para uma avaliação.

Plataforma Solon

Trata-se de uma associação de radiofrequência que aquece o tecido gorduroso, destrói os septos fibrosos e derrete a gordura.

O aparelho ainda drena todo o conteúdo líquido e possui um sistema de ativação muscular, que tonifica a pele, fazendo com que, mesmo em repouso, pela melhora da postura e do tônus muscular, a aparência do local fique mais firme e lisa.

Áreas de aplicação: coxas, pernas, abdômen, – glúteos, flancos (os famo sos pneuzinhos) e braços

Frequência: semanal ou quinzenal, sendo que logo na primeira sessão já mostra resultados.

Indicação: para quem tem de grau 1 a 3

Lipossonic

Tem um sistema denominado Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU), que transmite ondas terapêuticas em determinadas áreas, corrigindo o contorno corporal. Os resíduos são eliminados pelas fezes e urina.

  • Áreas de aplicação: coxas, glúteos, abdômen e flancos
  • Frequência: a cada 15 ou 30 dias, sendo o resultado visível já na primeira sessão com eliminação de 2 a 4cm, em média, por área.
  • Indicação: todos os graus.

Powershape

Parecido com a técnica do Solon, aquece o tecido gorduroso, fragmenta os septos fibrosos e esvazia o conteúdo dos adipócitos, graças à pressão negativa e positiva alternada.

Também tonifica a pele por estímulo de colágeno.

  • Áreas de aplicação: coxas, pernas, abdômen, glúteos, flancos e braços.
  • Frequência: semanal ou quinzenal e o resultado pode ser percebido após a terceira sessão
  • Indicação: para grau 1 a 3

Coolshaping

É um aparelho que trabalha com o sistema de criolipólise que consiste em uma prega de gordura em seu aplicador empregando uma temperatura negativa de cerca de – 5 graus por 1h. Isso promove destruição parcial do tecido gorduroso, redução de medidas e melhora da celulite.

  • Áreas de aplicação: coxas, abdômen e flancos
  • Frequência: mensal, sendo que o resultado pode ser visto já na primeira sessão
  • Indicação: para grau 1 a 3

Contra Indicações dos Tratamentos para acabar com a celulite

Elas dependem de cada tratamento, sendo os casos mais comuns gravidez, portadores de marcapasso cardíaco, usuários de remédios anticoagulantes e pacientes intolerantes à crioterapia

Inchaço do Corpo: causas, tratamento e como acabar com este desconforto

Inchaço do Corpo: causas, tratamento e como acabar com este desconforto

Sabe quando aquela roupa que sempre caiu bem não entra mais em você e a barriga parece estar maior?

Essa sensação horrível pode estar ligada ao inchaço. O acúmulo excessivo de líquido entre as células do organismo, se não eliminados pela urina, resulta no aumento em determinadas áreas do corpo, como a barriga, as pernas e os seios.

Essa sensação desconfortável é comum no período menstrual, já que, nesse período, a retenção hídrica é normal devido à alteração hormonal.

O que causa? O inchaço pode ser causado pela variação da pressão sanguínea ou até pela quantidade excessiva de proteínas e sais minerais presentes no sangue, além de hormônios, roupa apertada e calor.

Os alimentos ricos em sódio também causam o desconforto, já que, naturalmente, retêm líquidos.

Por isso, evite embutidos (presunto, mortadela, calabresa), sopas instantâneas, molhos industrializados, refrigerantes e gorduras.

Qual a solução para o inchaço no corpo?

  • Invista em exercícios físicos, nem que seja apenas uma caminhada, isso contribui para a circulação do sangue.
  • Acerte a postura! Ela pode interferir no inchaço, principalmente na região da barriga.
  • Crie o hábito de manter a postura ereta, isso ainda mantém a musculatura abdominal fortalecida.
  • Alimentos como pepino, melancia, alface e pera facilitam a eliminação de líquidos, já que são compostos em 90 % de água.
  • Consuma fibras e vegetais verdes escuros, pois esses alimentos ativam a circulação sanguínea e favorecem a saída de líquidos.
  • Aposte na automassagem para reduzir medidas. Diminua a quantidade de sódio nas refeições.
  • Beber água para estimular o funcionamento dos rins é a melhor forma de eliminar líquidos, inclusive os que ficam retidos em locais mais difíceis
  • Caso adote hábitos saudáveis e a retenção continue, procure acompanhamento médico para obter um diagnóstico e saber como vencer o problema

Alimentos que causam inchaço no corpo

Fique de olho nos alimentos que devem ser evitados:

  • Bebidas alcoólicas, refrigerantes e águas gaseificadas;
  • Trigo, glúten e farinha branca;
  • Frituras, arroz branco e pratos gordurosos;
  • Batata, mandioca, inhame e mandioquinha em excesso, por serem ricos em carboidratos;
  • Repolho e ovo, já que aumentam a sensação de estufamento.

Exercícios que diminuem a celulite

Invista em exercícios fáceis para acabar com a celulite e que vão deixar o bumbum durinho e pernas de causar inveja.

O ideal é que a prática seja de três a seis vezes por semana para potencializar os resultados.

Caminhada

A modalidade combate os estoques de gordura, fortalece os músculos, deixando-os mais firmes, e melhora o fôlego. Gasta-se entre 300 e 500 calorias a cada hora de caminhada.

É recomendado utilizar roupas leves e confortáveis, além de um tênis apropriado.

  • INICIANTE: caminhe com uma intensidade confortável por 20 minutos
  • INTERMEDIÁRIO: de 20 a 40 minutos por dia em velocidade contínua
  • AVANÇADO: o ritmo deve ser contínuo, entre 40 e 60 minutos

Corrida

Para praticar é necessário apenas fôlego, disposição, um bom par de tênis com amortecimento e roupas leves, que possibilitem o corpo respirar. É uma atividade aeróbica, que consiste em movimentos rápidos e de baixa intensidade.

A modalidade exige mais energia do que o corpo é capaz de produzir em um curto período, consequentemente, o organismo passa a queimar gorduras de forma mais eficiente.

Ciclismo

Aeróbico, exige bastante fôlego e possui boa queima de calorias, em média 400 por hora. Inicie devagar e vá aumentado a velocidade e alternando o ritmo.

Bastante indicado para quem quer tornear as pernas, não provoca impacto nas articulações e ainda deixa coxas e panturrilhas firmes.

Natação e Hidroginástica

São esportes completos, além de não prejudicarem as articulações, já que na água a exigência de esforço é maior. O gasto calórico é grande, em média, 400 calorias a cada hora, fazendo com que os resultados sejam percebidos em pouco tempo.

A ginástica dentro da água é indicada para quem necessita fortalecer o corpo, obter mais flexibilidade e resistência muscular, e ainda favorece a coordenação motora.

Essas modalidades podem ser praticadas de 3 a 5 vezes por semana, e é recomendado o uso de maiôs e toucas para proporcionar mais segurança e para que o cabelo não atrapalhe o desempenho.

Yoga

Exercício de movimentos lentos, exige concentração e consciência corporal além de trabalhar o lado espiritual. A prática alinha a postura e fortalece os músculos.

O power yoga, um outro estilo da modalidade, gasta até 500 calorias em 1 hora. Já os estilos mais suaves gastam em torno de 220 calorias.

Pilates

A técnica associa métodos de alongamento com exercícios feitos em aparelhos que utilizam o peso do próprio corpo. Proporciona a reeducação postural e ainda fortalece a musculatura do abdômen, dos glúteos e da perna.

O indicado é praticar duas vezes por semana, e o gasto a cada 50 minutos é de, aproximadamente, 300 calorias.

Alimentação, o que comer antes e depois dos exercícios?

Fazer atividades físicas sem ter se alimentado corretamente pode diminuir a disposição e fazer com que o corpo queime massa magra ao invés de gordura, além de levar à hiperglicemia.

Antes da prática é necessário ingerir uma fonte de carboidrato, que fornece energia para o organismo. Após o treino, o ideal é que haja ingestão de proteínas, para recuperar as energias e alimentar os músculos. Confira as nossas sugestões.

  • ANTES: 1 fruta de sua preferência ou pão integral com queijo de minas light ou 2 torradas com cottage
  • DEPOIS: sanduíche feito com pão integral e peito de peru ou 1 pote (170g) de iogurte com 1 colher (sopa) de granola ou 1 copo (200ml) de leite com aveia
Receitas dos melhores sucos para eliminar a celulite

Receitas dos melhores sucos para eliminar a celulite

Confira as receitas de sucos que turbinam a sua dieta e são eficazes no combate a celulite

Suco de abacate Anticelulite

Ingredientes

  • 1 abacate sem casca e sem caroço
  • Suco puro de 1 limão
  • 1 colher (sobremesa) de folhas frescas de hortelã picadas
  • 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça triturada
  • ½ litro de água mineral ou filtrada

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Adoce com mel ou adoçante a gosto e sirva gelado. Beba até 2 copos ( 400ml ) por dia.

Suco de melancia contra pele flácida

Ingredientes

  • 1 fatia grande de melancia
  • 1 colher (chá) de canela

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.

Suco de maçã e damasco contra celulite

Ingredientes

  • ½ maçã sem sementes
  • ½ pepino descascado
  • ½ beterraba descascada
  • 1 cenoura
  • 2 copos (400ml) de água filtrada

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3, minutos. Coe e tome sem adoçar.

Suco de tomate que ameniza a celulite

Ingredientes

  • 1 garrafa de suco de tomate
  • 2 colheres ( sopa ) de suco de limão
  • 2 colheres (chá) de açúcar mascavo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de hortelã, picado
  • Gelo a gosto
  • Tomate cereja para decorar

Modo de preparo

Para o suco de tomate pronto ficar mais saboroso, acrescente 2 colheres (sopa) de suco de limão para cada 3 copos de suco de tomate.

Junte 2 colheres (chá) de açúcar, 1 pitada de sal e 1 colher (sopa) de hortelã, picada. Bata tudo no liquidificador, com 3 a 4 cubos de gelo, até que fiquem picados. Decore com tomate cereja e sirva.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *