Carboidrato, SAIBA TUDO que Você Precisa para Comer e não Engordar

Carboidrato, SAIBA TUDO que Você Precisa para Comer e não Engordar

O que são carboidratos

Os carboidratos  são os responsáveis em dar energia ao corpo, e aqueles que dizem que o carboidrato é o vilão das dietas estão errados, se você quer ter uma vida saudável deve sim acrescentar alimentos com carboidratos no prato, porem saber quais ingerir e a quantidade correta é fundamental.

Carboidrato engorda

Carboidratos engorda porém depende da quantidade e qual você esta comendo, primeiramente é bom você saber onde eles se encontram, um alimento é considerado com muito carboidrato quando ele tem uma quantidade maior em relação a proteína e gordura.

O Carboidrato está presente em vários alimentos, Legumes e verduras como cenoura, alface, brócolis, pepino beringela, na frutas, nas leguminosas como feijão, ervilha, soja porém em quantidade pequena pois se trata de uma fonte proteica vegetal.

Os carboidratos também estão presentes nos cereais como arroz, aveia, milho, batata, mandioca, inhame, e todos os cereais que derivam a sua farinha e também existe o carboidrato no açúcar refinado, bebidas etc…

Quais alimentos possuem muito ou pouco carboidrato

Quais alimentos possuem muito ou pouco carboidrato

Os Carboidratos que você pode comer com mais liberdade que tem um valor calórico baixo, uma carga de glicose mais baixa são os legumes e verduras, as leguminosas (feijão, grão de bico, soja) pois possuem carboidratos e uma carga glicêmica baixa

Já os cereais na forma integral, seja o arroz, trigo ou até as massas, estes você precisa moderar, pois possuem uma quantidade de carboidratos um pouco mais alto.

Se você exagera na tapioca, arroz, aveia, aveia, mandioca, batata você passa a ter uma sobra de calorias e pode acabar engordando, porém um dos maiores vilões é o açúcar e seus derivados como os doces, os sucos de frutas em quantidade concentradas, o refrigerante pois possui uma quantidade calórica enorme.

Os alimentos com muito carboidratos como os citados, se você quer emagrecer, deve evitá-los, modere nos cereais e coma com mais liberdade legumes e verduras.

As frutas você deve também prestar atenção, até duas por dia esta tudo bem, já uma quantidade muito grande, não ajudará em nada em sua dieta.

Lembre-se que a quantidade de alimento a ser ingerido depende também de sua rotina, você é uma pessoa sedentária ou ativa? O carboidrato dá energia, o quanto comer para nao engordar, depende de quanto você gasta. Se você é uma pessoa sedentária pode comer uma média de 5g de carboidrato por peso que possui, já uma pessoa mais ativa, em média deve consumir 9g de carboidratos por peso corporal.

Eliminar o carboidrato da dieta é seguro?

Não é recomendado você eliminar 100% o carboidrato de sua dieta, no grupo dos carboidratos existe nutrientes importantes para a saúde como a Vitamina C que é fundamental.

Os carboidratos são fontes de fibras, se você eliminar o carboidrato de sua dieta, você não estará mais ingerindo fibras, Vitamina C e provavelmente terá problemas de saúde.

O correto é diminuir o carboidrato, cortar 100% jamais, até 40% do total calórico você pode escolher na forma de carboidratos porém escolha os carboidratos corretos.

Quais as combinações de alimentos são as mais adequadas

O que levam as pessoas a ganharem peso com mais frequência? Qual o vilão metabólico que hoje a ciência claramente estuda e não tem mais o que discutir é que quando você acaba de fazer uma refeição que você permite uma entrada muito rápida da glicose na sua corrente circulatória absorvida pelo intestino, você acaba gerando uma carga glicêmica alta, seu corpo acaba liberando uma quantidade muito grande de insulina.

Esta combinação de glicose sobrando no sangue e insulina alta no sangue, a insulina começa a estocar a glicose como reserva e não tem como queimar tudo de uma vez.

Existe um hormônio chamado glucagon, este hormônio é liberado um tempo após você fazer suas refeições, e é o responsável por usar as reservas.

A rapidez da absorção da glicose no intestino e a quantidade de glicose que faz a liberação da insulina em excesso na corrente sanguínea que engorda com facilidade e o glucagon irá fazer irá fazer o passo inverso, irá buscar as suas reservas antes de você comer novamente pois ele é liberado um tempo depois.

Se você colocar somente carboidratos no prato com carga glicêmica alta, seu corpo vai liberar insulina, logo o correto seria você tambem ter no prato alimentos ricos em fibra, pois as fibras fazem com que a glicose sejam absorvidas mais lentamente no intestino, que no caso é o índice glicêmico, quanto mais você diminui seu índice glicêmico, mais devagar a glicose entra no seu organismo, e quando a glicose entra mais devagar você não tem picos altos de insulina que é melhor para o organismo.

Se você for comer uma fruta, muitas vezes a fibra está na casca, peras e maçãs são frutas que podem ser ingeridas com a casca. A banana você já não pode comer a casca, quando for comer banana, tente ingerir uma aveia ou linhaça, tente sempre quando comer algum carboidrato também ingerir alguma fibra.

Os integrais dos cereais são muito melhores que os dos refinados pois eles mantêm as suas fibras (arroz integral, pão integral) lembre-se, se você tem a fibra, o índice glicêmico é menor.

Quais tipos de carboidratos existem

Quais tipos de carboidratos existem

Existem dois tipos de carboidratos, o carboidrato complexo e o carboidrato simples, veja abaixo a lista de alguns alimentos que você pode ingerir e os que devem ser evitados.x

Quais alimentos tem carboidratos complexos

Lembrando que carboidrato complexos são aqueles que possuem um baixo índice glicêmico e por isso tem uma absorção mais lenta pelo organismo, com isso sua insulina é liberada mais devagar, sendo assim você acaba inibindo menos o processo de queima de gordura. O controle de sua saciedade também fica bem melhor, pois seu corpo esta sendo abastecido de uma forma mais gradual.

Lista dos alimentos que tem carboidratos complexos

  • Verduras folhosas
  • Legumes crus
  • Sementes
  • Leguminosas
  • Oleaginosas
  • Cereais integrais
  • Farelos
  • Farinhas integrais
  • Farelo de aveia
  • Farinha de linhaça
  • Chia
  • Castanhas
  • Couve

Quais alimentos tem carboidratos simples

Carboidratos simples possuem um alto índice glicêmico e tem uma absorção pelo corpo muito mais rápido. Quando você come muito carboidrato simples no final das contas vira açúcar no sangue ou glicose, e quando isso acontece seu corpo libera muita insulina inibindo a ação de queima de gordura fora que você esta forçando seus pâncreas e futuramente pode acabar tendo problemas.

Lista dos alimentos que tem carboidratos simples

  • Pão
  • Biscoito recheado
  • Macarrão
  • Farinha
  • Arroz branco
  • Adoçantes: açúcar branco, açúcar, mascavo, xarope de milho, mel, etc.
  • Doces que contenham açucares adicionados
  • Alimentos refinados (grãos refinados): arroz branco, farinha de trigo branca (pão, bolos, biscoitos, massas, etc.)
  • Sucos (natural ou industrializado) e refrigerantes

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *