Brócolis: Benefícios, Propriedades e Valor Nutricional

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Brócolis: Benefícios, Propriedades e Valor Nutricional

O brócolis é um vegetal com um monte de características e benefícios para o nosso corpo. Quantas vezes você já leu e ouviu como é bom para a saúde? Certamente muitos, e é por isso que é importante nos forçar a comer esse vegetal pelos grandes benefícios que traz à nossa saúde, que explicaremos abaixo. Benefícios, propriedades e valor nutricional do brócolis Além disso, se consumido adequadamente, pode ser um alimento muito rico. As pessoas cometem o erro de cozinhar demais esse ingrediente, processo em que perdem grande parte das vitaminas que ele contém e adquire um cheiro bastante forte, que algumas pessoas podem achar desagradável. O que é brócolis? O brócolis é um vegetal que pertence à família dos crucíferos e se destaca por sua riqueza em vitaminas e minerais essenciais. Os vegetais crucíferos devem ser levados em consideração em nossa dieta, pois são muito importantes em uma dieta saudável. Alguns exemplos desse tipo de vegetais são: agrião, couve de Bruxelas, couve, couve, couve chinesa, couve roxa, couve-flor, romanesco e rúcula, com consumo recomendado pelo menos uma vez por semana. É verdade que muitas pessoas não gostam e, embora tenham tentado cozinhar de maneiras diferentes, não conseguem achar o…

O brócolis é um vegetal com um monte de características e benefícios para o nosso corpo. Quantas vezes você já leu e ouviu como é bom para a saúde?

Certamente muitos, e é por isso que é importante nos forçar a comer esse vegetal pelos grandes benefícios que traz à nossa saúde, que explicaremos abaixo.

Benefícios, propriedades e valor nutricional do brócolis

Além disso, se consumido adequadamente, pode ser um alimento muito rico. As pessoas cometem o erro de cozinhar demais esse ingrediente, processo em que perdem grande parte das vitaminas que ele contém e adquire um cheiro bastante forte, que algumas pessoas podem achar desagradável.

O que é brócolis?

O que é brócolis?

O brócolis é um vegetal que pertence à família dos crucíferos e se destaca por sua riqueza em vitaminas e minerais essenciais. Os vegetais crucíferos devem ser levados em consideração em nossa dieta, pois são muito importantes em uma dieta saudável.

Alguns exemplos desse tipo de vegetais são: agrião, couve de Bruxelas, couve, couve, couve chinesa, couve roxa, couve-flor, romanesco e rúcula, com consumo recomendado pelo menos uma vez por semana.

É verdade que muitas pessoas não gostam e, embora tenham tentado cozinhar de maneiras diferentes, não conseguem achar o gosto atraente. Portanto, propomos que você tente integrá-lo em um smoothie verde.

Tomar dessa maneira é uma ótima opção por dois motivos: faremos com que seu sabor passe despercebido quando misturado com outros legumes e frutas, e como é um vegetal rico em vitamina C, entre outras vitaminas e minerais, consumindo-o cru , evitaremos até 60% das vitaminas são perdidas quando cozidas ou 20% se cozidas no vapor.

Ao contrário de outras vitaminas, a vitamina C deve ser consumida diariamente, uma vez que não é armazenada no organismo, mas é eliminada na urina.

Por essa e outras razões, é ideal adicionar este ingrediente aos seus batidos, pouco a pouco, sim, porque devido à sua textura granulada, se formos com a quantidade, um milk-shake um tanto peculiar pode ser deixado com uma textura agradável.

Recomendamos usar de quatro a cinco hastes não muito grandes. E o que fazer com o resto que sobra do brócolis? Depois, aproveite-o pelo resto da semana e faça mais smoothies. Na geladeira, é fácil mantê-lo por dez dias ou mais.

Propriedades de Brócolis

Propriedades de Brócolis

Em seguida, deixamos uma lista com os principais benefícios, propriedades e nutrientes do brócolis:

  1. É rico em beta-carotenos , que são transformados em vitamina A em nosso corpo. Essa vitamina é muito benéfica para a visão, para o bom estado dos ossos, pele e cabelo. Também fortalece nosso sistema imunológico contra doenças e protege as membranas mucosas do sistema digestivo e respiratório.
  2. Contém uma grande quantidade de vitamina C, essencial para a boa saúde, pois fortalece nosso sistema imunológico para combater infecções, ajuda a reduzir o colesterol, prevenindo doenças cardíacas, facilita a absorção de ferro necessária ao organismo.
  3. As vitaminas A e C têm propriedades antioxidantes que protegem nossas células dos efeitos nocivos que os radicais livres produzem em nosso corpo, ajudando assim a reduzir o risco de doenças degenerativas.
  4. É muito rico em vitamina B9 (ácido fólico). Evita malformações no feto, doenças cardíacas, ajuda a ter um bom estado emocional e absorção adequada de ferro.
  5. Devido ao seu conteúdo de glucosinolato (composto orgânico para a defesa das plantas contra insetos e que lhe confere um sabor característico), também confere propriedades anticancerígenas. Seu uso é altamente recomendado na prevenção de câncer hormonal, como mama, útero ou próstata, pois eles participam da regulação do estrogênio e de outros tipos de câncer.
  6. Ele fornece muita fibra e é pobre em calorias; portanto, é indicado para pessoas que fazem dieta ou desejam perder peso

Vitaminas de brócolis

O brócolis é um dos vegetais mais completos em termos de nutrientes. Além da grande quantidade de vitaminas que ele contém, também fornece minerais como ferro, cobre, zinco, potássio, cromo, magnésio ou fósforo. Além disso, é rico em proteínas e fibras.

Aqui está uma lista das principais vitaminas do brócolis:

  • Vitamina A.
  • Vitaminas do grupo B (B1, B2, B3 e B6)
  • Vitamina C: 100 gramas deste vegetal nos fornecem mais de 150% da quantidade de vitamina C recomendada diariamente.
  • Vitamina E.
  • Vitamina K.
Proteínas de Brócolis

Proteínas de Brócolis

Cada 100 gramas de brócolis ele contém quase 5 gramas de proteína e, portanto, é um dos vegetais com mais quantidade desse elemento que existe. Portanto, podemos dizer que esta é uma boa fonte de proteína.

Brócolis Minerais

Aqui está uma lista dos principais minerais em brócolis:

  • Potássio – Esse mineral equilibra o sódio e, portanto, ajuda a impedir a retenção de líquidos.
  • Cálcio – Ter ossos saudáveis, principalmente em épocas de crescimento, menopausa e velhice.
  • Fósforo – Juntamente com cálcio e magnésio, ajuda no bem-estar dos tecidos corporais, bem como no bom funcionamento do sistema nervoso.
  • Magnésio – Relaxa os nervos e ajuda a dormir melhor, e é necessário para o bom funcionamento dos músculos, fornecendo energia e vitalidade

Calorias de Brócolis

Ele contém muito poucas calorias , apenas 34 calorias por 100 gramas. Portanto, é um alimento ideal para pessoas que fazem dieta ou desejam perder peso de maneira saudável.

Tabela nutricional do brócolis

ComponentesQuantidade em 100 g de brócolis cruQuantidade em 100 g de brócolis cozido
Calorias25 Kcal25 Kcal
Gordura0,30 g0,20 g
Carboidratos5,50 g5,50 g
Proteínas3,6 g2,1 g
Fibras2,9 g3,4 g
Cálcio86 g51 g
Magnésio30 g15 g
Fósforo13 g28 g
Ferro0,5 g0,2 g
Sódio14 mg3 mg
Potássio425 mg315 mg
Vitamina C6,5 mg5,1 mg
Para que serve o brócolis?

Para que serve o brócolis?

Este vegetal pode ser usado para preparar muitas receitas, cruas e cozidas. É um vegetal muito versátil que pode ser consumido cozido, cozido no vapor, frito, grelhado, assado, cozido ou frito, entre outros.

In natura é ideal, se corte finito ou em cubos, para colocá-lo em saladas ou outros pratos frios. Triturado também pode ser usado para receitas de milk-shake, suco, batido, suco, etc. Se você misturar com outros ingredientes, não notaremos tanto seu sabor e será mais despercebido.

Se você é um daqueles que não gosta deste vegetal, recomendamos que você não o cozinhe demais ou o consuma em cru, que é quando ele tem um sabor menos forte e um cheiro menos intenso.

As pessoas tendem a cozinhar demais esse vegetal, fervendo-o por muito tempo, o que resulta em um vegetal macio com um cheiro forte.

Contra-indicações de brócolis

No caso de hipotireoidismo, os glucosinolatos podem interferir na absorção de iodo; portanto, você deve monitorar o consumo de crucíferos como brócolis, principalmente em bruto, uma vez que seu efeito é mais pronunciado.

Nesse caso, recomenda-se consumi-lo com moderação: embora existam estudos que refletem que um consumo de 150 gramas por dia durante 15 dias seguidos não produziu desequilíbrios hormonais consideráveis, a teoria diz que, a longo prazo, isso pode ocorrer, então é melhor ter cuidado.

E como você sabe, tenha cuidado com processos de congelamento ou ebulição, pois eles podem destruir alguns de seus nutrientes. Quanto mais frio, melhor.

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