Bloqueie o Apetite com a Ajuda de Sucos, Shakes e Chás

  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 3
  •  
    5
    Shares
Bloqueie o Apetite com a Ajuda de Sucos, Shakes e Chás

Muitos sucos e shakes são ricos em fibras e proteínas, como o colágeno, que garantem maior saciedade e, consequentemente, inibem o apetite. Outras opções de sucos e chás industrializados também oferecem substâncias como picolinato de cromo, suplemento dietético fonte de um mineral importante para o metabolismo e que ajuda a inibir o apetite.

Além disso, o próprio volume de líquido (do suco, chá ou shake) consumido em determinados horários, também é aliado no bloqueio da fome e auxilia a redução da compulsão por outros alimentos mais calóricos ou pouco saudáveis.

Ingredientes nutritivos

Para o preparo das receitas, todos os tipos de frutas e algumas hortaliças e raízes em sua forma integral são recomendados para que o suco tenha o efeito de inibir o apetite. Sempre que possível, use as cascas das frutas que são ótimas fontes de fibras.

Outra dica é que eles podem ser enriquecidos com chia, linhaça, quinoa ou outros cereais integrais que ajudam na função intestinal e na saciedade. Além de repor nutrientes, os sucos hidratam e tem excelente poder antioxidante e alguns ajudam na eliminação das toxinas do organismo.

Na medida certa!

Os sucos devem fazer parte de uma refeição equilibrada ou lanches intermediários que podem ser acompanhados de torrada tapioca, pães integrais e outros alimentos saudáveis. Ou seja, eles não podem ser utilizados de forma isolada como substitutos de refeições principais – café da manhã, almoço ou jantar.

Já os shakes podem ser utilizados como substitutos de refeições, desde que atendam a todas as recomendações do ministério da saúde para garantir um aporte adequado de nutrientes.

As recomendações são: um shake substituto de refeições deve oferecer entre 200kcal a 400kcal por porção do alimento (junto com o leite) e as proteínas presentes devem ser de excelente qualidade nutricional, devendo representar, no mínimo, 25% e, no máximo, 50% do valor energético total do alimento.

Além disso, a formulação deve ser completa em minerais e vitaminas, havendo uma regra específica para esses nutrientes.

Existe Contraindicações?

sucos que fazem você perder o apetite

De forma geral, elas não existem. Os sucos são ótimos alimentos para a saúde e devem fazer parte da nossa alimentação diária. Porém, caso a pessoa apresente alguma reação alérgica ou intolerância alimentar, deve substituir as frutas e hortaliças por outras de sua preferência.

Diabéticos precisam ficar atentos às quantidades, já que as frutas possuem açúcar natural, a frutose.

Sucos, Shakes e Chás não fazem milagres

Os sucos e shakes são aliados no emagrecimento e devem ser adotados juntamente com outros hábitos saudáveis e dentro de uma dieta equilibrada e fracionada. Não há milagre e não recomendo uma dieta somente à base de sucos e shakes.

Ou seja, o equilíbrio é fundamental. segundo a nutricionista, os shakes devem ser usados como alternativas mais saudáveis quando não houver a possibilidade de se fazer uma refeição equilibrada. assim, é melhor recorrer ao shake do que um salgado com refrigerante, por exemplo.

Quantidade ideal

A organização mundial da saúde (OMS) sugere o consumo de 5 porções ao dia de frutas e hortaliças, o que pode reduzir o risco de doenças, principalmente cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O consumo pode ser na forma de sucos (1 a 2 porções ao dia), in natura, salada de frutas, verduras cozidas ou saladas cruas, sempre acompanhando uma refeição equilibrada.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *