Benefícios do Coco, Receitas, dicas de Óleo de Coco e Como usar para Emagrecer

Benefícios do Coco, Receitas, dicas de Óleo de Coco e Como usar para Emagrecer

Bastante clássico nas praias e, especialmente, na região Nordeste do país, o coco é uma fruto, brasileiríssimo. Porém você já escutou alguém falar dos benefícios do coco que este alimento pode proporcionar para a saúde?

Sua água é um poderoso hidratante, principalmente quando você toma após terminar um exercício. A polpa da fruto possui muitas fibras, isso faz com que seu intestino funcione normalmente e faça com que você não tenha prisão de ventre.

Já o óleo de coco é uma ótima solução para quem quer afinar a silhueta e proteger o corpo. Além das formas tradicionais de uso você verá a farinha e o açúcar de coco, diversidades mais saudáveis e nutritivas.

Benefícios do Coco

O Coco é nutritivo e possui somente gorduras boa para o organismo e melhora toda a função muscular.

O Coco vem de países tropicais, possui bastante nutrientes e sua polpa contém vitaminas A, C, E, do complexo B, ele possui os minerais magnésio, zinco, ferro, sódio, potássio, cálcio, manganês, fósforo e flavonoides e muitas fibras e triglicerídeos de cadeia média (tcm) que lhe ajuda a emagrecer.

Você sabe como estes nutrientes e vitaminas podem beneficiar sua saúde? A maioria das pessoas desconhecem os benefícios do Coco pois acham que por ele conter muita gordura saturada pode fazer mal a saúde, aumentar o colesterol e consequentemente engordar.

O coco possui nutrientes e vitaminas importantes para nosso corpo e pode ser um grande aliado para quem busca uma alimentação saudável pois contém ácidos graxos e nutrientes. A gordura do Coco não lhe traz mal algum, muito pelo contrário, ela pode melhorar o perfil lipídico e aumentar a proteção cardiovascular.

Atenção O Coco deve ser consumido moderadamente e sem exageros.

Benefícios do Coco para quem pratica exercícios

Muito buscada por quem pratica exercícios físicos água que é um dos derivados do Coco é a melhor opção para hidratar pois contém muitos sais minerais, vitaminas do complexo B, carboidratos e água. Durante o exercícios físicos você perde muito eletrólitos e aí água de coco ajuda a repor a energia.

Os fitonutrientes encontrados no Coco também conhecido como flavonoides, são compostos encontrados em plantas que fazem com que o Coco tenha um poder antioxidante e anti-inflamatório propiciando uma melhor saúde cardiovascular e uma melhora no trânsito intestinal.

Seu corpo irá absorver e digerir melhor os nutrientes do Manganês encontrado na água de coco. Ele protege a saúde dos ossos pela formação de colágeno nas células da pele melhorando seu aumento e fortalecimento.

Qual a quantidade de coco pode ser comida

Muito nutritivo e delicioso você pode comprar o coco em qualquer lugar, seja no mercado ou na feira. Você pode adicionar o Coco durante a suas refeições pois com somente 20g de coco durante a sua refeições, você não terá mais vontade de comer doces pois ele irá manter você saciado por muito mais tempo. O coco não tem nenhum benefício para combater doenças, mas fortalece o sistema imunológico e aumenta a sua saúde.

Benefícios do Óleo de Coco, o melhor aliado para uma dieta saudável, emagrecimento e prevenção do alzheimer

Benefícios do Óleo de Coco

A maioria das pessoas que estão em uma dieta de emagrecimento não gosta de usar óleo no seus alimentos pois além de ser maléfico à saúde pode trazer doenças e aumentar o seu colesterol ruim e é nesta hora que os benefícios do óleo coco aparecem.

Hoje existem opções melhores para que possamos trocar o tradicional óleo refinado, uma delas é o óleo de coco extra-virgem que é totalmente saudável comparado com os outros óleos que a maioria das donas de acsa utilizam. O óleo de coco extra-virgem não é refinado ou possui modificações, assim ele acaba sendo uma das melhores opções pois mantém seus nutrientes ativos.

Mesmo que você for usar para cozinhar, outro benefício do óleo coco é que ele não faz mal à saúde e é a melhor opção para você acrescentar no seus alimentos, a sua gordura mesmo após aquecer não modifica os valores nutricionais e também não ocorre oxidação. Você pode ficar tranquilo caso for utilizar o óleo de coco aquecido.

Óleo de coco é um hidratante natural que não passam por processos químicos e pode nutrir o seu cabelo e pele

Como fazer óleo de coco caseiro

Os coqueiros que você está acostumada a ver nem sempre estiveram por aqui, foram os portugueses que trouxeram as primeiras mudas da Ásia no século 16 durante a colonização.

O coco é a fruta do verão que dá para transformar uma infinidade de coisas, leite, manteiga, açúcar, sorvete, iogurte e é claro óleo de coco

Graças à grande quantidade de óleo ou seja gordura no coco que é possível que tudo isso seja feito.

Passo a passo de como fazer óleo de coco

  1. Antes de abrir o coco faça um furo em uma das três bolinhas no topo da fruta uma delas é sempre macia
  2. Retira a água, aí é só me dando golpes com as costas de uma faca grande ou martelinho até ele abrir
  3. Com uma colher separar a polpa da casca e use somente a parte branca da fruta
  4. No liquidificador jogue o Copo cortado em pequenos pedaços e cubra com água morna e triture bem
  5. Cubra uma vasilha com um pano e jogue o líquido que se formou no liquidificador, aperte o pano para extrair todo leite da mistura.
  6. Tampe a vasilha e leve para gelar dessa maneira a gordura vai subir e se solidificar
  7. Após isso tire toda a superfície que a oleo puro e Coloque numa panela e deixe cozinhar em fogo alto por 1 hora que o óleo vai ficar completamente separado dos sólidos do coco.
  8. Coe novamente o óleo puro e transfira para um pote

Após todo este processo seu óleo de coco provavelmente está sólido, mas isso mostra que o nosso óleo de coco é puríssimo, da melhor qualidade.

A gordura fica esbranquiçada quando ela solidifica e não quer dizer nada demais, é só que o ponto de fusão do óleo de coco de todos os outros gira em torno de 24°C (graus Celsius), logo para ele ficar um pouco mais líquido esquente um pouquinho.

O Coco pode ajudar a emagrecer

O Óleo de coco pode ajudar na sua dieta de emagrecimento, ele é uma gordura natural e lhe faz ficar saciado mais rápido e por mais tempo pois o corpo não o digere rápido.

O Óleo de coco não provoca picos de insulina fazendo com que você não sinta fome tão rápido e ajudar a manter o diabetes sob controle

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) traz vantagens para quem quer queimar aquela gordura linha e diminuir o peso você só precisa associar o uso do óleo de Coco a atividades físicas.

O óleo de coco possui propriedades que aumentam um pouco o calor do corpo, assim ele ajuda a queimar gordura pois possui um efeito termogênese, com isso você pode usar em lanches e pré treinos para aproveitar seus benefícios.

Atenção Você deve ter um controle ao ingerir o óleo de coco, pois a cada grama da gordura contem 9kcal.

O consumo de uma colher de sopa por dia já suprir suas necessidades e trazer todo os benefícios do óleo coco, sempre lembrando que o consumo deve ser do óleo de coco extra-virgem prensado a frio pois só assim ele se manterá 100% puro e natural, simplificando você deve consumir 10% de gordura saturada, em relação à ingestão total de nutrientes.

Use os benefícios do Coco para proteger sua saúde

O Coco tem propriedades anti-microbianos pois possui ácido láurico, ele regula naturalmente as reações imunitárias responsável pela defesa do corpo e combate os micro organismos causadores de doenças e com a ajuda da monolaurina que é seu subproduto, combate fungos bactérias e protozoários.
O coco faz com que a sua tireoide trabalhe melhor principalmente para as pessoas que sofrem de hipotiroidismo, por causa da associação dos TCM com a vitamina A e D.

Óleo de coco da mais energia melhorando o sistema tireoidiano e aumentando a função metabólica da pessoa que sofre deste problema.

Óleo de coco e alzheimer

O Óleo de coco faz com que o processo cognitivo dos pacientes que possuem Alzheimer aumente, um dos motivos que faz com que a doença aparece é a falta dessa gordura percebe-se melhorias na prevenção da doença com o seu consumo, além de ser anti-inflamatório e anti-oxidante essenciais à saúde cerebral.

Consuma de 1 colher (sopa) de óleo de coco por dia!

Veja os benefícios da Água de coco para refrescar e repor nutrientes

Veja os benefícios da Água de coco para refrescar e repor nutrientes

Muito comum nas praias Água de Coco é bastante utilizada para refrescar e matar a sede mas o que você não sabe é que os especialistas recomendo muito o consumo da água de coco para repor os nutrientes do corpo recomenda-se que você beba de 1 a 3 copos (250ml) de água de coco por dia.

Praticamente um isotônico natural Água de Coco é uma excelente maneira de repor os nutrientes que são perdidos com o calor, suor e a urina, muito recomendada para quem pratica exercícios e atividades físicas e também para pessoas que estão se recuperando de virose e intoxicações, pois a água é abundante em minerais como sódio e potássio e potássio.

Os minerais encontrados na Água de Coco melhor absorção de outros nutrientes fazendo com que ele seja uma fonte natural de reposição de eletrólitos.

O consumo de Água de Coco pode ajudar bastante no bem estar do seu coração, ela diminui as placas de ateroma no interior das artérias, ajuda a baixar o colesterol ruim (IDL) e aumentar o bom (HDL).

A Água de Coco é rica em potássio e sódio esses dois nutrientes afasta as cãibras em como os comuns na hora que você pratica exercícios quando você se exercita você perde líquidos e minerais que levar o organismo a ser desidratar diminuindo a capacidade de redistribuição do fluxo sanguíneo para os tecidos que previne de derrames, ataques cardíacos e pressão sanguínea alta, promovendo a saúde do coração.

Melhore sua digestão com o consumo de água de coco

O coco possui muitas fibras e a sua água ajuda na digestão e a vantagem de consumir não para por aí, a Água de Coco auxilia na formação do bolo fecal melhorando o trânsito intestinal e hidratando todo organismo combatendo inchaço e a prisão de ventre.

O coco é rico em nutrientes que ajudam a repor a flora intestinal fazendo com que o seu intestino volte a funcionar. Para tratar a constipação recomenda-se o consumo bastante água no mínimo 2 l por dia caso contrário consumindo colocou o problema pode se agravar

O coco ainda é rico em cálcio, magnésio, manganês, zinco e ferro. as vitaminas principais são as do complexo B (b1, b2 e b5) e a vitamina C.

Prevenindo doenças com o Coco

Os radicais livres são fabricados por causa do processo de oxidação que ocorre no corpo quando em grande volume elas são responsáveis pela destruição das células do organismo acarretando no envelhecimento precoce da pele e aparecimento de doenças graves como câncer.

Para evitar o processo de oxidação no corpo existem hoje os antioxidantes produtos que combatem proliferação dos radicais livres, a água de coco rica nesses nutrientes, sendo uma alternativa para a melhora da saúde e a prevenção de doenças

Água de coco ajuda a emagrecer

As fibras presentes na água de coco regulam o funcionamento do intestino e ajudam a emagrecer pois diminuem a absorção de carboidratos pelo corpo, dando também uma sensação de saciedade por um longo tempo. Essas fibras também podem ser encontradas em frutas, legumes, verduras, cereais e na água de coco.

Apesar de nutritiva e saborosa água de coco não deve ser consumida em excesso, principalmente por pessoas que são diabéticas e hipertensas e que possuem doenças renais.

Coco em Pó

Isso mesmo você pode substituir a farinha branca que é feita de trigo por farinha de coco. A farinha de coco só possui benefícios, pois não contém glúten, substância que é encontrada em cereais e também é a melhor opção para pessoas com doenças celíaca, aquelas que são intolerantes à proteína.

Benefícios do Coco em Pó que você poderá desfrutar

Benefícios do Coco em Pó que você poderá desfrutar

Composição do Coco em Pó

A farinha de coco possui muitos nutrientes e pode ser usada para compor uma alimentação saudável e equilibrada. Os nutrientes da farinha de coco são bem melhores que do farinha de trigo sendo até mesmo mais nutritivo que as de trigo integral, sua composição possui muito mais fibras alimentares, minerais como ferro e selênio e vitaminas do complexo B e C que são essenciais para o organismo

O Coco em Pó é rico em fibras

O Coco em pó é rico em fibras que fazem com que o intestino funcione perfeitamente e ajudam no emagrecimento já que oferece uma sensação de saciedade por mais tempo. Além disso ajuda quem sofre com diabetes pois possui baixo índice glicêmico. O coco ajuda a regular o açúcar do sangue, para aqueles que são diabéticos é muito importante pois precisam sempre estar de olho nos níveis de glicose, evitando as complicações da doença.

Como fazer Coco em Pó

Aqui você pode aprender a fazer a sua farinha de coco em casa:

Coco em Pó

Tempo de preparo: 10 minutos

ingredientes

  • Polpa de 1 coco seco
  • 3 xícaras (600m1) de água

modo de preparo

Bata a polpa do coco com a água no liquidificador. Depois de batido, coe a mistura. O líquido adquirido é o leite de coco e pode ser usado para o preparo de diversas receitas. Já a massa que ficou na peneira, deve ser distribuída em uma assadeira e levada ao forno médio por 30 minutos.

É recomendado que mexa-se algumas vezes a farinha durante esse período. Depois de assada, a sua farinha pode ser guardada por até 15 dias em um pote bem fechado.

Benefícios do açúcar de coco e como utiliza-lo no dia a dia

Benefícios do açúcar de coco e como utiliza-lo no seu dia a dia

O Açúcar de Coco é retirado da seiva da flor do coqueiro, o que faz dele muito mais saudável do que a
versão refinada

Não é um derivado do coco, mas sim do coqueiro! O Açúcar de Coco é obtido através da seiva encontrada dentro da flor. ao cortá-la, a seiva é recolhida, levada ao aquecimento e desidratada através desse calor, o que tem como resultado os cristais usados para adoçar alimentos.

Ele é um alimento minimamente processado, ou seja, não passa por tantos processos na indústria como o açúcar refinado, além de conter mais vitaminas e minerais”.

O alimento é rico em vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, potássio, ferro e zinco. Contudo, é importante ressaltar que não se deve considerar somente o açúcar como fonte desses nutrientes, pois sua recomendação de consumo diário é baixa. Portanto, outros alimentos fontes destes nutrientes devem ser priorizados na alimentação.

Além disso, seu baixo índice glicêmico causa menores picos de glicose e insulina no sangue, reduzindo a sensação de fome toda hora e sendo ótimo para pessoas que querem emagrecer!

Diabéticos podem consumir açúcar de coco

Ele pode sim ser consumido por diabético, devido a esse baixo índice glicêmico. Porém, a quantidade irá depender de cada caso individualmente, principalmente porque aqueles que fazem uso de insulina devem ter um cuidado maior com a ingestão de carboidratos.

Como consumir o açucar de coco

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de açúcares para adoçar deve ser até 5% das calorias consumidas no dia. Portanto, se pegarmos uma pessoa que consome 2 mil calorias por dia, ela deve consumir 25 gramas de açúcar de coco, ou seja, 6 colheres (chá) ou uma 1 e 112 colher (sopa) diariamente.

O açúcar de coco contém, em 1 colher (chá), aproximadamente 10kcal, enquanto o açúcar refinado contém 68kcal

Sugestões de receitas com coco

Sugestões de receitas com coco

Confira como incluir o coco nas suas refeições e aproveitar todos os benefícios oferecidos por ele!

Você notou que o coco é uma fruta e tanto, não é? rico em antioxidantes, este alimento vai proteger sua saúde de várias doenças. além disso, auxilia a regular o funcionamento do intestino, o que garante que você fique livre de problemas como a prisão de ventre.

O coco é uma fruta laxativa e pode ajudar no funcionamento intestinal em conjunto com uma dieta rica em fibras

Confira algumas receitas que vão garantir muito mais saúde para o seu prato!

Bolo de abóbora e coco

Rendimento: 12 porções Tempo de preparo: 1h

ingredientes

  • 3 ovos (gemas e claras separadas)
  • 3 colheres (sopa) de margarina Iight
  • 4 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão
  • 1 xícara (chá) de abóbora cozida
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 pitada de cravo em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó ‘Coco ralado fresco para salpicar

modo de preparo

Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, bata a margarina, as gemas e o adoçante na batedeira. Junte a abóbora claras em neve, as especiarias e o fermento e misture suavemente.

Coloque a massa em uma forma redonda untada e polvilhada e asse em forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire, espere esfriar, desenforme e sirva salpicado com o coco ralado.

Cocada assada

Rendimento: 5 unidades Tempo de preparo: 10min

ingredientes

  • 50g de coco ralado fresco
  • 12/3 de xícara (chá) de adoçante em pó
  • 6 gemas
  • 2 claras
  • 1 colher (sobremesa) de margarina light para untar

modo de preparo

Misture todos os ingredientes. Distribua em fôrmas de empada untadas. Asse em forno médio, pré aquecido, em banho-maria até dourar. Sirva.

Misture os ingredientes e turbine os resultados da água de coco

Turbine seu suco detox com um dos ingredientes principais, a água de coco, ela pode ajudar a controlar as doenças cardiovasculares e previne o desenvolvimento de hipertensão arterial porque possui muito potássio que ajuda a tirar o sódio do corpo evitando o excesso na corrente sanguínea.

Associando a água de coco a outras soluções como exercícios diários e uma alimentação saudável ela combate muitas doenças cardíacas. Combine todas as propriedades nutritivas do coco a outras frutas e legumes.

Receitas de sucos detox com água de coco e outras frutas e legumes

Suco detox de água de coco com alface

Tempo de preparo: 10 minutos

ingredientes

  • 1 copo (250ml) de água de coco
  • 1 folha de alface picada
  • 1 folha de couve-flor picada
  • 1 limão picado Folhas de hortelã
  • 1 pedaço de pepino picado
  • 1 pedaço de chuchu picado

modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba na hora.

Suco detox de água coco com maça

Tempo de preparo: 10 minutos

ingredientes

  • 1 copo (250ml) de água de coco
  • 1 folha de aipo picada
  • 1 maçã picada
  • 1 folha de couve picada
  • 1 colher (sopa) de quinoa germinada

modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e sirva. Deve ser consumido na hora e sem coar.

Suco detox de água de coco com couve e hortelã

Tempo de preparo: 10 minutos

ingredientes

  • 1 copo (250ml de água de coco gela
  • 1/2 xícara (chá) de couve picada
  • 1 colher (sobremesa) de hortelã
  • 1 colher (chá de mel

modo de preparo

Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata. Beba em seguida.

Suco detox de água de coco vegetais com água de coco

Tempo de preparo: 10 minutos

ingredientes

  • 1 copo (250ml) de água de coco
  • 1 folha de couve picada
  • 1 folha de repolho roxo picada
  • 1 pedaço de inhame picado
  • 1 pedaço de batata-doce picada
  • 1 limão picado
  • 1 maçã picada
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó

modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e sirva. Esse refresco deve ser consumido na hora e sem coar.

Gostou? Então Compartilhe a Matéria

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*
E-mail*