Benefícios do chá Mate

Benefícios do chá Mate

O chá mate é muito consumido no país seja quentinho em um dia frio no inverno ou gelada em uma tarde quente de verão. Seu sabor único e delicioso traz um muitos benefícios à nossa saúde, rico em cafeína estimula a atividade mental e física. Suas vitaminas e nutrientes são muitas, também é muito usado no mundo dos cosméticos Pois é também um excelente aliado da beleza.Suas propriedades antioxidantes alivia as queimaduras do sol. Para algumas pessoas seu uso deve ser controlado ou até evitado é o caso dos hipertensos e pacientes com doenças cardiovasculares, pessoas nervosas e com insônia, pois contém alto índice de cafeína e isso pode agravar esses problemas. 10 Benefícios do chá mate para a saúde 1. O chá mate tem ação diurética Como a maioria dos chás, o chá mate ajuda a eliminar toxinas pela diurese, permitindo a diminuição do inchaço  2. Controlar o apetite De acordo com o estudo de uma universidade da Inglaterra o chá mate age como inibidor de apetite natural ao promover a lentidão do esvaziamento gástrico. 3. Tira gordura do fígado Essa patologia é conhecida popularmente como gordura no fígado, alguns estudos relatam que o chá mate auxilia na oxidação…

O chá mate é muito consumido no país seja quentinho em um dia frio no inverno ou gelada em uma tarde quente de verão.

Seu sabor único e delicioso traz um muitos benefícios à nossa saúde, rico em cafeína estimula a atividade mental e física.

Suas vitaminas e nutrientes são muitas, também é muito usado no mundo dos cosméticos Pois é também um excelente aliado da beleza.Suas propriedades antioxidantes alivia as queimaduras do sol.

Para algumas pessoas seu uso deve ser controlado ou até evitado é o caso dos hipertensos e pacientes com doenças cardiovasculares, pessoas nervosas e com insônia, pois contém alto índice de cafeína e isso pode agravar esses problemas.

10 Benefícios do chá mate para a saúde

10 Benefícios do chá mate para a saúde

1. O chá mate tem ação diurética

Como a maioria dos chás, o chá mate ajuda a eliminar toxinas pela diurese, permitindo a diminuição do inchaço 

2. Controlar o apetite

De acordo com o estudo de uma universidade da Inglaterra o chá mate age como inibidor de apetite natural ao promover a lentidão do esvaziamento gástrico.

3. Tira gordura do fígado

Essa patologia é conhecida popularmente como gordura no fígado, alguns estudos relatam que o chá mate auxilia na oxidação dessa gordura ajudando no tratamento.

4. Melhorar na digestão

O chá mate age como inibidor de apetite natural devido a lentidão que esse vazamento gástrico, ele promove a liberação dos sucos digestivos, principalmente a bile, o que promove uma melhora na digestão.

5. É um poderoso anti-envelhecimento 

Seus polifenóis antioxidantes combatem os radicais livres responsáveis por nosso envelhecimento celular.

6. Combater a fadiga muscular

Os praticantes de esporte devem consumir o chá mate com frequência, além de hidratar ele estimula os nervos e músculos e ainda ajuda a combater a fadiga muscular.

7. Ajuda a Emagrecer

O chá mate é uma bebida termogênica, para que provoca o emagrecimento é recomendado que se tome um litro de chá ao dia em horários intercalados, fora das refeições o que a cafeína pode dificultar a absorção de ferro e cálcio.

8. Aumenta a queima calórica

Segundo a revista de nutrição clínica americana o aumento do gasto energético e a oxidação de gorduras em humanas são outros benefícios do chá mate.

9. É um estimulante natural

Os praticantes de esporte devem consumir o chá mate com frequência pois ele estimula nervos e músculos e ainda ajuda a combater a fadiga muscular.

10. É bom para o coração 

Em um dos estudos realizados pela USp em São Paulo foi observado que seus polifenóis ajudam a prevenir a aterosclerose que é o acúmulo de gordura nas artérias.

Receita de Chá mate

Ingredientes

  • 2 colheres de Erva Matte
  • 1 litro de água
  • 10 colheres (sopa) de açúcar
  • suco de dois limões

Modo de Preparo

A versão mais popular do Mate é a gelada com limão. A base dela é, obviamente, o chá Matte.

Existem variações quanto ao método de infusão, a mais simples é colocar a erva para ferver junto com a água em uma panela grande.

Assim que você perceber que a água atingiu um cor escura de chá preto, desligue o fogo.

Coe a mistura de Mate Leão e deixe esfriar.

Enquanto isso, esprema dois limões e separe uma quantidade de 10 colheres de açúcar. Se quiser deixar mais saudável substitua o açúcar por mel ou açúcar mascavo.

Dica: a receita da praia leva açúcar, mas este é um item opcional. Você pode consumir o chá sem açúcar.

Tabela Nutricional e calorias do chá mate

NurtrienteQuantidade% VD*
Valor energético2.7kcal=110%
Carboidratos0,6g0%
Cálcio0,6mg0%
Manganês0,3mg13%
Magnésio2,0mg1%
Lipídios0,1g
Potássio5,3mg
Tiamina B10,9mg64%

Este post tem um comentário

  1. Daniela Paternoster Resposta

    Interessante. Gostei. Preciso emagrecer urgente pois quero ter filho tenho muita vontade.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *