12 Benefícios do Chá de Capim Santo

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 12
  •  
    12
    Shares
12 Benefícios do Chá de Capim Santo

Seu desenvolvimento se dá em áreas tropicais em climas mais quentes, por isso ele é largamente encontrado no nordeste do Brasil e também no norte, mas em geral é possível encontrar o Capim Santo em todas as regiões do nosso país para você poder fazer o chá de capim santo. Dependendo da região do Brasil você encontrará diversas formas de chamar a erva que possui cheirinho semelhante ao do Limão, quando as folhas são partidas, que serve para combater vários males em especial digestivas. Para que serve o chá de capim santo? O chá de capim cidreira é uma boa fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de conter também vestígios de vitaminas que fazem parte do complexo B. Além do seu uso na culinária o capim cidreira é útil em diversos tratamentos e soluções complementares ou alternativas para vários problemas de saúde devido às suas propriedades medicinais. O chá de capim santo tem ainda propriedades calmantes, diuréticas, desinfetantes, antibacterianos e antidepressivos, então confira a seguir os 12 benefícios do chá de capim Santo para saúde. 12 Benefícios do Chá de Capim Santo para a sua saúde 1. Auxiliam…

Seu desenvolvimento se dá em áreas tropicais em climas mais quentes, por isso ele é largamente encontrado no nordeste do Brasil e também no norte, mas em geral é possível encontrar o Capim Santo em todas as regiões do nosso país para você poder fazer o chá de capim santo.

Dependendo da região do Brasil você encontrará diversas formas de chamar a erva que possui cheirinho semelhante ao do Limão, quando as folhas são partidas, que serve para combater vários males em especial digestivas.

Para que serve o chá de capim santo?

O chá de capim cidreira é uma boa fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de conter também vestígios de vitaminas que fazem parte do complexo B. Além do seu uso na culinária o capim cidreira é útil em diversos tratamentos e soluções complementares ou alternativas para vários problemas de saúde devido às suas propriedades medicinais.

O chá de capim santo tem ainda propriedades calmantes, diuréticas, desinfetantes, antibacterianos e antidepressivos, então confira a seguir os 12 benefícios do chá de capim Santo para saúde.

12 Benefícios do Chá de Capim Santo para a sua saúde

1. Auxiliam no tratamento da gastrite

a gastrite ou comumente referida como azia pode ser causada por muitos fatores como estresse especiarias e alimentos frios entre outros. 

O chá de capim santo tem sido tradicionalmente utilizado como remédio para tratar esta doença.

2. Favorece a saúde das mulheres

chá de capim santo Favorece a saúde das mulheres

O chá de capim santo é excelente e proporcionam alívio de doenças nas mulheres como tpm e redução da dor menstrual.

3. Aliviar Dores de cabeça

Graças a uma substância chamada de Citral, o chá de capim-santo é essencial para aliviar dores de cabeça

4. Melhora a digestão

chá de capim santo Melhora a digestão

O chá de capim santo possui compostos antissépticos que efetivamente matam bactérias e parasitas dos rins e do sistema digestivo, promovendo uma digestão saudável

5. Reduz os níveis de colesterol 

Este poderoso chá tem propriedades que ajudam a combater a hiperlipidemia e a hipercolesterolemia, reduzindo os níveis de colesterol ruim LDL e triglicerídeos no corpo e prevenindo a aterosclerose.

6. Auxilia no tratamento de resfriados e gripes 

O chá de capim santo contém propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam o corpo a combater tosse, febre e resfriado.

7. Previne o câncer 

O cifrão que está presente no chá de capim santo ajuda a parar o crescimento de células de câncer hepático durante a fase inicial e previne qualquer produção adicional de células cancerosas.

8. Combate à obesidade

O chá de capim santo previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade.

9. Possui poder diurético 

O  chá de capim santo ajuda a desintoxicar o organismo como consequência de suas propriedades diuréticas que estimula a eliminação de líquidos acumulados.

10. Melhora o sono 

O efeito calmante do chá de capim-santo é um dos grandes aliados para noites revigorantes de solo, contribuindo também para o alívio natural dos sintomas de ansiedade e depressão em estágio Inicial.

11. Reduz a dor da artrite

O chá de capim santo ajuda no tratamento de artrite e problemas relacionados como osteoartrite, reumatismo e outros tipos de dor nas articulações.

12. Combate os gases intestinais

Um problema digestivo que atrapalha o dia a dia de milhares de pessoas são os gases intestinais, por melhorar os problemas digestivos o chá de capim-santo também combate as flatulências excessivas.

Como fazer o chá de capim santo

Com este simples passos você em apenas 5 minutos fará seu chá de capim santo rapidamente.

Tempo estimado 5 minutes

  • Separe os seguintes ingredientes

    20 folhas frescas, meio litro de água fervente, adoçante a gosto.

  • Cuidados necessários

    Nunca ferva as folhas, pois elas perdem muito de seus efeitos. Para preparar meio litro de chá, use 20 folhas. Essa quantidade rende até 4 xícaras. Assim você pode tomar de duas a três vezes por dia. Caso precise poderá tomar um pouco mais.

Receita de chá de capim santo

Receita de chá de capim santo

ingredientes 

  • 3 colheres de chá de capim santo
  • 1 xícara de chá de água 

modo de preparo 

Ferva a água. Desligue o fogo adicione as folhas, tampe e deixe abafado por 10 minutos e sirva.

Beba uma xícara de duas a três vezes por dia.

Nutrientes do chá de capim santo

Porção de 200 ml / (1 xícara de chá)
Quantidade por porção
  Quantidade por porção % VD (*)
Valor Calórico0 Kcal0%
Carboidratos0 g0%
Proteínas0 g0%
Gorduras Totais0 g0%
Sódio0 mg0%
Potássio35 mg**

* Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.500 Kcal. ** VD não especificado.

Este post tem um comentário

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *