Benefícios do Amendoim Para a Saúde

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 366
  •  
    366
    Shares
Benefícios do Amendoim Para a Saúde

O amendoim possui uma composição de alta qualidade nutricional, além disso ele pode ser aproveitado como suplemento proteico e devido à sua composição rica em gorduras insaturadas que ajuda a reduzir o colesterol ruim LDL está presente nas dietas médicas para diabéticos. Então confira agora os benefícios do amendoim para saúde. Quais os Nutrientes e vitaminas do amendoim?Ácido fólico ou folato, Ácido graxo monoinsaturado, Cálcio, Ferro, Fibra alimentar, Fósforo e potássio, Gordura, Gordura monoinsaturada, Magnésio, Ômega 3, Ômega 6, Selênio, Vitamina E, Vitaminas do complexo B Nutrientes e vitaminas do amendoim Ácido fólico ou folato - essencial para a formação correta do sistema nervoso do feto. Ácido graxo monoinsaturado - conhecido como gordura do bem contribui para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim LDL pelo fígado e levar as taxas do colesterol bom HDL. Mesmo com alto valor calórico do amendoim não contém colesterol por ser de origem vegetal. Cálcio - fortalece a estrutura óssea e previne a osteoporose, deve ter sempre consumido em conjunto com o magnésio. Ferro - também é extremamente importante ao longo da vida toda, é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia. Fibra alimentar - gera saciedade e…

O amendoim possui uma composição de alta qualidade nutricional, além disso ele pode ser aproveitado como suplemento proteico e devido à sua composição rica em gorduras insaturadas que ajuda a reduzir o colesterol ruim LDL está presente nas dietas médicas para diabéticos.

Então confira agora os benefícios do amendoim para saúde.

Quais os Nutrientes e vitaminas do amendoim?

Ácido fólico ou folato, Ácido graxo monoinsaturado, Cálcio, Ferro, Fibra alimentar, Fósforo e potássio, Gordura, Gordura monoinsaturada, Magnésio, Ômega 3, Ômega 6, Selênio, Vitamina E, Vitaminas do complexo B

Nutrientes e vitaminas do amendoim

Ácido fólico ou folato – essencial para a formação correta do sistema nervoso do feto.

Ácido graxo monoinsaturado – conhecido como gordura do bem contribui para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim LDL pelo fígado e levar as taxas do colesterol bom HDL. Mesmo com alto valor calórico do amendoim não contém colesterol por ser de origem vegetal.

Cálcio – fortalece a estrutura óssea e previne a osteoporose, deve ter sempre consumido em conjunto com o magnésio.

Nutrientes e vitaminas do amendoim

Ferro – também é extremamente importante ao longo da vida toda, é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia.

Fibra alimentar – gera saciedade e ajuda no emagrecimento.

Fósforo e potássio – são aliados de adeptos de atividade física, ajuda a afastar a fadiga e fornecem energia. O fósforo auxiliar na formação dos ossos e é fundamental na constituição do rim. O potássio melhora a contração muscular.

Gordura – é uma fonte concentrada de energia, além disso serve de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (solúveis em água) e precursora de diversos hormônios e protege as membranas celulares.

Gordura monoinsaturada – contribui para a eliminação de peso, e mantém o nível de açúcar no sangue estável, também ativa o metabolismo da queima de gordura. Além disso converte os estoques de gordura corporal em energia.

Magnésio – importante para circulação e fortalecimento dos músculos e cicatrização, essencial para o sistema nervoso, ajuda a manter o estresse longe.

Ômega 3 – reduz moderadamente os níveis de triglicerídeos no sangue e a pressão arterial

Ômega 6 – renovador celular, previne o envelhecimento precoce.

Selênio – eficácia na redução do estresse celular, físico e emocional.

Vitamina E – Aumenta a resistência dos músculos ao reduzir dores, e preserva o sistema imunológico.

Vitaminas do complexo B – essenciais no sistema nervoso, auxilia na digestão e afasta o mau humor, por isso ajuda na formação de neurotransmissores como a serotonina.

Todos esses nutrientes poderosos você obterá ao consumir o amendoim e consequentemente obterá também seus benefícios para a saúde.

Benefícios do chá de amendoim

Benefícios do chá de amendoim

Chá de amendoim, veja os benefícios dessa bebida poderosíssima. O amendoim pode ser visto por muitos como alimento proibido mas a verdade é que o grão é saudável e pode trazer diversos benefícios para o organismo.

O amendoim ajuda a regular os níveis de HDL conhecido como o colesterol bom, além disso o amendoim é rico em vitaminas B e C que agem como antioxidantes beneficiando e ajudando no processo de digestão dos alimentos.

O amendoim ainda rica em ômega 3 e fibras ajudando no processo digestivo, sistema cardiovascular e cerebral.

Nutrientes como magnésio cálcio e ferro encontrados no amendoim contribuem para o fortalecimento dos ossos e reforça o sistema imunológico do organismo.

O amendoim ainda ajuda a combater diversas doenças como o acidente vascular cerebral AVC e ainda contribui no tratamento de problemas como câncer e diabetes.

O amendoim é afrodisíaco natural, melhorando a formação hormonal e a libido, então aprenda duas formas de preparar o chá de amendoim.

Os 3 benefícios do amendoim para a sua saúde

Crescimento muscular

O amendoim é uma fonte protéica bastante interessante, sendo por isso bastante útil no processo de crescimento muscular, mas também, no desenvolvimento de massa muscular.

Ajuda a emagrecer

Apesar de ricos em gorduras essas são constituídas essencialmente por ácidos graxos monoinsaturados. Esse tipo de gordura além de ser essencial para a saúde a saúde humana, ajuda a acelerar o metabolismo e a controlar o apetite fazendo com que você perca peso de forma natural.

Previne o câncer

O ácido oleico, um dos vários antioxidantes do amendoim, ajuda a retardar o metabolismo das células cancerosas, inibindo assim o crescimento dos tumores.

Além disso, o amendoim tem outros antioxidantes bastante úteis na prevenção de qualquer tipo de câncer.

Então consuma amendoim regularmente para aproveitar seus benefícios.

Quem tem diabetes pode comer amendoim?

Quem tem diabetes pode comer amendoim?

Ao ser diagnosticado com diabetes, uma das principais dúvidas do paciente está em relação a sua alimentação, já que para o controle adequado da doença é de suma importância manter o nível de glicose no sangue sempre moderado.

Por ser um alimento muito popular aqui no Brasil é natural que existe a dúvida em relação ao seu consumo por quem possui diabetes, podemos encontrar o amendoim em diferentes versões:

  • manteiga de amendoim
  • barra de chocolate
  • paçoca
  • rapaduras
  • óleos
  • salgadinhos
  • e mais centenas de opções

Mas afinal seria o amendoim é um alimento proibido para os diabéticos?

O amendoim é uma leguminosa, as leguminosas diferente do que o nome sugere não são legumes, na verdade são grãos produzidos em vagens como a ervilha, feijão, lentilha, soja, grão-de-bico e claro o amendoim.

Uma porção de 100 gramas de amendoim in natura possui 565 calorias, 16g de carboidratos e 26g de proteína.

Possui também lipídios, ferro, cálcio, potássio e fibra alimentar. O potássio contido no amendoim pode ajudar em algo bem comum e quem sofre de diabetes, as câimbras.

Já as fibras alimentares do amendoim atuam no metabolismo dos carboidratos no controle da glicemia formando uma espécie de gel no intestino, tornando mais lenta a velocidade que a glicose entra na corrente sanguínea.

Uma outra vantagem do amendoim é seu baixo índice glicêmico, de apenas 21.

Manter-se atento a quantidade de carboidratos dos alimentos faz parte da rotina alimentar do diabético, pois esse nutriente é o principal responsável pelo aumento da glicose na corrente sanguínea.

No caso do amendoim como já mencionamos, sua quantidade de carboidratos é bem reduzida para uma porção de 100 gramas, mesmo assim seu consumo precisa levar em consideração alguns aspectos.

Contra indicação do amendoim

O amendoim pode causar alergias – Os amendoins estão entre os 10 alimentos que mais causam alergias, isso é mais comum do que você imagina, sintomas como tosse, coceira, diarreia e nariz entupido podem ocorrem com quem tem alergia ao alimento.

Em casos mais graves pode ocorrer um choque anafilático, que pode de uma vez só reunir falta de ar, queda da pressão e inchaço.

Aditivos do amendoim

Prefira consumir o amendoim em sua versão natural, pois os industrializados são carregados de gordura trans, conservantes e sódio, que em excesso prejudica os rins e a circulação do sangue.

Como fazer o chá de amendoim

Como fazer o chá de amendoim

ingredientes

  • 300g de amendoim torrado e moído
  • uma caixa de creme de leite Light
  • 2 litros de leite

modo de preparo

Retira a casca do amendoim coloque no liquidificador junto com o leite condensado e bata por 10 minutos. Leve a  mistura ao fogo, acrescente o leite e mexa até ferver

O chá de amendoim também é ideal para ingerir após os treinos pois fornecem energia extra, vigor e evita a fadiga.Observação – apesar de ter inúmeras propriedades benéficas, é preciso ter cuidado com o excesso da bebida pois o chá de amendoim costuma ser mais calórico que as demais bebidas naturais.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *