Benefícios da Erva Doce

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 2K
  •  
    2K
    Shares
Benefícios da Erva Doce

Poucas pessoas sabem que os benefícios da erva doce vão além do seu efeito calmante a erva doce oferece inúmeros outros benefícios para a saúde, atuando na prevenção e combate aos diversos tipos de doenças. Para que é bom a erva doce A erva doce ou funcho é uma erva comum e tempero usado em várias culinárias ao redor do mundo. Ela pertence à família apiaceae e é conhecida por seu aroma e pela mistura única de sabor que traz para vários pratos. A erva doce contém apenas 30 calorias por 100g do seu consumo, além disso é uma excelente fonte de uma grande variedade de nutrientes. Tais como fibras, vitamina A e vitamina C e minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. Além disso a erva doce possui traços de proteínas e gorduras. Veja por que você deve consumir a erva doce. Fortalece o Coração - Devido ao fato da planta ser fonte de antioxidantes e vitaminasCombate os radicais livre - Possui antioxidantes que acaba com substâncias malignasReduz a pressão arterial - Possui potássio que é importante para o efeitos vasodilatadoresCombate inflamações - Pois possui uma vitamina chamada colinaAcelera o metabolismo - Pois possui a vitamina B6 …

Poucas pessoas sabem que os benefícios da erva doce vão além do seu efeito calmante a erva doce oferece inúmeros outros benefícios para a saúde, atuando na prevenção e combate aos diversos tipos de doenças.

Para que é bom a erva doce

A erva doce ou funcho é uma erva comum e tempero usado em várias culinárias ao redor do mundo.

Ela pertence à família apiaceae e é conhecida por seu aroma e pela mistura única de sabor que traz para vários pratos.

A erva doce contém apenas 30 calorias por 100g do seu consumo, além disso é uma excelente fonte de uma grande variedade de nutrientes.

Tais como fibras, vitamina A e vitamina C e minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. Além disso a erva doce possui traços de proteínas e gorduras.

Veja por que você deve consumir a erva doce.

Veja por que você deve consumir a erva doce
  • Fortalece o Coração – Devido ao fato da planta ser fonte de antioxidantes e vitaminas
  • Combate os radicais livre – Possui antioxidantes que acaba com substâncias malignas
  • Reduz a pressão arterial – Possui potássio que é importante para o efeitos vasodilatadores
  • Combate inflamações – Pois possui uma vitamina chamada colina
  • Acelera o metabolismo – Pois possui a vitamina B6  que auxilia na quebra de carboidratos
  • melhora as funções cognitivas – O potássio ajuda na manutenção da condução elétrica do corpo
  • Protege os olhos –  reduz as doenças relacionadas ao envelhecimento muscular dos olhos
  • Melhora a pele – Pois é fonte de vitamina C, que auxilia na síntese do colágeno

14 Benefícios da Erva Doce para a saúde

1. Combate o inchaço 

Entre os benefícios desta erva destaca-se o efeito dela no combate ao inchaço do corpo, sobretudo na região abdominal, isso ocorre pelo fato de esta planta conter propriedades altamente diretas, auxiliando o organismo na eliminação de toxinas pela urina.

As compressas com algodão e chá de erva doce gelado também são uma excelente opção para desinchar os olhos

2. Auxilia na digestão

A erva doce surte efeitos muito positivos na prevenção e tratamento de doenças gastrointestinais, já que o chá desta planta auxilia na digestão favorecendo o relaxamento dos músculos localizados na região do estômago e intestino.

3. Ajuda a emagrecer

Uma das propriedades medicinais da erva doce consiste em ajudar no processo de emagrecimento por ter uma grande quantidade de fibras.

Esta planta contribui para eliminar o excesso de açúcar e gordura na corrente sanguínea, como também favorece a percepção da sociedade evitando aquela conhecida fome fora de hora.

4. Diminui o colesterol ruim

Outro dos benefícios oferecidos pela erva doce é que ela contribui para diminuir os níveis de colesterol presente no sangue, o chamado LDL.

Este fator além de evitar o surgimento de diversas outras doenças também faz com que o organismo consiga eliminar a gordura de forma mais rápida.

14 Benefícios da Erva Doce para a saúde

5. Previne e combate o câncer

Poucas pessoas sabem disso mas o consumo regular do chá de erva doce exerce um papel fundamental no combate ao câncer, graças ao limoneno e anetol, importante substâncias que auxiliam no tratamento de tumores cancerígenos.

A erva doce é muito eficaz sobretudo na diminuição e prevenção de tumores na mama e no colun.

Um estudo realizado por uma Universidade norte-americana do Estado do Texas comprovou que os fito nutriente contidos na erva doce inibem o desenvolvimento de tumores nas mamas.

6. Refresque o hálito

Outro benefício pouco conhecido acerca do uso da erva doce é a de que ela combate o mau hálito, a razão disso é que esta planta possui propriedades responsáveis por refrescar a respiração, principalmente depois das refeições.

Justamente por este motivo o chá de erva doce é muito consumido após as principais refeições auxiliando na digestão e mantendo o hálito mais agradável.

7. Amenizar as dores de cólicas menstruais

Por ser tida como um relaxante natural por excelência a erva doce favorece o relaxamento dos músculos uterinos, desempenham um papel primordial para a prevenção e alívio das cólicas menstruais.

8. Auxilia no tratamento de problemas cardíacos

Outro dos muitos benefícios dessa erva está relacionado ao efeito positivo que ela exerce na saúde do coração, sendo muito rica em potássio a erva doce consegue equilibrar os níveis de sódio na corrente sanguínea, fazendo com que a pressão arterial seja naturalmente diminuída.

Por esta razão o consumo dessa erva atua na prevenção de ataques cardíacos e também diminui os riscos de AVC e acidente vascular cerebral.

9. Melhora o funcionamento do cérebro

Além dos benefícios já citados, a erva doce atua na melhora do funcionamento do cérebro, já que as substâncias contidas nela estimulam as principais funções cerebrais potencializando as atividades cognitivas.

10. Combate à insônia 

Esta é uma das mais conhecidas propriedades medicinais da erva doce, devido às substâncias naturalmente calmantes desta planta, elas favorecem um sono muito mais tranquilo e revigorante.

erva doce Diminui a ansiedade

11. Diminui a ansiedade

Também por se tratar de um calmante e relaxante natural esta desempenha um papel importantíssimo em auxílio ao tratamento da ansiedade.

12. Aliviam os problemas respiratórios

O consumo de erva-doce contribui para tratar problemas respiratórios tais como tosse e  bronquite estimulando a eliminação de secreções contidas nos brônquios e pulmão.

13. Aliviam sintomas da menopausa

Pelo fato dessa erva atuar no equilíbrio dos níveis de estrogênio no organismo o consumo regular do chá de erva doce contribui para aliviar os sintomas da menopausa, sobretudo as conhecidas ondas de calor, que causam tanto desconforto as mulheres.

14. Combate o envelhecimento precoce

Outro dos benefícios pouco conhecidos com relação a erva doce é de que ela atua e como uma poderosa combatente do processo de envelhecimento precoce.

O motivo disso é que esta planta é muito rica em antioxidantes, substâncias responsáveis por combater os radicais livres, que prejudicam e deterioraram organismo.

Receita de chá com erva doce

Chá de erva doce com folhas

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 8 colheres de sopa de erva doce

Modo de preparo

Coloque um litro de água para ferver, em seguida adicione 8 colheres de sopa de folhas de erva doce e mantenha o preparo em fervura durante 30 segundos em recipiente com tampa.

Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 5 minutos para que libera substâncias ativas e seu chá de erva doce esta pronto.

Chá de erva doce com sementes

Ingredientes 

  • 1 litro de água
  • 3 colheres de sopa de semente de erva doce

Modo de preparo

Ferva um litro de água e acrescente 3 colheres de sopa de sementes de erva doce seca.

Apague o fogo e deixe a bebida descansar por 5 minutos, depois coe, e está pronta para consumir.

A recomendação é de no máximo três xícaras de chá de erva doce por dia após as refeições.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *