9 Benefícios da Berinjela: Veja Como ela Auxilia para uma Boa Saúde

  •  
  •  
  •  
  •  
  • 12
  •  
    12
    Shares
9 Benefícios da Berinjela: Veja Como ela Auxilia para uma Boa Saúde

A berinjela começou a ser cultivada na Índia, cerca de 4 mil anos atrás. Hoje a berinjela é um legume conhecido no mundo todo, principalmente por suas propriedades nutricionais, que podem ser utilizadas no combate a diversas enfermidades, além de constituir um alimento versátil para refeições a qualquer hora. Quer saber mais sobre os benefícios da berinjela? Continue lendo! Vitaminas da Berinjela, Veja 9 motivos para adicioná-la a sua dieta A berinjela é uma poderosa arma nas dietas de emagrecimento. Isso porque ele é pouco calórico, já que mais de 90 % de sua composição é de água, além de ser riquíssimo em fibras. Mas não são apenas essas características que conferem à berinjela seu poder emagrecedor e medicinal. Ela também possui vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Confira: Vitaminas A, B1 E B2 A vitamina A tem ação antioxidante, evitando os danos causados pelos radicais livres no organismo, como a oxidação do colesterol e as infecções cutâneas. Já as vitaminas do complexo B são fundamentais para o bom desempenho do sistema nervoso, o metabolismo e o bem - estar emocional. A B1 melhora o humor e a B2 otimiza o aproveitamento dos carboidratos ingeridos, importantes…

A berinjela começou a ser cultivada na Índia, cerca de 4 mil anos atrás.

Hoje a berinjela é um legume conhecido no mundo todo, principalmente por suas propriedades nutricionais, que podem ser utilizadas no combate a diversas enfermidades, além de constituir um alimento versátil para refeições a qualquer hora.

Quer saber mais sobre os benefícios da berinjela? Continue lendo!

Vitaminas da Berinjela, Veja 9 motivos para adicioná-la a sua dieta

Vitaminas da Berinjela, Veja 9 motivos para adicioná-la a sua dieta

A berinjela é uma poderosa arma nas dietas de emagrecimento. Isso porque ele é pouco calórico, já que mais de 90 % de sua composição é de água, além de ser riquíssimo em fibras.

Mas não são apenas essas características que conferem à berinjela seu poder emagrecedor e medicinal. Ela também possui vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Confira:

Vitaminas A, B1 E B2

A vitamina A tem ação antioxidante, evitando os danos causados pelos radicais livres no organismo, como a oxidação do colesterol e as infecções cutâneas.

Já as vitaminas do complexo B são fundamentais para o bom desempenho do sistema nervoso, o metabolismo e o bem – estar emocional. A B1 melhora o humor e a B2 otimiza o aproveitamento dos carboidratos ingeridos, importantes na produção de energia.

Vitamina B5

Como todas as vitaminas do complexo B, a B5 é ótima para os tecidos da pele e as células nervosas, além de favorecer o bom funcionamento do aparelho digestivo.

Ela também é conhecida por seu efeito “anti stresse”, já que auxilia a glândula suprarrenal na produção de hormônios contra esse estado de excitação emocional. As consequências da sua deficiência no organismo podem ser diarreias e manchas na pele.

Ferro

Componente fundamental da berinjela, sua principal função é fabricar as células vermelhas do sangue, responsáveis por transportar oxigênio por todo o corpo.

Cálcio

Ele é um dos minerais mais abundantes no organismo – 99% está em tecidos duros como ossos e dentes, e 1 % está presente no sangue e em fluidos celulares.

  • Atua como regulador das contrações dos músculos, do intestino e da tensão dos vasos sanguíneos
  • Liberador de neurotransmissores
  • Sinalizador para a produção de hormônios, como a insulina
  • Estimulador da coagulação sanguínea

Fósforo

É o segundo mineral mais abundante no corpo, atrás apenas do cálcio, e ambos trabalham em conjunto na formação óssea e dentária.

O fósforo também é necessário para ativar as vitaminas do complexo B e, sem ele, o corpo não conseguiria converter energia a partir de nutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras. Isso porque o mineral é indispensável na composição da molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP), que atua fornecendo energia vital para todas as células do organismo.

Vale lembrar a recomendação profissional é de que o consumo de preparações feitas e gordurosos com a berinjela sejam evitadas

Antioxidante natural

Além das fibras presentes, que possuem efeito prebiótico, ou seja, estimular o crescimento de bactérias benéficas ao organismo, a berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença dos ácidos clorogênico e cafeico, além dos flavonoides, em especial as antocianinas.

Eles atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.

Fibras de monte

A berinjela possui muitas fibras, capazes de favorecer a absorção e a redução do colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim).

Sendo assim, o legume é indicado para casos de hipercolesterolemia (colesterol alto), pois evita formação de placas de gordura nas artérias. Além disso, as suas fibras ajudam na regulação intestinal, prevenindo constipações.

Farmácia em casa

A água de berinjela, que é o consumo da água filtrada em que o legume ficou por pelo menos 12h imerso, pode ser utilizada como adjuvante no tratamento de doenças inflamatórias de um modo geral.

Na prevenção do câncer e em específico, no controle do colesterol e do diabetes tipo 2.

Quando crua, sua casca contém uma grande quantidade de solanina, substância que pode causar alguns problemas intestinais. Por isso, é sempre bom evitar o excesso desse consumo em pacientes que já possuem alguma alteração nesse sentido.

Tabela nutricional da berinjela

Cada 100g de berinjela crua apresenta 
Proteína1,2g
Lipídios0,1g
Carboidratos4,4g
Fibra alimentar2,9g
Cálcio9mg
Magnésio13mg
Manganês0,10mg
Fósforo20mg
Ferro0,02mg
Potássio0,02mg
Cobre0,06mg
Zinco0,1mg
Vitamina B1 (Tiamina)0,04mg
Vitamina B2 (Riboflavina)0,05mg
Vitamina C3mg

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *