Berinjela, Rica em Vitaminas e Minarais, Faça seu Organismo Funcionar

Berinjela, Rica em Vitaminas e Minarais, Faça seu Organismo Funcionar

A ação diurética, e até o cálcio presente na berinjela, dão aquela forcinha na hora de perder peso. Além de prevenir diversas doenças, devido ao seu alto valor nutricional, a berinjela ainda é uma potente aliada de quem deseja emagrecer pois ela atua na redução de gordura do abdome.

As fibras presentes em sua composição a tornam um poderoso laxante, contribuindo para o funcionamento do intestino o que é garantia de barriga lisa! A sensação de saciedade também fica por conta das fibras

Atenção Para que elas cumpram suas funções corretamente, é necessário a ingestão de água (no mínimo 2 litros), ou então, o efeito será o inverso.

Perca peso com saúde adicionando a berinjela nas suas refeições

A quem torça, o nariz ao ouvir falar em berinjela e seu sabor. mas se o seu desejo é emagrecer, ela pode ser uma ótima parceira nessa batalha. isso porque esse legume é pouco calórico, já que mais de 90% de sua composição é de água, além de ser riquíssimo em fibras.

As poucas calorias e o alto teor de fibras fazem da berinjela uma aliada e tanto na briga contras os quilos extras.

Destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais, sendo fundamental para manter o corpo saudável.

A berinjela é um poderoso diurético

Inchaço e retenção de líquido são fatores que podem aumentar o ponteiro da balança. A sensação ocorre devido ao acúmulo excessivo de líquidos entre as células do organismo. Quando eles não são eliminados na urina, resulta em inchaço.

Para contornar o problema, é necessário a mudança de hábitos: nada de roupas apertadas e alimentação rica em sódio. A prática de exercícios também ajuda a diminuir o incômodo. E, adivinha qual alimento dá uma forcinha na hora de eliminar o líquido do organismo? A berinjela!

Por ser rica em água, ela aumenta a quantidade de idas ao banheiro, colaborando para a redução de medidas. Destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais, sendo fundamental para manter o corpo saudável.

A berinjela possui cálcio que ajuda a emagrecer

A berinjela possui cálcio que ajuda a emagrecer

O nutriente, associado principalmente ao leite, também está presente na berinjela. O que poucos sabem é que ele também ajuda a emagrecer.

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, comprovaram que alimentos ricos em cálcio podem frear a absorção de gorduras vindas das refeições, já que o mineral bloqueia as enzimas que formam os adipócitos, células que armazenam gordura.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade de São Paulo (USP), constatou deficiência de cálcio em pessoas com excesso de peso. Está aí mais um motivo para incluir a berinjela no cardápio!

Conheça as vitaminas, fibras e minerais da berinjela

Conheça as vitaminas, fibras e minerais da berinjela

A berinjela contém 90% de água e ainda série de nutrientes uma que trazem diversas vantagens ao organismo =

Grelhada, assada no antepasto ou em pate: enquanto alguns adoram o sabor meio amargo da berinjela, outros passam longe. Se você ainda não aderiu a esse legume, veja a seguir os motivos que o tornam amigo do bem-estar; se já é adepto da berinjela nas refeições, veja os benefícios que seu consumo está proporcionando ao seu organismo.

Cheia de vitaminas! ela é rica em vitaminas a, b1 b2, b5 e C. A vitamina “A” tem poder antioxidante e atua no combate à ação dos radicais livres, que, quando em excesso, aceleram o desgaste natural do organismo, facilitando o surgimento de tumores, por exemplo.

Já as vitaminas do complexo B são capazes de melhorar o humor a b1 e a b5 ajudam a combater o estresse; a b2 aumenta a absorção de nutrientes. Já a vitamina C é famosa por melhorar a imunidade, afastando diversos vírus do organismo.

Os benefícios da berinjela não estão presentes somente em seu interior: a casca do legume e riquíssima em diversos nutrientes

Berinjela ajuda no trânsito intestinal

As fibras solúveis, especialmente a pectina, melhoram o funcionamento do intestino, além de promover uma maior sensação de saciedade. Um dos aspectos importante das fibras solúveis é o aumento do tempo de exposição dos nutrientes no estômago proporcionando uma melhora na digestão, em particular dos açúcares e gorduras.

Esse aspecto contribui na regularização do metabolismo energético para um melhor aproveitamento no desempenho de todas as atividades físicas.
Saiba como escolher e preparar a berinjela

Saiba como escolher e preparar a berinjela

As melhores berinjelas têm textura firme e casca brilhante as amolecidas e opacas estão velhas e perderam uma parte das propriedades; A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rígido, fruto escura, sem manchas, pele fina e brilhante e sem sementes claras.

Armazene na geladeira sem retirar o “cabinho”. Assim, ela se mantém boa para consumo por até duas semanas. Prefira preparar cozida, assada ou grelhada. Quando frita, ela absorve muito óleo.

Sempre que possível, prepare a berinjela com casca e em pedaços grandes, assim, a perda de nutrientes é menor. Para evitar a perda de vitaminas, não prolongue o tempo de cozimento e prefira cozer a vapor.

Receitas Saudáveis com Berinjela

Lasanha de Beringela

ingredientes

  • 2 a 3 berinjelas
  • 400g de queijo muçarela
  • 50 de queijo parmesão
  • 300g de molho branco (Bechamel)
  • 300g de molho de tomate
  • orégano a gosto
  • azeite a gosto
  • sal a gosto

modo de preparo

Receitas de águas preparadas com berinjela

Acrescente a berinjela nas suas águas preparadas. A água que emagrece é muito nutritiva e dá aquela força na hora de emagrecer. Então, que tal adaptá-la para receitas de sucos e potencializar ainda mais o emagrecimento e benefícios?

Suco detox de couve, pera e água de berinjela

Rendimento: 1 porção

ingredientes

  • 1 copo grande (250ml) de água de berinjela
  • 1 pera
  • 1 colher (sopa) de aveia
  • 1 folha de couve

modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida

Suco detox de laranja com água de berinjela

Rendimento: 1 porção

ingredientes

  • 1 copo (250ml) de água de berinjela
  • 1 laranja sem sementes
  • 1 colher (sopa) de aveia

modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Suco detox com berinjela

Suco detox de berinjela com maçã

Tempo de preparo: 5 minutos

ingredientes

  • 1 copo de água de berinjela
  • 1 maçã
  • 1 colher (sopa) de aveia
  • 1 folha de couve Água de berinjela: 1/2 berinjela madura e firme picada
  • 250ml de água

modo de preparo

Para a água de berinjela, deixe a berinjela de molho na água por 12 horas. Coe e descarte os pedaços de berinjela. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Se desejar, acrescente duas pedras de gelo.

Suco detox de berinjela com laranja

Tempo de preparo: 5 minutos

ingredientes

  • 1 copo (250ml) de água de berinjela
  • 1 laranja sem sementes
  • 1 colher (sopa) de aveia

modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Se desejar, acrescente duas pedras de gelo.

Suco detox de berinjela

Tempo de preparo: 5 minutos

ingredientes

  • 1/2 berinjela madura e firme picada
  • 250ml de água

modo de preparo

Deixe a berinjela de molho na água por 12 horas. coe, descarte os pedaços e beba. Se desejar, acrescente duas pedras de gelo.

Suco detox de berinjela com abacaxi

Tempo de preparo: 5 minutos

ingredientes

  • 1 copo (50ml) de água de berinjela
  • 250ml de água
  • 1 fatia de abacaxi
  • 1 colher (sopa) de linhaça moída

modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador

Água de berinjela com farinha de berinjela, uma dupla infalível

Água de berinjela

Além de ser consumida pura, a água de berinjela pode ser usada como base para preparar sucos e shakes. A bebida ajuda no emagrecimento, na redução da glicemia e do colesterol ruim (LDL) do sangue e na função intestinal. Isto porque, ao ser deixada de molho, a berinjela libera pectina, uma fibra solúvel que tem essas funções.

Como fazer Água de berinjela

Tempo de preparo: 5 minutos

ingredientes

  • 1/2 berinjela madura e firme
  • 1 copo grande (250ml) de água

modo de preparo

Corte a berinjela e deixe de molho na água da noite para o dia na geladeira. Coe e beba sem os pedaços. Se desejar, use-os em receitas, como antepasto.

Farinha de berinjela

A farinha de berinjela apresenta funções semelhantes às do próprio alimento. Ela é rica em antocianinas, o mesmo antioxidante presente no suco de uva e no vinho e que combate os radicais livres (em excesso, favorecem o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças).

A farinha de berinjela também é fonte de minerais como potássio e magnésio, que ajudam o cálcio a se fixar nos ossos e combatem as cãibras e espasmos musculares, como cólica e enxaqueca. A farinha de berinjela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou preparada em casa e pode ser utilizada em preparações de bolos, panquecas, sucos, sopas e outras receitas.

Como fazer farinha de berinjela

Tempo de preparo: 10 minutos

ingredientes

  • Berinjela a gosto

modo de preparo

Corte o alimento em tiras e leve ao forno baixo, preaquecido, por 2 horas ou até que esteja bem seco. Deixe esfriar e bata no liquidificador ou processador. É recomendado o preparo de pequenas quantidades que sejam suficientes para o consumo em até duas semanas. Já o armazenamento deve ser feito em um pote escuro e bem fechado.

Tabela nutricional da berinjela

Cada 100g de berinjela crua apresenta
Proteína1,2g
Lipídios0,1g
Carboidratos4,4g
Fibra alimentar2,9g
Cálcio9mg
Magnésio13mg
Manganês0,10mg
Fósforo20mg
Ferro0,02mg
Potássio0,02mg
Cobre0,06mg
Zinco0,1mg
Vitamina B1 (Tiamina)0,04mg
Vitamina B2 (Riboflavina)0,05mg
Vitamina C3mg

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *