Benefícios da Batata Doce

Benefícios da Batata Doce

Já falamos bastante sobre a batata doce, falamos de como a batata doce controla o açúcar no sangue, como manter a forma com a batata doce, e também mostramos uma dieta da batata doce.

Mas os benefícios da batata doce não param por aqui.

Você conferiu como a batata-doce auxilia no controle da glicemia e sua função pré-treino, que protege e tonifica os músculos, mas se pensou que as vantagens do alimento terminaram por ali, se enganou!

Existe mais uma série de motivos que vão convencê-lo a nunca mais passar direto pela roxinha na feira. veja só!

12 Benefícios da batata doce

  • Alivia o Estresse
  • Trata inflamações
  • Reduz o inchaço
  • Combate a anemia
  • Remove rugas
  • Fortalece os ossos
  • Diminui o açúcar no sangue
  • Alivia cólicas
  • Aumenta a Imunidade
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Ajuda a ganhar massa muscular
  • Mantem você em forma

Conheça mais razões para não deixar de incluir esse tubérculo tão poderoso na alimentação diária.

Benefícios da Batata Doce

Batata doce faz você ter silhueta fininha!

Emagrecer e manter o peso sob controle são as metas de muita gente. E, sabia que contando com os alimentos certos, você consegue alcançar seus objetivos mais rápido?

Por liberar açúcar na corrente sanguínea lentamente, devido a seu índice glicêmico reduzido, a batata-doce evita as elevações repentinas na secreção de insulina (hormônio mais anabólico do corpo humano, que aumenta os depósitos de gordura corporal).

Isso faz com que ela seja armazenada com maior dificuldade. Ou seja, barriga sequinha!

Uma dica para emagrecer consumindo batata-doce é preparando-a na forma de purê. Mas tempere com ervas finas e evite o sal, a fim de afastar o inchaço!

A batata doce protege sua visão

Os olhos são órgãos muito sensíveis e que merecem uma atenção especial na saúde. E sabia que um nutriente essencial da batata-doce os protege (bastante) dos efeitos naturais do envelhecimento?

A vitamina A é importante para a visão porque protege a córnea, parte que transmite e concentra a luz que entra no olho.

A baixa ingestão desse nutriente pode fazer com que o indivíduo tenha dificuldade em enxergar em locais com a luz fraca (cegueira noturna) e causar alterações oculares que podem até evoluir para uma cegueira total.

A saúde dos olhos também pode ser blindada com o consumo de outros alimentos: cenoura e abóbora são boas opções!

Lembre-se de beber bastante água para manter a pele hidratada, principalmente, nos dias mais quentes. O filtro solar também não pode faltar.

A batata doce é um anti inflamatório natural

As doenças reumáticas, que causam bastante dor e desconforto por conta de inflamações, podem ser controladas com a ajuda da alimentação.

E se tiver batata-doce no prato, melhor ainda! “É possível consumir alimentos anti-inflamatórios que trabalhem a prevenção desses males.

O tubérculo, por exemplo, possui vitamina A, que age como antioxidante; ela tem a capacidade de diminuir o estresse oxidativo ou de aumentar a secreção de alguns hormônios que inibem ou bloqueiam a ação inflamatória para reparar uma lesão.

Morango, cereja, mirtilos, tomate e gengibre também fazem parte da lista de alimentos capazes de combater inflamações.

3 Tipos de batata doce que fazem bem para a saúde

Conheça outros três tipos de batata que podem fazer parte da alimentação e variar o cardápio:

Batata yacon

De sabor adocicado, ela se tornou aliada dos diabéticos, já que é um alimento que auxilia no controle da glicemia. Suas raízes têm açúcares capazes de estimular o desenvolvimento de bactérias boas, que garantem a saúde do intestino.

Por isso, a batata yacon vem sendo utilizada em pesquisas com diabéticos, já que seu consumo parece não aumentar a quantidade de açúcar no sangue.

Batata-inglesa

Sem dúvidas, essa variação é a mais comum nos supermercados. Fontes de flavonoides, essa batata ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o câncer. O legume ainda é fonte de potássio, que auxilia na diminuição das câimbras.

Na hora dos preparos, essa versão é a favorita para as famosas batatas recheadas. Outro componente da batata é o amido. O nutriente também é necessário para o funcionamento do sistema nervoso e regula o metabolismo de proteínas e gorduras.

Ágata

Essa batata apresenta formato oval, de casca amarela e polpa clara, sendo um dos tipos mais encontrados nos supermercados. Por possuir menor quantidade de amido, ela vai bem em preparações como sopas e saladas.

Mandioquinha

Esse é o apelido da batata-baroa. Essa versão é da mesma família das cenouras, salsinha, coentro e aipo.

Fonte de carboidratos, o alimento garante mais energia, auxilia na concentração e ainda afasta o mau humor. É uma excelente opção para ser consumida antes do treino.

Saiba como escolher Batata Doce

Aprenda a escolher a melhor batata doce que houver na feira e esclareça demais questionamentos sobre seu consumo!

Aproveite para compreender ainda mais sobre esse tipo de batata e usufruir de tudo o que ela pode oferecer!

Na hora de comprar a batata-doce, como deve ser sua aparência?

Dificilmente ela estará perfeita, sem arranhões ou um pouco ‘esburacada’. Isso se deve ao momento da colheita, seja ela feita por meio de processo manual ou mecanizado.

Mas isso não indica que a batata é de má qualidade. Outro ponto a ser observado é a sua cor que, quanto mais viva, maior é a qualidade nutricional do tubérculo.

As batatas precisam estar firmes, com a casca fina e lisa. Evite aquelas com manchas escuras muito grandes, pois, no momento da higienização, haverá uma perda maior.

Porém, pior seria desperdiçá-la por inteiro.

Como deve ser a higienização da batata-doce?

Apôs escolhê-las conforme as orientações acima, lave-as bem e corte com a faca as partes danificadas ou com pequenos buracos, para evitar que tenha alteração no sabor ou textura após o cozimento.

É aconselhável congelar a batata-doce? Se sim, antes ou depois de cozida?

Sim. O ideal é cozinhá-la por 3 minutos com casca, descascar e con-gelar. Dura até 3 meses em freezer. Para descongelar, deixe-a em temperatura ambiente ou coloque na geladeira e, depois, em temperatura ambiente”.

A batata-doce deve ser armazenada dentro ou fora da geladeira?

O ideal é que ela não fique muito tempo dentro da geladeira em temperaturas muito baixas, para que o seu miolo não fique duro demais.

Para isso, o recomendado é comprar em pequenas quantidades e armazenar na parte inferior da geladeira (local de verduras), em sacos plásticos para não ressecar”.

O cozimento deve ser com casca ou sem casca? Por quê?

Com casca, a não ser que elas estejam muito danificadas. Assim, a perda de nutrientes da batata será menor.

Após o surgimento de brotos, a batata-doce ainda pode ser consumida?

Pode sim. Nesse caso, é só cortar o broto que está nascendo. Mesmo sabendo que pode haver perda na quantidade de nutrientes da batata, acredito que não vale a pena desprezar a batata por causa do broto nascendo.

Existe diferença entre as batatas-doce de supermercados e de feiras?

Não. Tudo vai depender da qualidade do fornecedor e do produtor.

Tabela nutricional da batata doce

% VD (*)
Calorias (valor energético)153,40 kcal0,0767
Carboidratos líquidos33,28 g
Carboidratos36,66 g0,1222
Proteínas1,69 g0,0056
Gorduras totais0,13 g0,0024
Gorduras saturadas0,00 g0
Fibra alimentar3,38 g0,1352
Sódio11,70 mg0,0049

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *