Banana Verde ou Banana madura, Qual a melhor Opção

Banana Verde ou Banana madura, Qual a melhor Opção

A banana é uma fruta rica nutricionalmente, mas qual é a sua versão mais saudável, a Banana Verde ou a Banana Madura?

As vantagens da banana para o corpo estão relacionadas ao emagrecimento (a fruta tem fibras que inibe o apetite) e ao aumento do conforto e do bem-estar, pois faz crescer a produção do hormônio serotonina, ativado pela vitamina B6.

A fruta possui ainda uma significativa quantidade de minerais, como ferro (combate a anemia) e potássio (evita câimbras e fadiga muscular). A banana também é uma grande aliada de quem se exercita regularmente, já que evita disfunções musculares que podem causar dores.

A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e dos idosos está sendo recomendada pelos especialistas, depois de estudos acentuarem a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive do coração.

A fruta ainda é ótima para regular o intestino e combater a diarreia. mas será que tanto a Banana Verde quanto a madura oferecem os mesmo benefícios?

Benefícios da banana verde

A Banana Verde, in natura, pode gerar um pouco de rejeição, não é? Afinal, ela ainda não está no ponto de consumo e costuma amarrar a boca. Mas, super versátil, ela pode ser utilizada antes de amadurecer em duas outras formas que darão uma mãozinha a mais na sua dieta.

Na hora de eliminar os quilinhos extras, a Banana Verde tem um diferencial o amido resistente. Ele não é digerido pelo intestino, sendo facilmente eliminado com o bolo fecal, gerando a sensação de saciedade prolongada e evitando que você fique com fome fora de hora.

Além disso, fermentada no intestino grosso, a Banana Verde produz substâncias que servem como fonte de energia para a produção de bactérias que trabalham a favor do órgão.

Assim, ela mantém a integridade da mucosa intestinal, ajudando na digestão e prevenindo quadros como diarreia e constipação, como também o desenvolvimento de doenças como o câncer.

Banana verde ou banana madura, qual devo escolher

Banana verde ou banana madura, qual devo escolher

Claro que cada tipo de banana agrada ou não ao paladar das pessoas, pois isso é na verdade, uma questão de gosto pessoal, contudo, é importante ressaltar que não é apenas o sabor que muda conforme a fruta vai amadurecendo, ou seja,o valor nutricional da banana também sofre alterações. Quer um exemplo?

Quanto mais madura a fruta fica, mais doce é o seu gosto. Isso acontece, basicamente, porque as suas enzimas vão se tornando amido e, na medida em que ela amadurece, esse amido se torna mono e dissacarídeos, como a sacarose, a glicose e a frutose (o conhecido açúcar simples).

E exatamente aí, quando o amido se transforma em açúcar simples, que a banana amadurece e se torna mais fácil de digerir. Entretanto, existem diversos estudos que demonstram que, ao amadurecer, a banana perde parte de suas vitaminas e minerais.

Então, quer dizer que a banana madura deve ser evitada? Também não é assim, uma vez que outras pesquisas já comprovaram que, conforma a fruta amadurece, também produz vários antioxidantes e adquire propriedades anticancerígenas que podem beneficiar nosso organismo de diversas maneiras.

Em outras palavras, tanto a banana madura quanto a verde apresentam benefícios à saúde. O que deve ser analisado é o objetivo da pessoa que a consome. O importante mesmo é não deixar a fruta de fora do seu cardápio, justamente por ser uma alimento repleto de vantagens ao organismo!

Quando eu não devo comer banana?

Apesar de todos os benefícios que a fruta oferece à saúde, é preciso ter atenção ao seu consumo em alguns casos específicos. Pessoas que sofrem de insuficiência hepática ou renal precisam de orientação profissional antes de acrescentar o alimento ao seu plano alimentar.

A banana é uma fruta versátil, podendo ser ingrediente desde pratos doces e até salgados! Além disso, ela é excelente para ser a estrela da sua receita ou apenas um delicioso complemento. Solte a criatividade e aproveite os benefícios da fruta!

Tabela nutricional da banana

Tabela nutricional Quantidade por 100gramas
Calorias 89
Gorduras Totais 0,3g
Gorduras Saturadas 0,1g
Gorduras Poli insaturadas 0,1g
Gorduras Monoinsaturadas 0g
Colesterol 0mg
Sódio 1mg
Potássio 358mg
Carboidratos 23g
Fibra Alimentar 2,6g
Açúcar 12g
Proteínas 1,1g
Vitamina A 64 IU
Cálcio 5mg
Vitamina D 0 IU
Vitamina B12 0 µg
Vitamina C 8,7mg
Ferro 0,3mg
Vitamina B6 0,4mg
Magnésio 27mg
Gostou? Então Compartilhe a Matéria

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome*
E-mail*