As 7 Frutas Mais Nutritivas para Colocar no Cardápio

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As 7 Frutas Mais Nutritivas para Colocar no Cardápio

As frutas têm gosto de férias. Possibilitam o resgate de boas memórias desde os pomares perfumados da infância, onde era possível degustá-las diretamente do pé, até as inesquecíveis viagens que apresentaram sabores mais exóticos.

O fato é que lançar mão se sua doçura é sempre garantia de um excelente aporte de substâncias protetoras, já que não há outro grupo de alimentos tão vitaminado e cheio de minerais, se a gente pensar no conjunto.

E aqui pinçamos da fruteira sete espécies com características muito peculiares que valem ser destacadas. Ou melhor, valorizadas no seu dia-a-dia.

Dica de 7 frutas que possuem mais nutrientes

Banana

Banana

Sua doce massa branca é imbatível em potássio entre as frutas. E esse mineral atua na fluidez do sangue e ajuda a controlar a pressão arterial. Sem contar que o fruto da bananeira oferece montes de fibras e uma porção de vitaminas.

O pior é que a banana leva a fama de ser engordativa. Verdade seja dita: ela não está entre os alimentos mais magrinhos, mas também não representa um peso enorme na balança. Compare: uma banana-maçã pequena soma 60 calorias, já uma unidade da pêra-d’anjou, que aqueles com mania de dieta acham levinha, esconde quase o dobro disso: 118.

Ela contém uma penca de nutrientes e, além de ajudar a combater a hipertensão, protege contra a gastrite. Isso porque concentra substâncias que tornam as paredes do estômago resistentes à acidez. Especialmente se for aquela banana que mal ficou madura

Limão

Limão

As vovós estão cobertas de razão quando sugerem um chá de limão nos casos de resfriado. A bebida reforça o sistema imunológico e dá um chega-pra-lá naquela moleza característica. Tamanha eficácia aconteceria pela ótima ação da vitamina C, certo? Errado.

A fruta oferece, sim, o nutriente que reforça as defesas, mas ele vai para o espaço com o calor. Há outras substâncias, porém, com propriedades antiinflamatórias e antibacterianas, como o ácido cítrico, os limonóides e o limoneno estes dois últimos, fantásticos, o fruto do limoeiro concentra como nenhum outro!

Graças a eles, há trabalhos que apontam a diminuição no risco da formação de tumores, inclusive o de mama, com o consumo regular de um limãozinho.

Não despreze nem a casca. Ela está cheia de compostos que afastam até o câncer. A dica é bater tudo no liquidificador e tomar rápido uma bela limonada suíça. Se houver demora, enzimas entram em ação e ficará um desagradável amargor

Maçã

Maçã

Eis o fruto proibido. O motivo da expulsão de Adão e Eva do Paraíso. Recentes descobertas, no entanto, mostram que o pecado mesmo é deixá-lo fora do cardápio. A maçã é imbatível na quantidade de quercetina, que dificulta o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos.

E segundo um estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, no interior paulista, a gala é a maior fornecedora da bendita quercetina. Mas, justiça se faça, suas irmãs, ou melhor, a fuji, a red e a granny smith, também a oferecem em quantidade ligeiramente menor.

Como nem só dessa substância são feitas as maçãs, vale destacar os bons teores de pectina, uma fibra que, adivinhe, também atua a favor do coração.

Quercetina e pectina a mistura harmoniosa dessas substâncias só é encontrada nas maçãs. A dupla empurra o colesterol para longe das artérias e impede que ele deixe seu desastroso rastro pela circulação

Frutas vermelhas

morango Frutas vermelhas

Só de vê-las, a boca já enche de água. Mordiscá-las, então… Amoras, framboesas, morangos, cerejas e o menos conhecido mirtilo compõem o grupo das chamadas berries, que, não bastasse toda a festa ao paladar, fornecem muitas substâncias de ação antioxidante.

Seu grande destaque é o ácido elágico, um flavonóide que confere a nuança rubra da casca. Ele é importantíssimo no combate aos radicais livres, a tropa de moléculas que, em excesso, danificam nossas células.

E, por falar em coloração, o tom arroxeado da polpa de algumas delas é um sinal de antocianina, outro protetor celular. Daí que acrescentar estes frutos delicados no menu é o mesmo que se presentear com mais longevidade.

Amoras, morangos, framboesas, cerejas e mirtilos são, disparados, os campeões em ácido elágico e, por isso, seguem invictos na conservação das membranas celulares portanto, um sinônimo de vida longa

Melão

Melão

Qual é uma das maiores fontes de betacaroteno entre as frutas? Apostou no mamão ou na manga? Errou feio. Eles não chegam perto do melão cantaloupe, uma opção tão rica que merecia ser muito mais apreciada. No corpo, o betacaroteno se transforma em vitamina A.

E vai longe o tempo em que a única atividade desse nutriente era proteger os olhos de problemas como a degeneração macular e a cegueira noturna. Hoje se sabe que seu consumo regular promove benefícios tão diferentes quanto melhorar aparência da pele e fazer com que o sistema imunológico funcione a todo vapor.

Ele ocupa o topo no ranking de betacaroteno. Sua presença é fundamental no cardápio para fortalecer as defesas e afastar as doenças oculares

Romã

Romã

Suas sementes são como verdadeiras jóias guardadas em cápsulas. De aroma delicado, são levemente oleosas. E a porção engordurada está repleta de ácidos graxos punícicos, que têm sido associados à redução dos níveis de colesterol.

Há ainda a presença marcante de três compostos. São os ácidos gálico, elágico e protocatequínico, que, juntos, freiam a multiplicação das células cancerosas e evitam inflamações. Por isso, não param de surgir estudos que relacionam o fruto da romãzeira com a redução do risco de tumores, entre os quais o de intestino.

Um blend de compostos benéficos faz da romã uma das frutas mais estudadas atualmente. Só no Medline, uma biblioteca virtual que reúne pesquisas sérias de todo o mundo, há o registro de centenas de citações sobre o fruto

Acerola

Acerola

Legítima representante do clima tropical, a acerola cresce onde não falta sol. E, para se proteger dos raios luminosos, produz uma série de substâncias, entre as quais, a vitamina C. Sorte a nossa. Matar a sede com um copo de seu suco é talvez um dos jeitos mais rápidos e práticos de evitar os estragos acumulados pelo passar do tempo.

Outro aspecto positivo: a vitamina C, ou o ácido ascórbico, como preferem os especialistas, tem um papel fundamental na estrutura celular e participa da produção de anticorpos. Assim, reduz a suscetibilidade às infecções.

Ela é famosa por ser uma excelente fonte de vitamina C. Com justiça: apenas uma fruta, de levíssimos 14 gramas, oferece 234 miligramas do nutriente. Se ela tivesse o tamanho de uma laranja, concentraria 1674 miligramas, ou 18 vezes a recomendação diária

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