Artrite e Artrose, Aprenda a diferença entre elas

Artrite e Artrose, Aprenda a diferença entre elas

Articulações comprometidas? Entenda qual a diferença entre artrite e artrose a aprenda a distingui-las.

Ambas são caracterizadas como doenças reumáticas (que acometem o aparelho locomotor, como ossos, articulações etc) e prejudicam a qualidade de vida de quem sofre com alguma delas, mas, apesar de terem nomes e sintomas semelhantes, são diferentes.

As duas acometem as articulações, que é a região onde há a ligação entre os ossos, como, por exemplo, joelhos, ombros, cotovelos, tornozelos e punhos. Veja seguir Qual a diferença entre artrite e artrose e o que é cada uma delas.

Artrite se caracteriza por um processo inflamatório intenso e geralmente de início agudo e recente. A artrose se manifesta como um processo de inflamação mais lento e crônico, que acarreta perda progressiva da cartilagem articular.

O que é artrite?

A Artrite é a Inflamação nas articulações.

Na medicina, geralmente o sufixo “ite” é referente à inflamação. É o que ocorre no caso da artrite, que é quando as articulações (ou juntas, como são popularmente conhecidas) sofrem com um processo inflamatório.

Pode ocorrer em qualquer articulação, desde as mãos e os pés, até a coluna vertebral.

É considerado um distúrbio autoimune, em que o próprio sistema imunológico ataca o organismo, causando inflamação nas articulações e comprometendo, inclusive, outras áreas do corpo.

Pode ser desencadeada por inúmeras enfermidades que causam incômodo nessas áreas, a postura incorreta também pode contribuir para o aparecimento da artrite.

Isso acontece porque o eixo de equilíbrio do corpo fica modificado, acarretando a sobrecarga de uma articulação em detrimento da outra.

Por isso, diferente do que muitos pensam, não é uma doença que acomete exclusivamente os mais velhos.

Quais os sintomas da artrite?

Ela se manifesta através da dor, principalmente quando a articulação afetada é movimentada. Além disso, pode apresentar vermelhidão, inchaço e fraqueza.

Se não tratada corretamente pode evoluir para uma deformidade das articulações.

Artrite e Artrose, Aprenda a diferença entre elas

O que é a Artrose?

Artrose é a alteração degenerativa da articulação caracterizada pela redução progressiva da cartilagem articular. A cartilagem é o revestimento dos ossos, responsáveis pelo amortecimento dos impactos durante os movimentos.

Na artrose, essa proteção se desgasta, pressionando os ossos e fazendo com que eles se desgastam, assim como a cartilagem.

Artrose é uma doença crônica chamada mais comumente degenerativa, que acomete as cartilagens das articulações.

Ela ocorre a partir da meia idade e se caracteriza pelo engrossamento das articulações dos dedos e da sensação de areia em grandes articulações (como os joelhos), o que chamamos de crepitação.

O problema leva a uma rigidez das articulações que é pior quando ficamos parados e melhora quando nos movimentamos – os pacientes se referem à melhora quando o corpo esquenta.

Quais os sintomas da artrose?

Alguns indivíduos não sentem nenhuma dificuldade, no entanto, quando os sintomas se manifestam, geralmente, a dor é o principal sintoma.

Os incômodos surgem, comumente, após a prática de atividades físicas, ao se levantar de cadeira ou ao subir e descer escadas.

Assim como na artrite, também podem surgir inchaços, barulhos e estalos nas articulações e, em casos mais severos, deformidades na região afetada.

Como a acupuntura pode ajudar a melhorar a artrite e a artrose?

Tanto no caso da artrite quanto da artrose, a acupuntura pode ser um tratamento complementar, aliviando a dor, amenizando a inflamação, promovendo a melhora da mobilidade e outros benefícios que colaboram para a melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Como consequência da acupuntura, verificamos a melhora mais rápida do quadro e, em alguns casos, menor necessidade de utilizar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, colaborando para a redução dos efeitos colaterais dos remédios.

Chikungunya, qual a relação dele com a artrite crônica?

A chikungunya, doença transmitida pelo Aedes aegypti (mesmo mosquito transmissor da dengue e do zika vírus), pode causar artrite crônica.

É o que constatou um estudo realizado pela Associação de Assistência a Crianças Deficientes (AACD) em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos.

De acordo com os organizadores da pesquisa, cerca de 50% dos pacientes infectados com chikungunya apresentam artrite crônica. Mais um motivo para manter o inseto bem longe de casa!

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *