7 Alimentos que não Podem Faltar no seu Café da Manhã

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 7
  •  
    8
    Shares
7 Alimentos que não Podem Faltar no seu Café da Manhã

Junte uma xícara de café com leite, bote uma porção de cereal, mais uma fatia de pão com um pouco de queijo, uma fruta e um copo de suco e você terá um ótimo café da manhã.

Se possível-e eu sei que é difícil reúna a família e saboreie cada uma dessas delícias tranquilamente.

Simples, assim é a receita para aumentar a disposição, melhorar o aprendizado e garantir o bom humor ao longo do dia. Por mais que soe batido, vou reafirmar que o café-da-manhã é de fato a refeição mais importante do dia.

Faz enorme diferença para a saúde saltar da cama mais cedo para garantir que os sete itens listados a seguir estejam em sua mesa matinal.

Aumente sua disposição e se mantenha saciada com esta lista de 7 alimentos que não podem faltar no seu café da manhã

Café

xícara de café

Render-se a uma porção de café puro ou com leite logo cedo é uma excelente medida para espantar o sono. A bebida é uma das melhores fontes de cafeína, substância conhecida pela ação estimulante do sistema nervoso.

Destaca-se ainda sua grande concentração de gorduras, que, aliás, são as responsáveis pela dispersão de aromas.

E o pó também esconde uma molécula que tem sido investigada em laboratórios de diversos cantos do mundo: o ácido clorogênico, que atua até contra a depressão.

Frutas

Frutas

Como você pôde ler na matéria sobre as frutas mais nutritivas, elas são campeãs em vitaminas e outras substâncias protetoras.

Por isso, são bem-vindas à mesa desde o desjejum para assegurar que, até o final do dia, você terá conseguido atingir as recomendações nutricionais sem o menor esforço.

Sem contar que, ao lado da cafeína do café, ajudam a acordar porque têm frutose que, no seu corpo, vira glicose, o único alimento que seu cérebro não recusa.

Ei, cabeça, é hora de trabalhar!

Cereais integrais

Cereais integrais

Grandes fornecedores de fibras, esses alimentos são bem-vindos nas primeiras horas justamente porque servem de motor-de-arranque para o funcionamento intestinal. É o melhor horário para consumi-los a fim de evitar a prisão de ventre.

Não bastasse essa força, a presença das fibras no cardápio da manhã é a chave da saciedade, o que impede exageros nas próximas refeições.

Aliás, o desjejum farto e recheado de fibras é apontado como uma das armas contra a obesidade.

Leite

copo de leite

O cardápio matinal é bastante apropriado para incluir alimentos ricos em cálcio. Daí o leite estar entre os itens indispensáveis. A recomendação se dá porque no café-da-manhã é raro aparecerem grandes fornecedores de ferro. Pelo menos no Brasil não é hábito comer carne cedinho.

Mas, afinal, o que tem a ver a carne com o leite? Eles não devem ser consumidos numa mesma refeição porque os minerais que eles esbanjam brigam pela absorção no intestino. E quem costuma perder feio é o ferro, um nutriente que não pode estar em déficit no organismo, já que afasta a anemia.

Pão

Pão

O motivo de sua inclusão à mesa na primeira refeição é óbvio: trata-se de uma ótima fonte de carboidrato e esse nutriente, por sua vez, é sinônimo de energia. Ao acordar, é importante mandar combustível ao cérebro para que ele funcione adequadamente. Só não vale abusar.

Estudos mostram que quem erra a mão no carboidrato logo cedo tem elevações nos níveis de triglicérides em circulação, o que prejudica as artérias.

Para preservá-las, outra recomendação é dar espaço para pães, torradas e biscoitos na versão integral, que estão lotados de substâncias protetoras.

Queijo

Queijo

Além de oferecer cálcio um mineral que, como você acaba de ver, deve ser privilegiado pela manhã, ele é um excelente fornecedor de proteína, e esse nutriente precisa fazer parte de todas as refeições sem exceção, justamente por compor as mais diferentes células de nosso organismo.

E, entre os queijos, a dica é optar por tipos mais magros caso do cottage, da ricota e do queijo-de-minas. Entretanto, mesmo considerando que eles são os menos engordurados, na hora das compras, observe atentamente os rótulos, já que os teores de gordura podem variar de acordo com a marca.

Suco

suco de laranja

Um vitaminado copo de suco de frutas é indispensável aqui. O organismo precisa de líquidos. Primeiro, porque desperta ligeiramente desidratado. Segundo, para auxiliar no trabalho das fibras do pão e dos cereais integrais e o volume da xícara de leite talvez não baste.

Sem essa ajuda, o tiro contra a prisão de ventre pode sair pela culatra. A bebida entrega o açúcar das frutas depressa ao organismo, que passou cerca de oito horas em total jejum. Mas, se você faz parte da turma que anda preocupada com o peso, adicione água e dilua o suco. Assim, você não deixa de consumir os nutrientes e continua garantindo a hidratação.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *