15 Alimentos que Mancham os Dentes

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 7
  •  
    8
    Shares
15 Alimentos que Mancham os Dentes

Nada chama sua atenção como um sorriso branco e brilhante. Você automaticamente tem mais confiança no seu dia a dia, mantendo seus brancos perolados saudáveis ​​pode ter efeitos positivos e tangíveis em sua vida cotidiana.

Mas enquanto tratamentos caros e tiras de clareamento podem ajudar a alterar a cor dos dentes, manter a boca saudável com escovação e uso do fio dental diariamente – além de evitar certos alimentos – pode ajudar a evitar o temível amarelecimento em primeiro lugar.

Se você estiver em busca de um sorriso radiante e quiser evitar tomar medidas drásticas para chegar lá, anote esses alimentos causadores de manchas.

Por que os dentes ficam amarelos?

Seus dentes podem ficar descoloridos por manchas na superfície ou por mudanças no dente. Existem três tipos principais de descoloração dos dentes:

Extrínseca

Isso ocorre quando a camada externa do dente (o esmalte) está manchada. Café, vinho, cola ou outras bebidas ou alimentos podem manchar os dentes. Fumar também causa manchas extrínsecas.

Intrínseco

É quando a estrutura interna do dente (a dentina) escurece ou fica com uma tonalidade amarelada. Você pode obter esse tipo de descoloração se:

  • Você teve muita exposição ao flúor durante a primeira infância.
  • Sua mãe usou antibióticos de tetraciclina durante a segunda metade da gravidez.
  • Você usou antibióticos de tetraciclina quando tinha 8 anos ou menos.
  • Você teve trauma que afetou um dente quando era criança. Uma queda, por exemplo, pode danificar o dente permanente em desenvolvimento.
  • Você teve trauma em um dente permanente e o sangramento interno descoloriu o dente.
  • Você nasceu com uma condição rara chamada dentinogênese imperfeita. Isso causa descolorações cinza, âmbar ou roxo.

Relacionado com a idade

Esta é uma combinação de fatores extrínsecos e intrínsecos. Dentina naturalmente fica amarelada com o tempo. O esmalte que cobre os dentes fica mais fino com a idade, o que permite que a dentina apareça.

Alimentos e fumo também podem manchar os dentes à medida que as pessoas envelhecem. Finalmente, lascas ou outros ferimentos podem descolorir um dente, especialmente quando a polpa foi danificada.

Alimentos que mancham os dentes

Alimentos que mancham os dentes

1. BAGAS

Nós amamos bagas, mas temos algumas más notícias quando se trata de seus objetivos de beleza. Devido às suas tonalidades mais escuras, as bagas podem causar manchas nos dentes quando ingeridas regularmente.

Para lutar contra as manchas, considere escovar logo depois de desfrutar de suas bagas. Certifique-se de escovar duas vezes ao dia, usar o fio dental diariamente e usar flúor.

O flúor fortalece os dentes contra os ataques ácidos causados ​​pela alimentação. Isso é importante depois que você mastiga algo como bagas ou pipoca, em que as partículas podem facilmente ficar presas entre os dentes.

Porque honestamente, as bagas são fantásticas; eles são um dos 15 alimentos mais antioxidantes!

2. CAFÉ

Sua xícara de café da manhã pode pode ser uma das melhores coisas logo que você acorda, mas para os dentes não são assim tãos boas.

O café contém polifenóis ácidos chamados taninos que podem causar manchas e descoloração. Além disso, o café também é muito ácido para o corpo e alimentos ácidos podem ser mais prejudiciais à sua saúde bucal e levar à cárie dentária.

3. CHÁ

Adoramos o chá, além de deliciosos existem chás que emagrecem. Mas há uma ressalva em todos os benefícios do chá; o chá pode ter taninos que causam manchas.

Uma coisa que as pessoas não percebem é que, quando se trata de formação de cáries e cavidades nos dentes, não é apenas o que você está comendo o causador do problema, mas quantas vezes você está comendo.

Se você está constantemente tomando café ou chá ao longo do dia, você está mais propenso a descoloração e ataques de ácido nos dentes.

Para combater manchas de chá, pesquisa publicada no International Journal of Dental Hygienediz fala que uma das soluções é adicionar um pouco de leite ao seu copo! Descobriu-se que a caseína no leite previne e reduz significativamente as manchas induzidas pelo chá.

4. VINHO TINTO

Esses mesmos taninos problemáticos também existem no seu copo de vinho favorito. No entanto, existem maneiras de aproveitar os benefícios do vinho e do álcool e manter seu sorriso radiante.

Desfrute dos seus vinhos com um punhado de amêndoas para ajudar a neutralizar a coloração.

Especialistas acreditam que simplesmente o ato de mastigar alimentos duros como nozes pode ajudar a remover a placa bacteriana dos dentes e diminuir as manchas nos dentes.

Mastigá-los também pode ajudar a estimular a saliva, que pode neutralizar esses ataques ácidos prejudiciais.

5. CURRY

Pediu comida indiana hoje à noite? Embora as especiarias exóticas possam levar seu paladar para um passeio, esses mesmos aromas também podem tingir seus dentes, graças à sua profunda pigmentação.

A melhor maneira de evitar manchas aqui é fazer um tratamento no curry “de vez em quando”; seus dentes ainda brilhando agradecerão.

6. DOCES DUROS

Doces duros podem ser um dos piores alimentos para os dentes. Sua viscosidade pode ficar presa entre os dentes e se tornar um importante campo de alimentação para as bactérias, que podem liberar o ácido que leva à cárie dentária.

No entanto, existem alguns doces aprovados por especialistas que você pode comer com menos preocupação. Se você vai comer doces, é melhor comer algo como chocolate amargo que não é pegajoso – mas de preferência a variedades com o mínimo de açúcar possível.

7. MOLHO DE TOMATE

Qualquer coisa que possa manchar seu carpete pode manchar seus dentes. Espaguete e almôndegas podem ser uma ótima opção para o jantar, mas se você estiver preocupado com a cor dos dentes, talvez queira reconsiderar.

8. SUCO DE CEREJA

Todo o suco de frutas coloca seus dentes em risco de descoloração, especialmente quando os frutos são ricamente pigmentados, como cerejas ou frutas vermelhas.

Para não mencionar, o suco de frutas possuem alto teor de açúcar, que pode atuar como um local de reprodução de bactérias em sua boca e levar a mais danos dentários e descoloração.

9. SODA

Quer seja um refrigerante integral ou uma versão dietética, não importa; Esta bebida borbulhante é considerada ácida para o corpo e, como resultado, é prejudicial à sua saúde bucal.

Beber água pura é a melhor escolha para os dentes. Se você está bebendo algo ácido e tomando goles de dia e de noite, isso não é bom.

Beber através de um canudo pode ajudar um pouco, mas o líquido acaba contornando toda a sua boca. Evite o refrigerante e opte pela água com gás se precisar de uma dose efervescente.

10. VINAGRE BALSÂMICO

Saladas são uma ótima maneira de encher sua dieta com produtos frescos, mas que derramar de balsâmico pode fazer seus dentes escurecem. Caso você consuma, escove os dentes logo em seguida.

11. BETERRABA

A beterraba é ótima em saladas, cozidas ou em sucos pela manhã, porem para os dentes a coisa muda de rumo. A ação mais importante que você pode tomar contra eles é escovar os dentes logo depois de comer.

Alternativamente, você também pode tentar misturar a baterraba com alimentos que são menos prejudiciais à sua boca – como queijo! Existem alguns estudos que mostram que coisas como queijo podem ajudar a reduzir os ácidos na boca.

12. SORVETES

Picolés podem ser mais baixos em calorias do que outras opções de sobremesas – mas devido ao seu teor de açúcar e base de suco de frutas, eles podem roubar o esplendor do seu sorriso.

13. GATORADE

Algumas pesquisas sugerem que bebidas esportivas são ainda mais prejudiciais ao seu sorriso do que refrigerantes. Pesquisadores da Universidade de Nova York descobriram que o consumo excessivo desses tipos de bebidas pode enfraquecer e danificar o tecido de seus dentes por causa de uma combinação de componentes ácidos, açúcares e outros aditivos. A água é rei quando se trata de hidratação e uma boca saudável e brilhante.

14. UVAS

Se o vinho tornar seu sorriso mais escuro, é melhor acreditar que seu ingrediente principal fará o mesmo. As uvas são frutas profundamente pigmentadas e podem causar manchas quando ingeridas com freqüência.Se você mantiver uma boa pasta de dente à mão, após o consumo da uva escove os dentes.

15. LIMÃO

Água quente com limão pela manhã tornou-se moda de celebridades saudáveis ​​e pessoas preocupadas com a saúde e que querem emagrecer.

Mas a verdade é que as frutas cítricas, como limão ou lima, são altamente ácidas e podem corroer o esmalte dos dentes – revelando, por sua vez, o tecido amarelo abaixo da superfície.

Você realmente quer minimizar a exposição dos seus dentes a alimentos ácidos. O ácido vai corroer seus dentes. Do lado positivo, o limão é um diurético e pode ajudá-lo a vencer o inchaço.

Curtiu? Então Comenta!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não Perca nossos  SORTEIOS , Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e além de participar dos sorteios que estamos preparando, receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail :-)
Cadastre-se 
Não perca esta chance!!!
close-link